O homem que morreu para salvar Gargarin - A trágica história de Vladimir Komarov

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Holden
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

O homem que morreu para salvar Gargarin - A trágica história de Vladimir Komarov

Mensagem por Holden » 15 Fev 2016 08:57

Esse texto já é meio velhinho mas só fui ver ha alguns dias atrás e resolvi traduzi-lo e postar aqui porque achei foda demais.
Há um astronauta no espaço, orbitando o globo, ele sabe que que jamais irá conseguir retornar à Terra; ele está no telefone com Alexei Kosygin - então um alto funcionário da União Soviética - que está chorando porque também sabe que o astronauta vai morrer.

Imagem
Os restos mortais de Vladimir Komarov em um caixão aberto

O veículo espacial é precariamente construido, o combustível está acabando; seus pára-quedas - embora ninguém sabe disso - não irão funcionar e o cosmonauta, Vladimir Komarov, está prestes a, literalmente, colidir com a Terra a toda velocidade, seu corpo será destruído com o impacto. Enquanto se dirige para o seu fim, americanos em um posto de escuta na Turquia o ouvem chorar de raiva, "amaldiçoando as pessoas que o haviam colocado dentro de uma nave espacial que deu errado."

Este momento extremamente íntimo da morte de um astronauta russo em 1967, aparece em um novo livro, Starman, de Jamie Doran e Piers Bizony, a ser publicado no próximo mês. Os autores baseiam sua narrativa principalmente nas revelações de um oficial da KGB, Venyamin Ivanovich Russayev, e do relatório anterior por Yaroslav Golovanov no Pravda. Esta versão - se é verdade - é mais do que chocante.

Imagem
Gagarin (esquerda) e Komarov caçando

Starman conta a história de uma amizade entre dois cosmonautas, Vladimir Kamarov e o herói soviético Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar para o espaço. Os dois homens eram próximos; eles conversaram, caçaram e beberam juntos.

Em 1967, os dois homens foram designados para a mesma missão de orbitar a Terra, e ambos sabiam a cápsula espacial não era segura para voar. Komarov disse a amigos que sabia que ele provavelmente iria morrer. Mas ele não quis voltar atrás, porque ele não queria que Gargarim morresse. Gagarin teria sido o seu substituto.

A história começa por volta de 1967, quando Leonid Brezhnev, líder da União Soviética, decidiu executar um espetacular encontro entre duas naves espaciais soviéticas.

O plano era lançar uma cápsula, a Soyuz 1, com Komarov dentro. No dia seguinte, um segundo veículo iria decolar, com dois cosmonautas adicionais; os dois veículos se encontrariam, docariam, Komarov iria rastejar de um veículo para o outro, trocando de lugar com um colega, e voltar para casa na segundo nave. Seria, Brezhnev esperava, um triunfo soviético na comemoração do 50º aniversário da revolução comunista. Brezhnev deixou muito claro que ele queria que isso acontecesse.

O problema era Gagarin. Já um herói Soviético, o primeiro homem a ir ao espaço, ele e alguns técnicos superiores haviam inspecionado a Soyuz 1 e tinham encontrado 203 problemas estruturais - problemas graves que fariam esta máquina perigosa para navegar no espaço. A missão, sugeriu Gagarin, deve ser adiada.

A questão era: quem diria a Brezhnev? Gagarin escreveu um memorando de 10 páginas e deu para seu melhor amigo na KGB, Venyamin Russayev, mas ninguém se atrevia enviá-lo até a cadeia de comando. Todo mundo que viu aquele memorando, incluindo Russayev, foi rebaixado, demitido ou enviado para uma "Sibéria diplomática". Com menos de um mês faltando para o lançamento, Komarov percebeu que o adiamento não era uma opção. Ele se reuniu com Russayev, o agente da KGB, agora rebaixado, e disse: "Eu não irei voltar dessa missão."

Russayev perguntou: Por que não recusar? Segundo os autores, Komarov respondeu: "Se eu não fizer essa vôo, eles vão enviar o piloto de reserva." Este seria Yuri Gagarin. Vladimir Komarov não poderia fazer isso ao seu amigo. "That's Yura", o livro cita-o dizendo: "e ele vai morrer em vez de mim. Nós temos que cuidar dele." Komarov, em seguida, caiu em prantos.

No dia do lançamento, 23 de abril de 1967, um jornalista russo, Yaroslav Golovanov, informou que Gagarin apareceu no local de lançamento e exigiu para ser colocado em um traje espacial, embora ninguém estava esperando que ele voar. Golovanov chamou este comportamento de "um capricho repentino", embora anos depois alguns cogitam que Gagarin estava tentando entrar a força no voo para salvar seu amigo. A Soyuz deixou a Terra com Komarov a bordo.

Uma vez que a Soyuz começou a orbitar a Terra, as falhas começaram. Antenas não abriram corretamente. O sistema de enrgia foi comprometido. A Navegação revelou-se difícil. O lançamento do dia seguinte teve que ser cancelado. E pior, as chances de Komarov para um retorno seguro à Terra estavam diminuindo rapidamente.

Durante todo o tempo, inteligência EUA estava ouvindo. A Agência de Segurança Nacional tinha uma instalação em uma base da Força Aérea perto de Istambul. Relatórios anteriores disseram que os ouvintes americanos sabiam que algo estava errado, mas não conseguiam distinguir as palavras. Sobre isso, um analista da NSA, identificado no livro como Perry Fellwock, descreve ter ouvindo Komarov dizer as autoridades de controle no terreno que ele sabia que estava prestes a morrer. Fellwock descreveu como premier soviético Alexei Kosygin teria o contatado em uma vedeoconferência para dizer que ele era um herói. A esposa de Komarov também estava na chamada para falar sobre o que dizer aos seus filhos. Kosygin estava chorando.

Quando a cápsula começou a descer e os pára-quedas falharan ao abrir, o livro descreve como a Inteligência Americana "captou gritos de raiva [de Komarov] quando ele mergulhou para a morte."

Alguns tradutores escutam ele dizer, "A temperatura está subindo na cápsula." Ele também usa a palavra "morto" - presumivelmente para descrever o que os engenheiros tinham feito com ele.

Americanos também morreram

Ambos os lados, na corrida de 1960 para o espaço, sabiam que essas missões eram perigosas. Nós às vezes esquecemos o quão perigosas. Em janeiro daquele mesmo ano de 1967, os americanos Gus Grissom, Ed White e Roger Chaffee morreram em um incêndio dentro de uma cápsula Apollo.

Imagem
A Casa Branca preparou esta carta no caso dos astronautas americanos não sobreviverem à missão Apollo 11.

Dois anos mais tarde, quando os americanos pousaram na Lua, a Casa Branca de Nixon tinha uma declaração "apenas para garantir", preparada pelo escritor de discursos William Safire, anunciando a morte de Neil Armstrong e Buzz Aldrin, se tivessem sido abandonados ou mortos. A morte não era inesperada.

Imagem
Valentina Komarov, a viúva do cosmonauta soviético Vladimir Komarov, beija uma fotografia de seu marido morto durante seu funeral oficial, realizada na Praça Vermelha de Moscou em 26 de Abril, de 1967.

Mas a morte de Vladimir Komarov parece ter sido quase roteirizada. Yuri Gagarin disse isso em uma entrevista que ele deu ao Pravda semanas após o acidente. Ele criticou duramente os funcionários que deixaram seu amigo partir.

Komarov foi homenageado com um funeral de estado. Apenas um osso do calcanhar lascado sobreviveu ao acidente. Três semanas depois, Yuri Gagarin foi ver seu amigo KGB. Ele queria falar sobre o que aconteceu. Como o livro descreve:

Gagarin se encontrou com Russayev em seu apartamento da família, mas recusou-se a falar em qualquer um dos quartos, porque ele estava preocupado com escutas. Os elevadores e áreas do lobby também não eram seguras, então, os dois homens caminhraram para cima e para baixo pelas escadarias do prédio.
O Gagarin, de 1967, era muito diferente do homem jovem e despreocupado de 1961. A morte de Komarov tinha colocado um enorme fardo de culpa sobre seus ombros. Em um ponto Gagarin disse: "Eu preciso ir ver o responsável [Brezhnev] pessoalmente." Ele estava profundamente deprimido por não ter sido sido capaz de persuadir Brezhnev a cancelar a partida de Komarov.
Pouco antes de Gagarin sair, a intensidade da sua raiva tornou-se óbvia. "Eu vou chegar até ele [Brezhnev] de alguma forma, e se eu algum dia descobrir que ele sabia sobre a situação e ainda assim deixou tudo acontecer, então eu sei exatamente o que eu vou fazer." Russayev continua, "Eu não sei exatamente o que Yuri tinha em mente. Talvez um bom soco na cara." Russayev advertiu Gagarin a ser cauteloso no que dizia a respeito de Brejnev. "Eu disse a ele, 'Fale-me primeiro antes de fazer qualquer coisa. Eu o adverti a ter muito cuidado."
Em seguida, os autores mencionam um boato, nunca provado (e na minha opinião, improvável), que um dia Gagarin teve um momento com Brezhnev e que ele teria jogado uma bebida no rosto de Brezhnev.

Eu espero que sim.

Yuri Gagarin morreu em um acidente de avião em 1968, um ano antes de os norte-americanos chegarem à Lua.

Texto original: http://www.npr.org/sections/krulwich/20 ... ng-in-rage
Editado pela última vez por Holden em 15 Fev 2016 10:35, em um total de 1 vez.
Imagem

"The fundamental cause of the trouble is that, in the modern world, the stupid are cocksure while the intelligent are full of doubt."

We're not here to take part, We're here to take over!

Vicente
Contato:

Re: O homem que morreu para salvar Gargarin - A trágica história de Vladimir Komarov

Mensagem por Vicente » 15 Fev 2016 10:30

Tinha lido sobre numa super interessante, o cara foi um herói.
Imagem

Blue Ocean
Contato:

Re: O homem que morreu para salvar Gargarin - A trágica história de Vladimir Komarov

Mensagem por Blue Ocean » 15 Fev 2016 10:47

O ego dos dirigentes de Estados já causou mais morte e sofrimento do que as guerras em si.
Enviado do meu teclado Patati Patatalk

Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer.

Boxing
Contato:

Mensagem por Boxing » 15 Fev 2016 10:51

Pqp, o cara foi foda msmo! mas que azar do amigo que foi salvo heim?? no fim das contas morreu pouco depois em uma queda de avião.

Blue Ocean
Contato:

Mensagem por Blue Ocean » 15 Fev 2016 11:19

Boxing escreveu:Pqp, o cara foi foda msmo! mas que azar do amigo que foi salvo heim?? no fim das contas morreu pouco depois em uma queda de avião.
Imagem

:fear:
Enviado do meu teclado Patati Patatalk

Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer.

Boxing
Contato:

Mensagem por Boxing » 15 Fev 2016 12:29

Blue Ocean escreveu:Imagem

:fear:

Hahahaha, mais ou menos isso!

Templo Jiu Jitsu
Contato:

Mensagem por Templo Jiu Jitsu » 15 Fev 2016 14:59

Sinistro!
Que história triste, homens morreram dos dois lados, mesmo sabendo dos riscos, pois seus governos faziam uma disputa de quem faria primeiro ou mais bonito que o outro. Imagina a angustia do cara nos dias precediam o lançamento da capsula, sabendo da situação dela? Imagina o cara dentro dela subindo pro espaço, a cada falha que a capsula apresentava? Imagina o retorno dele e o para quedas falhando?

Chaves Antifa
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Mensagem por Chaves Antifa » 15 Fev 2016 20:11

História muito boa, não conhecia, valeu pela tradução.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Holden
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Holden » 16 Fev 2016 07:45

Chaves 67 escreveu:História muito boa, não conhecia, valeu pela tradução.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Opa não tem de que, algumas partes da tradução ficaram meio capengas porque fiz com auxilio do translate do Google pra ganhar tempo e pode ter passado batido na revisão. Mas acho que da pra entender bem a idéia pelo menos. :punk:
Imagem

"The fundamental cause of the trouble is that, in the modern world, the stupid are cocksure while the intelligent are full of doubt."

We're not here to take part, We're here to take over!

brunolobo
Usuário
Usuário

Mensagem por brunolobo » 16 Fev 2016 23:58

Boxing escreveu:Pqp, o cara foi foda msmo! mas que azar do amigo que foi salvo heim?? no fim das contas morreu pouco depois em uma queda de avião.
azar? :rolleyes: :-J

Boxing
Contato:

Mensagem por Boxing » 17 Fev 2016 06:22

brunolobo escreveu:azar? :rolleyes: :-J
Achei q tinha ficado claro o sarcasmo quando falei que no fim das contas, morreu pouco depois em queda de avião.

Responder