Anônimo escreveu:O humor é algo datado. Na boa que alguém hoje lotaria o cinema para ver os Três Patetas ou o Chaplin?Aquilo estava dentro de um contexto, da mesma forma que os Trapalhões, Jô e Chico Anísio. Não havia tv por assinatura no Brasil e as pessoas saíam bem menos de casa. A opção era sentar no sofá e ver tv, de preferência a Globo.
O humor dos Trapalhões era algo infantil e com uma pegada politicamente incorreta. Terminei de ler a biografia do Mussum, onde o autor relata que o a reprise do programa foi exibida antes da hora do almoço, fazendo um razoável sucesso. Hoje a classificação etária seria outra, e só daria para passar depois das 20h, um horário mias nobre onde o público não quer ver esse tipo de coisa. Pega uma dessas crianças de hoje e veja se elas acham tanta graça assim nos Trapalhões. A minha filha de 11 anos não vê tanta graça no Chaves.
Casseta & Planeta e a TV Pirata marcaram época. O Casseta ficou muito tempo no ar, com uma boa audiência, mas mesmo assim perdeu público. Com a internet tudo mudou. As piadas surgem instantaneamente, num ritmo frenético. É difícil um programa semanal e gravado concorrer em termos de piadas novas.
concordo que é algo datado, porque muitas vezes faz referência a algo que acontece no momento, então fora desse contexto perde o impacto... mas ainda acho que muito do que se faz hoje não é datado não, vai ser pra sempre... south park é algo que pra mim será "eterno"... a sátira deles é feita de forma, muitas vezes, absolutamente genial... isso não tem como negar
hoje não vejo graça em trapalhões nem chaves, esses pra mim são bastante datados, inocentes e inofensivos (por mais que ambos contivessem um detalhe e outro mais ousado, às vezes proposital... ou não, vai saber?) demais pro meu gosto... certamente retratam tempos diferentes
a gente pode ver que se tira sarro de tudo, até a própria comédia muitas vezes vira alvo, mas tem coisas dentro da comédia que são meio que "impossíveis" de se satirizar... south park é um exemplo