Tópico de Notícias e Discussões Gerais sobre Jiu Jitsu

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
robertod12
Contato:

Re: Tópico de Notícias e Discussões Gerais sobre Jiu Jitsu

Mensagem por robertod12 » 25 Mar 2022 09:11

Gardenal_JJ escreveu:
24 Mar 2022 16:37
Comecei no Jiu-Jitsu em 2005 e um amigo meu da faculdade na época começou junto comigo, eu treinando na antiga Gracie Pompeia com o falecido Mestre Dida, e ele na Macaco. Em 4 meses de treino ele foi graduado faixa Azul e na época eu não entendi nada, eu tinha uns 40kg a menos que ele e quase sempre dava prejuízo quando treinávamos juntos na faculdade, e, eu estava muito longe de chegar perto do nível dos azuis da minha equipe. Essa foi a primeira vez que eu vi que o Jiu-Jitsu estava banalizado e que tinha professor conhecido formando cara que não sabia nada.

Um tempo depois o Carlinhos Gracie, que na época era o líder da melhor equipe de Jiu-Jitsu do mundo, passou a criar a metodologia de franquias. Praticamente qualquer um com dinheiro poderia abrir uma Gracie Barra, porém, tinha que seguir as aulas conforme um DVD que ele enviava.

A GB passou a ser motivo de piada e entrou em uma decadência pesada referente ao nível/metodologia. A equipe que geral se reunia para treinar no RJ se preparando pros brasileiros e mundiais, de uma hora pra outra parou de formar grandes campeões e está assim até hoje(salve exceções).

Só que o Carlinhos começou a ganhar um bom dinheiro com isso, e suas filiais se espalharam pelo mundo todo. Hoje você vê Alliance, Demian Maia e algumas outras academias seguindo essa metodologia de graduação por número de aulas, cobrando uma paulada pra treinar, formando uns caras que não sabem nada, geralmente colocando alunos pra dar aulas, mas com academias quase sempre lotadas.

A diferença da Alliance para as demais, é que ela investe também em time de competição(tem uma galera com grana bancando) e não segue essa "metodologia".

SISTEMA DE GRADUAÇÃO DA ALLIANCE JIU-JITSU

Faixa pretendida
Amarela infantil Min. Aulas 50; Tempo Estimado 4 a 5 meses
Amarela infanto Min. Aulas 70; Tempo Estimado 6 a 7 meses
Laranja infantil Min. Aulas 150; Tempo Estimado 13 a 14 meses
Laranja Infantil Min. Aulas 200; Tempo Estimado 17 a 19 meses
Verde infanto Min. Aulas 380; Tempo Estimado 3 anos
Azul juvenil Min. Aulas 100; Tempo Estimado 8 a 10 meses
Azul Adulto Min. Aulas 120; Tempo Estimado 10 a 12 meses
Roxa Min. Aulas 430; Tempo Estimado 3 anos
Marrom Min. Aulas 860; Tempo Estimado 6 anos
* Base de treinos 3 x por semana
Eu vou te dar um relato muito semelhante, eu treinava na G13 (em interlagos), peguei a roxa (lá no palácio do judô, com 900 nego no tatame, lindo), vim para o interior, em Marilia, treino na Carson, cara, eu apanhava, mas apanhava mesmo para os faixa branca, além de eles saberem utilizar as técnicas com mais eficiência, minha maior dificuldade é ver que eles brigam por qualquer posição, coisa que não fazíamos na G13. Em compensação, da equipe toda, eu sou o único aluno que tem uma turma de criança (pois aprendi muito na G13 como entender o aluno), os caras são tão sem noção, que deram faixada em criança de 3 anos no corredor...

Eu acho que deveríamos meio que fazer uma junção das coisas, aprender com a metodologia da GB, eu acho muito legal essa ideia de ter um numero de aulas para graduar, mas não é qualquer um que pode pegar uma faixa... Eu sou faixa marrom, eu não consigo mostrar 10 posições de defesa pessoal, pegando como exemplo o exame que o Leeo mostrou.

Eu gosto muito dessas conversas, acho que se não começarmos a questionar o que está sendo feito, o Jiu jitsu ficará igual o Karate
[img]https://i.imgur.com/FSCuBRs.png[/img]

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 25 Mar 2022 09:24

robertod12 escreveu:
25 Mar 2022 09:11
Eu vou te dar um relato muito semelhante, eu treinava na G13 (em interlagos), peguei a roxa (lá no palácio do judô, com 900 nego no tatame, lindo), vim para o interior, em Marilia, treino na Carson, cara, eu apanhava, mas apanhava mesmo para os faixa branca, além de eles saberem utilizar as técnicas com mais eficiência, minha maior dificuldade é ver que eles brigam por qualquer posição, coisa que não fazíamos na G13. Em compensação, da equipe toda, eu sou o único aluno que tem uma turma de criança (pois aprendi muito na G13 como entender o aluno), os caras são tão sem noção, que deram faixada em criança de 3 anos no corredor...

Eu acho que deveríamos meio que fazer uma junção das coisas, aprender com a metodologia da GB, eu acho muito legal essa ideia de ter um numero de aulas para graduar, mas não é qualquer um que pode pegar uma faixa... Eu sou faixa marrom, eu não consigo mostrar 10 posições de defesa pessoal, pegando como exemplo o exame que o Leeo mostrou.

Eu gosto muito dessas conversas, acho que se não começarmos a questionar o que está sendo feito, o Jiu jitsu ficará igual o Karate
Ainda que estamos citando a Alliance que é a equipe mais profissional de todas e que exige exame(ou exigia). Tem equipe que não exige, basta você comparecer a um número de aulas X pra pegar os graus/faixa.

Edit: "a equipe mais profissional de todas"
Editado pela última vez por Gardenal_JJ em 25 Mar 2022 09:41, em um total de 1 vez.

robertod12
Contato:

Mensagem por robertod12 » 25 Mar 2022 09:31

Gardenal_JJ escreveu:
25 Mar 2022 09:24
Ainda que estamos citando a Alliance que é uma equipe mais profissional de todas e que exige exame(ou exigia). Tem equipe que não exige, basta você comparecer a um número de aulas X pra pegar os graus/faixa.
Como tem equipe, que tem muito faixa preta que nem treina, quantas histórias e quantas vezes não vimos pessoas que não tem condição nenhuma de ser graduado, por um valor é faixa marrom ou faixa preta.

A culpa não é da metodologia, a culpa é do ser humano que é meio estragado mesmo hahahah
[img]https://i.imgur.com/FSCuBRs.png[/img]

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 25 Mar 2022 09:46

robertod12 escreveu:
25 Mar 2022 09:31
Como tem equipe, que tem muito faixa preta que nem treina, quantas histórias e quantas vezes não vimos pessoas que não tem condição nenhuma de ser graduado, por um valor é faixa marrom ou faixa preta.

A culpa não é da metodologia, a culpa é do ser humano que é meio estragado mesmo hahahah
Quando cheguei aqui em Florianópolis, comecei a treinar em uma equipe relativamente próxima de casa. Na graduação do meio do ano, o professor deu a faixa azul para 2 caras que tinham 4/5 meses de treino e não sabiam nada, a roxa para um cara que chegou de fora e tinha pego a azul há 5 meses mas dava prejuízo nos alunos dele e a roxa para um garoto que nao sabia nada(realmente, nem um armlock da guarda) e na época eu pensei: WTF? O que eu estou fazendo aqui?

Foi quando me liguei no "bonus semestral":
- 200 reais faixa azul
- 300 roxa
- 400 marrom
- 500 preta

Há 6 anos, dirijo 38km para treinar em uma equipe raíz e com treino de gente grande.

Leeo
Contato:

Mensagem por Leeo » 25 Mar 2022 12:00

Gardenal_JJ escreveu:
25 Mar 2022 08:45
Realmente, esses exames nao parecem ser fáceis.

Isso foi em que ano?
Eu fiz esse exame em 2017. Meu professor parou de dar aulas, voltei a treinar com meu primeiro professor (que não exige exame de faixa).

Eu sou contra esse negócio de dar a faixa e pronto. Acho certo cobrar um número mínimo de aulas e um exame.

Pra esse exame de roxa tive que treinar bastante, melhorou demais a minha didática, se eu fosse fazer hoje com certeza reprovaria kkkkk.
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Raul Nutti
Contato:

Mensagem por Raul Nutti » 25 Mar 2022 13:20

Na equipe atual que estou treinando (Fusion Jiu Jitsu), o método é tipo isso. Um nº mínimo de aulas pra graduar (E graduar eu digo de grau a grau) e exame de faixa.
Eu vi o exame e não achei grande coisa, acho que tem muita coisa pra ser melhorado. Lembro que quando fiz "Exame de faixa" no Kickboxing, foram rounds no saco de pancada de Boxe, KB, Thai Boxing e livre. Depois eram pedidas técnicas de sequência fazendo sombra e por último tinham rounds de sparring com a quantidade a variar entre o nível pretendido.
Acho que dava pra fazer algo do tipo, pedir as técnicas e por último fazer um determinado número de combates no tempo da faixa. Sei lá, 3 ou 4 rolas de 7min para faixa roxa.
Mas falando em preço, não achei nada abusivo. 100 reais e ainda ganha uma rash guard
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por palmeirense » 25 Mar 2022 23:39

Leeo escreveu:
24 Mar 2022 18:47
Esse é o tempo mínimo pro exame de faixa.
O exame não é fácil não.

Pra azul você tem que "ensinar" 40 posições entre: defesa pessoal, quedas, raspagens, passagens, finalizações etc. (tem um número determinado de posições de cada, tipo 2 raspagens de guarda aberta, 3 passagens de guarda, 4 finalizações da montada etc).
Pra roxa são 100.
Marrom acredito que 150.
Preta não sei ao certo, não sei nem se tem esse exame pra preta.

Sinceramente, o exame não é fácil não kkkkk.

Pra azul fiz tranquilo, é bem básico, mas pra roxa eu penei, vc tem que ser bem didático e demonstrar a posição como se tivesse ensinando um faixa branca.

Óbvio que isso é subjetivo, variando de examinador para examinador, mas vc tem que treinar bem e ter o domínio das posições pra saber ensinar e receber a faixa.
Porra mestre, sou totalmente contrário a esses exames no Jiu jitsu. Do que adiantar saber tudo isso de posição e não conseguir usar na luta ????

Prefiro a avaliação a moda antiga. Faixa branca começa a passar carro em outros brancas e dar duro em azul= vira azul e assim sucessivamente.

palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por palmeirense » 25 Mar 2022 23:46

Saber 2303933999 posições com o indivíduo parado é uma coisa, fazer na luta e outra. Especialmente essas posições de defesa pessoal fake.

Nesse sentido, seria mto mais válido que nesses “exames” o aluno fosse obrigado a sair de uma gravata com o cara realmente apertando e simulando uma briga.

Enfim, discordo totalmente de exames. Peguei minha azul após 3 anos de treino (comecei com 15) e dava porrada ou fazia frente com todos os azuis da academia. Na azul, eu fiquei 2, meu mestre me passou pra roxa após eu ganhar peso e absoluto em um campeonato estadual. Roxa fiquei 3 anos e marrom 1.

Nunca fiz exame nem nada. Até pq o professor sabe o nível técnico de seus alunos, não vai ser um exame em que o cara fez a posição correta que irá demonstrar a técnica.

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 26 Mar 2022 14:02

CJS escreveu:
25 Mar 2022 23:39
Porra mestre, sou totalmente contrário a esses exames no Jiu jitsu. Do que adiantar saber tudo isso de posição e não conseguir usar na luta ????

Prefiro a avaliação a moda antiga. Faixa branca começa a passar carro em outros brancas e dar duro em azul= vira azul e assim sucessivamente.
Referente exame eu concordo, nos tempos que dei aula(só dei aula por 3 anos) eu não realizava. Na academia que estou atualmente, não existe e concordo plenamente: Não adianta saber 400 posições, se você não aplica nenhuma no dia-a-dia nos treinos.

Na equipe que eu treinava em SP, o professor fazia algo que eu achava legal. Não tinha exame de faixa, mas todos graduandos tinham que comparecer nos sábados do mês da graduação 3h antes do treino começar, e nesse dia a gente revia um monte de posição e geral compartilhava suas posições boas.

Na opiniao do professor(falecido Mestre Dida) mesmo que a gente não fizesse todas no dia-a-dia, era bom saber para acrescentar em nosso jogo/dar aulas futuramente e etc.

Doguera
Contato:

Mensagem por Doguera » 26 Mar 2022 14:07

Lutas do Mica Galvão no Curitiba Open que foi realizado no fds passado:

phpBB [video]

phpBB [video]

phpBB [video]

phpBB [video]

Doguera
Contato:

Mensagem por Doguera » 26 Mar 2022 21:48

Mica Galvão vs Dante Leon
Spoiler:
phpBB [video]

SpeedGame
Contato:

Mensagem por SpeedGame » 26 Mar 2022 22:51

Gordon sobrando demais, é impressionante. Impecável.

Responder