Conselho da USP aprova cota de 50% para alunos de escola pública até 2021

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Snickt
Contato:

Re: Conselho da USP aprova cota de 50% para alunos de escola pública até 2021

Mensagem por Snickt » 05 Jul 2017 11:14

Iron Man escreveu:
05 Jul 2017 11:01
Então filhinhos de papai, que não oneram o ensino público até o nível superior, não oneram a saúde pública e etc, não devem ter o direito usufruir de ensino público por 4 ou 5 anos após passar por um processo seletivo?
No mais, novamente, sou favorável à cotas sociais na situação atual do ensino público básico. Mas cotas raciais, injustificável.
Cara, concordo com a questão de fim a cotas raciais... até pq tem "negro" com grana e "branco" sem. E repare que usei branco e negro entre aspas, pq num pais multiétnico acho ridículo diferenciar os cidadão pela cor de sua pele.

Sinceramente, acho totalmente ilógico o Estado bancar o ensino pra quem tem condição de pagar por isso.

E me desculpe, mas esse seu argumento de que é justo que os mais abastados tenham o direito de fazer o ensino superior de graça pq não oneram o Estado com Saúde Pública, etc, me parece mais uma tentativa apelativa pra justificar a sua linha de raciocínio.

Ninguém paga escola particular, plano de saúde e afins pq quer desonerar o Estado, mas sim pq o serviço público é de baixo nível e a pessoa tem condição de pagar pelo serviço particular. Todos se pudessem pagariam, a diferença é que alguns podem e outros não.

Iron Man
Contato:

Mensagem por Iron Man » 05 Jul 2017 11:31

Snickt escreveu:
05 Jul 2017 11:14
Cara, concordo com a questão de fim a cotas raciais... até pq tem "negro" com grana e "branco" sem. E repare que usei branco e negro entre aspas, pq num pais multiétnico acho ridículo diferenciar os cidadão pela cor de sua pele.

Sinceramente, acho totalmente ilógico o Estado bancar o ensino pra quem tem condição de pagar por isso.

E me desculpe, mas esse seu argumento de que é justo que os mais abastados tenham o direito de fazer o ensino superior de graça pq não oneram o Estado com Saúde Pública, etc, me parece mais uma tentativa apelativa pra justificar a sua linha de raciocínio.

Ninguém paga escola particular, plano de saúde e afins pq quer desonerar o Estado, mas sim pq o serviço público é de baixo nível e a pessoa tem condição de pagar pelo serviço particular. Todos se pudessem pagariam, a diferença é que alguns podem e outros não.
Acho que seria ilógico se o estado suprimisse os impostos dos ricos referentes ao ensino público e mesmo assim os ricos usufruíssem disso.
O fato é que os impostos são pagos e os ricos também têm este direito constitucional.

Concordo que ninguém paga pra desonerar, mas quando a pessoa tem condição de pagar saúde e educação, e tentar salvar o único serviço que o estado presta de forma razoável, vc acha que ele não tem este direito? Tem menos direito?
Sobre o sublinhado, não sei se vc leu, mas sou favorável às cotas sociais até que se resolva o problema do ensino público fundamental e médio ridículo. Não sei onde vc viu que quero distorcer algo pra justificar meu raciocínio.

Vinci
Contato:

Mensagem por Vinci » 05 Jul 2017 11:32

Iron Man escreveu:
05 Jul 2017 11:31
Acho que seria ilógico se o estado suprimisse os impostos dos ricos referentes ao ensino público e mesmo assim os ricos usufruíssem disso.
O fato é que os impostos são pagos e os ricos também têm este direito constitucional.

Concordo que ninguém paga pra desonerar, mas quando a pessoa tem condição de pagar saúde e educação, e tentar salvar o único serviço que o estado presta de forma razoável, vc acha que ele não tem este direito? Tem menos direito?
Sobre o sublinhado, não sei se vc leu, mas sou favorável às cotas sociais até que se resolva o problema do ensino público fundamental e médio ridículo. Não sei onde vc viu que quero distorcer algo pra justificar meu raciocínio.
Excelente post.

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 05 Jul 2017 12:27

Iron Man escreveu:
05 Jul 2017 11:31

Cara, eu acho que uma das principais funções do Estado é garantir condições justas para toda a sociedade. Todo cidadão tem que ter direito a saúde, educação, segurança, etc, independente de sua classe social.

Diante disso, acho que nada mais justo que garantir que pessoas que não tem como arcar com os custos do ensino por seus próprios meios tenham prioridade na hora de acessar esse serviço público. Afinal, o sujeito que tem grana se não entra numa pública vai poder pagar por sua faculdade, já o que não tem grana se não entra na pública fica praticamente condenado a não cursar o ensino superior.

Seria maravilhoso se o Brasil fosse um país aonde todos, ricos, remediados e pobres, tivessem acesso a serviços públicos de qualidade, que em nosso país todo o montante arrecadado com impostos fosse investido de fato em prol do povo atendendo a todo mundo. Mas não é isso o que acontece... e dae vou priorizar quem? Vou dar a mão primeiro pra quem tá enterrado na merda até a cintura ou ao sujeito que já tá quase se afogando nela?

"Ah, mas cade a meritocracia? O pobre que quer ascender socialmente tem que correr atrás!"

Cade a meritocracia do cara que nasceu numa família com renda maior e por isso teve melhores condições de estudar? Pq papai/mamãe/vovô/vovó dele fizeram por onde ter destaque financeiro o descendente tem mais méritos???

Meritocracia existe quando dois caras correm de Fusca e um vence, não quando o vencedor está de Ferrari correndo contra alguém de Fusca.

Caramba gente, acorda! A vida e o acesso aos meios de ascensão social são muito mais cruéis com os pobres do que para os mais abastados, isso é fato. Querer negar isso é fechar os olhos pra realidade... Não é dar esmola, pregar vitimismo ou querer política pública demagoga/maternalista, é tentar corrigir as distorções da sociedade e garantir condições iguais, ou o mais próximo disso, pra todo mundo. A sociedade como um todo melhora com isso!

Sou a favor que continue havendo um processo seletivo nas universidades, para que a meritocracia prevaleça sempre, mas que as vagas da pública sejam priorizadas pra quem não tem como arcar com o custo do ensino superior.

Isonomia eh aplicar as mesmas regras para pessoas na mesma situação, não aplicar as mesmas regras pra pessoas em situação diferente, pois ae vira outra coisa.

P.S.: Desculpa se entendi errado a sua colocação, mas como vc quotou o meu post e de alguma forma apresentou argumentos contrários ao que disse, achei que vc estava discordando diametralmente de mim.

palashb
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por palashb » 05 Jul 2017 12:48

A parte racial discordo totalmente, o resto achei uma medida com um certo progresso com ressalvas, porque já tem muita gente fazendoo escola pública e estudando o grosso mesmo por fora.
O problema maior é ignorar tudo que foi feito no ensino médio e tacar uma prova pra fazer é um péssimo modelo, digno de um governo bosta.

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 05 Jul 2017 12:54

Pô, não seria melhor acabar com as Universidades públicas? Ainda mais as Estaduais, como USP, UNICAMP e UNESP que sobrevivem do imposto mais sacana com os pobres

Deixa só áreas de Ciência pura e carentes de oferta. O resto que pague, ou dispute bolsa

Iron Man
Contato:

Mensagem por Iron Man » 05 Jul 2017 13:47

Snickt escreveu:
05 Jul 2017 12:27
Cara, eu acho que uma das principais funções do Estado é garantir condições justas para toda a sociedade. Todo cidadão tem que ter direito a saúde, educação, segurança, etc, independente de sua classe social.

Diante disso, acho que nada mais justo que garantir que pessoas que não tem como arcar com os custos do ensino por seus próprios meios tenham prioridade na hora de acessar esse serviço público. Afinal, o sujeito que tem grana se não entra numa pública vai poder pagar por sua faculdade, já o que não tem grana se não entra na pública fica praticamente condenado a não cursar o ensino superior.

Seria maravilhoso se o Brasil fosse um país aonde todos, ricos, remediados e pobres, tivessem acesso a serviços públicos de qualidade, que em nosso país todo o montante arrecadado com impostos fosse investido de fato em prol do povo atendendo a todo mundo. Mas não é isso o que acontece... e dae vou priorizar quem? Vou dar a mão primeiro pra quem tá enterrado na merda até a cintura ou ao sujeito que já tá quase se afogando nela?

"Ah, mas cade a meritocracia? O pobre que quer ascender socialmente tem que correr atrás!"

Cade a meritocracia do cara que nasceu numa família com renda maior e por isso teve melhores condições de estudar? Pq papai/mamãe/vovô/vovó dele fizeram por onde ter destaque financeiro o descendente tem mais méritos???

Meritocracia existe quando dois caras correm de Fusca e um vence, não quando o vencedor está de Ferrari correndo contra alguém de Fusca.

Caramba gente, acorda! A vida e o acesso aos meios de ascensão social são muito mais cruéis com os pobres do que para os mais abastados, isso é fato. Querer negar isso é fechar os olhos pra realidade... Não é dar esmola, pregar vitimismo ou querer política pública demagoga/maternalista, é tentar corrigir as distorções da sociedade e garantir condições iguais, ou o mais próximo disso, pra todo mundo. A sociedade como um todo melhora com isso!

Sou a favor que continue havendo um processo seletivo nas universidades, para que a meritocracia prevaleça sempre, mas que as vagas da pública sejam priorizadas pra quem não tem como arcar com o custo do ensino superior.

Isonomia eh aplicar as mesmas regras para pessoas na mesma situação, não aplicar as mesmas regras pra pessoas em situação diferente, pois ae vira outra coisa.

P.S.: Desculpa se entendi errado a sua colocação, mas como vc quotou o meu post e de alguma forma apresentou argumentos contrários ao que disse, achei que vc estava discordando diametralmente de mim.
Seu primeiro post foi irônico e desmerecia completamente os "filhinhos de papai", independente de tudo. E o texto tema do tópico fala de cota social, mas milita fortemente favorável às cotas raciais, o que sou completamente contra. Julguei que vc estivesse completamente de acordo com o texto. Se vc é contrário às cotas raciais, desconsidere.

Quanto à este post seu, concordo quase que totalmente, mas a solução definitiva não acho que está em priorizar um em detrimento do outro, afinal, todos são pagadores de impostos.

Acho a sugestão do KYO aí bem viável. somente ensino superior privado. Baixa renda comprovada ganha subsídios escalonados. Com certeza diminuiria consideravelmente os gastos dos governos estaduais e federais.

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 05 Jul 2017 13:59

Snickt escreveu:
05 Jul 2017 10:48
Q absurdo!

O certo é que filhinhos de papai que tiveram seus estudos bancados em escola particular tenham o direito de estudar na universidade pública de graça às custas do Estado e os pobres que não tiveram a sorte de nascer em família abastada não tenham direito a fazer curso superior.

Justiça social de cú eh rola, negócio é implantarmos aqui o sistema de castas da ìndia! Precisamos que os Dalits continuem fazendo o trabalho sujo por nós, pra que assim a gente mantenha nosso status quo... Mesmo que a gente seja um merda, fomos abençoados de ter acesso as melhores oportunidades, é obrigação do Governo que garantir que a nossa fatia de bolo seja maior e melhor sempre.

:rolleyes:

Ah internet... que beleza ter uma terra "sem lei" aonde posso falar todas as merdas que mantenho trancafiadas dentro de mim e ainda pagar de fodão. Óh Glória! Como é bom poder vir aqui e despejar todas as baboseiras que penso sem ter q ser cobrado pela sociedade por isso.
Pra pessoas com a linha de raciocínio do Snickt o ideal é transformar a USP em uma universidade com ensino bosta, padrão baixíssimo e dar "o direito de todos poderem ingressar lá". Pq é pra isso que caminha a USp
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Tonho
Contato:

Mensagem por Tonho » 05 Jul 2017 16:43

no futuro se você chegar no hospital e ver um medico que pode ter estudado apenas pelas cotas e não por sua capacidade intelectual, troque de medico, simples.

The Trooper
Contato:

Mensagem por The Trooper » 05 Jul 2017 17:06

Tonho escreveu:
05 Jul 2017 16:43
no futuro se você chegar no hospital e ver um medico que pode ter estudado apenas pelas cotas e não por sua capacidade intelectual, troque de medico, simples.
Eu sou contra as cotas, mas se o cotista se formar ele tem a mesma qualificação dos não-cotistas, apenas teve o ingresso facilitado. Isso só valeria se o critério de aprovação no curso fosse diferente para os cotistas. Além disso, não é qualquer um que passa em vestibular para medicina nas universidades mais concorridas, mesmo com cotas. Um cotista aprovado em medicina na USP provavelmente tem um preparo muito maior que um aprovado em ingresso universal em uma uniesquina.

donluiz

Mensagem por donluiz » 05 Jul 2017 17:10

acho certo, rico tem que pagar mesmo, publica é pra pobre.
Imagem
- PAPA BLESS.
Spoiler:
18.6.2015

terroso
Contato:

Mensagem por terroso » 05 Jul 2017 17:46

Sou contra cotas.
SR.SATÃ escreveu:
04 Jul 2017 23:03
Quem não curte o Estado que vá estudar em faculdades privadas.
Já está sendo paga com o meu dinheiro, mesmo eu não tendo estudado numa universidade publica.

Crono_M
Contato:

Mensagem por Crono_M » 05 Jul 2017 18:23

Cotas é a típica solução de esquerdista, não resolve nada e apenas promove a discórdia e o sentimento de injustiça...
Generaliza e divide para criar castas de beneficiados, mérito, esforço e honra são palavras inexistentes no dicionário dos justiceiros sociais.
_____________________________________________________________________________________________
Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.
Albert Einstein

Once a man has seen society's black underbelly, he can never turn his back on it. Never pretend, like you do, that it doesn't exist.
Rorschach.

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 05 Jul 2017 18:53

kyo_spirit escreveu:
05 Jul 2017 13:59
Pra pessoas com a linha de raciocínio do Snickt o ideal é transformar a USP em uma universidade com ensino bosta, padrão baixíssimo e dar "o direito de todos poderem ingressar lá". Pq é pra isso que caminha a USp
Não sei nem seu comentário merece uma resposta... mas vamos lá:

De onde vc tirou isso? Pra vc ser pobre é igual a ser burro???

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 05 Jul 2017 19:29

Iron Man escreveu:
05 Jul 2017 13:47
Seu primeiro post foi irônico e desmerecia completamente os "filhinhos de papai", independente de tudo. E o texto tema do tópico fala de cota social, mas milita fortemente favorável às cotas raciais, o que sou completamente contra. Julguei que vc estivesse completamente de acordo com o texto. Se vc é contrário às cotas raciais, desconsidere.

Quanto à este post seu, concordo quase que totalmente, mas a solução definitiva não acho que está em priorizar um em detrimento do outro, afinal, todos são pagadores de impostos.

Acho a sugestão do KYO aí bem viável. somente ensino superior privado. Baixa renda comprovada ganha subsídios escalonados. Com certeza diminuiria consideravelmente os gastos dos governos estaduais e federais.
Eh bichão, meu primeiro post foi bem jocoso mesmo... nada contra os "filhinhos de papai", aquilo foi mais pra dar uma futucada em alguns imbecis elitistas que na verdade sabem que são uns merdas, tem medo de perder seu "status quo" e acabam sendo contrários a qualquer medida que possa facilitar a ascensão social dos menos favorecidos.

Esses se fecham em seu "castelinho" e adoram encher a boca pra fazer discurso de mérito, justiça, esforço, etc, pra justificar sua opinião, como se fossem verdadeiros super-heróis e tivessem conquistado tudo sozinhos, sem ajuda de ninguém... e o pior eh ver que ainda tem "fudido" ou "ex-fudido", esse sim "super-herói" que conquistou tudo por si próprio, embarcar nessa falácia.

Posso te dizer que no nosso país sou também a favor de seguir o modelo norte-americano, com todas faculdades, até mesmo as públicas, sendo pagas e concedendo bolsas apenas para alunos carentes de recursos que se destaquem em alguma área: Intelectual, científica, esportiva ou artística.

Somos uma nação recheada de talentos desperdiçados nas mais variadas áreas por conta de falta de oportunidades e/ou falta de investimento correto dos recursos.

Responder