O nome de Holly Holm está gravado na história das artes marciais mistas ao ser a primeira a vencer Ronda Rousey, em novembro de 2015, destronando a então invicta campeã do peso-galo. E, para confirmar a vocação de pioneira, a americana - que viria a perder o posto no duelo seguinte - pode se tornar, neste sábado, no UFC 208, a primeira dona do cinturão do peso-pena feminino, caso bata Germaine de Randamie, no confronto inaugural da divisão.
- É incrível, sempre quero fazer algo que nunca foi feito antes, isso me dá motivação extra. E isso é algo que é novo, tem várias coisas inéditas aqui. É a primeira luta da divisão peso-pena, é a primeira vez que uma mulher pode lutar por mais de um título em categorias diferentes, e estar aqui em Brooklyn é incrível, é a primeira vez que fazem lutas aqui - declarou ao Combate.com.

Se por um lado, a possibilidade de escrever um novo capítulo de sua história atrai Holm, por outro há uma pressão pela conquista - e para encerrar a sequência de duas derrotas. Ela, no entanto, transforma o cenário a seu favor.
- Estou usando como motivação positiva. Pressão é bom, se não sinto que quero me sair bem, significa que não me importo muito, então provavelmente deveria me aposentar. Eu me importo, fico muito nervosa, há muito em jogo, há muito que preciso provar, e isso me faz querer me sair bem. Se você se sai bem, há muito mais expectativa sobre você também. Muitas pessoas dizem que têm medo de fracassar, e eu odeio fracassar, mas há muita gente que teme o sucesso, porque se espera mais delas, mas prefiro o sucesso ao fracasso. Estou aqui pela vitória.
Confira abaixo a entrevista completa:
O que esperar de Holly no sábado
Uma Holly Holm melhorada, é isso que quero fazer. Quero mostrar uma Holly melhor e me apresentar bem
Corte de peso mais fácil
É muito mais fácil, é a forma mais simples de dizer. É mais fácil, mas posso bater o peso-galo também. Só é uma dificuldade maior, mas ainda assim, nunca falhei em bater o peso.
Reconquista do título do peso-galo na sequência
Neste momento, meu foco é apenas nesta luta, mas veremos o que acontece. Num mundo perfeito, adoraria ter ambos os cinturões ao mesmo tempo, seria incrível, mas isso ainda é olhar muito na frente agora.
Expectativa por luta em pé
Essa é uma das coisas mais legais, muitas pessoas estão curiosas pela luta porque somos ambas lutadoras em pé, temos essa origem, mas ela treina para ser uma artista marcial mista, treina em todos os aspectos do jogo, como eu, então acho que quero ver como a luta se desenrola, não quero ficar muito presa pensando numa coisa e não estar pronta para o resto. Estou pronta para tudo.
Pressão pela má fase
Nunca estive nessa posição antes, de vir de duas derrotas seguidas. Eu coloco muita pressão sobre mim mesma, então quero aprender com meus erros, sejam técnicos, emocionais, físicos, não importa. Acho que aprendi muito com isso e quero garantir que farei tudo direito.
Negociações para receber a disputa de título
Antes de abrirem essa divisão, eles vieram para mim, tinham duas outras possíveis adversárias no galo, e isso acabou não rolando. Tivemos uma reunião, e eles disseram que estavam pensando em fazer uma luta em peso-casado com a Cyborg. Eu disse, "Vamos ver o que ela diz, eu estou aberta a isso". Ela disse que não estava pronta para lutar ainda, especialmente no peso-casado. Aí eu deveria enfrentar Cat Zingano no peso-galo em Denver, há duas semanas, mas isso não rolou, eles me ligaram e disseram que tinham essa luta nos penas com Germaine. Não sei que ligações ela (Cyborg) teve no meio disso, só sei o que aconteceu do meu lado.
Cyborg nesta divisão
Acho que ela precisa cortar muito peso de qualquer forma, seja para peso-casado ou pena. Mesmo para bater o peso-casado era uma dificuldade para ela, e mesmo para os penas, eu sei que ela ainda corta muito peso. Ela é uma garota forte. Veremos o que acontece com a violação dela, não quero dar minha opinião enquanto não sabemos de nada. Só sei que tenho essa luta pela frente, e não olho muito para nada além disso.
Luta contra a Cyborg seria tão grande quanto a contra Ronda
É obviamente uma possibilidade, é o que muita gente está perguntando, mas muita coisa precisa acontecer. Ela precisa lidar com o que quer que esteja rolando lá, e, nesta luta aqui, depende de quem sair com o cinturão... Há muito para acontecer. Todo mundo quer saber da luta muito aguardada, mas há muito que precisa acontecer.
Retorno de Ronda
Não sei, acho que todo lutador quer voltar porque tem aquela paixão dentro dele, veremos o que acontece. Certamente acho que ela vai parar por um tempo, mas não me surpreenderia se ela voltasse mais tarde e dissesse: "Sabe, preciso me dar uma chance de tentar de novo".
FONTE; http://sportv.globo.com/site/combate/no ... rivel.html