Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Anom
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Anom » 27 Ago 2018 11:40

Smilodon escreveu:
27 Ago 2018 08:47
Kimi fazendo merda o tempo inteiro...
Meio injusto isso aí.. a Ferrari e o Hulkenberg / Ricciardo fuderam a corrida do cara.

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 27 Ago 2018 11:54

Smilodon escreveu:
27 Ago 2018 08:47
Que merda ver o Hamilton fazendo milagre, humilhando o Vettel na chuva, metendo 7 décimos mesmo pegando um momento pior da pista...Pra chegar na corrida e ser engolido na reta daquele jeito!
Infelizmente a Ferrari superou a Mercedes de tal forma que, mesmo com erros infantis, o Vettel pode ser campeão por ter o melhor carro e, novamente, um companheiro impotente. A Mercedes precisa reagir com urgência e dar um equipamento melhor ao negão...Se isto acontecer, ao menos deixar a performance parecida, ainda aposto no Lewis...Mas se a diferença nas próximas pistas forem igual em Spa, não tem milagre que resolva! Vettel não vai ficar errando toda hora com este carro sobrando e com o Kimi fazendo merda o tempo inteiro...

A conversa é q essa descoberta da Ferrari é um daqueles saltos que levariam normalmente 3 anos. Ainda que a especulação seja parcialmente verdadeira, podemos estar assistindo o início de mais uma era Ferrari. Ou a Mercedes consegue a "sua descoberta", ou a F1 volta aquele monólogo da era Schumacher. (ou não :assassin: )
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por renatomp » 27 Ago 2018 12:55

pois é, acho que Vettel tem seus méritos, não é um mal piloto não. Ambos são bem competitivos, jovens e a diferença maior ta no carro.

só pra lembrar, se Vettel não tivesse perdido o controle do carro na chuva, na última corrida (se não me engano), hoje ele estaria como líder de campeonato.
Imagem

Smilodon
Contato:

Mensagem por Smilodon » 27 Ago 2018 15:55

Montfort escreveu:
27 Ago 2018 11:54
A conversa é q essa descoberta da Ferrari é um daqueles saltos que levariam normalmente 3 anos. Ainda que a especulação seja parcialmente verdadeira, podemos estar assistindo o início de mais uma era Ferrari. Ou a Mercedes consegue a "sua descoberta", ou a F1 volta aquele monólogo da era Schumacher. (ou não :assassin: )
Pelo que eu observo, eu diria que o motor da Mercedes chegou no fim da sua evolução...Eles criaram um puta projeto que estreou em 2014....Com a vantagem que eles tinham, não havia necessidade de modificar o projeto. Apenas aprimorá-lo. A Ferrari estreou um projeto furado em 2014 e teve que jogar tudo fora, aí começou um novo projeto em 2015 (muito mais recente que o da Mercedes que já era projetado desde 2012).
Com isso, o motor Mercedes evolui muito menos que o motor Ferrari atualmente.

Na última corrida, ambas estrearam atualizações...Mas o salto da Ferrari foi muito maior! Comentaram na Sport TV que a Ferrari estreou uma gasolina tão avançada que só foram capazes de produzir para os carros da própria equipe. Disseram que o nível de desenvolvimento da gasolina era nível molecular de tão avançado.

Em Spa já era esperado um melhor desempenho da Ferrari (mas não tão absurdo como foi)...Apesar disso, o Lewis conseguiu minimizar o prejuízo. A chuva veio na hora certa pra ele fazer o que faz de melhor e contar com o azar do Kimi (que com o desempenho que o carro tinha, certamente iria ultrapassar o Hamilton também se estivesse largando próximo).

Nas próximas corridas, não sabemos...Mas se a diferença de desempenho for pouca, ainda dá pra Mercedes recuperar terreno. Quem sabe, talvez, uma atualização aerodinâmica dê uma chance de nivelar as coisas....Mas uma coisa é certa, já passou da hora da Mercedes investir em outro projeto do motor porque o atual já é obsoleto.

Smilodon
Contato:

Mensagem por Smilodon » 27 Ago 2018 16:04

renatomp escreveu:
27 Ago 2018 12:55
pois é, acho que Vettel tem seus méritos, não é um mal piloto não. Ambos são bem competitivos, jovens e a diferença maior ta no carro.

só pra lembrar, se Vettel não tivesse perdido o controle do carro na chuva, na última corrida (se não me engano), hoje ele estaria como líder de campeonato.
Eu não acho que Vettel merece ser campeão pelo que fez até hoje. Lewis está pilotando em, talvez, dois níveis acima do alemão. Teve o carro inferior em mais corridas, mas vem fazendo tudo que o carro permite e sempre vai além! Vettel tem cometido erros bobos. Não só o da Alemanha (aquilo foi primário, nível Stroll...A corrida já era 99% dele). Mas olha o próprio treino de Spa. A Ferrari vinha dominando todos os treinos. Chega na chuva o cara toma 7 décimos! E pra piorar, ele ainda pegou a pista em situação melhor...Em condições iguais ele teria tomado 1 segundo, fácil ali!
Peidou também no Azerbaijão ao tentar pular de 3º pra 1º e jogou vários pontos fora, e a vitória caiu nas mãos do Lewis. Vacilou muito na China também e perdeu outra corrida que deveria ter sido dele.
Vettel, além de não ter metade da habilidade do Hamilton, ainda peidou quando a pressão esteve com ele...Só que passou a ter o melhor carro do grid e tem o Kimi como companheiro!

Se a diferença fosse só o carro, Vettel já estaria com uma mão na taça. Se a vantagem na tabela ainda é do Lewis (que ainda teve uma quebra e o alemão não teve nenhuma)....Alguma incompetência do Vettel tá aí, porque o Lewis só foi fraco no Gp do Canadá.

Opinião
Contato:

Mensagem por Opinião » 28 Ago 2018 11:53

Eu tenho uma opinião um pouco diferente.
Até que em algum ponto ela é similar, mas no restante não.

Até acho o Hamilton melhor que o Vettel, pouco, não tanto quanto os colegas, tendem a achar.
Mas acho, (e também não sei explicar os motivos), (talvez pelo momento).

Porém, não vejo no Hamilton esse piloto que vocês vem não.
Venceu os campeonatos, porque como todos (ou a maioria) tinha o melhor equipamento.
E não venceu um.
Chegando em segundo numa campeonato de dois.

Vide aqui: https://globoesporte.globo.com/motor/no ... dois.ghtml

É bom? Sim.
Melhor que o Vettel? Talvez, acho que sim.
Melhor do Grid? acho o Alonso mais piloto, MESMO NÃO GOSTANDO DO ESPANHOL.

Dominante? De jeito nenhum.

Infelizmente (pra mim), que não tenho simpatia, nem pelo Vettel, nem pelo Hamilton, nem pela Ferrari e nem pela Mercedes.
O campeonato desse ano, ficará ai mesmo.
A Red Bull fez água, e os dois outros pilotos, correm pela equipe não por eles mesmo.

Então tanto faz quem vencer.... :D

Mustaine
Contato:

Mensagem por Mustaine » 28 Ago 2018 16:52

Não vejo diferença no nível do Hamilton para o Vettel, acho que se equivalem. Isso pode ser visto esse ano de 2018, em que ambos já tiveram corridas excelentes e outras apagadas.

Hamilton perdeu na pontuação os campeonatos de 2011 e 2016 para os companheiros de equipe (Button e Rosberg) com carros iguais. Em 2012, ficou somente 2 pontos à frente do Button. Vettel até hoje só perdeu para o companheiro de equipe em 2014 (Ricciardo) porque teve muitos abandonos naquela temporada. Em posições de largadas, bateu o Ricciardo com facilidade.

Hamilton já entregou o campeonato de 2007 para o Kimi devido aos seus erros bobos no final da temporada.

Anom
Contato:

Mensagem por Anom » 29 Ago 2018 20:34

AAAAAh Fettel... haha

phpBB [video]

Anom
Contato:

Mensagem por Anom » 29 Ago 2018 20:56

Comparativo Kemmel Straight Battle 2017 x 2018

phpBB [video]

Opinião
Contato:

Mensagem por Opinião » 30 Ago 2018 08:12

Não entendi direito o ponto de vista, comparativo para os videos.

A Ferrari está melhor e:

A - Hamilton está competindo contra um equipamento melhor do Vettel?

OU.

B - A Mercedes do Hamilton, do ano passado era um míssil.

01 - Todo o mergulho, início de reta, Vácuo, Asa Aberta e mesmo assim, a Ferrari não teve chances.
02 - Antes da Asa Aberta, o mergulho na Eau Rouge, o tamanho da reta e o vácuo, já seriam suficiente para carros "iguais".

C - No momento, a Ferrari está melhor (óbvio) porém o quanto melhor que a Mercedes?

XYXYX
Contato:

Mensagem por XYXYX » 30 Ago 2018 08:33

Opinião escreveu:
30 Ago 2018 08:12
Não entendi direito o ponto de vista, comparativo para os videos.

A Ferrari está melhor e:

A - Hamilton está competindo contra um equipamento melhor do Vettel?

OU.

B - A Mercedes do Hamilton, do ano passado era um míssil.

01 - Todo o mergulho, início de reta, Vácuo, Asa Aberta e mesmo assim, a Ferrari não teve chances.
02 - Antes da Asa Aberta, o mergulho na Eau Rouge, o tamanho da reta e o vácuo, já seriam suficiente para carros "iguais".

C - No momento, a Ferrari está melhor (óbvio) porém o quanto melhor que a Mercedes?
Acho que vai um pouco além disso. No vídeo de 2017, o Hamilton adotou uma estratégia de defesa de posição diferente: ele tirou o pé na Eau Rouge para fazer o Vettel se aproximar e colar em sua traseira o quanto antes. Assim, o Vettel teve de tirar de lado antes do que esperava, o que impossibilitou que ele usasse o vácuo de forma eficiente na longa reta. E ali ele não estava com DRS, porque era uma volta de relargada após um safety car.

Em 2018, o Hamilton seguiu de pé cravado e chegou no retão um pouco mais à frente. E o próprio Vettel conseguiu controlar bem a diferença para entrar na reta um pouco mais distante. Então, o Vettel usou todo o vácuo e passou com facilidade.

O jeito com que o Vettel passou o Hamilton impressionou muita gente, mas isso é bastante comum naquele ponto da pista. O vácuo ali tem um peso enorme, tanto é que temos vários exemplos de um piloto passando o outro com extrema facilidade, mesmo que ambos usassem o mesmo motor. As duas Force India estavam prestes a passar por cima da Mercedes se tivesse um pouquinho mais de espaço...

Smilodon
Contato:

Mensagem por Smilodon » 30 Ago 2018 09:49

Mustaine escreveu:
28 Ago 2018 16:52
Não vejo diferença no nível do Hamilton para o Vettel, acho que se equivalem. Isso pode ser visto esse ano de 2018, em que ambos já tiveram corridas excelentes e outras apagadas.

Hamilton perdeu na pontuação os campeonatos de 2011 e 2016 para os companheiros de equipe (Button e Rosberg) com carros iguais. Em 2012, ficou somente 2 pontos à frente do Button. Vettel até hoje só perdeu para o companheiro de equipe em 2014 (Ricciardo) porque teve muitos abandonos naquela temporada. Em posições de largadas, bateu o Ricciardo com facilidade.

Hamilton já entregou o campeonato de 2007 para o Kimi devido aos seus erros bobos no final da temporada.
Permita-me discordar de você:

Primeiro:
Comparar 2018 de ambos? Cara, Hamilton está com o carro inferior e vem trazendo muito mais do que o carro permite! Não tem como comparar com as merdas que o Vettel fez. Veja só:
> No Azerbaijão o Vettel (apesar de ter sido pole), perdeu terreno e tentou uma manobra louca pra recuperar tudo...Aí caiu pra 4 e deixou a vitória pro Lewis;
> Na China, o Vettel estava em P1 e perdeu terreno...Depois se enroscou com o Max;
> Na França o Vettel enrabou o carro do Bottas e jogou qualquer chance de vitória no lixo;
> Na Alemanha o Vettel estava em P1 e deu uma de Stroll. Bateu sozinho e o Lewis que veio lá dos infernos, ganhou a corrida.
E ainda teve pelo menos uns 3 treinos onde o Vettel tinha o melhor carro e deixou o negão fazer a pole!
A única corrida que o Lewis deixou a desejar foi no Canadá, em todas as outras ele sempre foi muito combativo e maximizou os resultados.

Hamilton perdeu pro Button e pro Rosberg....Beleza! Mas perdeu um campeonato só de Mercedes e um campeonato que foi definido por uma quebra (quando ele estava em P1)...Perdeu por 5 pontos;
2011 foi, disparado, o pior ano do Hamilton...Ok
Mas Hamilton tem uma vitória em cima do Alonso!
E o Vettel? A surra que ele tomou do Ricciardo ficou pra história! O cara ficou 71 pontos atrás do australiano (que, até enfrentar o Vettel, não era NADA na categoria e tinha tomado pau até mesmo do Vergne)...E seria ainda mais se o Ricardão não tivesse sido desclassificado na Austrália (corrida que ele largou e chegou em 2º, e o Vettel nem pro Q3 foi).

Segundo: Vettel PERDEU SIM pro Ricciardo nos treinos! Descontando os problemas de ambos, ficou 9-7 pro Ricciardo...E se considerar com problemas também, ficou 11-8 pro Ricciardo. Este é um fato, é só conferir os resultados!
E ele não perdeu por ter tido mais quebras não! Perdeu em velocidade, perdeu nos treinos, levou várias ultrapassagens do Ricardão e ainda saiu da equipe no final do ano! Vettel apanhou em todos os quesitos! Pra concluir, ainda barrou o Ricciardo de entrar na Ferrari!

Você pode até dizer que 2014 foi o pior ano do Vettel...Mas o fato é que o Vettel só disputou 1x com o Ricciardo e foi humilhado...Hamilton perdeu pro Button em 2011, mas todo mundo viu que o negão estava com a cabeça na lua...Só no Massa ele deve ter batido umas 3 vezes. E eles foram companheiros por 3 anos, se você comparar estes 3 anos, vai ver que o negão foi superior...Em momento nenhum a gente viu o Hamilton ser humilhado por ninguém...E olha que o cara estreou sendo companheiro do Alonso e já enfrentou Rosberg e Button...Rosberg que chegou a tirar o Schumacher pra nada no seu retorno e o Button que já venceu o Alonso tbm.

Anom
Contato:

Mensagem por Anom » 30 Ago 2018 12:24

XYXYX escreveu:
30 Ago 2018 08:33
Acho que vai um pouco além disso. No vídeo de 2017, o Hamilton adotou uma estratégia de defesa de posição diferente: ele tirou o pé na Eau Rouge para fazer o Vettel se aproximar e colar em sua traseira o quanto antes. Assim, o Vettel teve de tirar de lado antes do que esperava, o que impossibilitou que ele usasse o vácuo de forma eficiente na longa reta. E ali ele não estava com DRS, porque era uma volta de relargada após um safety car.

Em 2018, o Hamilton seguiu de pé cravado e chegou no retão um pouco mais à frente. E o próprio Vettel conseguiu controlar bem a diferença para entrar na reta um pouco mais distante. Então, o Vettel usou todo o vácuo e passou com facilidade.

O jeito com que o Vettel passou o Hamilton impressionou muita gente, mas isso é bastante comum naquele ponto da pista. O vácuo ali tem um peso enorme, tanto é que temos vários exemplos de um piloto passando o outro com extrema facilidade, mesmo que ambos usassem o mesmo motor. As duas Force India estavam prestes a passar por cima da Mercedes se tivesse um pouquinho mais de espaço...
Eu concordo em partes. Vou fazer uma análise com um olho "leigo", mas foi a impressão que eu tive.
Quanto a defesa em 2017 na Eau Rouge, você está correto. Hamilton tirou o pé mesmo para se defender e isso foi essencial.

Porém, fazendo um gancho a isso, tem uns pontos que realmente fazem a diferença nos vídeos em comparação:

- 2017 foi uma relargada, 2018 foi uma largada. Não havia DRS ativo ainda;
- Em 2017, Hamilton estava de pneus macios contra os Ultramacios de Vettel (teoricamente mais velozes). Em 2018, ambos estavam de supermacios, em pé de igualdade;
- Pode reparar que exatamente nos 2 anos, o Vettel tirou para ultrapassagem logo na curva Kemmel, bem na linha de ativação de DRS. Porém em 2017, logo após tirar para o lado, ele conseguiu chegar apenas até a metade do carro do Hamilton e simplesmente a Mercedes equiparou a velocidade. Parece que ali foi o máximo que o motor Ferrari conseguiu atingir. Já no de 2018, assim que ele tirou de lado, ele simplesmente engoliu a Mercedes do Hamilton e já botou o carro na frente dele. Com isso, ele cruzou na frente dele para dar uma segurada bem leve, o que proporcionou a chegada das 2 Force Indias para tentar ultrapassar ele. Foi a impressão que eu tive ao ver o video dos 4 cockpits:

phpBB [video]

Em tese, esse segundo pack de upgrades no motor (o primeiro foi no Canadá), mostrou que a Ferrari realmente evoluiu o motor e conseguiu superar pela primeira vez na era Hybrid a Mercedes, o que deve estar tirando o sono do Toto Wolf, visto que não haverão mais atualizações de motor até o fim da temporada. Logo, será um final de temporada bem interessante.

E claro, isso é minha opinião de "leigo". Fiquem a vontade para contestar, se preciso!!!

adauto_mma
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por adauto_mma » 30 Ago 2018 12:31

Hamilton é muito mais piloto que Vettel e na chuva a diferença fica ainda maior.
Todos os homens morrem, a maioria nunca vive!
(William Wallace)

Anom
Contato:

Mensagem por Anom » 02 Set 2018 02:07

A volta mais rápida da F1:

phpBB [video]

E no final, Kimi sendo Kimi.. haha

Atualizado:

https://globoesporte.globo.com/motor/fo ... 2019.ghtml

Os dois útimos representantes da era V10 saindo no fim da temporada provavelmente...

Responder