Qui-Gon Jinn escreveu:
Nobre o que aconteceu com o Cain, ele boxeou e ganhou do cigano por que não do Werdun? faltou ele fazer alguma coisa ali? ele tava indo pra cima mexendo a cabeça, largando sequencias! eu entendo a superioridade do Werdun no chão, mais porra achei ele tão estático em pê, que não compreendi por que Cain não nocauteou ele.
É uma questão de casamento de estilos, cara. O Velasquez tem o antídoto para o jogo do Cigano, tem uma série de características que funcionam contra o jogo do JDS e que por sua vez não funcionam contra o jogo do Werdum. Esse esporte é meramente uma questão de como o jogo de um casa com o do outro, por isso é tão fascinante quando um cara sai batendo todos os jogos da categoria e se torna um campeão dominante como o Jones ou o Aldo.
O chicano não out boxeou o Cigano. Ele venceu utilizando todas as suas ferramentas juntas, como um autêntico lutador de MMA. Se não fossem as quedas muito bem mescladas com o o jogo em pé e as constantes fintas, que deixavam o brasileiro exitando em trocar ou defender quedas, os longos minutos no clinch, trocando pegada, isometria, fazendo o Cigano perder força nos braços, etc, o Velasquez não teria tido a efetividade que teve em pé. Ainda que ele tenha mostrado boas características em fundamentos puros da luta em pé e punido bem a saída lateral sem guarda do Cigano, o wrestling foi essencial para a vitória do chicano.
O Cigano tem ótimas qualidades, mas tem alguns defeitos latentes. São eles: não lida bem com quem o pressione e caminhe minimamente bem para não persegui-lo e em vez disso corte o ângulo e o puna saindo lateralmente quando ele costuma se expor, ele também não sabe golpear andando para trás, quando pressionado por vezes simplesmente recua em linha reta jogando golpes sem pressão e apenas se expondo, não tem um bom clinch, não lida bem com quem saiba mesclar jogo em pé com quedas com maestria e não tem uma boa guarda.
Ou seja, o Cigano basicamente não tem um bom clinch, um bom jj, um bom jogo de pernas defensivo e tem dificuldades com quem finte bem quedas com jogo em pé, de resto é muito bom. O que fode pra ele é que o Velasquez é o cara para explorar todas essas falhas e foi o primeiro lutador a percebê-las, as expondo de vez para o mundo com game plans muito bem executados em duas oportunidades. O Cigano precisa de espaço para jogar e o Velasquez é o melhor cara a jogar na cara do oponente sem concedê-lo sossego no peso.
Já contra o Werdum, esse jogo do chicano simplesmente não funciona. Ao contrário do Cigano, o Werdum poderia jogar, e de fato jogou, solto em pé. Sem temer as quedas e sem reagir as fintas, se a luta fosse pro chão ele trabalharia ali, não teria problema algum. Ou seja, poderia chutar, socar, jogar joelhadas se comprometendo aos golpes, soltinho como se lutasse uma luta de kicboxing, sem se preocupar com quedas e isso faz MUITA diferença. Só ali ele já limitava profundamente o jogo do Velasquez.
Mas não para por aí. Outro detalhe, o Werdum não é suscetível a pressão com o Cigano, não é um cara que precisa de espaço para render. Joga bem sendo pressionado, por ter uma movimentação diferente, mais plantada, tem mais facilidade para administrar a distância com quem simplesmente o pressione andando para frente (o problema pra ele seria quem jogasse na longa, trabalhando ângulos) e a distância que o Velasquez gosta de impor é boa para o jogo do Werdum, que poderia passar a noite toda jogando golpes de encontro. E por fim, o tão eficiente clinch do Velasquez, que para o Cigano era um temor, para o Werdum tá tranquilo. Ele não tem problema nenhum em lutar ali.
Ou seja, tudo que o Velasquez faz bem e se mostrava extremamente eficiente contra todo mundo, não funciona contra o jogo do Werdum. Nem a pressão, nem a tão temida mistura de jogo em pé com quedas que deixava todo mundo travado em pé, nem o temido ground and pound, nem o clinch, etc. É meramente uma questão de casamento de estilos, de como os jogos batem. O jogo simplesmente casa muito bem para o Werdum nesse confronto. Podemos dizer que ele é o antídoto para o jogo do Cain, enquanto o chicano é o antídoto pro jogo do Cigano. Por isso eu acreditava que o Vai Cavalo sim era o cara a vencer o chicano e não o Cigano, que é muito bom mas não tem jogo para ganhar do Velasquez, mão a parte.