Jackman escreveu:Acho o nosso sistema politico muito falho, presidencialismo de coalizão nao funciona quando um monte de sujeitos só defendem os próprios interesses e vivem se extorquindo.
Sobre votar só quem teria instrução, antes eu pensava que ajudaria mas vendo essa batalha de hoje coxinhas x mortadelas eu vejo que a escrotidão partidária atinge até gente muito instruída.
Parece que os limites da ignorância não são ligados a formação academia de alguém.
Limitar as pessoas a votarem não vai resolver, mas teria que primeiro começar a resolver esse sistema politico falido.
Concordo, já pensei que com a universalização da tecnologia, afinal hoje quase todo mundo tem um celular*, poderíamos reduzir a necessidade de deputados e vereadores, caso as pessoas pudessem votar diretamente nas leis. Não funcionaria 100%, reformas necessárias como a da previdência nunca seriam aprovadas, mas talvez fosse melhor do que temos hoje.
Ou talvez extinguir/"reduzir as funções" do cargo de presidente/governador/prefeito, passando o poder de sancionar ou não uma lei para esta votação eletrônica.
*Sairia muito mais barato subsidiar um celular básico com internet para quem não tem condição do que bancar 513 deputados com seus assessores, verbas de gabinete, cartão corporativo etc etc.