Nelson Rodrigues - frases

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Baden
Contato:

Re: Nelson Rodrigues - frases

Mensagem por Baden » 03 Jan 2016 15:06

luis fabiano escreveu:Gosto do nelsão, mas entre os escritores e cronistas brasileiros acho ele um pouco superestimado.
acho genial. tem uma forma única de expressão

e no teatro é o maior, o shakespeare brasileiro

incontestavelmente um grande escritor
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

luis fabiano

Mensagem por luis fabiano » 03 Jan 2016 15:25

Baden escreveu:acho genial. tem uma forma única de expressão

e no teatro é o maior, o shakespeare brasileiro

incontestavelmente um grande escritor

Deve ser questão de gosto apenas. Teatro tenho preferência pelo ariano e pelo dias gomes e como escritor, a meu ver, o machado é inigualável. Mas isso em nada diminui a grandiosidade do nelson.

Não acho ele um shake. Está mais para um bukowski mais alegre e mais sóbrio.

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 03 Jan 2016 15:43

luis fabiano escreveu:Deve ser questão de gosto apenas. Teatro tenho preferência pelo ariano e pelo dias gomes e como escritor, a meu ver, o machado é inigualável. Mas isso em nada diminui a grandiosidade do nelson.

Não acho ele um shake. Está mais para um bukowski mais alegre e mais sóbrio.
falei que era o shakespeare apenas no sentido de que é incomparavelmente melhor

não dá pro ariano e muito menos pro dias gomes, autores bem mais convencionais que o nelson

claro, em termos de romancista concordo com você: dificílimo bater o machado, talvez só o rosa dê margem a discussão
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 04 Jan 2016 07:06

Nunca tinha lido texto esportivo dele. Interessante
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 04 Jan 2016 12:50

Nelson como escritor era um ótimo cronista esportivo e só.

Escritor escritor mesmo ele nunca poderia ser comparado com Machado de Assis e Guimarães Rosa, os dois maiores escritores brasileiros.

Mas é aquele negócio, gosto é igual escritor, cada um tem o seu favorito.
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 05 Jan 2016 02:27

Queixodevidro escreveu:Nelson como escritor era um ótimo cronista esportivo e só.

Escritor escritor mesmo ele nunca poderia ser comparado com Machado de Assis e Guimarães Rosa, os dois maiores escritores brasileiros.

Mas é aquele negócio, gosto é igual escritor, cada um tem o seu favorito.
mas ser dramaturgo é também ser escritor

escritor do gênero dramático

nesse gênero o nelson é muito mais escritor que o machado- que também escreveu suas peças, sem obter qualquer sucesso parecido

não há como um grande dramaturgo do século XX, e maior dramaturgo brasileiro de todos os tempos, não ser um grande escritor

é como dizer também que Drummond ou João Cabral não foram grandes escritores

lógico que eles foram, enquanto escritores líricos

gênero em que o Guimarães Rosa, que escreveu seus poemas, não chega perto de poder concorrer com eles

Queixodevidro
Contato:

Re: RE: Re: Nelson Rodrigues - frases

Mensagem por Queixodevidro » 05 Jan 2016 07:36

Baden escreveu:
mas ser dramaturgo é também ser escritor

escritor do gênero dramático

nesse gênero o nelson é muito mais escritor que o machado- que também escreveu suas peças, sem obter qualquer sucesso parecido

não há como um grande dramaturgo do século XX, e maior dramaturgo brasileiro de todos os tempos, não ser um grande escritor

é como dizer também que Drummond ou João Cabral não foram grandes escritores

lógico que eles foram, enquanto escritores líricos

gênero em que o Guimarães Rosa, que escreveu seus poemas, não chega perto de poder concorrer com eles
Você tem razão e mostrou conhecimento. De qualquer forma, isso é discussão pra outro tópico. João Cabral é genial, Drummond também, colocaria ambos no mesmo nível do Machado e do Rosa, mesmo considerando gêneros. Mas ainda não colocaria Nelson Rodrigues nesse grupo. As histórias, ou dramaturgia do Rodrigues são planas, nada demais, estão sempre girando em torno de sexo e traição. Tornaram-se moda como os livros do tal Dan Brown nos dias de hoje. Só. Mas volto a dizer, é minha opinião, nada mais.

Post enviado através do poder da mente.

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 15 Jan 2016 21:04

Vai dizer que o cara não escrevia bem, hein?

Essas passagens são sensacionais.

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 15 Jan 2016 21:39

Queixodevidro escreveu:Você tem razão e mostrou conhecimento. De qualquer forma, isso é discussão pra outro tópico. João Cabral é genial, Drummond também, colocaria ambos no mesmo nível do Machado e do Rosa, mesmo considerando gêneros. Mas ainda não colocaria Nelson Rodrigues nesse grupo. As histórias, ou dramaturgia do Rodrigues são planas, nada demais, estão sempre girando em torno de sexo e traição. Tornaram-se moda como os livros do tal Dan Brown nos dias de hoje. Só. Mas volto a dizer, é minha opinião, nada mais.

Post enviado através do poder da mente.
Bom, é uma questão de preferência...

Acho que Machado está mesmo em outro patamar. Quanto aos outros, não sei. Difícil comparar gêneros, é como medir Picasso contra Kafka- essas coisas.

Mas a maior força do Nelson tá no teatro, e essa temática que você critica é uma das maiores responsáveis por ela. É muito mais um material que ele usa, não como contexto ou de modo afirmativo. Ele pega esses valores de um tipo de vida social particular e lança poeticamente num plano quase atemporal. Faz tragédia de situações banais na vida do homem comum, quase um sub-homem. Corrói o modelo de vida burguês ancorado na célula familiar e na divisão moderna do trabalho. Revela o caos que fervilha sob essa suposta ordem, a natureza que avança e estraçalha sem qualquer piedade as mais orgulhosas pretensões da cultura. Exibe essa destruição de um modo paradoxal que, tangendo o absurdo, arranca um riso indecente e vexaminoso de quem presencia a catástrofe. O trágico e o cômico se misturam de uma forma descaradamente promíscua. Tudo isso lapidado por uma linguagem cuidadosamente trabalhada: seca, econômica, rascante, em que pobreza de expressão e manifestação de beleza estranhamente confluem.

Além de ser um grande autor, o Nelson Rodrigues criou uma forma de expressão singular, inconfundível- um idioma próprio. Poucas autores fazem isso.

Há outros grandes autores, certamente, mas não conheço nenhum que tenha reunido essas características que se encontram no teatro dele.

A experiência de ler Nelson se aproxima da experiência de ouvir Miles, Hendrix e outros: nos primeiros acordes já se reconhece quem está tocando, Assim como é possível reconhecer um grande pintor apenas observando um cantinho isolado do quadro, porque aquele estilo de pincelada é inconfundível.

Enfim- embora isso realmente não importe, quando chamam o cara de gênio não é nenhum exagero.

Kozak
Contato:

Mensagem por Kozak » 15 Jan 2016 21:51

Não passa de um Mencken dos pobres. Cínico forçado e fajuto. Uma ou outra frase interessante. O resto é acidez afetada e cinismo de boutique. Sem contar que seus temas eram sempre os mesmos. O que esperar de alguém que levava futebol tão a sério?

Muito superestimado pelos dinossauros. Quem ouve os caras pensa que foi um gênio mundial e atemporal.

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 15 Jan 2016 23:35

Kozak escreveu:Não passa de um Mencken dos pobres. Cínico forçado e fajuto. Uma ou outra frase interessante. O resto é acidez afetada e cinismo de boutique. Sem contar que seus temas eram sempre os mesmos. O que esperar de alguém que levava futebol tão a sério?

Muito superestimado pelos dinossauros. Quem ouve os caras pensa que foi um gênio mundial e atemporal.

hahaha,

menos, menos

você pode não entender ou não gostar,

mas querer retirar assim todo o valor da obra do cara é perda de tempo

de qq modo, não estou aqui para ser advogado do Nelson Rodrigues

ache o que você quiser achar

inclusive pode achar melhor empregar seu tempo lendo a obra teatral do Miguel Falabella, sabe-se lá...

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 16 Jan 2016 11:13

De acordo com a biografia do Ruy Castro, o Nelson Rodrigues não bebia. Ele tinha sérios problemas de úlcera, o que dificultava até a sua alimentação. Em compensação, é raro ver uma foto onde ele não esteja fumando. Creio que 90% das fotos tem o NR acompanhado de um cigarro.

Minha frase preferida: " O dinheiro compra tudo, até o amor verdadeiro".

NR tem que ser entendido dentro do contexto. A sua importância vem de um certo pioneirismo na linguagem usada no teatro.

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 16 Jan 2016 13:52

Baden escreveu:Bom, é uma questão de preferência...

Acho que Machado está mesmo em outro patamar. Quanto aos outros, não sei. Difícil comparar gêneros, é como medir Picasso contra Kafka- essas coisas.

Mas a maior força do Nelson tá no teatro, e essa temática que você critica é uma das maiores responsáveis por ela. É muito mais um material que ele usa, não como contexto ou de modo afirmativo. Ele pega esses valores de um tipo de vida social particular e lança poeticamente num plano quase atemporal. Faz tragédia de situações banais na vida do homem comum, quase um sub-homem. Corrói o modelo de vida burguês ancorado na célula familiar e na divisão moderna do trabalho. Revela o caos que fervilha sob essa suposta ordem, a natureza que avança e estraçalha sem qualquer piedade as mais orgulhosas pretensões da cultura. Exibe essa destruição de um modo paradoxal que, tangendo o absurdo, arranca um riso indecente e vexaminoso de quem presencia a catástrofe. O trágico e o cômico se misturam de uma forma descaradamente promíscua. Tudo isso lapidado por uma linguagem cuidadosamente trabalhada: seca, econômica, rascante, em que pobreza de expressão e manifestação de beleza estranhamente confluem.

Além de ser um grande autor, o Nelson Rodrigues criou uma forma de expressão singular, inconfundível- um idioma próprio. Poucas autores fazem isso.

Há outros grandes autores, certamente, mas não conheço nenhum que tenha reunido essas características que se encontram no teatro dele.

A experiência de ler Nelson se aproxima da experiência de ouvir Miles, Hendrix e outros: nos primeiros acordes já se reconhece quem está tocando, Assim como é possível reconhecer um grande pintor apenas observando um cantinho isolado do quadro, porque aquele estilo de pincelada é inconfundível.

Enfim- embora isso realmente não importe, quando chamam o cara de gênio não é nenhum exagero.
Bom, como diria Voltaire:

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."

Belas e apaixonadas palavras. :-bd

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 21 Jan 2016 01:05

Queixodevidro escreveu:Bom, como diria Voltaire:

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."

Belas e apaixonadas palavras. :-bd
hehe,

valeu, queixo

é um bom lema, e é certamente recíproco

Leadership
Contato:

Mensagem por Leadership » 21 Jan 2016 02:10

Anônimo escreveu:De acordo com a biografia do Ruy Castro, o Nelson Rodrigues não bebia. Ele tinha sérios problemas de úlcera, o que dificultava até a sua alimentação. Em compensação, é raro ver uma foto onde ele não esteja fumando. Creio que 90% das fotos tem o NR acompanhado de um cigarro.

Minha frase preferida: " O dinheiro compra tudo, até o amor verdadeiro".

NR tem que ser entendido dentro do contexto. A sua importância vem de um certo pioneirismo na linguagem usada no teatro.
"O dinheiro compra tudo, até amor verdadeiro." Essa frase é foda demais haha

Tem essas também:

"Se todos conhecessem a intimidade sexual uns dos outros, ninguém cumprimentaria ninguém."

"Se um dia a vida lhe der as costas, passe a mão na bunda dela."
"A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz." Sigmund Freud

Responder