Apresentador Goulart de Andrade morre aos 83 anos em São Paulo

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Blue Ocean
Contato:

Apresentador Goulart de Andrade morre aos 83 anos em São Paulo

Mensagem por Blue Ocean » 23 Ago 2016 20:09

Imagem

O apresentador e jornalista Goulart de Andrade morreu aos 83 anos nesta terça-feira (23), no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo. Goulart estava internado havia cerca de duas semanas, mas seu estado de saúde se agravou em decorrência de problemas no sistema cardiorrespiratório e ele não resistiu.

A pedido de Goulart, seu corpo será cremado. O velório será na Assembleia Legislativa de São Paulo, a partir das 14h30, no Espaço Cultural V Centenário.

Otávio Mesquita, que soube da morte do jornalista pela mulher dele, atribui a Goulart a sua principal inspiração. "Ele é o cara que inventou a madrugada. Quando eu resolvi ser jornalista, resolvi segui-lo e disse que um dia seria como ele. Ele falou, 'boa sorte, menino. Venha comigo'. Eu nunca mais me esqueci daquilo", afirmou Mesquita, emocionado, ao UOL.

De acordo com o apresentador do SBT, Goulart estava consciente da gravidade de seu quadro. "Desde ontem estava mal e tinha ciência de que estava partindo", disse.

Goulart iniciou a carreira na televisão no programa "Preto no Branco", na TV Rio, em 1958. Nos anos 70, trabalhou no "São Paulo Especial" e no "Globo Shell Especial", ambos apresentados pela TV Globo.

No início da década de 80 criou o programa "Plantão da Madrugada", na Globo, cujo mesmo formato foi apresentado por ele na Rede Bandeirantes com o nome de "Comando da Madrugada".

Atualmente, ele era contratado da TV Gazeta como apresentador do programa "Vem Comigo", no qual alunos da Fundação Cásper Líbero tinham a missão de repaginar temas de reportagens de seu acervo para a linguagem atual. As TVs Record e Record News lamentaram a morte de Goulart. Em nota enviada à imprensa, destacaram que ele era "um dos maiores jornalistas do país". No canal aberto, o apresentador comandou o "Repórter Record", entre 1998 e 2000. Na Record News, apresentou o "Programa Goulart de Andrade".

"Expressamos nossa solidariedade aos familiares e admiradores do trabalho deste profissional que fez parte da história da Rede Record e do jornalismo brasileiro", disse a emissora em comunicado.
Ele deixa a mulher, Margareth Bianchini, com quem viveu nos últimos 13 anos, três filhos, três netos e uma bisneta.

Imagem

"Vem comigo"
Luiz Felipe Goulart de Andrade nasceu no Rio de Janeiro em 3 de abril de 1933. Em 61 anos de carreira, entrevistou personalidades como Jânio Quadros, Chico Buarque de Holanda, Washington Olivetto, César Camargo Mariano e Mário Covas.

O jornalista, autor do bordão "vem comigo", criou sua marca registrada ao acaso, enquanto cobria um evento em uma boate. Ele falou "vem comigo" para seu inseparável cinegrafista de alcunha "Capeta", como forma de indicar um plano de sequência sem cortes por 20 minutos. "Depois na edição nós percebemos como o 'vem comigo' funcionava e mantivemos", disse Goulart no programa "Roda Viva", da TV Cultura, em 2014.

Seu estilo de narração gerou o "plano sequência", utilizado posteriormente pelo "Aqui Agora", no SBT, e pelos telejornais de hard news. Ele passou pelas principais emissoras do país, como TV Tupi, TV Excelsior, TV Globo, TV Gazeta, TV Record, TV Bandeirantes e SBT.

O acervo pessoal do apresentador está disponível na Sala Cinemateca, com mais de 12 mil horas de gravações do programa "Comando da Madrugada".

Colaboração Felipe Pinheiro

Goulard de Andrade foi um mito para tonyaninhos da década de 80.
No seu "Comando da Madrugada", sempre visitava alguma boate de strip (a mão chegava a tremer obviamente) e incluía matérias muito interessantes e inteligentes.
Pena não encontrar nada para compartilhar.
Na época, sem os recursos democráticos da internet, era um oásis para nossos olhos kkk
Deixa saudades
.
Enviado do meu teclado Patati Patatalk

Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer.

Steve Jabs
Contato:

Re: Apresentador Goulart de Andrade morre aos 83 anos em São Paulo

Mensagem por Steve Jabs » 23 Ago 2016 20:23

Que pena! Foi companheiro da insônia de muita gente quando não existia TV a cabo e fez matérias memoráveis.

Segue o Roda Viva gravado com ele em 2014:

phpBB [video]
"Seguindo no desafio de manter a mente quieta, a espinha ereta e a cabeça no lugar".

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 23 Ago 2016 20:27

Não lembrava quem era, mas quando disseram na tv o bordão dele lembrei na hora quando trabalhava no SBT.

Só para ver como ele foi marcante.

Descanse em paz!
Tapirus terrestris

Jimmy_AK
Contato:

Mensagem por Jimmy_AK » 23 Ago 2016 20:31

Lembro que ele sempre fazia matérias sobre as forças armadas em geral, no comando da madrugada.
Bateu a nostalgia.

RIP.
"Who dares Wins"
Special Air Service

shadowmoon
Contato:

Mensagem por shadowmoon » 24 Ago 2016 00:09

teve o lance tbm, que ele ia exibir a autopsia do pc farias na tv, e depois ia lançar em vhs

goulart de andrade com comando da madrugada era clássico

Punisher
Contato:

Mensagem por Punisher » 24 Ago 2016 01:58

Descanse em paz! Excelente jornalista!
Brasil não tem partido de direita, de esquerda, de nada, tem um bando de FDPs que se reúnem pra roubar!
"What We Do In Life Echoes In Eternity"
6-3-3

bigode69
Contato:

Mensagem por bigode69 » 24 Ago 2016 03:49

Me lembro de um programa que eu vi com esse cara que dei muita risada. Ele foi fazer uma reportagem numa ilha que tinha muita cobra e aranha, desses de biologia. Era infestado. O cara se fodeu o tempo todo. Caiu, se machucou, atolou o pé, foi picado por umas vespas, saiu injuriado. No final da matéria ele estava completamente DE CARA e dando graças a deus que tava indo embora da ilha.

Masteron
Contato:

Mensagem por Masteron » 24 Ago 2016 07:55

Quem tem mais de 38 anos lembra bem do Comando da Madrugada e da Sala Especial, dois imperdíveis da época pros Tonyanos.
No programa do Goulart teve uma época que no final dos programas passava um strip gravado no Kilt night club em sp . Lembro que quando assistia , no auge dos meus 13 anos e testosterona natural na casa dos 1k + , eu falava pra mim " juro que um dia vou conhecer esse local " , daí quando tinha 15 anos juntei uma graninha e na primeira oportunidade quando vim pra São Paulo , fiz o esquema e fui hehe ( só fui conhecer pq a $ nao dava pra mais nada, mas só de estar la dentro do castelinho ja foi a glória hehe)
RIP Mestre Goulart.
15-40 anos: vc treina p ganhar atenção e aceitação dos outros
Depois: vc treina p manter os músculos e sanidade que ainda não o deixaram

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 24 Ago 2016 08:25

Orra, o vem comigo foi marcante demais.

Essse maluco tinha 900 anos de profissão e sempre descolava matéria interessante e diferente pra apresentar. Uma lição pra esses programas tipo Profissão Repórter e A Liga que, com uns 5 anos no ar, já repetiram matéria uma pá de vezes
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Ricardo Valota
Contato:

Mensagem por Ricardo Valota » 24 Ago 2016 08:35

Entrei na PM de SP por causa de uma matéria q ele fez no Corpo de Bombeiros, trabalhei uns 4 anos no Regimento de Cavalaria , depois saí pra trabalhar no exterior , mas valeu muito a pena a experiência.
As matérias e a forma de fazer do Goulart eram fodas !
RIP

Krlos Eduardo
Contato:

Mensagem por Krlos Eduardo » 24 Ago 2016 08:43

esse era foda...

o tipo de pessoa com quem eu queria sentar junto, abrir uma cerveja, amendoim e ouvir suas histórias... devia ter muita coisa interessante pra contar... grande perda.

que descanse em paz mestre Goulart.

Enviado de meu RAZR HD usando Tapatalk
"Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science

Pegetto
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Pegetto » 24 Ago 2016 12:06

Excelente jornalista e os programas dele renderam ótimas matérias. Esses programas tipo "A Liga" praticamente devem esse formato jornalístico ao cara (aqui no Brasil, ao menos).

Os programas do Goulart de Andrade e do Miele eram as poucas fontes de mulher com peito de fora quando eu era criança. R.I.P.

Hehehe, essa música de abertura fez parte da minha infância:

phpBB [video]
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."

Vavaeru
Contato:

Mensagem por Vavaeru » 25 Ago 2016 10:19

Krlos Eduardo escreveu:esse era foda...

o tipo de pessoa com quem eu queria sentar junto, abrir uma cerveja, amendoim e ouvir suas histórias... devia ter muita coisa interessante pra contar... grande perda.

que descanse em paz mestre Goulart.

Enviado de meu RAZR HD usando Tapatalk
Tenho a mesma sensação... fiquei meio bad ao saber da morte dele :mf_depressed:
São tantas matérias marcantes... trocou ideia com as primas na Augusta, com os filhos de ricky na Galeria Alasca, sentou numa roda de moleques que fumavam crack, se vestiu de mulher pra acompanhar as musas de Tjeua numa noite de trabalho, passou uma noite no Carandiru... Esse tio merece total respeito ^:)^

Das muitas matérias fodásticas, uma que merece destaque é a do hospital psiquiátrico do Juqueri
Mano, é preciso ter estomago pra assistir aquele troço x_x

RIP grande Goulart :ymapplause:
Empenhar-se ativamente para alcançar determinado objetivo dá à vida significado e substância. Quem quiser vencer deve aprender a lutar, perseverar e sofrer! - Bruce Lee

fee
Contato:

Mensagem por fee » 25 Ago 2016 10:23

Grande figura do jornalismo, fez matérias fantásticas ... Fará muita falta
Imagem

terroso
Contato:

Mensagem por terroso » 25 Ago 2016 11:55

Assisti uma vez uma reportagem num Sushi Erótico.
Seria legal se uma emissora lançassem em DVD seus melhores trabalhos.

RIP

Responder