Eu vou te dar um relato muito semelhante, eu treinava na G13 (em interlagos), peguei a roxa (lá no palácio do judô, com 900 nego no tatame, lindo), vim para o interior, em Marilia, treino na Carson, cara, eu apanhava, mas apanhava mesmo para os faixa branca, além de eles saberem utilizar as técnicas com mais eficiência, minha maior dificuldade é ver que eles brigam por qualquer posição, coisa que não fazíamos na G13. Em compensação, da equipe toda, eu sou o único aluno que tem uma turma de criança (pois aprendi muito na G13 como entender o aluno), os caras são tão sem noção, que deram faixada em criança de 3 anos no corredor...Gardenal_JJ escreveu: ↑24 Mar 2022 16:37Comecei no Jiu-Jitsu em 2005 e um amigo meu da faculdade na época começou junto comigo, eu treinando na antiga Gracie Pompeia com o falecido Mestre Dida, e ele na Macaco. Em 4 meses de treino ele foi graduado faixa Azul e na época eu não entendi nada, eu tinha uns 40kg a menos que ele e quase sempre dava prejuízo quando treinávamos juntos na faculdade, e, eu estava muito longe de chegar perto do nível dos azuis da minha equipe. Essa foi a primeira vez que eu vi que o Jiu-Jitsu estava banalizado e que tinha professor conhecido formando cara que não sabia nada.
Um tempo depois o Carlinhos Gracie, que na época era o líder da melhor equipe de Jiu-Jitsu do mundo, passou a criar a metodologia de franquias. Praticamente qualquer um com dinheiro poderia abrir uma Gracie Barra, porém, tinha que seguir as aulas conforme um DVD que ele enviava.
A GB passou a ser motivo de piada e entrou em uma decadência pesada referente ao nível/metodologia. A equipe que geral se reunia para treinar no RJ se preparando pros brasileiros e mundiais, de uma hora pra outra parou de formar grandes campeões e está assim até hoje(salve exceções).
Só que o Carlinhos começou a ganhar um bom dinheiro com isso, e suas filiais se espalharam pelo mundo todo. Hoje você vê Alliance, Demian Maia e algumas outras academias seguindo essa metodologia de graduação por número de aulas, cobrando uma paulada pra treinar, formando uns caras que não sabem nada, geralmente colocando alunos pra dar aulas, mas com academias quase sempre lotadas.
A diferença da Alliance para as demais, é que ela investe também em time de competição(tem uma galera com grana bancando) e não segue essa "metodologia".
SISTEMA DE GRADUAÇÃO DA ALLIANCE JIU-JITSU
Faixa pretendida
Amarela infantil Min. Aulas 50; Tempo Estimado 4 a 5 meses
Amarela infanto Min. Aulas 70; Tempo Estimado 6 a 7 meses
Laranja infantil Min. Aulas 150; Tempo Estimado 13 a 14 meses
Laranja Infantil Min. Aulas 200; Tempo Estimado 17 a 19 meses
Verde infanto Min. Aulas 380; Tempo Estimado 3 anos
Azul juvenil Min. Aulas 100; Tempo Estimado 8 a 10 meses
Azul Adulto Min. Aulas 120; Tempo Estimado 10 a 12 meses
Roxa Min. Aulas 430; Tempo Estimado 3 anos
Marrom Min. Aulas 860; Tempo Estimado 6 anos
* Base de treinos 3 x por semana
Eu acho que deveríamos meio que fazer uma junção das coisas, aprender com a metodologia da GB, eu acho muito legal essa ideia de ter um numero de aulas para graduar, mas não é qualquer um que pode pegar uma faixa... Eu sou faixa marrom, eu não consigo mostrar 10 posições de defesa pessoal, pegando como exemplo o exame que o Leeo mostrou.
Eu gosto muito dessas conversas, acho que se não começarmos a questionar o que está sendo feito, o Jiu jitsu ficará igual o Karate