Faculdade de TI - Qual escolher?
Re: Faculdade de TI - Qual escolher?
Pedindo licença ao criador do tópico para já aproveitá-lo. Sempre vejo as pessoas dizendo que a faculdade não te prepara para a prática, queria então perguntar (especialmente para os programadores) que tipo de material ou curso usaram para aprender. Pelo que eu vejo a maioria é autodidata, mas eu tenho dúvidas de por onde começar, não quero nada entregue de mão beijada, apenas uma luz mesmo.
Por exemplo, tanto na certificação de SQL Server quanto na de Oracle eles exigem que você saiba a parte de modelagem de dados e a parte de query, não que você seja seja proibido de fazer o curso, mas eles não irão te ensinar essa parte e até concordo que não ensinem, pois o curso é pra você se especializar, senão o diploma de graduação não serviria pra nada e todo mundo faria cursos.Boxing escreveu:Como assim cara? "dependendo da certificação eles exigem que você tenha um certo conhecimento prévio"
Esse é exatamente o intuito de uma certificação, garantir que vc tenha o conhecimento daquele assunto, não é uma faculdade(independente de qual seja) que vai te preparar para uma certificação.
cara, eu não sou programador mas sei programar, eu sabia já a lógica de programação orientada a objetos quando fiz Linguagem de Programação I na faculdade, estudei sozinho pelo livro do Deitel (referência na área). Da pra aprender bastante mas claro que você também tem que pegar na prática no trabalho, mas isso é em qualquer área de TI, não só na área de programaçãoEutoqueto escreveu:Pedindo licença ao criador do tópico para já aproveitá-lo. Sempre vejo as pessoas dizendo que a faculdade não te prepara para a prática, queria então perguntar (especialmente para os programadores) que tipo de material ou curso usaram para aprender. Pelo que eu vejo a maioria é autodidata, mas eu tenho dúvidas de por onde começar, não quero nada entregue de mão beijada, apenas uma luz mesmo.
-
NoNickName85
- Contato:
Na dúvida faz Direito, bem melhor.
Nick no antigo PVT: Aniquilator
tem q separar as coisas.Eutoqueto escreveu:Pedindo licença ao criador do tópico para já aproveitá-lo. Sempre vejo as pessoas dizendo que a faculdade não te prepara para a prática, queria então perguntar (especialmente para os programadores) que tipo de material ou curso usaram para aprender. Pelo que eu vejo a maioria é autodidata, mas eu tenho dúvidas de por onde começar, não quero nada entregue de mão beijada, apenas uma luz mesmo.
Ter superior completo é nota de corte dos RHs, vc pode ser formado até nas faculdades flamingo.
Para aprender realmente coisas sobre a area, acho que os cursos técnicos sao bem melhores.
Fiz curso técnico no senac junto do colegial, sem comparação, meu curso na uninove foi um lixo comparado ao curso técnico do senac.

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"
[tweet][/tweet]
No caso de alguém que cursa outra área, mas quer aprender a programar(não pensando necessariamente em viver disso), vc teria algum conselho? Lembrando que sou leigo no assunto, tenho apenas o conhecimento minímo de pc, que qualquer um nascido nos anos 90 pra cima tem.thiagobjj escreveu:tem q separar as coisas.
Ter superior completo é nota de corte dos RHs, vc pode ser formado até nas faculdades flamingo.
Para aprender realmente coisas sobre a area, acho que os cursos técnicos sao bem melhores.
Fiz curso técnico no senac junto do colegial, sem comparação, meu curso na uninove foi um lixo comparado ao curso técnico do senac.
rapaziada, acho que vou pro senac mesmo... tem um amigo meu fazendo análise de sistemas lá e ele disse que tem um monte de parceria com empresas grandes, além que ao passar os semestres sem dp vc vai ganhando certificações. acho que é uma boa pra já ganhar uma certa experiência prática e fazer alguns contatos
valeu pela ajuda galera
valeu pela ajuda galera
verdade... to querendo fazer essa facul pra ter uma profissão e um plano b, caso a vida de atleta não dê certothiagobjj escreveu:TI é tipo prostituição. Vc quer fazer só pra levantar uma grana e depois sair fora.

Eutoqueto escreveu:[tweet][/tweet]
No caso de alguém que cursa outra área, mas quer aprender a programar(não pensando necessariamente em viver disso), vc teria algum conselho? Lembrando que sou leigo no assunto, tenho apenas o conhecimento minímo de pc, que qualquer um nascido nos anos 90 pra cima tem.
Nao sou de programação mano, ai nao sei te falar. Meu irmão é autodidata, mas nao sei como é a area de programação.
Se não é pra algo profissional acho q vc ocnsegue estudar por conta de boa. Procura um curso online de logica de programação e dps parte para alguma linguagem.

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"
Ai que esta, certificação não é um curso, é uma certificação de que vc sabe um x sobre determinado assunto pois vc passou em uma prova de nível difícil para aquele conteúdo que certifica o seu conhecimento.noclaf3 escreveu:Por exemplo, tanto na certificação de SQL Server quanto na de Oracle eles exigem que você saiba a parte de modelagem de dados e a parte de query, não que você seja seja proibido de fazer o curso, mas eles não irão te ensinar essa parte e até concordo que não ensinem, pois o curso é pra você se especializar, senão o diploma de graduação não serviria pra nada e todo mundo faria cursos.
Cursos exigem conhecimento prévio, certificação é só para provar que vc sabe sobre o assunto, vc vai la e faz... caso seja aprovado(que só vai acontecer caso vc domine o conteúdo) vc é certificado.
Eu sou programador, aprendi o básico na faculdade, muito básico sobre algumas linguagens e um pouco mais sobre Modelagem, estrutura de dados e logica de programação. Com certeza aprendi muito mais por conta do que na faculdade, mas foi la que tive o caminho inicial então realmente ajudou! Aconselho a acompanhar foruns e materiais já existentes específicos para a linguagem/tecnologia que vc queira aprender e o mais importante, praticar muito.
Coursera tem vários cursos legais.
Fiz um tecnólogo em uma das UNIs da vida, depois fiz uma pós na PUC e vou te dizer na real que não senti diferença em questão de ensino não. As mesmas reclamações que tinha em uma instituição eu tinha em outra. Ja ralei com uma equipe de desenvolvedores formados na PUC, UFMG, FUMEC e ganhávamos o mesmo salário, as mesmas dificuldades kkk. Enfim ja conheci engenheiro de software da TOTVS que não tinha terminado a graduação.
TI vai muito daquilo que vc sabe fazer. Um diploma é importante pq te abre portas, aumenta a sua lista de contatos(e isso é tão importante quanto conhecimento prático) , Esse mesmo engenheiro perdeu oportunidade de trabalhar no Canadá pq não tinha diploma superior. Então cai para dentro e estuda muito fora da facul.
TI vai muito daquilo que vc sabe fazer. Um diploma é importante pq te abre portas, aumenta a sua lista de contatos(e isso é tão importante quanto conhecimento prático) , Esse mesmo engenheiro perdeu oportunidade de trabalhar no Canadá pq não tinha diploma superior. Então cai para dentro e estuda muito fora da facul.
NENHUMA. Saia dessa área enquanto pode.
-
ZarakiAoshi
- Contato:
Faça tecnólogo em Sistemas mesmo. Recomendo a faculdade mais pra networking e uma base boa em algoritmo e algumas coisas, mas eu digo BASE. Bote na cabeça que você vai ter que ralar aquilo lá + muito por fora pra ser bom.
Veja bem, não subestime a faculdade, a base dela é importante sim.
Veja bem, não subestime a faculdade, a base dela é importante sim.
A mano sim, me expressei mal. Não to falando quando você faz a prova e passa na certificação, to falando quando você vai começa-la (o curso da certificação pra fazer a prova de certificação, as aulas). Por exemplo, nessa certificação que fiz tinha cara que não sabia nada, tinha uma parte lá que tinha que usar junção pra fazer não sei o que e tinha gente reclamando que não sabia fazer junção, reclamando com o professor e o professor falou que um dos pré requisito para fazer as aulas da certificação era saber fazer query. Já imaginou você entra numa certificação específica, tipo sei lá, aprender a fazer software pra mobile em java e nego querendo que o professor interrompa a matéria pra dar aula do básico? Algo que todo mundo ali já tinha que saber já que ali é algo específico pra você se aprofundar? Porq esse cara não fez, sei lá, algo que introduza ele no mundo da programação e a linguagem seja java? A própria certificação da microsoft tem um nível que se chama MIT que te introduz no mundo, daí pra cima eles pedem conhecimento prévioBoxing escreveu:Ai que esta, certificação não é um curso, é uma certificação de que vc sabe um x sobre determinado assunto pois vc passou em uma prova de nível difícil para aquele conteúdo que certifica o seu conhecimento.
Cursos exigem conhecimento prévio, certificação é só para provar que vc sabe sobre o assunto, vc vai la e faz... caso seja aprovado(que só vai acontecer caso vc domine o conteúdo) vc é certificado.
Eu sou programador, aprendi o básico na faculdade, muito básico sobre algumas linguagens e um pouco mais sobre Modelagem, estrutura de dados e logica de programação. Com certeza aprendi muito mais por conta do que na faculdade, mas foi la que tive o caminho inicial então realmente ajudou! Aconselho a acompanhar foruns e materiais já existentes específicos para a linguagem/tecnologia que vc queira aprender e o mais importante, praticar muito.
Coursera tem vários cursos legais.