Lojas Americanas é condenada por exigir antecedentes criminais

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Snickt
Contato:

Re: Lojas Americanas é condenada por exigir antecedentes criminais

Mensagem por Snickt » 10 Mai 2016 12:38

thiagobjj escreveu:É complicado pq entendo a posição do empregador, no entanto nem todo cara que tem antecendente criminal é necessáriamente um estuprador ou assassino. Se o cara não tiver uma recolocação e uma chance de levar uma vida correta, o que ele fará? Voltará ao crime, e quando cometer o crime falarão "ahh mas se ele estivesse trabalhando ao invés de roubar".

A verdade é que a maior parte da população gostaria que o problema simplesmente sumisse, ou que o brasil fosse um velho oeste onde o cara que comete um crime independente de qual deve ser enforcado.

Mas entendo o lado do empregador, eu não gostaria de ter um sujeito de alta periculosidade convivendo com meus funcionários.
Estuprador, pedófilo ou homicida (este último dependendo do caso) eh foda mesmo...

E sobre a parte do velho oeste, concordo contigo. Só faltou dizer que quando é parente ou amigo, o pessoal esquece disso e sempre que aliviar o lado do sujeito.

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 10 Mai 2016 13:29

Snickt escreveu:Estuprador, pedófilo ou homicida (este último dependendo do caso) eh foda mesmo...

E sobre a parte do velho oeste, concordo contigo. Só faltou dizer que quando é parente ou amigo, o pessoal esquece disso e sempre que aliviar o lado do sujeito.
Claro que vai aliviar. Ou você sabendo que o seu filho é ladrão vai querer que ele seja currado na prisão? Proteger os seus é da natureza humana, amigo. O que não pode é criminalizar quem se preocupa com quem tá entrando na própria empresa.

Ah, mas é escroto, injusto e os caralhos com quem cometeu crimes, coitados. Que fique o aviso pra quem tá naquela de se aventurar nessa vida. Se entrar, vai ser foda pra sair, amiguinho.

A vida tem que ser fácil e serena pra quem é gente de bem. Pra quem sempre respeitou as leis e cumpriu com seu papel de cidadão. Esses aí é quem devem ser priorizados. Se eu tivesse uma empresa, não pediria antecedentes criminais, mas faria questão de investigar o passado do fulano. Onde trabalhou, se mentiu no currículo, lugares que frequenta, etc, etc, etc. Os antecedentes seriam verificados como parte do processo, claro. E teriam prioridade aqueles que além de um bom CV, estivessem ao máximo em sintonia com os valores da instituição.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 10 Mai 2016 13:29

Snickt escreveu:Estuprador, pedófilo ou homicida (este último dependendo do caso) eh foda mesmo...

Sei lá, eu escrevi isso pq por exemplo, o cara pode ter antecedente como sei lá, crime no transito. Ai o cara vai procurar emprego de vendedor e nao pode pq ele se envolveu num lance desses a sei lá qto tempo atrás. Só resta pro cara roubar mesmo.
Imagem

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 10 Mai 2016 13:41

brunodsr escreveu:Claro que vai aliviar. Ou você sabendo que o seu filho é ladrão vai querer que ele seja currado na prisão? Proteger os seus é da natureza humana, amigo. O que não pode é criminalizar quem se preocupa com quem tá entrando na própria empresa.

Ah, mas é escroto, injusto e os caralhos com quem cometeu crimes, coitados. Que fique o aviso pra quem tá naquela de se aventurar nessa vida. Se entrar, vai ser foda pra sair, amiguinho.

A vida tem que ser fácil e serena pra quem é gente de bem. Pra quem sempre respeitou as leis e cumpriu com seu papel de cidadão. Esses aí é quem devem ser priorizados. Se eu tivesse uma empresa, não pediria antecedentes criminais, mas faria questão de investigar o passado do fulano. Onde trabalhou, se mentiu no currículo, lugares que frequenta, etc, etc, etc. Os antecedentes seriam verificados como parte do processo, claro. E teriam prioridade aqueles que além de um bom CV, estivessem ao máximo em sintonia com os valores da instituição.
Bruno, concordo que quem comete um crime tem q ser punido de maneira dura. Acredito que é mais do que legítimo exigir que nosso código penal seja revisto e que as penas aplicadas de maneira realmente justa, sem moleza.

Mas acho que não dar a oportunidade do sujeito se reabilitar, depois de cumprir uma pena justa, é praticamente condená-lo à morte ou a outras pessoas inocentes, já que provavelmente essa criatura vai reincidir na vida do crime.

Se for pra negar-lhes uma oportunidade de recomeçar a vida, dae tenho que concordar com o Bruno Lobo: Mata e doa os orgãos.

E outra, acho que a gente tem que querer pro próximo, aquilo que queremos para as pessoas que nos são caras. O nome disso é JUSTIÇA, querer tratamento diferenciado para si e os seus é egoísmo, o que inclusive é um dos principais motivos para o Brasil estar nessa merda que se encontra.

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 10 Mai 2016 13:52

Snickt escreveu:Bruno, concordo que quem comete um crime tem q ser punido de maneira dura. Acredito que é mais do que legítimo exigir que nosso código penal seja revisto e que as penas aplicadas de maneira realmente justa, sem moleza.

Mas acho que não dar a oportunidade do sujeito se reabilitar, depois de cumprir uma pena justa, é praticamente condená-lo à morte ou a outras pessoas inocentes, já que provavelmente essa criatura vai reincidir na vida do crime.

Se for pra negar-lhes uma oportunidade de recomeçar a vida, dae tenho que concordar com o Bruno Lobo: Mata e doa os orgãos.

E outra, acho que a gente tem que querer pro próximo, aquilo que queremos para as pessoas que nos são caras. O nome disso é JUSTIÇA, querer tratamento diferenciado para si e os seus é egoísmo, o que inclusive é um dos principais motivos para o Brasil estar nessa merda que se encontra.
No fim das contas, acho que você tem razão. :-?

De todo modo, acho difícil dar um tratamento igualitário a um candidato sem antecedentes e outro com a ficha suja. Por menos tendencioso que você tente ser, a menos que não conheça absolutamente nada da vida do candidato e ele omita isso na entrevista, será difícil optar por ele.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 10 Mai 2016 13:52

thiagobjj escreveu:Sei lá, eu escrevi isso pq por exemplo, o cara pode ter antecedente como sei lá, crime no transito. Ai o cara vai procurar emprego de vendedor e nao pode pq ele se envolveu num lance desses a sei lá qto tempo atrás. Só resta pro cara roubar mesmo.
Thiagão, não é nem q só reste a opção da vida do crime, mas é como negar ao sujeito os direitos que todo cidadão tem, sacou?

Ele pode até partir pra um emprego informal ou autonomo, mas a partir do momento em que o sujeito pagou pelo seu crime aos olhos da Justiça, ele deve ter todos os seus direitos de cidadão restituídos, inclusive o de ter um emprego formal. É isso que está na lei e que considero justo!

E o que quis alertar anteriormente foi sobre algo que vc citou: Existem crimes e crimes... todo mundo aqui tá sujeito a incorrer num deles futuramente, sem necessariamente ser um mal sujeito.

Acho que ninguém aqui está livre de um dia atropelar alguém sem intenção e matar (homicidio culposo), de enfiar as porradas num filhodaputa que esteja te desrespeitando (agressão tb é crime), de ficar desempregado e parar de pagar a pensao dos filhos (crime tb) ou até de em dado momento perder a cabeça e matar algum desgraçado que esteja ameaçando a si ou a sua família (homicídio doloso).

Tudo isso que citei são crimes e quem comete-los deve estar sujeito a pagar por isso. Mas caramba, será que o sujeito merece pagar o resto da vida por esse erro???

Enfim, essa é minha opinião... deixo que os demais analisem suas consciências e cheguem a conclusão do que é certo ou errado.

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 10 Mai 2016 14:08

brunodsr escreveu:No fim das contas, acho que você tem razão. :-?

De todo modo, acho difícil dar um tratamento igualitário a um candidato sem antecedentes e outro com a ficha suja. Por menos tendencioso que você tente ser, a menos que não conheça absolutamente nada da vida do candidato e ele omita isso na entrevista, será difícil optar por ele.
Pois eh, bichão! Nisso concordo contigo plenamente.

Como falei lá em cima, concordei com o Hall que é complicado deixar um homicida, pedófilo ou estuprador trabalhando perto de sua filha ou esposa... embora a gente incorra no egoísmo que citei, de querer o melhor pra si e que se foda os outros, acho muito simplista a solução de negar uma chance a criatura que errou, mesmo que seja um crime grave como esses.

Isso deveria ser um dos debates mais urgentes da nossa sociedade: O que fazer nesses casos? Pena de morte?? Prisão perpétua??? Tentar reintegrá-los antes de saírem da cadeia e ver se eles podem conviver em sociedade como sujeitos honestos e de boa índole????

Mas fazer o que se o nosso povo prefere discutir e se indignar somente contra o aumento de 20 centavos no ônibus, sobre o "golpe", os 7x1 da Alemanha, etc...

Não tenho resposta pronta pra isso, não sou o dono da verdade e muito menos o Rei que deseja impor suas vontades. Acredito e gosto da democracia, acho que a vontade da maioria deve prevalecer sempre.

Mas não posso concordar de maneira alguma que a melhor solução é deixá-los soltos pela rua sem a chance de ter um trabalho formal e digno! Isso, na minha humilde opinião, é burrice.

Foguinho
Contato:

Mensagem por Foguinho » 10 Mai 2016 14:44

Empresas grandes como a Americanas da vida, tem todo o recurso aos mais diversos testes psicológicos para avaliar traços destoantes de comportamento, como agressividade, alcoolismo, entre outros.

O que falta é bom senso. As empresas querem o melhor possível ao menor custo, ou seja, tu acha que a empresa vai gastar com vários testes psicológicos para avaliar comportamento sendo que basta verificar os antecedentes criminais do candidato?

Tu acha que a empresa vai analisar se o candidato tem 1 dívida porque se apertou, ou se tem 50 cheques sustados na rua por ser falcatrua na hora de contratar? Não, vai no cara que não tem dívidas.

Por isso digo, o que falta é vontade de fazer o certo, e não de fazer o mais fácil. Por este motivo sou a favor de punir mesmo as empresas que descriminam.
Imagem

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 10 Mai 2016 16:37

Foguinho escreveu:Empresas grandes como a Americanas da vida, tem todo o recurso aos mais diversos testes psicológicos para avaliar traços destoantes de comportamento, como agressividade, alcoolismo, entre outros.

O que falta é bom senso. As empresas querem o melhor possível ao menor custo, ou seja, tu acha que a empresa vai gastar com vários testes psicológicos para avaliar comportamento sendo que basta verificar os antecedentes criminais do candidato?

Tu acha que a empresa vai analisar se o candidato tem 1 dívida porque se apertou, ou se tem 50 cheques sustados na rua por ser falcatrua na hora de contratar? Não, vai no cara que não tem dívidas.

Por isso digo, o que falta é vontade de fazer o certo, e não de fazer o mais fácil. Por este motivo sou a favor de punir mesmo as empresas que descriminam.
meio desvirtuando, mas é impressionante como esses processos com psicólogos são mal feitos. Exatamente como o psicotécnico que fazemos pra tirar CNH, feito totalmente nas coxas!
Imagem

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

Murdanto
Contato:

Mensagem por Murdanto » 10 Mai 2016 22:52

Hans de Sulivan escreveu:Tem mais é que se fuder mesmo. Quem condena e executa pena é a justiça. Se o cara já pagou o qie devia fodase.

Pra mim a exceção seria o empregado doméstico, ou caseiro etc, que entra uma relação mais pessoal.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

kkk é muita contradição num pensamento...

Black Trunk
Contato:

Mensagem por Black Trunk » 11 Mai 2016 12:51

Se não me engano, quando a pena já cumprida não aparece nos antecedentes criminais. Acho que só aparece os crimes que a pessoa não cumpriu pena. Posso até estar enganado, mas acho que é assim.

No mais, como já foi falado lá em cima, independente do cargo a ser assumido pelo candidato à vaga, a empresa deve ter total liberdade de pedir sim os antecedentes e decidir se quer ou não contratar a pessoa. Vejo isso como uma inversão de valores, que está ficando cada vez mais costumeira aqui no Brasil.

gorba
Contato:

Mensagem por gorba » 11 Mai 2016 14:31

cunecao escreveu:Está enganado. O cara zera os antecedentes depois de cinco anos de cumprida a pena.
No atestado que algumas empresas pedem ao funcionário, isso é verdade. A questão é que hj vc pode fazer uma pesquisa no TJ e Imesp pelo site e pegar qualquer processo do cidadão, mesmo já "caducado". Uma vez eu peguei um processo trabalhista de um cara de 1991 (era 2009) e por causa disso meu superior eliminou o cara, mesmo ele tendo um bom CV.

Andrezao
Contato:

Mensagem por Andrezao » 11 Mai 2016 22:09

Hans de Sulivan escreveu:Tem mais é que se fuder mesmo. Quem condena e executa pena é a justiça. Se o cara já pagou o qie devia fodase.

Pra mim a exceção seria o empregado doméstico, ou caseiro etc, que entra uma relação mais pessoal.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Eu acho justo pedir. Imagina vc contrata um cara que matou 3 e ta respondendo homicídio em liberdade?
Imagem
Black Belt under Fabio Gurgel

Drew
Contato:

Mensagem por Drew » 11 Mai 2016 22:45

cunecao escreveu:Mas será que ocorre o mesmo com processo criminal? Não sei, não sou da área.

Acho que criminal não tem como ver rsrs

Mago
Contato:

Mensagem por Mago » 12 Mai 2016 15:08

linus_sp escreveu:Aqui na Austrália você não passa nem na porta de empresas médias ou grandes sem ficha limpa de antecedentes criminais. Para trabalhar em bancos você não pode nunca nem ter falido uma empresa. Eles levantam seus antecedentes criminais em todos os países onde você já morou
Mesma coisa no Canadá, e se você for trabalhar com crianças ou idosos ainda tem mais uma verificação.

E outra, aqui quem paga é o funcionario, 40 dólares do seu bolso.

Responder