porteiro de condominio pode dirigir na garagem sem habililtaçao?
porteiro de condominio pode dirigir na garagem sem habililtaçao?
po galera ta rolando uma treta aqui
tem gente reclamando com o sindico pq ele deixa um porteiro manobrar os carros na garagem mas o porteiro nao tem habilitaçao
tem gente que fala que nao tem problema pq nao quer contratar outro porteiro pro horario
outros falam que se bater o seguro nao cobre.....
outros estao ameaçando ir a delegacia....
e eu?????
eu sou contra pq se o cara bater e o seguro nao cobrir, e a conta vai pro condominio
nesse caso é o condominio quem paga ou é o sindico????
o que podemos fazer nesse caso?
adianta denunciar no detran....delegacia????
entrar com uma açao judicial???é uma ilegalidade e ha um risco iminente de dano???
aproveitando o ensejo, aqui os porteiros fazem muita hora extra, acima do limite....parece que vao imlpantar ate o final do ano um sistema unico e integrado de arrecadaçao.....e que essas horas extras irregulares serão todas regularizadas, no caso teriamos que indenizar nao sei quantos anos de hora extra....
isso é verdade mesmo? vai ser aplicado aos condominios tb?
po o meu predio é foda, só tem idoso e maluco
fica até dificil o dialogo
pessoal prefere ficar na ilegalidade e arriscar dar merda do que gastar um pouco mais e regularizar tudo
tem gente reclamando com o sindico pq ele deixa um porteiro manobrar os carros na garagem mas o porteiro nao tem habilitaçao
tem gente que fala que nao tem problema pq nao quer contratar outro porteiro pro horario
e eu?????
eu sou contra pq se o cara bater e o seguro nao cobrir, e a conta vai pro condominio
adianta denunciar no detran....delegacia????
entrar com uma açao judicial???é uma ilegalidade e ha um risco iminente de dano???
aproveitando o ensejo, aqui os porteiros fazem muita hora extra, acima do limite....parece que vao imlpantar ate o final do ano um sistema unico e integrado de arrecadaçao.....e que essas horas extras irregulares serão todas regularizadas, no caso teriamos que indenizar nao sei quantos anos de hora extra....
isso é verdade mesmo? vai ser aplicado aos condominios tb?
po o meu predio é foda, só tem idoso e maluco
fica até dificil o dialogo
pessoal prefere ficar na ilegalidade e arriscar dar merda do que gastar um pouco mais e regularizar tudo
Re: porteiro de condominio pode dirigir na garagem sem habililtaçao?
Eu sei que o Detran não dá multa 
Somos uma geração sem peso nenhum na história.
imaginei que nao podiaSky escreveu:Não pode e se bater o segurado se fode
mas e aí?
o que podemos fazer?
eu acho que esse negocio de detran e delegacia nao resolve nada
pensei em entrar com uma açao judicial na vara civel, uma orbigação de fazer ou nao fazer contra o conominio para exigir que o sindico nao permita essa irregularidade
de repente pedir multa diaria para o descumprimento da medida judicial....
Sky escreveu:Não pode e se bater o segurado se fode
Como a seguradora vai saber que foi o porteiro que bateu o carro e não você?
Re: RE: Re: porteiro de condominio pode dirigir na garagem sem habililtaçao?
Não trabalho em seguradora, mas acredito que eles conheçam bem esses golpes, além do fato de ter câmeras no estacionamento e se o síndico negar a visualização do vídeo, eles vão desconfiar e colocar pra frente.Prime escreveu:
Como a seguradora vai saber que foi o porteiro que bateu o carro e não você?
Oremos por Bolsonaro
Salmos 109:8
Salmos 109:8
Re: RE: Re: porteiro de condominio pode dirigir na garagem sem habililtaçao?
Eu pensei nisso das câmeras , mas digamos que aconteceu o acidente em outro local sem câmeras , aí o cara que bateu liga e chama o dono do carro pro local pra dizer que quem bateu foi o dono do carrowinstrol escreveu:Não trabalho em seguradora, mas acredito que eles conheçam bem esses golpes, além do fato de ter câmeras no estacionamento e se o síndico negar a visualização do vídeo, eles vão desconfiar e colocar pra frente.
Se vc dá seu carro pra alguém sem habilitação pra dirigir, vc assume o risco.
Se vc não sabe q o cara é sem habilitação, vc não assume o risco.
Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
Perdendo horas de vida em Fóruns de MMA desde 2003
Campeão do BJJF Fantasy
1º Campeão do PVT Fantasy
http://ufconfantasy.forumeiros.com
Campeão do BJJF Fantasy
1º Campeão do PVT Fantasy
http://ufconfantasy.forumeiros.com
entao nesse caso cabe açao contra o condominio pq o sindico contratou um porteiro sem habilitação e deixou ele como encarregado de manobrar o carrozehmetal escreveu:Se vc dá seu carro pra alguém sem habilitação pra dirigir, vc assume o risco.
se eu proibir o cara de manobrar eu fico no prejuizo
Simples solução pro problema: não deixar a chave do carro em área compartilhada e deixar expressamente proibido que qualquer pessoa não habilitada não deverá sequer entrar no seu carro (de preferência por escrito). Entrega para a administração do condomínio e para a portaria como um todo (para que os demais também saibam). Se quiser, pode colocar um aviso no seu carro que só poderá dirigir quem você autorizar, afinal, você é o dono do veículo.Buda escreveu:po galera ta rolando uma treta aqui
e eu?????

se bater e o seguro nao cobrir pq quem bateu nao tem habilitação é culpa do CONDOMINIO e ele vai ter que arcar
pq o funcionário é dele
o ideal seria ter um porteiro c cnh e ganhar adicional para manobrista.. ou algo assim
mas entendo que a regra para dirigir nao se aplica dentro do condominio, então, em tese, nao precisaria de carteira..
pq o funcionário é dele
o ideal seria ter um porteiro c cnh e ganhar adicional para manobrista.. ou algo assim
mas entendo que a regra para dirigir nao se aplica dentro do condominio, então, em tese, nao precisaria de carteira..
- NoFunAtAll
- Site Admin

- Contato:
Pode sim, em qualquer propriedade particular tipo sítio ou fazenda. Mas sendo condomínio com circulação de pessoas, não pode.
Art. 1º. O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, aberta à circulação, rege-se por este Código.
§ 1º Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga.
Art. 2º. São vias terrestres urbanas e rurais as ruas, as avenidas, os logradouros, os caminhos, as passagens, as estradas e as rodovias, que terão seu uso regulamentado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre elas, de acordo com as peculiaridades locais e as circunstâncias especiais.
Parágrafo único. Para os efeitos deste Código, são consideradas vias terrestres as praias abertas à circulação pública e as vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas.
Art. 1º. O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, aberta à circulação, rege-se por este Código.
§ 1º Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga.
Art. 2º. São vias terrestres urbanas e rurais as ruas, as avenidas, os logradouros, os caminhos, as passagens, as estradas e as rodovias, que terão seu uso regulamentado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre elas, de acordo com as peculiaridades locais e as circunstâncias especiais.
Parágrafo único. Para os efeitos deste Código, são consideradas vias terrestres as praias abertas à circulação pública e as vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas.

salvo engano o artigo 932 do CC diz que o empregador é responsável pelos atos do funcionário
ou seja, se o condominio, por intermedio do sindico, deixa o cara manobrar mesmo sabendo q ele nao tem CNH, e algo acontecer, ELES DEVEM ARCAR COM O PREJUÍZO
art. 932. São também responsáveis pela reparação civil:
I - os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia;
II - o tutor e o curador, pelos pupilos e curatelados, que se acharem nas mesmas condições;
III - o empregador ou comitente, por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele;
e é caso de responsabilidade subjetiva, ou seja, PROVANDO que a porra da culpa foi do cara que manobra, o condominio tem que arcar
foda-se se tem seguro ou não. se o seguro nao pagar.. é problema do condominio
ou seja, se o condominio, por intermedio do sindico, deixa o cara manobrar mesmo sabendo q ele nao tem CNH, e algo acontecer, ELES DEVEM ARCAR COM O PREJUÍZO
art. 932. São também responsáveis pela reparação civil:
I - os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia;
II - o tutor e o curador, pelos pupilos e curatelados, que se acharem nas mesmas condições;
III - o empregador ou comitente, por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele;
e é caso de responsabilidade subjetiva, ou seja, PROVANDO que a porra da culpa foi do cara que manobra, o condominio tem que arcar
foda-se se tem seguro ou não. se o seguro nao pagar.. é problema do condominio
Entendo que:-
- o síndico comete o crime do art. 310 do ctb em continuidade delitiva
- o porteiro não comete o crime do 309 por não se tratar de via pública e não gerar perigo de dano ( eventualmente pode responder por lesão culposa do ctb)
- responsabilidade civil em caso de acidente é do condomínio
- depois de 2015 passou a ser possível aplicação de multa (infração administrativa) nestes casos
Daria a letra pro Síndico, tipo, bichão, se eu vir o cara dirigindo aqui dentro de novo vai todo mundo parar na delegacia e vc vai ter que explicar essa porra pro delegado.
- o síndico comete o crime do art. 310 do ctb em continuidade delitiva
- o porteiro não comete o crime do 309 por não se tratar de via pública e não gerar perigo de dano ( eventualmente pode responder por lesão culposa do ctb)
- responsabilidade civil em caso de acidente é do condomínio
- depois de 2015 passou a ser possível aplicação de multa (infração administrativa) nestes casos
Daria a letra pro Síndico, tipo, bichão, se eu vir o cara dirigindo aqui dentro de novo vai todo mundo parar na delegacia e vc vai ter que explicar essa porra pro delegado.
tenho uma opinião divergente dos doutores qdo se fala em "vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas."
garagem d prédio para mim, não é via interna pertencente aos condomínios.
isso é utilizado p tipo esses condominios de casas, etc
Eu acho que vc esta certo sim; teve uma alteração por causa do Estatuto do deficiente e a atuação dos agentes de transito era limitada. A lei fala algo disso sim.Biruta escreveu:tenho uma opinião divergente dos doutores qdo se fala em "vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas."
Eu moro num condominio de casa, pensei assim, mas o autor do tópico falou que é predio, eu errei.