Cara, fedida eh relativo... ela tem um cheiro característico, como qualquer substância queimando, mas alguns amigos que não fumam cigarro e nem maconha já me disseram que o cheiro do cigarro é muito pior. Se vc tá preocupado com isso pq quer fumar na moita, sem ninguém saber, te antecipo que durante o ato pessoas próximas vão sentir o cheiro, a não ser que vc fume num bong, vaporizador ou outro dispositivo que ajude a minimizar a quantidade de fumaça. No pós-fumo o odor só é perceptível nas mãos e na boca durante algum tempo, se vc não lavar ou usar algo que sobreponha o cheiro, ou nas roupas/cabelo se vc fumar num lugar pequeno e fechado, aonde a fumaça fique "em cima" de ti.
Pra comprar tem 2 opções: Ou vai na boca de fumo ou compra com alguém na "pista" que venda. Pela lei do Brasil, ambos são traficantes, a diferença é que uns andam armados e outros não.
Maconha velha e/ou estragada eh fácil de ver, tem manchas brancas de fungo/mofo, mas ainda assim dá pra fumar e sentir um barato. Já a misturada com porcaria tb eh fácil de perceber pela cor... a erva é verde, qualquer coloração diferente disso é sinal que está misturada com outra coisa. E aqui vale uma ressalva, no Brasil dificilmente vc acha uma realmente pura, infelizmente. Tem umas mais misturadas que realmente tem gosto ruim e dá pouco barato e outra menos cujo gosto não é ruim e dão um barato legal. O segredo aqui é quando vc achar uma "da boa" com um fornecedor, virar cliente dele pra diminuir a chance de pegar uma ruim.
Outra dica sobre a qualidade: Desconfie sempre quando alguém lhe disser que a maconha eh black gold, tem haxixe, eh o pólem ou eh skunk. Tudo isso são tipos, derivados ou alterações da maconha, possuem a substância que dá onda (o thc) em concentração mais alta, portanto muitos vendedores utilizam desse caô pra valorizar o produto sem que necessariamente seja verdade. Pra saber se eh aquilo mesmo, só provando e tendo alguma experiência no assunto.
Por fim, só posso te dizer q a demonização da maconha ocorre por "n" motivos... vão desde algumas "teorias da conspiração" até o motivo mais alegado atualmente, o de financiar o tráfico. Alguns dizem que ela é a porta de entrada para outras drogas, só esquecem de dizer que isso talvez ocorra pq ela é considerada ilegal e acabe sendo na maioria das vezes vendida pelos mesmos que vendem outros tipos de drogas. Se vc pesquisar pelo fórum, talvez até nesse mesmo mais lá pra trás, vai encontrar diversas opiniões contra ou a favor. Eu, particularmente, reforço a minha de que ela tem efeitos nocivos bem menores do que o álcool, mas me recuso a entrar nesse debate (de novo), que é interminável e cujas opiniões contrárias na maioria das vezes vem de quem sequer colocou um baseado na boca alguma vez na vida.