Meio injusto isso aí.. a Ferrari e o Hulkenberg / Ricciardo fuderam a corrida do cara.
Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo
Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo
Smilodon escreveu: ↑27 Ago 2018 08:47Que merda ver o Hamilton fazendo milagre, humilhando o Vettel na chuva, metendo 7 décimos mesmo pegando um momento pior da pista...Pra chegar na corrida e ser engolido na reta daquele jeito!
Infelizmente a Ferrari superou a Mercedes de tal forma que, mesmo com erros infantis, o Vettel pode ser campeão por ter o melhor carro e, novamente, um companheiro impotente. A Mercedes precisa reagir com urgência e dar um equipamento melhor ao negão...Se isto acontecer, ao menos deixar a performance parecida, ainda aposto no Lewis...Mas se a diferença nas próximas pistas forem igual em Spa, não tem milagre que resolva! Vettel não vai ficar errando toda hora com este carro sobrando e com o Kimi fazendo merda o tempo inteiro...
A conversa é q essa descoberta da Ferrari é um daqueles saltos que levariam normalmente 3 anos. Ainda que a especulação seja parcialmente verdadeira, podemos estar assistindo o início de mais uma era Ferrari. Ou a Mercedes consegue a "sua descoberta", ou a F1 volta aquele monólogo da era Schumacher. (ou não

“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.
G.K. Chesterton, Orthodoxy.
pois é, acho que Vettel tem seus méritos, não é um mal piloto não. Ambos são bem competitivos, jovens e a diferença maior ta no carro.
só pra lembrar, se Vettel não tivesse perdido o controle do carro na chuva, na última corrida (se não me engano), hoje ele estaria como líder de campeonato.
só pra lembrar, se Vettel não tivesse perdido o controle do carro na chuva, na última corrida (se não me engano), hoje ele estaria como líder de campeonato.

Pelo que eu observo, eu diria que o motor da Mercedes chegou no fim da sua evolução...Eles criaram um puta projeto que estreou em 2014....Com a vantagem que eles tinham, não havia necessidade de modificar o projeto. Apenas aprimorá-lo. A Ferrari estreou um projeto furado em 2014 e teve que jogar tudo fora, aí começou um novo projeto em 2015 (muito mais recente que o da Mercedes que já era projetado desde 2012).Montfort escreveu: ↑27 Ago 2018 11:54A conversa é q essa descoberta da Ferrari é um daqueles saltos que levariam normalmente 3 anos. Ainda que a especulação seja parcialmente verdadeira, podemos estar assistindo o início de mais uma era Ferrari. Ou a Mercedes consegue a "sua descoberta", ou a F1 volta aquele monólogo da era Schumacher. (ou não)
Com isso, o motor Mercedes evolui muito menos que o motor Ferrari atualmente.
Na última corrida, ambas estrearam atualizações...Mas o salto da Ferrari foi muito maior! Comentaram na Sport TV que a Ferrari estreou uma gasolina tão avançada que só foram capazes de produzir para os carros da própria equipe. Disseram que o nível de desenvolvimento da gasolina era nível molecular de tão avançado.
Em Spa já era esperado um melhor desempenho da Ferrari (mas não tão absurdo como foi)...Apesar disso, o Lewis conseguiu minimizar o prejuízo. A chuva veio na hora certa pra ele fazer o que faz de melhor e contar com o azar do Kimi (que com o desempenho que o carro tinha, certamente iria ultrapassar o Hamilton também se estivesse largando próximo).
Nas próximas corridas, não sabemos...Mas se a diferença de desempenho for pouca, ainda dá pra Mercedes recuperar terreno. Quem sabe, talvez, uma atualização aerodinâmica dê uma chance de nivelar as coisas....Mas uma coisa é certa, já passou da hora da Mercedes investir em outro projeto do motor porque o atual já é obsoleto.
Eu não acho que Vettel merece ser campeão pelo que fez até hoje. Lewis está pilotando em, talvez, dois níveis acima do alemão. Teve o carro inferior em mais corridas, mas vem fazendo tudo que o carro permite e sempre vai além! Vettel tem cometido erros bobos. Não só o da Alemanha (aquilo foi primário, nível Stroll...A corrida já era 99% dele). Mas olha o próprio treino de Spa. A Ferrari vinha dominando todos os treinos. Chega na chuva o cara toma 7 décimos! E pra piorar, ele ainda pegou a pista em situação melhor...Em condições iguais ele teria tomado 1 segundo, fácil ali!renatomp escreveu: ↑27 Ago 2018 12:55pois é, acho que Vettel tem seus méritos, não é um mal piloto não. Ambos são bem competitivos, jovens e a diferença maior ta no carro.
Peidou também no Azerbaijão ao tentar pular de 3º pra 1º e jogou vários pontos fora, e a vitória caiu nas mãos do Lewis. Vacilou muito na China também e perdeu outra corrida que deveria ter sido dele.
Vettel, além de não ter metade da habilidade do Hamilton, ainda peidou quando a pressão esteve com ele...Só que passou a ter o melhor carro do grid e tem o Kimi como companheiro!
Se a diferença fosse só o carro, Vettel já estaria com uma mão na taça. Se a vantagem na tabela ainda é do Lewis (que ainda teve uma quebra e o alemão não teve nenhuma)....Alguma incompetência do Vettel tá aí, porque o Lewis só foi fraco no Gp do Canadá.
Eu tenho uma opinião um pouco diferente.
Até que em algum ponto ela é similar, mas no restante não.
Até acho o Hamilton melhor que o Vettel, pouco, não tanto quanto os colegas, tendem a achar.
Mas acho, (e também não sei explicar os motivos), (talvez pelo momento).
Porém, não vejo no Hamilton esse piloto que vocês vem não.
Venceu os campeonatos, porque como todos (ou a maioria) tinha o melhor equipamento.
E não venceu um.
Chegando em segundo numa campeonato de dois.
Vide aqui: https://globoesporte.globo.com/motor/no ... dois.ghtml
É bom? Sim.
Melhor que o Vettel? Talvez, acho que sim.
Melhor do Grid? acho o Alonso mais piloto, MESMO NÃO GOSTANDO DO ESPANHOL.
Dominante? De jeito nenhum.
Infelizmente (pra mim), que não tenho simpatia, nem pelo Vettel, nem pelo Hamilton, nem pela Ferrari e nem pela Mercedes.
O campeonato desse ano, ficará ai mesmo.
A Red Bull fez água, e os dois outros pilotos, correm pela equipe não por eles mesmo.
Então tanto faz quem vencer....
Até que em algum ponto ela é similar, mas no restante não.
Até acho o Hamilton melhor que o Vettel, pouco, não tanto quanto os colegas, tendem a achar.
Mas acho, (e também não sei explicar os motivos), (talvez pelo momento).
Porém, não vejo no Hamilton esse piloto que vocês vem não.
Venceu os campeonatos, porque como todos (ou a maioria) tinha o melhor equipamento.
E não venceu um.
Chegando em segundo numa campeonato de dois.
Vide aqui: https://globoesporte.globo.com/motor/no ... dois.ghtml
É bom? Sim.
Melhor que o Vettel? Talvez, acho que sim.
Melhor do Grid? acho o Alonso mais piloto, MESMO NÃO GOSTANDO DO ESPANHOL.
Dominante? De jeito nenhum.
Infelizmente (pra mim), que não tenho simpatia, nem pelo Vettel, nem pelo Hamilton, nem pela Ferrari e nem pela Mercedes.
O campeonato desse ano, ficará ai mesmo.
A Red Bull fez água, e os dois outros pilotos, correm pela equipe não por eles mesmo.
Então tanto faz quem vencer....

Não vejo diferença no nível do Hamilton para o Vettel, acho que se equivalem. Isso pode ser visto esse ano de 2018, em que ambos já tiveram corridas excelentes e outras apagadas.
Hamilton perdeu na pontuação os campeonatos de 2011 e 2016 para os companheiros de equipe (Button e Rosberg) com carros iguais. Em 2012, ficou somente 2 pontos à frente do Button. Vettel até hoje só perdeu para o companheiro de equipe em 2014 (Ricciardo) porque teve muitos abandonos naquela temporada. Em posições de largadas, bateu o Ricciardo com facilidade.
Hamilton já entregou o campeonato de 2007 para o Kimi devido aos seus erros bobos no final da temporada.
Hamilton perdeu na pontuação os campeonatos de 2011 e 2016 para os companheiros de equipe (Button e Rosberg) com carros iguais. Em 2012, ficou somente 2 pontos à frente do Button. Vettel até hoje só perdeu para o companheiro de equipe em 2014 (Ricciardo) porque teve muitos abandonos naquela temporada. Em posições de largadas, bateu o Ricciardo com facilidade.
Hamilton já entregou o campeonato de 2007 para o Kimi devido aos seus erros bobos no final da temporada.
AAAAAh Fettel... haha
Comparativo Kemmel Straight Battle 2017 x 2018
Não entendi direito o ponto de vista, comparativo para os videos.
A Ferrari está melhor e:
A - Hamilton está competindo contra um equipamento melhor do Vettel?
OU.
B - A Mercedes do Hamilton, do ano passado era um míssil.
01 - Todo o mergulho, início de reta, Vácuo, Asa Aberta e mesmo assim, a Ferrari não teve chances.
02 - Antes da Asa Aberta, o mergulho na Eau Rouge, o tamanho da reta e o vácuo, já seriam suficiente para carros "iguais".
C - No momento, a Ferrari está melhor (óbvio) porém o quanto melhor que a Mercedes?
A Ferrari está melhor e:
OU.
01 - Todo o mergulho, início de reta, Vácuo, Asa Aberta e mesmo assim, a Ferrari não teve chances.
02 - Antes da Asa Aberta, o mergulho na Eau Rouge, o tamanho da reta e o vácuo, já seriam suficiente para carros "iguais".
C - No momento, a Ferrari está melhor (óbvio) porém o quanto melhor que a Mercedes?
Acho que vai um pouco além disso. No vídeo de 2017, o Hamilton adotou uma estratégia de defesa de posição diferente: ele tirou o pé na Eau Rouge para fazer o Vettel se aproximar e colar em sua traseira o quanto antes. Assim, o Vettel teve de tirar de lado antes do que esperava, o que impossibilitou que ele usasse o vácuo de forma eficiente na longa reta. E ali ele não estava com DRS, porque era uma volta de relargada após um safety car.Opinião escreveu: ↑30 Ago 2018 08:12Não entendi direito o ponto de vista, comparativo para os videos.
A Ferrari está melhor e:
OU.
Em 2018, o Hamilton seguiu de pé cravado e chegou no retão um pouco mais à frente. E o próprio Vettel conseguiu controlar bem a diferença para entrar na reta um pouco mais distante. Então, o Vettel usou todo o vácuo e passou com facilidade.
O jeito com que o Vettel passou o Hamilton impressionou muita gente, mas isso é bastante comum naquele ponto da pista. O vácuo ali tem um peso enorme, tanto é que temos vários exemplos de um piloto passando o outro com extrema facilidade, mesmo que ambos usassem o mesmo motor. As duas Force India estavam prestes a passar por cima da Mercedes se tivesse um pouquinho mais de espaço...
Permita-me discordar de você:Mustaine escreveu: ↑28 Ago 2018 16:52Não vejo diferença no nível do Hamilton para o Vettel, acho que se equivalem. Isso pode ser visto esse ano de 2018, em que ambos já tiveram corridas excelentes e outras apagadas.
Primeiro:
Comparar 2018 de ambos? Cara, Hamilton está com o carro inferior e vem trazendo muito mais do que o carro permite! Não tem como comparar com as merdas que o Vettel fez. Veja só:
> No Azerbaijão o Vettel (apesar de ter sido pole), perdeu terreno e tentou uma manobra louca pra recuperar tudo...Aí caiu pra 4 e deixou a vitória pro Lewis;
> Na China, o Vettel estava em P1 e perdeu terreno...Depois se enroscou com o Max;
> Na França o Vettel enrabou o carro do Bottas e jogou qualquer chance de vitória no lixo;
> Na Alemanha o Vettel estava em P1 e deu uma de Stroll. Bateu sozinho e o Lewis que veio lá dos infernos, ganhou a corrida.
E ainda teve pelo menos uns 3 treinos onde o Vettel tinha o melhor carro e deixou o negão fazer a pole!
A única corrida que o Lewis deixou a desejar foi no Canadá, em todas as outras ele sempre foi muito combativo e maximizou os resultados.
Hamilton perdeu pro Button e pro Rosberg....Beleza! Mas perdeu um campeonato só de Mercedes e um campeonato que foi definido por uma quebra (quando ele estava em P1)...Perdeu por 5 pontos;
2011 foi, disparado, o pior ano do Hamilton...Ok
Mas Hamilton tem uma vitória em cima do Alonso!
E o Vettel? A surra que ele tomou do Ricciardo ficou pra história! O cara ficou 71 pontos atrás do australiano (que, até enfrentar o Vettel, não era NADA na categoria e tinha tomado pau até mesmo do Vergne)...E seria ainda mais se o Ricardão não tivesse sido desclassificado na Austrália (corrida que ele largou e chegou em 2º, e o Vettel nem pro Q3 foi).
Segundo: Vettel PERDEU SIM pro Ricciardo nos treinos! Descontando os problemas de ambos, ficou 9-7 pro Ricciardo...E se considerar com problemas também, ficou 11-8 pro Ricciardo. Este é um fato, é só conferir os resultados!
E ele não perdeu por ter tido mais quebras não! Perdeu em velocidade, perdeu nos treinos, levou várias ultrapassagens do Ricardão e ainda saiu da equipe no final do ano! Vettel apanhou em todos os quesitos! Pra concluir, ainda barrou o Ricciardo de entrar na Ferrari!
Você pode até dizer que 2014 foi o pior ano do Vettel...Mas o fato é que o Vettel só disputou 1x com o Ricciardo e foi humilhado...Hamilton perdeu pro Button em 2011, mas todo mundo viu que o negão estava com a cabeça na lua...Só no Massa ele deve ter batido umas 3 vezes. E eles foram companheiros por 3 anos, se você comparar estes 3 anos, vai ver que o negão foi superior...Em momento nenhum a gente viu o Hamilton ser humilhado por ninguém...E olha que o cara estreou sendo companheiro do Alonso e já enfrentou Rosberg e Button...Rosberg que chegou a tirar o Schumacher pra nada no seu retorno e o Button que já venceu o Alonso tbm.
Eu concordo em partes. Vou fazer uma análise com um olho "leigo", mas foi a impressão que eu tive.XYXYX escreveu: ↑30 Ago 2018 08:33Acho que vai um pouco além disso. No vídeo de 2017, o Hamilton adotou uma estratégia de defesa de posição diferente: ele tirou o pé na Eau Rouge para fazer o Vettel se aproximar e colar em sua traseira o quanto antes. Assim, o Vettel teve de tirar de lado antes do que esperava, o que impossibilitou que ele usasse o vácuo de forma eficiente na longa reta. E ali ele não estava com DRS, porque era uma volta de relargada após um safety car.
Em 2018, o Hamilton seguiu de pé cravado e chegou no retão um pouco mais à frente. E o próprio Vettel conseguiu controlar bem a diferença para entrar na reta um pouco mais distante. Então, o Vettel usou todo o vácuo e passou com facilidade.
O jeito com que o Vettel passou o Hamilton impressionou muita gente, mas isso é bastante comum naquele ponto da pista. O vácuo ali tem um peso enorme, tanto é que temos vários exemplos de um piloto passando o outro com extrema facilidade, mesmo que ambos usassem o mesmo motor. As duas Force India estavam prestes a passar por cima da Mercedes se tivesse um pouquinho mais de espaço...
Quanto a defesa em 2017 na Eau Rouge, você está correto. Hamilton tirou o pé mesmo para se defender e isso foi essencial.
Porém, fazendo um gancho a isso, tem uns pontos que realmente fazem a diferença nos vídeos em comparação:
- 2017 foi uma relargada, 2018 foi uma largada. Não havia DRS ativo ainda;
- Em 2017, Hamilton estava de pneus macios contra os Ultramacios de Vettel (teoricamente mais velozes). Em 2018, ambos estavam de supermacios, em pé de igualdade;
- Pode reparar que exatamente nos 2 anos, o Vettel tirou para ultrapassagem logo na curva Kemmel, bem na linha de ativação de DRS. Porém em 2017, logo após tirar para o lado, ele conseguiu chegar apenas até a metade do carro do Hamilton e simplesmente a Mercedes equiparou a velocidade. Parece que ali foi o máximo que o motor Ferrari conseguiu atingir. Já no de 2018, assim que ele tirou de lado, ele simplesmente engoliu a Mercedes do Hamilton e já botou o carro na frente dele. Com isso, ele cruzou na frente dele para dar uma segurada bem leve, o que proporcionou a chegada das 2 Force Indias para tentar ultrapassar ele. Foi a impressão que eu tive ao ver o video dos 4 cockpits:
Em tese, esse segundo pack de upgrades no motor (o primeiro foi no Canadá), mostrou que a Ferrari realmente evoluiu o motor e conseguiu superar pela primeira vez na era Hybrid a Mercedes, o que deve estar tirando o sono do Toto Wolf, visto que não haverão mais atualizações de motor até o fim da temporada. Logo, será um final de temporada bem interessante.
E claro, isso é minha opinião de "leigo". Fiquem a vontade para contestar, se preciso!!!
- adauto_mma
- Aprendiz
- Contato:
Hamilton é muito mais piloto que Vettel e na chuva a diferença fica ainda maior.
Todos os homens morrem, a maioria nunca vive!
(William Wallace)
(William Wallace)
A volta mais rápida da F1:
E no final, Kimi sendo Kimi.. haha
Atualizado:
https://globoesporte.globo.com/motor/fo ... 2019.ghtml
Os dois útimos representantes da era V10 saindo no fim da temporada provavelmente...
E no final, Kimi sendo Kimi.. haha
Atualizado:
https://globoesporte.globo.com/motor/fo ... 2019.ghtml
Os dois útimos representantes da era V10 saindo no fim da temporada provavelmente...