O que não pode acontecer é o cerceamento da liberdade de expressão. Existem crimes sendo cometidos? Ok: identifiquem o autor e quem os divulga, e reportem às autoridades para que sejam julgados conforme os atos que cometeram.
O que não deve acontecer é a criação de uma comissão por um governo X, responsável por controlar o que poderá ser veiculado na internet. Isso seria um prato cheio para que um lado do espectro político filtre apenas aquilo que seja conveniente e favorável aos seus interesses.
Dessa forma, utilizam um pretexto que, inicialmente, era positivo, para subvertê-lo em benefício próprio.
Algo semelhante ocorreu com a campanha “Sou da Paz”: todo mundo parecia lindo, com diversos artistas globais fazendo gestos de paz com as mãos. No final, o cidadão comum ficou desarmado, enquanto as facções criminosas estavam mais armadas que as próprias forças policiais.
Voltando para as mensagens...meu palpite é que algo será aprovado neste governo, com esse duplo interesse, mas será desfeito no próximo, visando o direito constitucional de liberdade de expressão, sendo vedado o anonimato. Deve ser possível identificar o criador de conteúdos verdadeiramente criminosos, mas julgá-los individualmente, e não por meio de um filtro, como o governo atual pretende fazer.
Isso faz parte da Constituição e deve estar acima da lei. Mas estão querendo dar um atravessada nisso.
