Filipe escreveu:
Eu nem estava me referindo ao caso do Shogun bicho, estava falando de um modo geral.
Um exemplo que aconteceu comigo ontem... Ontem eu estava tendo uma aula na faculdade sobre Foucault e a professora estava falando sobre micropoder e como com o passar do tempo certos dogmas vão caindo. E em certo momento a professora disse que antigamente, a mulher que n era mais virgem n tinha honra, e eu brincando comentei que hj em dia o ditado popular é que em passado de mulher n se mexe. Pra que bicho... fui crucificado, me chamaram de machista e o cacete a 4. É isso que eu estava me referindo.
E sobre as espécies bicho, n vejo o pq do espanto. Vc é biólogo certo? Então, se em um grupo de macacos, vc nunca vai ver uma situação diferente do que um macho comandando um grupo ou que em um grupo de hienas vc nunca vai ver uma situação diferente que uma fêmea sendo a alfa do grupo. N sei o pq na nossa espécie, n poderíamos ter essa pré disposição inconsciente de um macho ser o alfa.
Faz um tempo que eu li um artigo onde tinha uma teoria interessante... Nele se explicava o pq da mulher se preocupar muito mais com o status social do parceiro, enquanto o homem na sua grande maioria caga pra isso e visa mais a beleza da parceira. No artigo davam algumas explicações, mas uma delas era que a mulher antigamente, dependia do macho para prover comida pra ela enquanto ela estivesse grávida. Por isso o interesse em parceiros mais fortes, e hj em dia o poder aquisitivo é que faz esse papel.
Eu sei que somos mais do que simples animais, e como estudante de psicologia eu entendo que nós temos pulsão e desejos mais complexos, mas querendo ou n parte do nosso comportamento é algo mais primitivo.
Provavelmente de crucificaram desse jeito porque uma característica do machismo é reprimir moralmente a liberdade sexual feminina e incentivar a masculina. Então, quando você fala que a vida sexual pregressa de uma mulher, de alguma forma, é imoral, ruim, errada ou algo do tipo, certamente vão te chamar de machista.
Mas fazer disso um problemão é besteira.
É claro que o ser humano tem predisposições pra determinados comportamentos simples. O problema que o tamanho proporcional do nosso cérebro nos dá capacidade pra ir além desses comportamentos simples.
Organizações sociais patriarcais não são regra entre os primatas e a cultura tem um peso enorme entre essas espécies. Todos esses motivos que você deu são absolutamente culturais. Nenhum deles é inato. São complexos demais.
E outra, mesmo entre outras espécies, essas organizações são mutáveis. Não faz sentido manter uma organização social irracional como essa.
No mais, somos simples animais sim, cara.