[Faça você mesmo] Queijos
Re: [Faça você mesmo] Queijos
O cara do vídeo do queijo cottage é amigo meu dos tempos de faculdade. LoL
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin
Veja essa receitaE. Benes escreveu:Essa semana eu vi o programa da Bela Gil e ela ensinou como fazer queijo a base de castanha de caju. E o pior é que a receita era super simples e eu pensei em fazer em casa, ela utilizava a castanha de caju crua (que passaria algumas horas de molho na água) e uma água que ficava com um trigo integral por varias horas (que seria o ingrediente pra criar uns microorganismos necessários pro queijo, depois você descartaria o trigo).. Enfim, bastava misturar isso, um pouco de sal, quem quisesse poderia colocar salsa ou qualquer outro tempero da sua preferência... Mas você sabe dizer se isso fica mesmo com sabor de queijo ou continua parecendo uma pasta de castanha de caju?
Mas peraí!
Isso não é queijo!
É uma massa de castanha!
QUeijo é outra coisa!
Quem sou eu pra dizer, oq é e oq não é queijo?
É pela definição
Desejo que vc tejE fazendo o mesmo sucexo que ele. Viu os comentários do vídeo? As gurias todas querendo dar pra ele.brunodsr escreveu:O cara do vídeo do queijo cottage é amigo meu dos tempos de faculdade. LoL
O engraçado é que ele era gordão antes de virar marombeiro. Nem vi o vídeo agora. Esse vídeo deve ter uns três anos, por baixo.Sedução escreveu:Desejo que vc tejE fazendo o mesmo sucexo que ele. Viu os comentários do vídeo? As gurias todas querendo dar pra ele.
Têm altos outros que ele fez, na época. Se não me engano, o doido montou uma brigaderia. Apesar de ter ele nas minhas redes sociais, faz tempo que não conversamos.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
Mais 13L de leite trabalhados!
Resultrado: mais de 2kg de minas frescal e 1,9kg de Ricota!
O minas enformou mas ficou muito molenga. Não ficou com uma consistência legal
Pesquisando, encontrei q o problema foi na mexedura, q fiz por pouco tempo ou no processo de pasteurização. Aqui, não tenho utilizado o banho maria: tenho feito direto na panela ao fogo, oq pode desgraçar com o leite. Uma maneira q penso em corrigir isso é, repondo o calcio perdido com uma colher de sopa de iogurte ou cloreto de calcio. Se nõ encontrar o cloreto em farmacia de manipulação, vou tentar com iogurte mesmo.
Tenho tido alguns problemas com a coagulação. oq era pra ser em 40-50min, ta demorando 14h!
A ricota ficou sensacional!
Mal terminei de fazer, joguei num molho de tomate e atum, e banhei um macarrão! Do jeiro q gosto: banhado de molho! nadando! Tirei onda! A patroa ovulou! E gozemos juntos no final da noite
Com 1,5l de leite e 4l de soro, consegui fazer esse tanto todo!
No minas, usei 10l de leite
tá sendo uma experiencia muito foda fazer queijo! Nunca pensei q pudesse.... =D
E o melhor... ja tra rolando encomendas! heehehhe galera ja ta querendo pagar pela ricota e o minas frescal! Ja ja começo a ter lucros ;P
O minas enformou mas ficou muito molenga. Não ficou com uma consistência legal
Tenho tido alguns problemas com a coagulação. oq era pra ser em 40-50min, ta demorando 14h!
Mal terminei de fazer, joguei num molho de tomate e atum, e banhei um macarrão! Do jeiro q gosto: banhado de molho! nadando! Tirei onda! A patroa ovulou! E gozemos juntos no final da noite
E o melhor... ja tra rolando encomendas! heehehhe galera ja ta querendo pagar pela ricota e o minas frescal! Ja ja começo a ter lucros ;P
A coagulação acontece quando o leite chega no ponto isolelétrico (quando o produto chega a um pH entre 4 e 5) em temperatura ideal de 34ºC (é uma boa idéia usar um banho maria). Você tem como medir acidez com umas fitas de medição de pH usadas em laboratório, tem pra comprar em lojas especializadas e não são tão caras além de serem bem eficientes. Não sei exatamente se você tá usando só ácido ou algum tipo de coalhada, mas verifica o pH, pode ajudar.Sedução escreveu:Mais 13L de leite trabalhados!
O minas enformou mas ficou muito molenga. Não ficou com uma consistência legalPesquisando, encontrei q o problema foi na mexedura, q fiz por pouco tempo ou no processo de pasteurização. Aqui, não tenho utilizado o banho maria: tenho feito direto na panela ao fogo, oq pode desgraçar com o leite. Uma maneira q penso em corrigir isso é, repondo o calcio perdido com uma colher de sopa de iogurte ou cloreto de calcio. Se nõ encontrar o cloreto em farmacia de manipulação, vou tentar com iogurte mesmo.
Purra annie.... isso tá num nivel muito espacial pra mim ainda. Calma ai q eu sou de humanas. 
Não manjava desse lance do PH. Até então, eu creditava o poblema ao à temperatura altissima do fundo da panela, sempre muito acima do resto do leite, oq acaba por desnaturar as proteinas e quebrar a ligação com o calcio. O Calcio é elemento fundamerntal na coagulação, e como ele não tá a disposição depois de pasteurizado, o coalho nao tem força pra coalhar o leite. oq é um problema.... faz eu ter essa demora toda. O q era pra ser feito em 45 minutos, eu to fazendo em 14, 15h!!!!!!!
Olhando as apostilas de produção, vi que posso corrigir esse problema adicionando cloreto de calcio ou uma colher de iogurte natual. O Cloreto é baratissimo! menos de 8 reais o kg, oq dá pra mais de 300l de leite =D
O cloreto tb ajuda na formaçao de uma quantidade maior de "queijo", na sua cossistencia e na quantidade de calcio. Sá porra é vida!
Não manjava desse lance do PH. Até então, eu creditava o poblema ao à temperatura altissima do fundo da panela, sempre muito acima do resto do leite, oq acaba por desnaturar as proteinas e quebrar a ligação com o calcio. O Calcio é elemento fundamerntal na coagulação, e como ele não tá a disposição depois de pasteurizado, o coalho nao tem força pra coalhar o leite. oq é um problema.... faz eu ter essa demora toda. O q era pra ser feito em 45 minutos, eu to fazendo em 14, 15h!!!!!!!
Olhando as apostilas de produção, vi que posso corrigir esse problema adicionando cloreto de calcio ou uma colher de iogurte natual. O Cloreto é baratissimo! menos de 8 reais o kg, oq dá pra mais de 300l de leite =D
O cloreto tb ajuda na formaçao de uma quantidade maior de "queijo", na sua cossistencia e na quantidade de calcio. Sá porra é vida!
to doido pra fazer um maturado!
Cai nessa comigo, annie
Cai nessa comigo, annie
Vou conseguir uns L de leite na universidade e vou testar. Quero fazer sim, assim que eu tiver uma receita massa eu te passo. Aqui só tenho receita de queijo fresco.Sedução escreveu:to doido pra fazer um maturado!
Cai nessa comigo, annie
O bom de usar iogurte natural de supermercado pro queijo é que você pode fazer iogurte natural em casa com o leite também. Quem sabe bebida láctea? O soro é usado muito hoje em dia industrialmente pra fabricação da maioria dos iogurtes no mercado (é só dar uma olhada nos produtos que tem escrito "bebida láctea" ao invés de "iogurte"). Por isso os iogurtes ainda estão acessíveis $$, pois são feitos de soro e não do leite em si. O processo pra fabricar iogurte natural a partir do leite não é muito diferente do queijo e dá pra fazer em casa tranquilamente. E vai ser iogurte de verdade, e não bebida láctea. Compra umas geléias e mistura (pra quem não curte iogurte natural puro) pra dar uma incrementada, que fica uma maravilha.
Annie, se puder me responder, eu agradeço demais.Annie escreveu:Vou conseguir uns L de leite na universidade e vou testar. Quero fazer sim, assim que eu tiver uma receita massa eu te passo. Aqui só tenho receita de queijo fresco.
O bom de usar iogurte natural de supermercado pro queijo é que você pode fazer iogurte natural em casa com o leite também. Quem sabe bebida láctea? O soro é usado muito hoje em dia industrialmente pra fabricação da maioria dos iogurtes no mercado (é só dar uma olhada nos produtos que tem escrito "bebida láctea" ao invés de "iogurte"). Por isso os iogurtes ainda estão acessíveis $$, pois são feitos de soro e não do leite em si. O processo pra fabricar iogurte natural a partir do leite não é muito diferente do queijo e dá pra fazer em casa tranquilamente. E vai ser iogurte de verdade, e não bebida láctea. Compra umas geléias e mistura (pra quem não curte iogurte natural puro) pra dar uma incrementada, que fica uma maravilha.
Antigamente a gente fazia aqui em casa iogurte natural misturando um iogurte natural, de alguma marca boa, com o leite. Deixava um dia em temperatura ambiente, e virava iogurte. Hj em dia, quando eu faço isso, o resultado é um iogurte ruim com uma "baba". Sabe me dizer o pq disso?
Seria a qualidade ruim do leite, ou do iogurte? Ou o processo tá todo errado?
Beijo! ;*
Re:
Violence escreveu:Annie, se puder me responder, eu agradeço demais.
Antigamente a gente fazia aqui em casa iogurte natural misturando um iogurte natural, de alguma marca boa, com o leite. Deixava um dia em temperatura ambiente, e virava iogurte. Hj em dia, quando eu faço isso, o resultado é um iogurte ruim com uma "baba". Sabe me dizer o pq disso?
Seria a qualidade ruim do leite, ou do iogurte? Ou o processo tá todo errado?
Beijo! ;*
Pode ser as duas coisas, e outras mais.
Limpeza inadequada do material que você usou pra fazer o iogurte (recipiente, colher, etc). Melhor sempre usar recipientes de vidro e outros utensílios fervidos.
Temperatura também. A T ideal pra multiplicação de Bactérias lá lácticas é de 42ºC mais ou menos. Verifica se isso se manteve constante. Oscilação na T indica possível desenvolvimento de outras bactérias maléficas que podem interferir no processo.
Essa "baba" pode ser excesso de água no leite (indicação de adulteração). Estou supondo esse item, preciso pesquisar mais a respeito e volto pra confirmar. Você usava antes leite de vaca de fazenda, pasteurizado de marca ou UHT (o de caixinha)?
Acho difícil ser o iogurte. Esses processos são bem controlados e se você teve esse mesmo problema algumas vezes, não deve ser contaminação industrial.
Suponho também que hoje em dia os processos de iogurtes estão muito diferentes do que antigamente. Hoje a gente tem uma adição considerável de outros componentes (estabilizantes, etc). Não sei se interferem, chuto que não, mas vou pesquisar e te falo isso também.
Re: Re:
Antigamente quem fazia era minha mãe. Acho que a gente usava leite direto da fazenda. Aqui no interior de Minas ainda existe esses leiteiros que vem deixar leite de carroça. Esses leites de saquinho são melhores que os de caixinha?Annie escreveu:Pode ser as duas coisas, e outras mais.
Limpeza inadequada do material que você usou pra fazer o iogurte (recipiente, colher, etc). Melhor sempre usar recipientes de vidro e outros utensílios fervidos.
Temperatura também. A T ideal pra multiplicação de Bactérias lá lácticas é de 42ºC mais ou menos. Verifica se isso se manteve constante. Oscilação na T indica possível desenvolvimento de outras bactérias maléficas que podem interferir no processo.
Essa "baba" pode ser excesso de água no leite (indicação de adulteração). Estou supondo esse item, preciso pesquisar mais a respeito e volto pra confirmar. Você usava antes leite de vaca de fazenda, pasteurizado de marca ou UHT (o de caixinha)?
Acho difícil ser o iogurte. Esses processos são bem controlados e se você teve esse mesmo problema algumas vezes, não deve ser contaminação industrial.
Suponho também que hoje em dia os processos de iogurtes estão muito diferentes do que antigamente. Hoje a gente tem uma adição considerável de outros componentes (estabilizantes, etc). Não sei se interferem, chuto que não, mas vou pesquisar e te falo isso também.
Re: Re:
É que o processo dos leites UHT elimina as bactérias e outros nutrientes necessários pra produção do iogurte a partir do leite. O ideal é usar leite fresco de fazenda e pasteurizar em casa ou os leites de saquinho mesmo. O resultado pode ser melhor.Violence escreveu:Antigamente quem fazia era minha mãe. Acho que a gente usava leite direto da fazenda. Aqui no interior de Minas ainda existe esses leiteiros que vem deixar leite de carroça. Esses leites de saquinho são melhores que os de caixinha?