Iron Man escreveu: ↑05 Jul 2017 11:31
Acho que seria ilógico se o estado suprimisse os impostos dos ricos referentes ao ensino público e mesmo assim os ricos usufruíssem disso.
O fato é que os impostos são pagos e os ricos também têm este direito
constitucional.
Concordo que ninguém paga pra desonerar, mas quando a pessoa tem condição de pagar saúde e educação, e tentar salvar o único serviço que o estado presta de forma razoável, vc acha que ele não tem este direito? Tem menos direito?
Sobre o sublinhado, não sei se vc leu, mas
sou favorável às cotas sociais até que se resolva o problema do ensino público fundamental e médio ridículo. Não sei onde vc viu que quero distorcer algo pra justificar meu raciocínio.
Cara, eu acho que uma das principais funções do Estado é garantir condições justas para toda a sociedade. Todo cidadão tem que ter direito a saúde, educação, segurança, etc, independente de sua classe social.
Diante disso, acho que nada mais justo que garantir que pessoas que não tem como arcar com os custos do ensino por seus próprios meios tenham prioridade na hora de acessar esse serviço público. Afinal, o sujeito que tem grana se não entra numa pública vai poder pagar por sua faculdade, já o que não tem grana se não entra na pública fica praticamente condenado a não cursar o ensino superior.
Seria maravilhoso se o Brasil fosse um país aonde todos, ricos, remediados e pobres, tivessem acesso a serviços públicos de qualidade, que em nosso país todo o montante arrecadado com impostos fosse investido de fato em prol do povo atendendo a todo mundo. Mas não é isso o que acontece... e dae vou priorizar quem? Vou dar a mão primeiro pra quem tá enterrado na merda até a cintura ou ao sujeito que já tá quase se afogando nela?
"Ah, mas cade a meritocracia? O pobre que quer ascender socialmente tem que correr atrás!"
Cade a meritocracia do cara que nasceu numa família com renda maior e por isso teve melhores condições de estudar? Pq papai/mamãe/vovô/vovó dele fizeram por onde ter destaque financeiro o descendente tem mais méritos???
Meritocracia existe quando dois caras correm de Fusca e um vence, não quando o vencedor está de Ferrari correndo contra alguém de Fusca.
Caramba gente, acorda! A vida e o acesso aos meios de ascensão social são muito mais cruéis com os pobres do que para os mais abastados, isso é fato. Querer negar isso é fechar os olhos pra realidade... Não é dar esmola, pregar vitimismo ou querer política pública demagoga/maternalista, é tentar corrigir as distorções da sociedade e garantir condições iguais, ou o mais próximo disso, pra todo mundo. A sociedade como um todo melhora com isso!
Sou a favor que continue havendo um processo seletivo nas universidades, para que a meritocracia prevaleça sempre, mas que as vagas da pública sejam priorizadas pra quem não tem como arcar com o custo do ensino superior.
Isonomia eh aplicar as mesmas regras para pessoas na mesma situação, não aplicar as mesmas regras pra pessoas em situação diferente, pois ae vira outra coisa.
P.S.: Desculpa se entendi errado a sua colocação, mas como vc quotou o meu post e de alguma forma apresentou argumentos contrários ao que disse, achei que vc estava discordando diametralmente de mim.