Artista faz autorretratos nus em palcos da violência escravagista nos EUA

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Pegaso
Contato:

Artista faz autorretratos nus em palcos da violência escravagista nos EUA

Mensagem por Pegaso » 01 Jun 2016 02:37

Gorda e negra, a fotógrafa norte-americana Nona Faustine equilibra seu corpo nu em branquíssimos sapatos de salto alto para produzir autorretratos em locações nova-iorquinas que, há cerca de 200 anos, foram palco da violência escravagista.

"Por alguns instantes, eu me planto em uma cortina do tempo, destruindo dimensões, evocando a memória e o espírito daqueles que construíram a cidade de Nova York, chorando por eles e celebrando-os como seres humanos", diz Faustine, autora da série "White Shoes", em entrevista à Folha.

Pesquisando a região do Brooklyn, onde nasceu nos anos 1970 –ela prefere não dizer a idade–, e Nova York em geral, a artista revela locais em que as marcas da escravidão hoje passam despercebidas.

Um deles é Wall Street, centro do mercado financeiro. Ali funcionou, no período colonial, um mercado de escravos. Já os prédios da prefeitura e da Suprema Corte foram erguidos sobre o que foi um cemitério de escravos. "Para a construção dos edifícios, colocaram oito metros de terra sobre as tumbas, mas os corpos foram deixados no local."

Após participar de exibições coletivas no ano passado, as fortes imagens que produziu foram apresentadas no início de 2016, em Nova York, em sua primeira individual. "[As mostras] São uma chance de abrirmos portas para discutir os traumas e a injustiça da escravidão nos EUA."

Espécie de guerrilheira da arte, Faustine usa a irmã, Channon, para compor suas imagens. "Depois, entro no cenário, e ela bate as fotos sob minha direção", afirma a fotógrafa, que atualmente participa de uma exposição coletiva na galeria de arte do College of Staten Island.

Folha - O que é a série "White Shoes"?

Nona Faustine - São autorretratos nus em diversos locais que remetem para os 250 anos da história oculta da escravidão em Nova York, lugares desconhecidos ou esquecidos, enterrados sob o asfalto em que caminhamos todos os dias.

Vestindo apenas esses simbólicos scarpins brancos, eu documento locais em que a história se mostra de forma tangível. Conjunto memórias, atuando ao mesmo tempo em protesto contra a escravidão e em solidariedade a essas pessoas cujos nomes foram esquecidos e cuja contribuição até hoje não é reconhecida.

Por alguns instantes, eu me planto em uma cortina do tempo, destruindo dimensões, evocando a memória e o espírito daqueles que construíram a cidade de Nova York, chorando por eles e celebrando-os como seres humanos.

Por que ficar nua nas fotos?

A nudez fala sobre a história de opressão e racismo, sobre a forma como o corpo dos negros foi usado e explorado durante a escravidão. Fala sobre a história de mulheres negras expostas como figuras de circo, como Saartjie Baartman, mais conhecida como Venus Hottentot. Fala sobre a brutalidade contra a mulher negra, a opressão e a violência que ainda hoje existem no mundo inteiro.

Há muitas questões envolvendo o corpo feminino, negro e gordo, incluindo sua presença –ou falta de presença– na mídia e nas artes. A nudez é essencial para expor esses pontos.

Qual o significado dos sapatos brancos?

Eles representam o patriarcado branco do qual as pessoas de cor não conseguem escapar, o ideal de beleza ocidental ao qual as negras não podem aspirar. Basicamente, representam as relações entre europeus e africanos e a assimilação forçada.

Qual sua imagem predileta?

Cada uma é muito especial para mim. Wall Street era a que mais me assustava, antes de produzir as fotos. A cena é literalmente no meio da rua, não há como se esconder. Fiquei completamente exposta, totalmente vulnerável. Eu não sabia se conseguiria fazer as fotos sem ser presa ou atropelada.

Mas consegui: fiquei no ponto em que escravos eram leiloados há 250 anos, e tive um momento de reflexão profunda. Sentir o pulsar da cidade, enquanto os carros passavam por mim, de pé sobre um banquinho, foi uma experiência que nunca esquecerei.

Como as pessoas reagiram?

As pessoas geralmente davam uma olhadinha e seguiam em frente. Os nova-iorquinos não se surpreendem facilmente. Nós estamos acostumados com filmagens e shows televisivos nas ruas, mas somos curiosos. Em Wall Street, eu fiquei parada no meio do tráfego, com os carros passando ao meu lado. Nenhum motorista buzinou nem gritou comigo. Fiquei chocada

Spoiler:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Que trabalho lindo, ficou sensacional!!!

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/ ... -eua.shtml

thiagobjj
Contato:

Re: Artista faz autorretratos nus em palcos da violência escravagista nos EUA

Mensagem por thiagobjj » 01 Jun 2016 06:54

ban!
Imagem

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

cardonelli
Contato:

Mensagem por cardonelli » 01 Jun 2016 07:47

Puta que o pariu!!!!!!!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE" :2handed:

Boxing
Contato:

Mensagem por Boxing » 01 Jun 2016 08:16

Nossa, cliquei e descliquei em 1 segundo mas ja foi o suficiente pra ver uma busanfa horrível!

bison
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por bison » 01 Jun 2016 08:22

Pqp porque eu sempre clico nestas merdas feministas.

Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk
NOVO FANTASY E COMANDADO POR GARCEZ - http://ufconfantasy.forumeiros.com/

Vavaeru
Contato:

Mensagem por Vavaeru » 01 Jun 2016 08:27

Maraviwonderful!!!

Imagem
Empenhar-se ativamente para alcançar determinado objetivo dá à vida significado e substância. Quem quiser vencer deve aprender a lutar, perseverar e sofrer! - Bruce Lee

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 01 Jun 2016 09:10

bison escreveu:Pqp porque eu sempre clico nestas merdas feministas.

Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk
99% de ser alguma ogra frustrada, mas também acabo clicando mesmo assim...

sawadee-krap
Contato:

Mensagem por sawadee-krap » 01 Jun 2016 09:13

Boxing escreveu:Nossa, cliquei e descliquei em 1 segundo mas ja foi o suficiente pra ver uma busanfa horrível!
[2]

Como acabar com seu dia em 1 segundo news.

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 01 Jun 2016 09:17

Falando em escravidão, essa parada da Marie Delphine Lalaurie é verdade?

Sinistro d+, e ainda não completou nem dois séculos

H.R.

Mensagem por H.R. » 01 Jun 2016 10:05

Puta que pariu parece a bunda de um elefante da sumatra ta loucooooooooo

Uma merda dessa tinha que dar cadeia onde já se viu um negócio desse amostra no meio da cidade arhg

Chander
Contato:

Mensagem por Chander » 01 Jun 2016 15:10

Nem li o título inteiro e vim quente achando que eram mais fotos daquela gaúcha gostosa que faz uns autorretratos nua... acho que se chama Raquel.

Quando clico no spoiler... =((
[img]http://i.imgur.com/vbXdqhR.png[/img]

Blue Ocean
Contato:

Mensagem por Blue Ocean » 01 Jun 2016 18:43

Garfield escreveu:Eu gostei do ensaio, se fica meio mal porque o assunto é pesado, tipo uns 150 kgs.

kkkkkkkk

Tinha visto de relance no uol,
nem precisei passar pela surpresa de abrir o spoiler.

No mais, arte contemporânea virou palco de exibicionismo.

Tinha o maluco masoquista que pregava os testiculos na rua,
a peça macaquinhos onde um cutucava o cu do outro,
e por aí vai.

Vi q alguém colocou de proposito um óculos no chão de um museu, e um monte de gente ficava em volta "analisando" a arte.

VSF
Enviado do meu teclado Patati Patatalk

Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer.

Thiago RS
Contato:

Mensagem por Thiago RS » 01 Jun 2016 22:19

Essa artista conseguiu mostrar que existe sim coisa muito pior para a humanidade do que a escravidão.
(Pelo menos foi o que eu entendi dessa "obra de arte")

Responder