Philly Shell escreveu: Mas a profissão de advogado é bem regulamentada, a OAB é pica, é um conselho profissional que tem status de quase um Poder (tanto que pode ajuizar Ação Direta de Inconstitucionalidade entre outras coisas). O que ferra é que muitas vezes os conselheiros das Seccionais da OAB são sócios de escritórios de massa e pensam neles mesmos. Ferra muito a classe não ter obrigatoriedade de contribuição sindical, pois assim o Sindicato dos Advogados é super fraco.
E esse tanto de faculdade aberta nem chega a ser culpa da OAB, mas sim do MEC que não fiscaliza direito. A OAB até tem um negócio de dar um "Selo da OAB" para faculdades que ela indica.
A profissão ta essa lastima por causa das uniesquinas, não consigo ver outro motivo.
Concordo que a OAB tem poder, mas não que a profissão de advogado e bem regulamentada. O que eu quero dizer é que se separassem melhor quem é advogado, de paralegal de secretário de estagiário , tornando advogado uma parada especializada, com alto grau de conhecimento e qualificação pra exercer, seria o começo de acabar com a bagunça . Da mesma forma , teriam funcies que seriam para o paralegal fazer, custaria bem menos que um advogado e ficaria melhor pra todo mundo .
Além disso, acabar com as faculdades "fa-fi-foda-se " poderia acontecer através da intervenção e com a ajuda do poder da OAB, já que o MEC é uma bosta e ta cagando. Botava OAB pra fiscalizar e refazer o curso de " advogado ", metia uma prova da OAB 10 vezes mais difícil, e tornasse muito difícil formar um advogado bosta e criava os cursos de direito pras funções auxiliares . Tipo como rola e, medicina , que tem enfermagem , obstetrícia , etc que são funções auxiliares bem definidas.
Mas como vc falou, a maioria dos escritórios ( e por consequencia a OAB ) não tem interesse nesse esquema , porque como tem bacharel de direito e advogado sobrando, da pra pegar gente boa e pagar uma merreca , enquanto o dono do escritório enche o rabo de grana .
Só pra terminar, lembrei dum lance que meu irmão falou, que representa maisomenos como devia funcionar.
Nos EUA, o sistema de saúde funciona de forma que o médico a cada dia é responsável por menos coisas. Isso é porque o médico é altamente especializado, e logo, caro Bagarai. Vc vai no hospital, fala com 5 pessoas antes de falar com o médico, e se neguinho puder te manda embora sem ve-lo. Quando o médico aparece, ele gasta 5 minutos e já é . Desta forma, da pra atender um monte de gente rápido, com um médico, além disso , O sindicato e forte e se uma cirurgia de coração custa 50 mil, custa 50 mil e foda-se. Não tem dessa de outro médico vir e falar que faz por 40, um terceiro dizer que deixa por 35. ( tipo o que rola no Brasil ) . Quer pagar menos, viaja pro México. Mas isso só funciona, porque tem pouco médico é muito dos outros . Maisomenos como deveria ser com direito - poucos advogados fodas e muitos do resto
Tb tem a parada do concurso público. Já que no nosso país, concurseiro e carreira e direito e um dos cursos com mais oportunidades de concurso , com o diploma mais fácil de pegar ( considerando as faculdades bosta ) todo mundo faz , mesmo cagando pra direito, não tendo a menor condição de ser advogado nunca , só almejando a molezinha do funcionalismo público . Coloca uma OAB foda como pré-requisito que já mudava um pouco




