Vou começar citando Michael Jackson. Todo o respeito por esse cara e pelo seu talento, é inclusive meu artista pop favorito. Mas chega a ser irritante o quão superestimado ele é. Ouvir coisas por aí como "Michael Jackson é o maior artista de todos os tempos", "maior dançarino de todos os tempos", entre outros "maior de todos os tempos" é de cair a bunda do cu, rs. Chamá-lo de gênio, a não ser que seja de maneira informal, não literal, também é um tremendo exagero no meu entendimento. Mas talvez ao menos no contexto da música pop não seja (Um exagero).
Michael foi um artista talentoso e influente. Mas também não era essa Coca-Cola todo que alardeiam por aí não. Nem de longe. Dançava bem mas obviamente há e havia, mesmo na época dele, vários dançarinos tecnicamente bem superiores, o que é normal (Dançarinos em tempo integral, dedicados somente aquilo). Cantava bem, tinha uma técnica legal e tudo, mas nada de extraordinário. Vários cantores e cantoras pop daquela época e atuais têm/tinham vozes mais expressivas e cantam/cantavam muito melhor. Sem contar que depois de determinado ponto da carreira, não sei exatamente se por ter tido a voz prejudicada ou não, passou a usar e abusar do playbackão em shows inteiros ou quase inteiros. Era um letrista no máximo mediano, muitas das suas letras foram escritas por outros artistas e várias de sua autoria são muito simples, obvias e até ingênuas. Sobre ele ser compositor e produtor eu não sei o que dizer, tendo em vista que não sabia tocar nem um pandeirinho e, por consequência disso, não devia manjar tão bem do processo de criação e produção de uma música. Poderia portanto até ser produtor e compositor, mas limitado. Sobre ser o originalzão que não copiava ninguém e apenas era copiado, a dança do cara era totalmente inspirada no James Brown, assim como parte da sua postura de palco no Mick Jagger, e até passos que são atribuídos a sua autoria, como o mítico moonwalk, já era feito desde os anos 50 por outros artistas. Sua musicalidade em carreira solo era claramente inspirada em vários artistas dance dos anos 70. Nada mais do que normal, não teria nem como ser diferente, mas tem gente que insiste em dizer que o cara tirou seu estilo e ideias do nada, inventou tudo sozinho até porque ninguém foi bom o suficiente pra tê-lo feito se inspirar

MJ era, sobretudo, um exímio performer, entertainer e show-man. Fazia música popular, comercial, feita pra vender até em feirinha, mas de qualidade. E teve uma importância e influência monstra pra música popular (Ou pop, se puder ser considerado um estilo específico) dos anos 80 pra cá. Esse é o legado dele, e não é pouca coisa. Agora, cada um na sua casinha né. Chamar o cara de maior músico da história, maior artista, maior não sei o que de todos os tempos, só pode ser piada e ignorância. O cara era um simples artista pop, não um Beethoven. E como tem gente que diz coisas do tipo, em conversas entre amigos, conhecidos, no colégio, na tv, em quase todo lugar que o nome MJ venha a tona vai ter pelo menos um sujeito o enaltecendo de forma absurdamente exagerada e sem noção.
Certamente que nem ele se achava tudo isso que falam dele por aí