Azarias escreveu:
Marcial, uma derrota dentro das regras é derrota, não empate ou vitória. Se outras variáveis estão envolvidas, podemos acreditar ou não, e isso será mais ou menos verossímil dependendo de quem alega (e seu interesse, pessoal ou não, em fazê-las críveis). A luta não foi polêmica como o colega falou. As explicações do Rickson sobre a derrota é que são.
Verdadeiramente, percebo que vc se ofendeu, e peço-lhe desculpas. Só ressalto que, diferentemente de vc, não acredito nas afirmações do Rickson. Creio que toda a sua história no Jiu-Jitsu deve ser respeitada, mas nada disso muda o fato de que, dentro das regras, ele perdeu ao menos uma luta. Ter perdido uma luta não o diminui em nada. Contar algo "diferente da verdade" (se falar assim for menos desrespeitoso) e insistir nisso, sim.
Em resumo: vc acredita no cartel e na explicação do Rickson; eu, não. Por não acreditar em sua versão, penso que ele não falou a verdade e disse isso usando o vocábulo "mentira". Como isso ofendeu a vc e, provavelmente, a alguns outros, pedi desculpas e torço para que sejam aceitas. Apesar de não concordar com essa aversão à palavra mais adequada ao caso, farei uso de outras, para que o debate tenha mais "serenidade".
Azarias, reforço que o meu ponto não é se acreditamos ou não no cartel do Rickson, mas a forma de expressar uma discordância sobre a postura de um Mestre como ele.
Particularmente, confesso que não me sinto ofendido, pelo menos não tanto quanto aqueles que o conhecem, e que já demonstraram aqui todo o respeito que têm por ele.
A sua própria constatação de que perder uma luta, para ele, não o diminuiria em nada, já serve como alerta para que os argumentos do Rickson sejam bem considerados.
Basicamente, quero dizer que não acho inverossímil que, numa competição de Sambo nos EUA (?), tenha havido algum tipo de má-fé dos organizadores para prejudicá-lo.
E também não acho que seja nada muito grave, considerando a arquiconhecida filosofia da família, que o Rickson não considere ter saído derrotado num contexto assim.
Da minha parte, precisaria saber muito mais sobre esse evento, as movimentações nos bastidores, as opiniões de quem esteve lá, para formar uma opinião consolidada.
Mas volto a repetir que é preciso ter cuidado com algumas palavras e colocações, sob o risco de uma colaboração séria parecer apenas ressentimento e falta de respeito.