O Heroi de Guerra(medal of honor) que nunca disparou um tiro.

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
PHDookie
Mensagens: 11222
Registrado em: 04 Out 2014 21:06
Contato:

O Heroi de Guerra(medal of honor) que nunca disparou um tiro.

Mensagem por PHDookie » 18 Ago 2016 14:35

Desmond Doss, um soldado do exército americano durante a Segunda Guerra Mundial, converteu-se no primeiro objetor de consciência -pessoas que seguem princípios religiosos, morais ou éticos que são incompatíveis com o serviço militar- a receber a Medalha de Honra por salvar mais de 75 soldados feridos pondo em risco sua própria vida.

O objetor de consciência que se converteu em herói de guerra

Desmond Doss nasceu em 7 de fevereiro de 1919 em Lynchburg, no estado de Virginia (EUA). Seus pais, Tom e Bertha Doss, criaram-no sob a doutrina e as crenças da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Desde muito cedo, Desmond foi muito influenciado pela Bíblia, particularmente pelo mandamento de não matar. Em abril de 1942, Desmond foi recrutado pelo Exército dos Estados Unidos, o problema era que ele seguia se negando a portar uma arma; de modo que foi alistado como objetor de consciência (ainda que gostasse de dizer que era um "cooperador de consciência" e que desta forma poderia "servir a Deus e ao país").

Inscrito ao Corpo Médico da 77ª Divisão de Infantaria, o estrito seguimento de seus ensinamentos religiosos, inclusive o respeito pelo sábado (shabat) como dia de repouso, lhe acarretaram contínuos deboches de seus colegas e atos de indisciplina ante seus comandos.

Em maio de 1945, no assalto anfíbio dos aliados à ilha de Ryukyu de Okinawa, um batalhão de fuzileiros navais foi enviado par tomar uma posição japonesa sobre um despenhadeiro de 120 metros. Depois de escalar aquela parede, foram recebidos por um intenso fogo inimigo. Desmond viu como seus colegas caíam como moscas e em vez de refugiar-se -como fizeram outros soldados- conseguiu retirar daquela ratoeira mais de 75 fuzileiros feridos, arrastando-os ou carregando um a um, para levá-los até a borda da escarpa desde onde seriam baixados com cordas.
O objetor de consciência que se converteu em herói de guerra

Durante vários dias continuou atendendo os feridos menosprezando o perigo que rodeava, até que em 21 de maio, próximo a Shuri, foi atingido nas pernas pela metralha de uma granada e quando estava a ponto de ser retirado em uma maca de campanha, Desmond viu outro soldado que estava pior do que ele e cedeu o lugar para que resgatassem seu colega. Foi então que recebeu um disparo em um braço que fraturou um osso. Sem poder ficar de pé, ferido em um braço e sem que ninguém pudesse ajudá-lo, quebrou sua promessa: pegou um fuzil e usou como tala no braço para poder se arrastar até o hospital de campanha. Até para os solados que antes se debochavam dele, Desmond se converteu em um símbolo de coragem e determinação.


Ele era um socorrista no 1º Batalhão quando atacaram uma escarpa vertical de 120 m de altura. Quando nossas tropas chegaram ao topo, foram alvejados por fogo pesado e concentrado de artilharia, morteiros e metralhadoras. 75 homens foram alvejados, os outros recuaram. O Soldado Doss se recusou a se abrigar e permaneceu na área sob fogo com os feridos. Ele carregou todos os 75, descendo um a um pela escarpa com uma maca presa a uma corda.
·
No dia 2 de maio ele se expôs a fogo pesado de rifle e morteiro para resgatar um homem ferido a 200 metros do inimigo. Dois dias depois ele cuidou de 4 homens que sofreram lacerações atacando uma caverna fortemente defendida. Ele avançou por uma chuva de granadas até 8 metros das forças inimigas na boca da caverna, onde tratou das feridas dos soldados e fez 4 viagens para evacuá-los em segurança.
·
No dia 5 de maio, ele sem hesitar atravessou fogo de artilharia e armas de mão para cuidar de um oficial de artilharia ferido. Ele aplicou bandagens, moveu o paciente para uma posição abrigada dos tiros inimigos e aplicou plasma enquanto fogo de artilharia caía em volta. No mesmo dia quando um americano estava severamente ferido por tiros vindos de uma caverna, o soldado Doss rastejou até onde ele havia sido atingido, a 25 metros da posição inimiga. Cuidou do soldado e o carregou por 100 metros para uma posição segura, o tempo todo exposto ao fogo inimigo.
·
No dia 21 de maio, eu um ataque noturno a uma posição elevada próxima a Shuri, ele permaneceu em território exposto enquanto o resto de sua Companhia correu para se abrigar; ignorando o risco de ser alvejado pelo inimigo ou confundido com um batedor por seus próprios colegas, ele percorreu o campo de batalha cuidando dos feridos, até que ele mesmo foi seriamente ferido nas pernas por uma granada. Em vez de chamar por socorro médico ele cuidou dos próprios ferimentos e esperou por 5 horas até que dois soldados com uma maca aparecessem.
·
Os três foram atacados por um tanque inimigo, ao mesmo tempo em que o soldado Doss percebeu outro ferido, mais grave, na proximidade. Ele ordenou que os maqueiros cuidassem primeiro do outro soldado. Enquanto eles não voltavam, Doss foi atingido por um sniper, provocando uma fratura composta em seu braço.
·
O soldado Doss pegou um rifle que estava no chão, fez uma tala com a coronha para estabilizar seu braço e rastejou 300 metros até o território amigo.
·
Por sua inigualável bravura e inquestionável determinação em face de condições desesperadamente perigosas, Doss salvou a vida de muitos soldados. Seu nome se tornou um símbolo por toda a 77ª Divisão de Infantaria de Valentia muito acima e além do Dever.”


Desmond, como todo socorrista foi visto como covarde até a primeira baixa. Os socorristas, em geral escolhidos por serem parte de grupos religiosos que se recusavam a combater estavam entre os mais corajosos, abnegados e ousados soldados de qualquer batalhão, e quando um novato falava mal do socorrista de um pelotão veterano, quem levava uma boa surra era o novato.


O texto é a citação oficial de sua Medalha de Honra do Congresso, a maior condecoração dos Estados Unidos, recebida das mãos do presidente Truman:

Em outubro de 1945, Desmond Doss recebeu a Medalha de Honra das mãos do presidente Harry S. Truman durante uma cerimônia na Casa Branca. Ele retornou do Pacífico doente com tuberculose e, ainda que tenha sido tratado com antibióticos, perdeu um pulmão. Em 1970, devido a uma overdose acidental de antibióticos, ficou surdo. Viveu o resto de sua vida como um homem humilde e morreu com 87 anos, em 23 de março de 2006. Foi o protagonista do livro "O herói mais improvável" de 1967 e do documentário "O objetor de consciência" de 2004.

Imagem

fonte: http://www.mdig.com.br/?itemid=27355

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: O Heroi de Guerra(medal of honor) que nunca disparou um tiro.

Mensagem por RicardoBJJ » 18 Ago 2016 15:24

Legal!

Está sendo gravado um filme, Hacksaw Ridge (2016), com direção de Mel Gibson, sobre esse herói:

http://www.imdb.com/title/tt2119532/
Imagem

Avatar do usuário
Lee Jun-Fan
Mensagens: 9869
Registrado em: 26 Out 2014 15:04
Contato:

Re: O Heroi de Guerra(medal of honor) que nunca disparou um tiro.

Mensagem por Lee Jun-Fan » 18 Ago 2016 15:46

E o cara passou por umas barras pesadas depois.

Sempre digo que a vida consiste no equilíbrio do "está dando tudo certo" e "está dando tudo errado". Ninguém passa por aqui ileso.
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! ⚫🔴

Zico: GOAT Eterno!

Avatar do usuário
Biruta
Mensagens: 938
Registrado em: 01 Out 2014 12:04
Contato:

Re: O Heroi de Guerra(medal of honor) que nunca disparou um tiro.

Mensagem por Biruta » 18 Ago 2016 16:01

vai sair o filme
ja tem trailer

Avatar do usuário
FCB
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 14670
Registrado em: 01 Out 2014 15:47
Contato:

Re: O Heroi de Guerra(medal of honor) que nunca disparou um tiro.

Mensagem por FCB » 18 Ago 2016 16:49

O q eu não entendo é q nos EUA os soldados são tratados como heróis, mas parece q depois q voltam das guerras não recebem nenhum apoio do governo... ficam jogado as traças tanto psicologicamente como financeiramente.
Não consigo entender isso... um país eminentemente bélico simplesmente trata seus soldados como descarte.

Avatar do usuário
FCB
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 14670
Registrado em: 01 Out 2014 15:47
Contato:

Re: RE: Re: O Heroi de Guerra(medal of honor) que nunca disparou um tiro.

Mensagem por FCB » 19 Ago 2016 10:22

SUICIDAL escreveu:Puxa... eles têm sim um programa pós guerra sim.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Po, mas em filmes biográficos e tal, é mostrado os soldados abandonados, na miséria... enlouquecendo...
talvez seja uma imagem vendida de forma desvirtuada, mas essa é a impressão q passa.

Avatar do usuário
FCB
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 14670
Registrado em: 01 Out 2014 15:47
Contato:

Re: O Heroi de Guerra(medal of honor) que nunca disparou um tiro.

Mensagem por FCB » 19 Ago 2016 10:37

café c/ leite escreveu:Suponho que seja problema com verba, não deve ser fácil bancar tanta pensão e tratamento pra veterano, mesmo para os EUA.
Ahhh sei lá.... acho q é questão de vontade política e gerenciamento.

Avatar do usuário
Hitmanbadass
Mensagens: 1149
Registrado em: 10 Out 2014 20:17
Contato:

Re: O Heroi de Guerra(medal of honor) que nunca disparou um tiro.

Mensagem por Hitmanbadass » 19 Ago 2016 10:45

Sobre suporte pós-guerra, antigamente realmente era um problema principalmente o psicológico.

Hoje em dia é mto maior do que era.

Na esfera civil da gosto de ver... eu estava em um super mercado em Anaheim e foi anunciado nos falantes que uma das pessoas na fila era um soldado (Afeganistão, devia ter uns 40 anos ou menos), todos saíram da frente para ele passar agradecendo pelos serviços e a compra foi gratis.

Achei mto mto mto foda isso.

Albur
Mensagens: 446
Registrado em: 12 Fev 2016 13:34
Contato:

Re: O Heroi de Guerra(medal of honor) que nunca disparou um tiro.

Mensagem por Albur » 19 Ago 2016 10:50

Acho que eles tem plano medico, bolsa de estudo e coisas do tipo...

PHDookie
Mensagens: 11222
Registrado em: 04 Out 2014 21:06
Contato:

Re: O Heroi de Guerra(medal of honor) que nunca disparou um tiro.

Mensagem por PHDookie » 19 Ago 2016 11:50

Acho q o pessoal da segunda guerra e do Vietnã ficaram desamparados os de guerras mais recentes parecem ter mais suporte.
Tem várias associaçoes de veteranos tbm.

Avatar do usuário
FCB
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 14670
Registrado em: 01 Out 2014 15:47
Contato:

Re: O Heroi de Guerra(medal of honor) que nunca disparou um tiro.

Mensagem por FCB » 19 Ago 2016 12:25

Hitmanbadass escreveu:Sobre suporte pós-guerra, antigamente realmente era um problema principalmente o psicológico.

Hoje em dia é mto maior do que era.

Na esfera civil da gosto de ver... eu estava em um super mercado em Anaheim e foi anunciado nos falantes que uma das pessoas na fila era um soldado (Afeganistão, devia ter uns 40 anos ou menos), todos saíram da frente para ele passar agradecendo pelos serviços e a compra foi gratis.

Achei mto mto mto foda isso.
Porra, ai sim!

Avatar do usuário
gus77
Mensagens: 3251
Registrado em: 05 Out 2014 20:02
Contato:

Re: O Heroi de Guerra(medal of honor) que nunca disparou um tiro.

Mensagem por gus77 » 19 Ago 2016 19:07

Os ex soldados, ou veteranos como são chamados, têm desconto grande para fazer faculdade, e inclusive por isso muito jovem pobre se alista. Tem hospitais exclusivos para os veteranos, e o governo federal tem alguns programas que dão cotas em contratos e beneficiam empresas de veteranos (e minorias), se o veterano tiver ficado machucado com necessidades especiais, os benefícios são maiores.

O problema é que a pensão que dão para o cara inválido é muito baixa, até mil dólares, e fica difícil viver só com este dinheiro. Alguns também reclamam do atendimento dos hospitais. Para mim é questão de verba e prioridades, os políticos preferem gastar o dinheiro com outras coisas que vão dar mídia ou favorecer um interesse de um lobby ajudar o soldado fudido.

Tem tb a tal síndrome do transtorno pós traumático, que é meio difícil de diagnosticar, mas o cara fica meio psicótico.

Avatar do usuário
terroso
Mensagens: 12276
Registrado em: 11 Set 2014 09:48
Contato:

Re: O Heroi de Guerra(medal of honor) que nunca disparou um tiro.

Mensagem por terroso » 20 Ago 2016 11:08

Hitmanbadass escreveu:Sobre suporte pós-guerra, antigamente realmente era um problema principalmente o psicológico.

Hoje em dia é mto maior do que era.

Na esfera civil da gosto de ver... eu estava em um super mercado em Anaheim e foi anunciado nos falantes que uma das pessoas na fila era um soldado (Afeganistão, devia ter uns 40 anos ou menos), todos saíram da frente para ele passar agradecendo pelos serviços e a compra foi gratis.

Achei mto mto mto foda isso.
Muito show!

Aqui não daria certo pois é tudo distorcido, os soldados que enfrentaram os comunistas, guerrilheiros e terroristas provavelmente seriam vaiados.

Avatar do usuário
FCB
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 14670
Registrado em: 01 Out 2014 15:47
Contato:

Re: O Heroi de Guerra(medal of honor) que nunca disparou um tiro.

Mensagem por FCB » 20 Ago 2016 13:23

VagabondMusashi escreveu:Os veteranos da Segunda Guerra foram bem recebidos. A GI Bill tomou conta deles. Hoje em dia também são bem recebidos.

Mas os soldados do Vietnã.... eles passaram pelo inferno. Eram meninos, levados pra pqp pra uma guerra sem noção numa selva do inferno, e depois voltavam pra um país que os odiava porque odiava a guerra ( como se fosse culpa dos coitados) e os tratava como lixo. Manifestantes nos aeroportos com placas que diziam "baby killers". Não eram bem vindos em lugar algum e não conseguiam se adaptar a sociedade depois do trauma da guerra. Muitos viraram alcóolatras. A taxa de suicídio era imensa.

Deixo essa cena aqui de um filme muito foda que cobre bem isso:

phpBB [video]
Essa cena é muuuuuuuuito épica.
Rambo é um dos melhores filmes... sério...

Avatar do usuário
Hitmanbadass
Mensagens: 1149
Registrado em: 10 Out 2014 20:17
Contato:

Re: O Heroi de Guerra(medal of honor) que nunca disparou um tiro.

Mensagem por Hitmanbadass » 22 Ago 2016 10:12

FCB escreveu:Essa cena é muuuuuuuuito épica.
Rambo é um dos melhores filmes... sério...
Rambo 1 e partes do 2 tem diálogos BEM fodas sobre guerras, é um filme que trata sobre justamente os veteranos do Vietnã... bem legal.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: abnerjj, Anom, FernandoFS, Ninja, The Griot e 303 visitantes