[Faça você mesmo] Queijos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Annie
Contato:

Re: [Faça você mesmo] Queijos

Mensagem por Annie » 09 Fev 2016 23:29

Quanto à receita do queijo de coalho, da uma pesquisada na Internet, que a Embrapa tem umas receitas ótimas como base!

Eu nunca fiz o coalho, fiz um chamado Queijo Caerphilly, típico do país de Gales, onde eu estudei. É parecido com o nosso queijo Minas. As receitas variam muito por aí, mas confia na Embrapa que é sucesso!

Sedução
Contato:

Mensagem por Sedução » 09 Fev 2016 23:40

Show!

A ricota é basicamente albumina!

Dica valiosa a da embrapa! Encontrei essa cartilha q, além de ensinar a fazer o coalho, ensina nos cuidados com as vasilhas =)
http://central3.to.gov.br/arquivo/228628/

Mr. Madruga
Contato:

Mensagem por Mr. Madruga » 10 Fev 2016 11:51

Muito legal esse tópico, tenho um amigo que vendia os queijos do sogro aqui na minha cidade e ganhou um bom dinheiro com isso, a margem de lucro era maior pq não tinha que comprar leite, já que o sogro era dono das vacas. Existe alguma maneira caseira de deixar esse soro em pó pra fabricar whey?

Annie, no vídeo do cara, pelo que vi, ele adiciona sal depois que separa do soro, claro, aí no caso foi na na fabricação do queijo minas...

Sedução
Contato:

Mensagem por Sedução » 10 Fev 2016 12:25

Queijo Cottage

Imagem

Imagem

O Cottage é uma variedade de queijo de origem anglo-saxônica, também largamente conhecido como Kässchmier nas zonas onde se fala o idioma alemão regional Riograndenser Hunsrückisch no sul do Brasil. É uma coalhada de queijo (queijo tipo fresco) com sabor suave. É elaborado com leite de vaca e apresenta massa ácida, de cor branca, com textura cremosa e grumosa. Ele é drenado, mas não prensado, restando algum soro de leite. Tem aproximadamente 4% de gordura. O cottage não é envelhecido.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cottage

O queijo é rico em proteínas, principalmente a caseína, que é formada por uma série de aminoácidos essenciais. A caseína deverá ser utilizada antes de dormir ou ao acordar, devido a sua lenta absorção, para impedir o catabolismo e facilitar o ganho de massa muscular. Além disso, a riboflavina ajuda a converter carboidratos em energia, o que é muito importante para o treinamento.

Seu alto teor proteico ajuda a manter a massa magra, principalmente devido aos índices elevados de ácido linoleico conjugado (CLA), que ajuda a reduzir a gordura abdominal.
http://www.mundoboaforma.com.br/benefic ... r-em-casa/

Informação Nutricional
Quantidade por 100 gramas
Calorias 98
Gorduras Totais 4,3 g
Gorduras Saturadas 1,7 g
Gorduras Poliinsaturadas 0,1 g
Gorduras Monoinsaturadas 0,8 g
Colesterol 17 mg
Sódio 364 mg
Potássio 104 mg
Carboidratos 3,4 g
Fibra Alimentar 0 g
Açúcar 2,7 g
Proteínas 11 g

PARA FAZER:
Leite
Vinagre e
Sal

phpBB [video]

*Não usem leite tratado UHT! usem leite de saco PASTEURIZADO!

phpBB [video]

Sedução
Contato:

Mensagem por Sedução » 10 Fev 2016 12:29

Mr. Madruga escreveu:Muito legal esse tópico, tenho um amigo que vendia os queijos do sogro aqui na minha cidade e ganhou um bom dinheiro com isso, a margem de lucro era maior pq não tinha que comprar leite, já que o sogro era dono das vacas. Existe alguma maneira caseira de deixar esse soro em pó pra fabricar whey?

Annie, no vídeo do cara, pelo que vi, ele adiciona sal depois que separa do soro, claro, aí no caso foi na na fabricação do queijo minas...
Tô tentando descobrir como é a produção de whey. Sobra MUITO soro pra fazer 1kg de qualquer queijo....

Salgar o queijo pode ser feito de diversas formas. Tem gente q passa o sal somente na parte externa, quando o queijo ja tá n forma e com certa consistência. Vi que pode ser feito uma salmora tb.... pareceu ser mais simples o risco de errar a mão do sal é menor. É basicaente ferver agua com uma certa quantidade de sal, depois deixar o queijo mergulhado por 1 ou 2 horinhas.

Annie
Contato:

Mensagem por Annie » 10 Fev 2016 14:11

Mr. Madruga escreveu:Muito legal esse tópico, tenho um amigo que vendia os queijos do sogro aqui na minha cidade e ganhou um bom dinheiro com isso, a margem de lucro era maior pq não tinha que comprar leite, já que o sogro era dono das vacas. Existe alguma maneira caseira de deixar esse soro em pó pra fabricar whey?

Rapaz, fabricar whey protein em pó em casa eu acho complicado, porque você teria que ter um controle da temperatura de secagem eficiente pra não desnaturar a proteína do soro (que é o mais importante). Mas foi o que eu disse, a diferença é que um tem água e o outro não.

Quanto à adição de sal depende do queijo que você fizer. O que eu fiz a adição foi antes de separar o soro, mas existem queijos sem sal no mercado também. Só testando as receitas. O queijo coalho sem sal é bem gostoso, vale a tentativa. Ou adicionar sal depois de pronto.

Queria ver a preparação dos queijos maturados, vou pesquisar mais a respeito e posto aqui depois.

Sedução
Contato:

Mensagem por Sedução » 10 Fev 2016 14:26

Tb tenho curiosiade nos maturados. O problema é deixar na geladeira e correr riscos de contaminação. Tem os q precisam de ambientes quentes...

Posta aqui mesmo! Vamos compartilhar!

Lancaster
Contato:

Mensagem por Lancaster » 10 Fev 2016 17:56

Boa dica... um dia vou experimentar fazer.
Eu gosto daquele queijo de nó, se vacilar eu como meio quilo daquilo sozinho enquanto assisto algum filme... :lol:

Sedução
Contato:

Mensagem por Sedução » 10 Fev 2016 20:21

Lancaster escreveu:Boa dica... um dia vou experimentar fazer.
Eu gosto daquele queijo de nó, se vacilar eu como meio quilo daquilo sozinho enquanto assisto algum filme... :lol:
Então dobra a manga da camisa, chama a patroa e vão fazer juntos:

phpBB [video]

pelo que entendi, é quase um queijo mussarela :ymapplause:

E. Benes
Contato:

Mensagem por E. Benes » 10 Fev 2016 23:08

Annie escreveu:Quanto à receita do queijo de coalho, da uma pesquisada na Internet, que a Embrapa tem umas receitas ótimas como base!

Eu nunca fiz o coalho, fiz um chamado Queijo Caerphilly, típico do país de Gales, onde eu estudei. É parecido com o nosso queijo Minas. As receitas variam muito por aí, mas confia na Embrapa que é sucesso!
Essa semana eu vi o programa da Bela Gil e ela ensinou como fazer queijo a base de castanha de caju. E o pior é que a receita era super simples e eu pensei em fazer em casa, ela utilizava a castanha de caju crua (que passaria algumas horas de molho na água) e uma água que ficava com um trigo integral por varias horas (que seria o ingrediente pra criar uns microorganismos necessários pro queijo, depois você descartaria o trigo).. Enfim, bastava misturar isso, um pouco de sal, quem quisesse poderia colocar salsa ou qualquer outro tempero da sua preferência... Mas você sabe dizer se isso fica mesmo com sabor de queijo ou continua parecendo uma pasta de castanha de caju?
"Try and be nice to people, avoid eating fat, read a good book every now and then, get some walking in, and try and live together in peace and harmony with people of all creeds and nations." Monty Python's The Meaning of Life

Annie
Contato:

Mensagem por Annie » 11 Fev 2016 09:09

E. Benes escreveu:
Essa semana eu vi o programa da Bela Gil e ela ensinou como fazer queijo a base de castanha de caju. E o pior é que a receita era super simples e eu pensei em fazer em casa, ela utilizava a castanha de caju crua (que passaria algumas horas de molho na água) e uma água que ficava com um trigo integral por varias horas (que seria o ingrediente pra criar uns microorganismos necessários pro queijo, depois você descartaria o trigo).. Enfim, bastava misturar isso, um pouco de sal, quem quisesse poderia colocar salsa ou qualquer outro tempero da sua preferência... Mas você sabe dizer se isso fica mesmo com sabor de queijo ou continua parecendo uma pasta de castanha de caju?

Eu não tenho idéia, nunca provei. A idéia não me parece ruim. Temos tantas alternativas pro leite hoje em dia, pra queijos não seria má idéia.

Lancaster
Contato:

Mensagem por Lancaster » 11 Fev 2016 12:18

Sedução escreveu:Então dobra a manga da camisa, chama a patroa e vão fazer juntos:

phpBB [video]

pelo que entendi, é quase um queijo mussarela :ymapplause:
Será que o gosto fica igual aos comprados no mercado?
Detalhe que eu gosto de desatar o nó e comer ele desfiando... é show de bola... :lol:

Sedução
Contato:

Mensagem por Sedução » 11 Fev 2016 20:36

Arrisca ai, man!
=)

Se conseguir o leite baratinho, consegue fazer por um preço muito mais em conta e uma quantidade bem maior! pra comer com diversos temperos!

Uma dica: encomende na padaria aqueles leites de saco q estão prestes a vencer ou vencidos. Negocie por um preço mais barato

Sedução
Contato:

Mensagem por Sedução » 16 Fev 2016 17:19

Arriscnado o primeiro queijo!

Estou há 1:45h esperando o leite coalhar. Adicionei o coalho, e o que era pra acontecer com 45 minutos não aconteceu até agora. São 10l de leite e ainda tá pastoso.

Sedução
Contato:

Mensagem por Sedução » 20 Fev 2016 14:21

Aê, Cambada!

Meu rebento nasceu:

Imagem

Na imagem, tem dois queijos minas: um maior e outro menor, e na vasilha de margarina ali no canto direito, azul, uma ricotinha fresca, recém saida do fogo!

Resultado extremamente positivo, com direito a reunião de familia da dona mineira pra fazer experimentação. Mas deu queijo pra mais de metro, sô! Esbanjamos! Com 10l, fiz aproximadamente 2kg de queijo minas! Sem uma gota de sal! Com mais 2l apenas, sem usar o soro que sobrou do minas, fiz mais 600g de ricota fresca! Sucexo!

Da quarta feira comprei mais 10l de leite, e fiz tudo de ricota! O rendimento aqui foi mais baixo.... não entendi o pq! O leite azedou até chegar em casa e no meio da prepação ficou parecendo mussarela.... pensei de não dar certo, mas acabou dando! O rendimento foi baixo.... deu uns 4 queijinhos de 400g.

A experiencia foi muito bacana! e na próxima semana vou fazer mais! Já tenho até encomendas - querem "experimentar" sem pagar.... :-l

EDIT: O queijo na vasilha de margarina é o Cottage!!!!! Não é ricota!!!
Editado pela última vez por Sedução em 21 Fev 2016 11:35, em um total de 1 vez.

Responder