AEGIS escreveu:Cara, vc tem razão. Tenho um brother que, pasmem, até setembro/outubro do ano passado estava tirando 8 conto limpo como vendedor da FIAT. E isso que ele estava com pouca carteira de cliente, sem fazer frota, vendendo média de 50 carros por mês.
Hoje, nesse mês, fomos tomar umas e eu tive que pagar, ele disse que chegou a tirar 300 pila apenas, cara, lamentável. Fiquei muito triste.
Em que pese a gente, definitivamente, não deva medir a economia apenas por causa de venda de carros, isso é apenas um setor, assim como os imóveis, não é pq as montadores estão mal, pq as empreiteras demitiram que tá tudo um caos, isso são segmentos da economia.. porém ainda assim existe crise. Penso que não está no nível como que as pessoas falam, tem mta gente conseguindo emprego, tenho conhecidos que perderam emprego, mas muito recuperaram prontamente, inclusive pegando emprego melhores. Acho que está é ocorrendo um ajuste, as coisas estão voltando pra realidade, os preços estão normalizando e condizendo com o que realmente valem.
O que não dava é nego querer cobrar 300k em apartamento com parede de papel, na pqp 15km do centro de trabalho, com 32m2, pelado. Ainda, cobrar 40k num lixo de fiat uno.
Sempre penso que o crescimento deve ser sustentável, eu sempre critiquei isso.. com consignados a 40% etc.. o consumo explodiu muito, então todos compraram tudo ao mesmo tempo e demais... agora.. parcero.. esses 40% que o cara fez no consig. tudo bem, ele vai comprar, porém, noutra ponto, é 5 anos a menos de consumo por parte desta pessoa, com apenas 60% da renda do cara, então isso detona mesmo o consumo.
Então tinha muito crédito, tudo ficou muito alto.. mto absurdo. Não que não exista crise, mas vejo que hoje as coisas estão voltando normal, tipo, tá tendo que pensar antes de comprar um carro, entrar num financiamento, tá tendo que guardar uma grana pra comprar uma casa... não é só mais estalar os dedos.
É o que penso tb, os setores imobiliario e automotivo foram os que mais colocaram no rabo da populaçao, agora muitos estao pagando o preço.