JorgeMacaco escreveu:Esse livro "o poder do habito" tem nome de auto ajuda mas não é não.
É um livro baseado em vários experimentos científicos que explica como funciona o sistema de criação e manutenção de hábitos em nosso cérebro.
E ele inclusive dá (ou tenta dar) umas dicas sobre como substituir esses comportamentos. Isso é algo que nem se discute mais do ponto de vista científico: é muito mais fácil você "alterar" ou "substituir" um hábito ruim do que simplesmente eliminá-lo.
Eu mesmo, por exemplo, criei o hábito de, imediatamente depois do almoço, no trabalho, comprar um café e alguma coisa doce, pra sentar na mesa de trabalho e comer, enquanto assistia alguma coisa divertida/relaxante.
Esse era um momento gostoso, divertido, relaxante, recompensador do meu dia, e aí ficou criado o mecanismo de gatilho (almoço), conduta (comer vendo alguma coisa) e recompensa (a sensação de relaxamento/tranquilidade que isso me dava). Claro que tava me fudendo com isso, pq tava ficando pobre e gordo. O que eu fiz foi substituir o "café com doce" por apenas "café", sem açúcar, e percebam: o fato de eu ter mantido o gatilho e um ritual semelhante, meu cérebro entende que o hábito está mantido e continua me dando ( e se dando) a "recompensa".
Eu recomendo esse livro pra qualquer pessoa.
Neste exato momento estou tentando criar o hábito de malhar de manhã cedo. É difícil, mas eu SEI que uma vez criado o mecanismo do gatilho -> conduta -> recompensa, vai ficar bem mais fácil e eu vou QUERER malhar de manhã cedo, mesmo lutando contra o sono. Hoje já sinto a recompensa de ficar bem comigo mesmo, e mais ativo no trabalho pela manhã.
ótimo comentário.
realmente é difícil largar, mas substituir é um pouco menos eu tava viciado em fazer um café caprichado de manha, um copo médio de café + leite + algum salgado e estava pagando no peso por isso.
fui trocando até o momento atual que só tomo um copo de agua de manha. rs