Bom vamos lá. o post do Eureek já foi bastante esclarecedor em vários pontos, eu passarei a minha visão que tenho sobre o lugar.
Cultura: com certeza isso é o que vai mais causar impacto pra quem vir pra cá, não dá pra mensurar o quão diferente é a cultura deles, desde a concepção de uma família até o tratamento para com os idosos, não existe bebedouro com água fria ou gelada, ou vc toma natural ou quente, eles tem mania de achar que água quente cura ou ajuda curar praticamente tudo, desde a menininha linda até o velho de 200 anos cospem no chão, escarram, fumam em qualquer lugar e jogam as bitucas em qualquer canto, para eles é falta de educação andar sem camiseta na rua, mas tudo bem tirar dentro de um restaurante

;
Trânsito: sim, eles são loucos, mas incrivelmente pelo que li e soube(lógico que o governo pode maquiar) ocorrem pouquíssimos acidentes aqui, buzina faz parte do dia-a-dia deles, quando cheguei, era algo que me irritava extremamente pois por qualquer sinal que ocorre no trânsito eles usam buzina, hoje em dia eu nem ouço mais, infelizmente por serem muito reclusos é extremamente comum ver 1 pessoa por carro deixando o trânsito totalmente caótico, na cidad(5,5kk habitantes) que eu estou o tráfego é pior que Pequim pelo fato da linha de metrô cobrir só a parte central;
Mulheres: Aqui a coisa muda totalmente em relação ao brasil, essa cultura de "filho único" deixou a maioria dos chineses sem saber como lidar com as adversidades do mundo e eles são extremamente infantis, possuem pensamento binário e não sabem encontrar soluções por uma terceira via, dito isso, encontrar meninas de 20 anos virgem e que se comportam exatamente como meninas de 12~13 anos no Brasil é absolutamente comum, a vida deles, apesar de estar mudando com a abertura do país para o mundo ocidental ainda perdura como uma espécie de cronograma, vc nasce, começa estudar, termina o ensino médio e existe uma prova para cada ano dessa fase sendo a última absurdamente difícil pela concorrência acirrada, ingressando na universidade com seus 18 anos, provavelmente aos 22 estarão formados, ingressam em 1 mestrado ou começam trabalhar, para mulheres é estritamente aconselhável que ela se case até seus 26~27 anos, após essa idade as coisas vão ficando mais difíceis(cultura lembra?) aos olhos deles. Sobre estrangeiras, aqui é muito fácil pegar mulher, visto que longe da família e dos conhecidos a maioria toca o foda-se e levam uma vida like a bitch;
Poluição: Acho que esse é um dos principais fatores que faz as pessoas desprezarem a china, moro na região norte que é a mais poluída pela alta concentração industrial, porém ao meu ver não é o bicho de sete cabeças que as pessoas pintam, eu nunca tive problemas de respiração ao longo desse 1 ano e meio, aliás não peguei gripe, coisa que me ocorria todo inverno no brasil, como moro em uma cidade que venta bastante, no verão é bem difícil encontrar um dia que esteja bastante poluído, no inverno a situação piora e tem dias complicados. Isso também preocupa muito os chineses tanto que quando eles perguntam do que vc gosta mais aqui, eles ficam admirados em saber que vc prioriza segurança pois pra eles o principal problema é a poluição, já estive inclusive em montanhas não muito distante dessa região e a poluição estava por lá também, ao oeste do país como as industrias são escassas a poluição deixa de ser um problema como aqui;
Serviços e infraestrutura: pra mim esse é um dos pontos mais fodas da China, a logística dos caras e a maioria dos serviços são excelentes, quem falou aí que os produtos de qualidade chinesa são ruins desculpe mas não sabe o que está dizendo, infelizmente a maioria dos produtos vendidos em aliexpress ou sites do tipo deixam a fama da má qualidade, eu afirmo com toda certeza que produtos chineses não devem em nada à produtos externos e com preço totalmente acessível, existem sites que vc compra e paga pela mercadoria na sua casa, eles possuem pontos de entrega em lugares que vc sequer imagina, um bar pode servir de receptor, uma loja de roupas, tudo parece conectado e ninguém tem o espírito porco de roubar as coisas alheias, nas universidades por exemplo as entregas são deixadas no chão em pontos específicos com uma pessoa responsável, é uma loucura de tanta coisa e pessoas, se alguém quisesse furtar seria absurdamente fácil, mas isso não acontece pois todos sabem que isso é errado. Trem-balas são fantásticos, trem normais possuem cama o que torna a viagem muito mais confortável, aviões com passagens muito baratas comparado ao brasil, pistas ligando os principais centros com 4 ou mais pistas de cada lado, conversando com um canadense me disse que ficou abismado com a diferença da infra aqui para o Canadá;
Segurança: não há muito o que dizer sobre isso, caixas eletrônicos ficam na rua sem proteção alguma, funcionam 24hrs por dia e vc pode andar com a quantia que quiser, itens de valor que quiser, a hora e o lugar que quiser que ninguém te roubará, somente estando fora do Brasil pra saber a tranquilidade de viver com segurança, a poluição deixa de ser um problema quando vc sabe que não corre o risco de levar um tiro na cara de graça;
Comida: esse ao meu ver é definitivamente o pior ponto da China, eu realmente não sou fã da culinária local e sofro bastante, porém com o tempo o seu paladar acaba se adaptando à algumas coisas e vc acaba aceitando, como sou estudante tenho que comer comidas mais baratas e chinesas, hoje em dia eu sei o que gosto, onde achar e quanto pagar, se sinto falta da comida brasileira? Todo dia penso nas pizzas e lanches que comia, mas isso acaba não pesando tanto quando vc é pode cozinhar e trazer temperos do Brasil, dá pra reproduzir muita coisa da nossa culinária o que acaba amenizando a situação, também disseram que não se deve comer comida da rua pois nada é confiável, não funciona dessa maneira, eu particularmente acho a comida da rua(sim aquela suja) uma das melhores.

Pra não cair na cilada de pegar coisa falsificada, é simples, siga os chineses, onde tiver uma boa concentração de chineses pode ir que é sucesso.

Cachorro? Eu particularmente não conheço ninguém que coma cachorro, no norte isso não é normal, tanto que eles tratam os cachorros muito melhor do que a gente, detalhe>nunca vi cachorro de rua;
Trabalho: normalmente estrangeiros qualificados(a China não aceita estrangeiros para serviços gerais) possuem um padrão de vida excelente, tendo todo o conforto a um preço totalmente acessível;
Geral: o assunto inicial era sobre jogador de futebol aqui, quando morei em Tianjin conheci um jogador brasileiro que estava no time da segunda divisão de lá, ele ganhava muita grana e rasgava dinheiro, morava em um mesmo condomínio de um amigo meu que tinha uma estrutura fudida, vivia em baladas comendo diversos tipos de mulheres. Sobre o país mesmo, eu particularmente escolhi pois curto muito a cultura oriental, sou apaixonado por asiáticas e visando diferencial para minha carreira, não me arrependo e sinceramente a única coisa que sinto falta do Brasil é a minha filha e comida, se pudesse não voltaria jamais e a traria pra cá, eu nem gosto de falar para meus amigos de como é a situação aqui e o que passamos pois muita gente tem uma visão totalmente distorcida e acha que estamos vendendo um sonho que não existe.
Ficou grande pra caralho saporra mas espero que dê pra tirar algumas dúvidas, se surgir mais eu respondo aqui.