Quando sua Vida Virtual vira uma Dependência

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Contato:

Quando sua Vida Virtual vira uma Dependência

Mensagem por NoFunAtAll » 08 Ago 2014 15:49

Estava lendo alguns textos aqui, e me deparei com uma entrevista interessante com uma psiquiatra, na qual ela fala sobre a dependência de algumas pessoas com a "Vida Virtual", como redes sociais e fóruns de Internet. O link pra entrevista inteira é esse: http://sites.uai.com.br/app/noticia/enc ... iais.shtml

Como ela é meio longa, não vou postar toda, quem quiser entra e lê. Mas eu achei esse trecho bem interessante:

ENCONTRO – A senhora já percebe um aumento no número de casos de pessoas com problemas provenientes do uso excessivo das redes sociais?

GILDA PAOLIELLO – Essa situação vem crescendo atualmente tanto em quantidade como na gravidade dos sintomas. As pessoas procuram ajuda por estarem se sentindo deprimidas, mal-humoradas e angustiadas. Quando começam a falar sobre suas rotinas de vida, é possível detectar que elas de fato não têm uma vida real e estão se refugiando nesse tipo de recurso (redes sociais), com a ilusão de que as relações são mais possíveis, mais fáceis, mas de forma completamente alienada e compulsiva. Uma pesquisa conduzida recentemente pelo Ibope mostra que os brasileiros são os que ficam mais tempo conectados à internet – e que 10% desses usuários desenvolvem dependência. Essas pessoas não conseguem limitar o uso da internet, o que provoca os sintomas de mal-estar emocional descritos antes. O acesso irrestrito à internet pelo celular vem contribuindo muito para o crescimento desse abuso. A ilusão é ter o mundo ao alcance das mãos; a realidade é ser prisioneiro das redes virtuais.

É uma escapatória?

Sim. As pessoas têm dificuldades em suportar as angústias habituais do dia a dia e vão atrás de uma solução mágica. As redes sociais se apresentam como uma alternativa muito atraente, já que são capazes de disfarçar essas angústias e a solidão e dificuldades de relacionamentos tão comuns em nossos dias. Ali, nas redes, uma pessoa mantém contato com dezenas de outras. Mas, quando se percebe que essas relações são, em sua grande maioria, fictícias, apenas virtuais, essas pessoas caem em um grande vazio e a situação se inverte – isto é, o que seria uma solução torna-se uma armadilha.

Por que as pessoas se sentem tão atraídas por ferramentas como Facebook e Twitter?

Há vários pontos de estímulos, sem precedentes. Além de anular as distâncias, colocando-nos próximos de quem tem interesses comuns conosco, mas mora do outro lado do mundo, eu citaria três deles como os principais. O primeiro seria o anonimato. As pessoas conseguem se desinibir e falar muito mais de suas fantasias nesse ambiente e, com isso, criam verdadeiros personagens, refugiando-se neles. Outro ponto seria a não necessidade de uma confrontação visual e física, como ocorre nas relações reais. Isso possibilita que indivíduos mais frágeis e tímidos, ou seja, aqueles com mais dificuldade de relacionamento, efetivamente se relacionem. O terceiro ponto é que as redes sociais são muito democráticas. São horizontais, não têm uma hierarquia ou um líder, permitindo que todos sejam iguais. Em síntese, a grande atração, e ao mesmo tempo risco, é que a rede permite à pessoa substituir-se a si mesma, podendo exercer todas as suas fantasias, especialmente as sexuais, adotando outras identidades e criando realidades alternativas sem as barreiras do contato interpessoal direto, que pode ser ameaçador a essas pessoas.

(...)

Existe um perfil de quem desenvolve a fomofobia?

Trata-se de um problema que atinge uma quantidade razoável de pessoas, em geral, frágeis e insatisfeitas com a própria vida. Isso pode ser interpretado como se houvesse um vazio no mundo interno do indivíduo. A questão vem de dentro para fora. Enquanto alguns podem achar um privilégio estar em casa almoçando com a família em um momento íntimo e agradável, outros veem isso como uma limitação quando confrontado com situações mais sofisticadas vividas por seus amigos das redes sociais. Trata-se de uma insatisfação interna.

(...)

Esse processo de compulsão se assemelha ao que ocorre com as drogas ilícitas?

O mecanismo do vício é o mesmo e, nesse sentido, a pessoa está substituindo a droga pela compulsão pelas redes sociais. Há um perfil de pessoas mais susceptíveis, que têm tendência a desenvolver de forma mais acentuada esse processo. São aquelas que têm uma fragilidade psíquica, dificuldade de relacionamento, timidez muito grande e um tipo de estrutura que tem muita facilidade para dependências.

Achei bem interessante isso, nós que estamos em fóruns/redes muitas vezes detectamos esses sintomas em algumas pessoas, mesmo sem ter idéia de quem a pessoa é na vida real. Aquela necessidade de estar o tempo todo online, de expor a vida pessoal no fórum/rede social, mostrar que é feliz, que está solteiro, ou finalmente namorando.

Ficar radiante que recebeu sei lá quantas MPs, ou que foi quotado, que é um usuário conhecido, que tem mtos posts, etc.

Aí um fórum ou rede social já não é mais suficiente. Tem que ter facebook, twitter, Instagram, Snapchat, Tinder, Orkut, Whatsapp, etc.

Acho que é legal cada um fazer essa reflexão e ver se está usando a Internet de forma saudável, ou se está usando a Vida Virtual para projetar as frustrações que tem na vida real. Será que vc não está em um ambiente pq lá vc é popular, tem gente interessada em vc, pq sempre te faltou isso na vida real?

Será que sua vida virtual já não tomou uma importância desproporcional na sua vida?

Será que não é hora de você parar de fugir dos seus problemas na vida real?

Imagem
Imagem

bison
Admin
Admin
Contato:

Re: Quando sua Vida Virtual vira uma Dependência

Mensagem por bison » 08 Ago 2014 18:23

Texto bastante interessante, eu tenho me policiado em relação zapzap porque deixando fico no grupo do off o dia inteiro.
NOVO FANTASY E COMANDADO POR GARCEZ - http://ufconfantasy.forumeiros.com/

Old Logan
Contato:

Mensagem por Old Logan » 08 Ago 2014 18:35

Coloca o nome do tópico "vida de quem não come ou dá pra ninguém"
"Christmas it's over, No more presents"
Lobov, Artem

Amartya
Contato:

Mensagem por Amartya » 08 Ago 2014 18:41

.
Editado pela última vez por Amartya em 19 Nov 2017 01:19, em um total de 1 vez.

NOGI
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NOGI » 08 Ago 2014 19:21

Não sei como alguém aguenta ficar sem fazer atividade física, passear, ir em festas......... e ficar o dia todo
no computador.Pelo menos podiam usar os fóruns pra acharem pessoas com gosto comum e saírem. Muito pouco provável que não encontrem se procurassem.Ou talvez elas realmente acreditam no que veem no Facebook, Instagram, onde um é mais foda que o outro.Todos são populares, felizes, bem sucedidos...e precisem mostrar aos outros que são iguais...
Imagem

NOGI
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NOGI » 08 Ago 2014 19:23

logan_rj escreveu:Coloca o nome do tópico "vida de quem não come ou dá pra ninguém"
Eu ja conheci um homem que tinha namorada mas decidiu acabar o namoro pra poder ficar usando a internet o dia todo....(não,ela não era feia). A internet era mais satisfatória que ter namorada.(PRA ELE)
Imagem

Old Logan
Contato:

Mensagem por Old Logan » 08 Ago 2014 19:24

high crotch escreveu: Eu ja conheci um homem que tinha namorada mas decidiu acabar o namoro pra poder ficar usando a internet o dia todo....(não,ela não era feia). A internet era mais satisfatória que ter namorada.(PRA ELE)
Ou teu conhecido é um viadao ou então ele precisa de ajuda de um psiquiatra
Lobov, Artem

NOGI
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NOGI » 08 Ago 2014 19:39

Ele trabalhava era uma pessoa normal,conversava com todos numa boa ,exceto por esse fato. Sei lá, gosto é gosto.......... acho que alguém só precisa de ajuda psiquiatra se não estiver mais trabalhado ou não se alimentando corretamente pra suprir o vício.Eu mesmo sou uma pessoa que gosta de muito de jogar, mas prefiro muito mais sair , fazer atividade física do que ficar o dia todo no computador.
Imagem

Old Logan
Contato:

Mensagem por Old Logan » 08 Ago 2014 20:50

high crotch escreveu:Ele trabalhava era uma pessoa normal,conversava com todos numa boa ,exceto por esse fato. Sei lá, gosto é gosto.......... acho que alguém só precisa de ajuda psiquiatra se não estiver mais trabalhado ou não se alimentando corretamente pra suprir o vício.Eu mesmo sou uma pessoa que gosta de muito de jogar, mas prefiro muito mais sair , fazer atividade física do que ficar o dia todo no computador.
ok, concordo com seu ponto de vista
Lobov, Artem

Galinoia
Contato:

Mensagem por Galinoia » 11 Ago 2014 10:03

Uso bastante, mas sei o limite também, principalmente quando tem alguém junto, e me irrito as vezes também quando to conversando e a pessoa fica nessa merda.

MaR que é bom pra descolar umas cocotas, isso é.
I'm just a kid o rapá!!!

NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF

Responder