Com dezoito anos de carreira, Josh Barnett é uma autoridade para falar sobre os pesos-pesados. O veterano, ex-campeão do UFC, viveu de tudo no MMA e, mesmo aos 37 anos, ainda é um dos melhores do mundo. O segredo da longevidade? Entender o avanço da idade. E é esse o conselho que Barnett tem a dar para Junior Cigano.
Em entrevista à TATAME, “The Warmaster” fez uma análise do brasileiro. Para Josh, Cigano, aos 31 anos, está em decadência porque anda recebendo muito castigo durante as lutas.
“É claro que Junior sempre tem a chance de derrubar alguém com um soco, porque ele é um grande striker, mas não sei até quando será um lutador top. Acho que ele está levando muitos danos, está ficando mais lento, a velocidade não é mais a mesma. Quando você começa a ficar mais lento e quer trocar golpes, significa que você vai ser atingido muitas vezes. Tudo que você faz é mais lento, não é tão forte como antes. Se ele achar que vai continuar sendo o mesmo cara que era quando tinha 24 anos, terá uma carreira curta”, argumentou.
Além da lentidão, Barnett aponta outro fator: evolução. De acordo com o veterano, Junior não tem apresentado melhora em seu jogo em suas últimas apresentações no octógono.
“Ele está ficando mais velho, e não sei se está aprimorando suas habilidades. Fora saber boxear e impedir quedas, o que mais ele tem? Foi legal aquele chute rodado que ele deu no Mark Hunt, mas você não o vê fazendo mais isso. Não é como se ele estivesse adicionando algo a seu jogo: foi apenas um fato isolado. Aprender coisas novas é escolha de cada lutador, que opta por evoluir ou não. É preciso treinar suas qualidades e seus pontos fracos, sempre. Tem que estar apto a crescer”, concluiu.
Junior Cigano acumula duas derrotas – ambas para Cain Velasquez – em suas últimas quatro lutas. Apesar de sair vitorioso da batalha com Stipe Miocic, em dezembro, o brasileiro deixou o octógono bastante machucado, dando margem aos comentários de Barnett.
Fonte: http://www.tatame.com.br/josh-barnett-v ... tador-top/