café c/ leite escreveu:
Eu concordo e acho que rola uma deturpação grave por parte da maioria das pessoas sobre o conceito de racismo, racismo implica na crença em uma hierarquia de raças, como se a raça A fosse superior a B(por ser mais inteligente, ou mais forte etc) e ainda na ideia de que uma raça tem mais ou menos direitos que a outra, que uma raça deve ser dominada pela outra. Qualquer coisa diferente disso é outra questão.
Portanto, um fulano que à primeira vista toma um negro de terno por um segurança ou uma mulher negra com um bebê por uma babá, pode ou não ser racista, ele estaria sendo racista se acreditasse que negros são intelectualmente incapazes de terem outro tipo de emprego ou pelo menos intelectualmente incapazes de competir com as outras raças por um melhor emprego, mas por outro lado, ele pode simplesmente viver em um lugar onde esse é o emprego padrão do negro de terno e da mulher negra com um bebê.
Tipo eu quando vejo um negro em SC já pressuponho que ele seja haitiano, o que não acontece quando eu vejo um negro no Rio, é questão de perfil.
na realidade seria pre-conceito, e nao racismo
existe essa coisa tb na questao da homofobia