Alunas Fazem Movimento Contra Proibição de Shorts em Escola de Porto Alegre

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Smilodon
Contato:

Alunas Fazem Movimento Contra Proibição de Shorts em Escola de Porto Alegre

Mensagem por Smilodon » 26 Fev 2016 14:45

Imagem

Um grupo de meninas entre 13 e 17 anos resolveu ir de encontro ao regimento interno de uma das mais tradicionais escolas de Porto Alegre e decidir o que vestir. O movimento "Vai ter shortinho, sim", formado por alunas das últimas séries do ensino fundamental e do médio do Colégio Anchieta, lançou o abaixo-assinado com intuito de ter a liberdade de usar a vestimenta dentro das dependências da instituição.

"Nós não precisamos comprar uma roupa que o colégio acha que a gente deve usar. Achamos que cada um usa o que quiser. O colégio diz que short é roupa de praia. Mas os guris vão à aula com calção de surf e, isso sim, é roupa de praia. Se eles podem usar, nos também podemos", questiona a aluna do segundo ano do ensino médio Bianca Finamor, de 16 anos.

O Anchieta é rígido em relação às suas normas de vestuário. Não é permitido às meninas vestirem nada mais curto que uma bermuda. "A cobrança com as meninas mais velhas está menor este ano, mas com as mais novas não tem jeito", comenta Bianca. Segundo ela, as alunas flagradas vestindo shorts na escola, ou são mandadas para casa, ou seus pais são chamados à escola.

O movimento vem crescendo no Facebook. A página foi criada nessa terça-feira e já conta com mais de 2 mil curtidas, e a petição online, cerca de 7 mil assinaturas. São centenas de comentários, a maioria elogiosos à iniciativa.

"A minha mãe está apoiando e compartilhando com as amigas. E, para a minha surpresa, todos os nossos colegas estão do nosso lado. Hoje marcamos um ato e combinamos de irmos de shorts e camiseta preta. E os guris entraram no movimento. Estou chocada com a quantidade de apoiadores", destaca Bruna, embora reconheça a presença de críticos, especialmente pela internet.

Imagem

No recreio do turno da manhã, nesta quarta, foi lido um manifesto escrito pela aluna Giulia Morschbacher, 15 anos, do 2º ano do ensino médio. O texto diz: "Nós, alunas do ensino fundamental e médio do Colégio Anchieta de Porto Alegre, fazemos uma exigência urgente à direção. Exigimos que a instituição deixe no passado o machismo, a objetificação e sexualização dos corpos das alunas", inicia. E vai além: "Regras de vestuário reforçam a ideia de que meninas tem que 'se cobrir' porque garotos serão garotos; reforçam a ideia de que assediar é da natureza do homem e que é responsabilidade das mulheres evitar esse tipo de humilhação; reforçam a ideia de que as roupas de uma mulher definem seu respeito próprio e seu valor".

Questionada sobre como escreveu o manifesto, Giulia foi direta: "Eu escrevi em cerca de 30 minutos. Não foi difícil, porque eu tenho prática de escrever sobre esses temas. Escrevi sozinha e usei duas coisas como base: a vontade das gurias de mudar isso, como a organização do protesto, e o meu conhecimento sobre feminismo".

Do auge dos seus 16 anos, ela explica sua experiência: "Conheci o feminismo pela internet mesmo. Uma amiga compartilhou uma publicação de uma página feminista, eu curti, me interessei, e cada vez fui curtindo mais páginas, até que tomou conta do meu feed. Junto com isso, eu li vários artigos e teses sobre pautas feministas." Questionada se, em casa, tem alguma referência, afirma: "A minha mãe nunca foi muito ligada nisso, mas ela apoia o nosso movimento".

O Colégio Anchieta publicou uma nota sobre o caso: "A assessoria de comunicação esclarece que o Colégio Anchieta está acompanhando a reivindicação dos alunos de trazerem para discussão temas da atualidade presentes no contexto educativo e social. Por isso, reitera que está dialogando com a comunidade anchietana (alunos, pais, professores, funcionários) sobre as questões em pauta, de acordo com seus princípios e valores, bem como, seu modo de ser e proceder".

http://educacao.uol.com.br/noticias/201 ... alegre.htm

E aí, apoiadas?

TuPeT
Apoiador
Apoiador
Contato:

Re: Alunas Fazem Movimento Contra Proibição de Shorts em Escola de Porto Alegre

Mensagem por TuPeT » 26 Fev 2016 14:50

Velho, se elas lavassem os próprios shorts nada disso estaria acontecendo. É falta do que fazer.

Proibir shorts e roupas acima do joelho é machismo, objetificação e sexualização dos corpos femininos. PQP.
“Go then, there are other worlds than these.”

marofa
Contato:

Mensagem por marofa » 26 Fev 2016 15:04

Se eu estudasse la estaria apoiando tambem

cardonelli
Contato:

Mensagem por cardonelli » 26 Fev 2016 15:25

Se eu fosse pai de uma delas ficaria com vergonha de saber que minha filha ta brigando na escola por uma causa dessa...

Se bem que ja passou o tempo que escola era um lugar de ensino e de respeito.
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE" :2handed:

donluiz

Mensagem por donluiz » 26 Fev 2016 15:27

não tem o que discutir. não usou uniforme, não estuda, simples.
minha instituição, minhas regras.
Imagem
- PAPA BLESS.
Spoiler:
18.6.2015

Pegetto
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Pegetto » 26 Fev 2016 15:30

Falta do que fazer dá nisso.

Aliás, nunca existiu uma geração mais leite com pêra que a atual, e a coisa tende a piorar, infelizmente.
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."

Krlos Eduardo
Contato:

Mensagem por Krlos Eduardo » 26 Fev 2016 15:37

moda mimimi.

estudar que é bom garanto que a maioria nada, cobrar por melhores condições na educação nada...

negócio é ir pra escola sensualizar de shortinho...

podem me chingar mas colégio nessa porra tem que ser militar... olhem a de Manaus por exemplo...

país tá fudido mesmo...
"Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science

The Trooper
Contato:

Mensagem por The Trooper » 26 Fev 2016 15:38

"Nós não precisamos comprar uma roupa que o colégio acha que a gente deve usar. Achamos que cada um usa o que quiser."

O colégio é particular e estabelece as suas regras de conduta e vestimenta. Se está insatisfeita e quer usar a roupa que quiser, pede pros pais parar de pagar um dos colégios mais caros de Porto Alegre e fazer a matrícula em um Julinho da vida. Deve ser muito opressor mesmo não poder ir pra escola vestida como uma funkeira.

OBS: Só em comparação, esse é o trecho de apresentação visual feminina do Colégio Militar de Porto Alegre:
Spoiler:
Imagem

- Cabelo feminino:
(a) usando os uniformes 1º A CM, 2º A CM (gala) e 3º A CM (meia-gala)
- os cabelos curtos quando forem usados soltos, deverão ter o comprimento máximo até a altura da borda superior da gola do uniforme.
- os cabelos médios e longos serão usados presos em coque, com uso obrigatório de “redinha” na cor preta para cabelos escuros e na cor marrom para cabelos claros.
- não é permitido, com esses uniformes, o uso do cabelo preso em "rabo de cavalo" em nenhum momento, mesmo em sala de aula.
(b) usando o uniforme 3º B CM (cáqui – uso diário)
- os cabelos curtos quando forem usados soltos, deverão ter o comprimento máximo até a altura da borda superior da gola do uniforme.
- os cabelos médios e longos poderão ser usados presos em “rabo de cavalo” ou coque, sempre observando que os acessórios (elásticos, grampos e presilhas) devem ser na cor preta.
Observação: os cabelos não podem em qualquer hipótese atrapalhar a correta colocação da boina na cabeça, seja utilizando o coque, seja o “rabo de cavalo”.

- Peculiaridades da apresentação individual feminina:
(a) não é permitido o uso de piercing ou alargadores de orelha, mesmo que seja colocado esparadrapo ou outro tipo de material para encobrir.
(b) não é permitido o uso de óculos de lentes escuras, salvo com prescrição médica. Para óculos de grau recomenda-se o uso de armações de cores discretas.
(c) a franja poderá ser usada quando a aluna estiver sem a boina. Estando de boina, a franja deverá ser colocada dentro da mesma.
(d) os cabelos podem ser tingidos uniformemente, em tonalidades naturais, entretanto, é proibido o uso de mechas coloridas (o cabelo deve ter tom monocromático). Solicita-se cautela ao se tingir o cabelo de ruivo para não destoar do padrão natural.
(e) com a boina, as orelhas devem ficar à mostra.
(f) é permitido o uso de brincos, um em cada orelha, desde que pequenos e discretos, não podendo ter argolas ou pingentes, tampouco ultrapassar o lóbulo inferior da orelha (os brincos deverão estar presos no lóbulo de cada orelha).
(g) é permitido o uso de um anel discreto em apenas uma das mãos.
(h) não é permitido o uso de pulseira ou tornozeleira.
(i) é permitido o uso de corrente fina e discreta desde que fique escondida pelo uniforme.
(j) é permitido o uso de maquiagem, desde que moderada.
(k) é permitido o uso de batons ou gloss em tons discretos.
(l) as unhas podem ser tratadas e pintadas uniformemente apenas com esmalte incolor, nas cores branca e rosa claro. Não é permitido o uso de esmaltes de qualquer outra cor, assim como adesivos.
(m) os acessórios como brincos, anéis, pulseiras ou correntes deverão ser de metal nas cores prateadas ou douradas.
(n) é permitido o uso de relógio de pulso. Solicita-se o uso de cores discretas.
(o) está autorizado, em dias chuvosos, o uso de guarda-chuva na cor preta, é proibida a utilização de guarda-chuva de outras cores.
(p) a mochila (ou pasta ou maleta) e a bolsa porta-uniforme de Educação Física deverão ser na cor preta. É permitido o uso de fichário em qualquer cor, desde que sejam conduzidos no interior da mochila de cor preta; caso sejam conduzidos fora da mochila, deverão ser, obrigatoriamente, na
cor preta.
(q) as alunas dispensadas do uso do calçado, e com o atestado médico devidamente homologado pelo médico do CMPA, deverão utilizar o chinelo de borracha na cor preta.
OBS2: Se eu tivesse 16 anos e fosse aluno do Anchieta também daria a maior força para o protesto.

gnomo
Contato:

Mensagem por gnomo » 26 Fev 2016 15:47

Movimento organizado pelo PSOL.

Se não gosta das regras da escola, procura outra.

wild007
Contato:

Mensagem por wild007 » 26 Fev 2016 15:52

O problema hoje é não estamos acostumados com regras, o short um pouco acima do joelho é a regra da escola, porque senão daqui a pouco vão usar o short assim:
Imagem

Aí é sacanagem com a gente que já saiu da escola :-q
Imagem

RFAbdo
Contato:

Mensagem por RFAbdo » 26 Fev 2016 15:56

Na minha época de escola (20 anos atrás) era a mesma briga. Mas a escola era pequena e não existia rede social, então tudo se resolveu na conversa.

expo
Contato:

Mensagem por expo » 26 Fev 2016 16:10

Como bom Tonyano digo: APOIADO!!!! :-bd

Mas porra, que mundo chato que se transformou isso heim. Agora tudo é machismo, homofobia, feminazi e sei lá mais o que. Vápaputaquepariu!
[img]http://i.imgur.com/SX9sOx9.png[/img]

sid_
Contato:

Mensagem por sid_ » 26 Fev 2016 16:14

Vou dizer

Pourra 16 anos ? Mas já poderiam parir um bezerro, olha esse festival de coxas *-*

Se fosse só isso não vejo problema , mas olha só, o que está por trás FEMINISMO .

A escola permite jeans acima do joelho , calção de surf dos meninos passa do joelho; não podem então reclamar do 'calor' , elas querem mesmo é exibir essas belas coxonas , ou seja; elas mesmo querem se objetificar e você tem que tolerar isso , notem pelo cartaz que elas querem inclusive entrar peladas , mas obviamente sem ser julgadas pelos 'machistas' por isso.

Se vê claramente que o problema aí é em respeitar regras e normas , estão apenas se escondendo atrás de uma 'causa' para conseguir o que querem , e é exatamente isso que o feminismo ocidental nesse século faz

Mas há de se aplaudir que eles são muito bons em fazer lavagem cerebral em menininhas frágeis e inocentes.
Sem poder se defender , estão perdendo feio para o feminismo. Viram que a escola não teve nem o que fazer a não ser por o rabinho entre as pernas? A relativização da 'liberdade' fudeu com as normas deles

Quero ver quando elas forem crescidas, seus pais não pagarem mais escola ; e elas estiverem no mercado de trabalho , se vão arrumar pretexto pra não trabalhar em locais que não possam usar seus shortinhos.

Responder