Das 20 melhores rodovias do país, 19 são paulistas

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Mindingo
Contato:

Re: Das 20 melhores rodovias do país, 19 são paulistas

Mensagem por Mindingo » 04 Nov 2016 21:42

Tony Fla escreveu:Mindingo acho que o forista quis dizer que mesmo se preocupando muito, o preço continua abusivo.

Foi o que eu entendi.
Mas aí o colega poderia ser mais específico, falando por exemplo em qual rodovia ele acha o preço abusivo. Nosso trabalho não é nada fácil. Nós herdamos contratos cujos estudos são feitos pelo Ministério dos Transportes, e aí temos que nos virar nos 30 pra fazer a coisa acontecer, cheio de falhas e imposições que limitam nossas ações. Complicado...

marofa
Contato:

Mensagem por marofa » 05 Nov 2016 10:05

A Fernão dias se não me engano rola uma parceria publico-privado (ppp), que é diferente do que rola em sp, que é concessão

A propósito, Fernão dias com chuva é um perigo, joga a água pro centro da pista ao invés de jogar pra fora

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por renatomp » 05 Nov 2016 11:48

MAU escreveu:Pago IPVA e ainda pago pedágio, um dos dois estão me roubando.
tbm pago os dois e acho q estou sendo roubado dos dois lados.

ou é um ou é outro, os dois não dá. ainda assim, o preço precisa ser justo!
Imagem

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por renatomp » 05 Nov 2016 11:48

MAU escreveu:Pago IPVA e ainda pago pedágio, um dos dois estão me roubando.
tbm pago os dois e acho q estou sendo roubado dos dois lados.

Imagem

AEGIS
Contato:

Mensagem por AEGIS » 05 Nov 2016 14:17

Falo isso respeitosamente, mas a reportagem e inúmeros comentários do tópico, em minha opinião, novamente, humildemente, me parecem claramente a teoria "do pássaro enjaulado".

Talvez alguns foristas por não conhecerem outras realidades de estradas, tanto pedagiadas como NÃO pedagiadas, acham uma maravilha o que acontece no estado de SP. Mas quem já trafegou um pouco mais sabe que isso está bastante equivocado. É quase como ir naquele restaurante mais simples, de tiozão, por exemplo, onde tem uma garrafa de red label por R$ 400,00... no mercado está R$ 60,00.. algo assim. É bom, é ok.. mas tá pagando caro parceiro, MUITO caro, tá sendo explorado e batendo palma. Aqui no PR, para ir de cwb para o litoral, tu paga R$ 20,00 para andar uns 100km, ridículo.... por mais que a estrada seja RELATIVAMENTE OK não irei endossar isto.

Tem mta estrada bem mais top ou mesmo nível onde você paga R$ 4,00 para trafegar 250km, em ÓTIMAS condições. E tem MUITA estrada top onde não se paga nenhum tipo de tarifa, taxa, nada... e são top também.

Então não posso concordar que pagar 50 conto para trafegar uns 100km, sei lá, algo assim.... Não concordo.

Pedagiar é OK, é justo em muitos casos, mostrou eficiente, mas tem que cuidar bastante para quem tá batendo palma, ficar de olho bem aberto.
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

ZarakiAoshi
Contato:

Mensagem por ZarakiAoshi » 05 Nov 2016 14:22

thiagobjj escreveu:Eu moro em sp e trabalho em jundiaí. Não me recordo o valor exato, mas o pedágio é cerca de 8 reais pra vir e mais 8 pra voltar. 16 reais por dia, dá 352 reais por mes de pedágio se quiser vir trabalhar de carro. É foda.

A anhanguera eu nao gosto mto pq tem poucas faixas, a bandeirantes é massa p carai. Castelo branco também, tapetão.
fora a gasolina, melhor nem ter carro, se pa

ZarakiAoshi
Contato:

Mensagem por ZarakiAoshi » 05 Nov 2016 14:23

Engraçado ver post da galera de SP achando isso lindo, é massa ver prioridade:
fuder a gestão aquífera e desviar merenda é de boa, desde que as estradas estejam lindas. hail psdb

Blagoi Ivanoff
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 05 Nov 2016 19:45

R$ 25 na Imigrantes é barato, só tem honesto e gênio no Governo de SP.

Mindingo
Contato:

Mensagem por Mindingo » 06 Nov 2016 02:49

marofa escreveu:A Fernão dias se não me engano rola uma parceria publico-privado (ppp), que é diferente do que rola em sp, que é concessão

A propósito, Fernão dias com chuva é um perigo, joga a água pro centro da pista ao invés de jogar pra fora
Fernão Dias é uma concessão também, tal qual as concessões de São Paulo. A grande diferença é que nas concessões do Estado de São Paulo a regra para seleção é a menor tarifa E o pagamento de outorga. Mas há outros fatores que também contribuem para o pedágio mais caro.

Mindingo
Contato:

Mensagem por Mindingo » 06 Nov 2016 02:49

renatomp escreveu:tbm pago os dois e acho q estou sendo roubado dos dois lados.

Não é assim. Dá uma olhada nesse link:

http://www.stf.jus.br/arquivo/informati ... ivo750.htm

Mindingo
Contato:

Mensagem por Mindingo » 06 Nov 2016 02:54

AEGIS escreveu:
Talvez alguns foristas por não conhecerem outras realidades de estradas, tanto pedagiadas como NÃO pedagiadas, acham uma maravilha o que acontece no estado de SP. Mas quem já trafegou um pouco mais sabe que isso está bastante equivocado. É quase como ir naquele restaurante mais simples, de tiozão, por exemplo, onde tem uma garrafa de red label por R$ 400,00... no mercado está R$ 60,00.. algo assim. É bom, é ok.. mas tá pagando caro parceiro, MUITO caro, tá sendo explorado e batendo palma. Aqui no PR, para ir de cwb para o litoral, tu paga R$ 20,00 para andar uns 100km, ridículo.... por mais que a estrada seja RELATIVAMENTE OK não irei endossar isto.

Tem mta estrada bem mais top ou mesmo nível onde você paga R$ 4,00 para trafegar 250km, em ÓTIMAS condições. E tem MUITA estrada top onde não se paga nenhum tipo de tarifa, taxa, nada... e são top também.

Então não posso concordar que pagar 50 conto para trafegar uns 100km, sei lá, algo assim.... Não concordo.

Pedagiar é OK, é justo em muitos casos, mostrou eficiente, mas tem que cuidar bastante para quem tá batendo palma, ficar de olho bem aberto.
Claro que uma rodovia recém construída é tão boa como uma pedagiada. Não tem como ser muito diferente até por que todas elas são construídas ou recuperadas conforme uma única norma técnica. No entanto, o valor da tarifa de pedágio é baseada em uma relação simples: quantidade de investimentos necessários ao longo de todo o período de concessão x quantidade prevista de pessoas que pagarão pedágio.

Assim, exemplificando os extremos, em uma rodovia onde são necessários muitos investimentos e poucos veículos pagam pedágio, a conta é dividida por menos pessoas, e o pedágio será bem mais caro.

Raul Nutti
Contato:

Mensagem por Raul Nutti » 06 Nov 2016 10:06

Não sou de SP, quando li o título pensei: "A outra deve ser a 101..." e não deu outra, só que ela é pedagiada. A concessão é da Autopista Litoral Sul e o pedágio para carros é 2,50
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Mindingo
Contato:

Mensagem por Mindingo » 06 Nov 2016 13:46

Urso_Verde escreveu:Mas o Mindingo ok que vocês se viram nos 30 pra fazer o serviço.

Mas olha o caso da Regis já tem pedágio lá faz 20 anos e ainda não saiu a duplicação total da estrada no trecho da serra do cafezal!

A minha bronca e que fica claro que o governo abre as pernas para concessionárias fazer um puta caixa e depois do lucro absurdo eles começam a investir.
Não cara, a concessão da Autopista Régis Bittencourt começou em 2008. As obras da Serra do Cafezal estão finalmente sendo executadas. Já estive lá algumas vezes para fiscalizar a obra. Há um problema bastante sério em um túnel lá, que houve desmoronamento, inclusive.

Sobre abrir as pernas, o próprio TCU fez uma Auditoria Operacional em 2013 na Superintendência e concluiu que das sete principais causas no atraso de obras, cinco são atribuídas à Administração Pública, entre elas o licenciamento ambiental. Naquela época, duas variáveis eram de culpa da própria Agência. Uma delas era o atraso na análise de projetos. Na época tínhamos pouco mais que cinco técnicos analisando todos os projetos de todas as 13 concessões na época. Hoje temos uma gerência específica com cerca de 20 servidores. Longe do ideal mas muito melhor que antes. A outra era demora na aplicação de penalidades. Descentralizamos as análises em primeira e segunda instâncias o que trouxe alguma agilidade, mas ainda estou longe do ideal. Em 2013, quando entre na gerência de fiscalização, autuei mais de 2000 processos de multas em pouco menos de 4 meses após eu ter assumido a área.

Eu tenho que escolher o tempo todo entre processar multas e fiscalizar em campo. Não é uma posição fácil.

Pelo contrário, os principais investimentos ocorrem nos primeiros anos de concessão. Eles só ficam no azul, o que no fluxo de caixa chamamos de pay back, a partir do decimo terceiro, decimo quinto ano de concessão. Até lá eles operam no vermelho a base de financiamento com o BNDES em sua maioria.

JJR
Contato:

Mensagem por JJR » 06 Nov 2016 14:24

Roubo em pedagios acontecem no Paraná, onde tem trechos de 120km por R$ 25 em pista simples e com movimento forte de sacoleiros.

Prefiro mto mais rodovias pedagiadas, mas tem que ser preços justos como é em SC.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Mindingo
Contato:

Mensagem por Mindingo » 06 Nov 2016 19:12

JJR escreveu:Roubo em pedagios acontecem no Paraná, onde tem trechos de 120km por R$ 25 em pista simples e com movimento forte de sacoleiros.

Prefiro mto mais rodovias pedagiadas, mas tem que ser preços justos como é em SC.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Minha dor de cabeça ali é a construção do contorno de Florianópolis. Politicamente complicado pra caramba essa obra...

Responder