Entrevista de emprego
Entrevista de emprego
Resolvi postar aqui para pegar dicas com a galera mais experiente, melhor que ir nos milhares links do google.
Vou ter uma entrevista para estágio no fim da semana e pra começar bem ainda vou ter que fazer uma apresentação em power point respondendo umas coisas sobre mim pqp.
Espero que o tópico sirva para futuras dúvidas também, se alguém puder ajudar tamos ae
A merda é que deve ter que apresentar pra geral né? até para os concorrentes... Psico tem que estar muito bom
Vou ter uma entrevista para estágio no fim da semana e pra começar bem ainda vou ter que fazer uma apresentação em power point respondendo umas coisas sobre mim pqp.
Espero que o tópico sirva para futuras dúvidas também, se alguém puder ajudar tamos ae
A merda é que deve ter que apresentar pra geral né? até para os concorrentes... Psico tem que estar muito bom
Re: Entrevista de emprego
Qual sua profissão? Hoje vejo que as
Seleções para emprego estão cada vez mais exigentes devido ao número de candidatos inapropriados que aparecem por uma determinada vaga.
Seleções para emprego estão cada vez mais exigentes devido ao número de candidatos inapropriados que aparecem por uma determinada vaga.
Melhor que uma apresentação no Power Point, faça igual o Barney:
engenharia hehe, é para bancomarcelow escreveu:Qual sua profissão? Hoje vejo que as
inapropriados? E imagino que deva ser reduzida a quantidade de pessoas, pois foi logo na semana de carnaval e deram uns 2 dias só...mas sei lá
genkidama
- JackmAtAll
- Admin

- Contato:
Pelo jeito vão fazer uma dinamica de grupo, umas das coisas que sempre tive ódio.
Tapirus terrestris
o maluco disse que era uma apresentação para cada umJackman escreveu:Pelo jeito vão fazer uma dinamica de grupo, umas das coisas que sempre tive ódio.
e ja to achando fdptagem
- MãoDeMacaco
- Aprendiz

- Contato:
Po mano, passei em uma entrevista de estágio esses dias atrás, era bem isso que você falou, apresentar um "Quem sou eu" para todos os candidatos + gestores + pessoal do RH em 4 minutos e mostrar uma foto que marcou sua vida, depois os selecionados foram pra entrevista individual, foi bem bacana, achei que não iria ficar com a vaga porque os outros candidatos eram melhores que eu e esse sentimento de derrota antecipada fez com que eu me soltasse durante a seleção, o que resultou na minha aprovação, lol. Todos os outros candidatos tinham experiência na área (TI), alguns tinha intercâmbio e outros estavam fazendo o segundo curso superior na área, eu fiz iniciação científica na faculdade, monitoria, fui finalista da maratona de programação BR e ano passado estava dando aula de lógica de programação para ensino médio/fundamental. Contei isso na apresentação e fui pra entrevista individual, fiz duas. Ao final de cada entrevista eu fiz perguntas aos gestores e achei as respostas interessantes:
1. O que chamou sua atenção em mim para me escolher pra entrevista individual ?
R: Minha postura, nem arrogante, nem cagando de medo.
2. Intercâmbio e experiência profissional são importantes para a vaga ?
R: Não, é uma vaga de estágio, isso não é fundamental.
3. O que acharam da apresentação ?
R: Nada, isso é coisa do RH, só quero saber em quais projetos você se envolveu.
Eram 4 vagas e fiquei com 2, pude escolher qual eu queria.
Umas dicas: vá de social, não treine no dia anterior (chegar com a cara fodida não ajuda muito kk), só fale o necessário sobre você, tenha postura e só conte coisas politicamente corretas que você faz, eu nem mencionei luta/academia.
P.s: Inglês é fundamental, é o primeiro parâmetro de corte.
Boa sorte.
Umas dicas: vá de social, não treine no dia anterior (chegar com a cara fodida não ajuda muito kk), só fale o necessário sobre você, tenha postura e só conte coisas politicamente corretas que você faz, eu nem mencionei luta/academia.
Boa sorte.
Cara segue algumas dicas práticas de ppt que sempre uso (são básicas então não espere muito):
- Mantenha o padrão - isso vale para cor, fonte, fundo, etc, o melhor é saber configurar o slide mestre, porém caso não saiba, a observação dos slides já vale. Isso vale para as transições tb. Nada de diferente. Prefiro o padrão mesmo. Na d'úvida usa sempre fundo branco e letra preta mesmo, sem frescurinhas. Se puder compor com o logo do local onde vai apresentar ou algo contextualizado em todos os slides é bom tb.
- Mantenha o slide "clean". Nada de entupir de texto. O texto que você vai falar NUNCA deve estar totalmente descrito no slide. Pontue, de preferencia, somente os tópicos q pretende falar como um referência. Como é sobre você é mais fácil ainda, afinal ninguém te conhecer melhor que você mesmo, basta um pequena frase, uma palavra ou duas e você já sabe sobre o que queria falar. Letra grande, justamente porque não ter q escrever muito. NÃO LEIA A APRESENTAÇÃO, NÃO TEM O PORQUÊ DE FAZER ISSO.
- Imagens são uma boa. O ditado "uma imagem valem mais que mil palavras" se aplica perfeitamente em apresentação. Se conseguir substituir os tópicos por um imagem ou duas em cada slide, ótimo. Use sempre com parsimonia. Não vá exagerar.
-Saiba quem será o publico da sua apresentação. Dependendo da platéia você pode e deve entrar em detalhes mais técnicos sobre o que quer falar, o inverso também vale. Por exemplo, se o publico é de gestão, não entre em detalhes técnicos.
- Vídeos / Imagens / Sons - já que é ppt não tem problema você usar recursos multimida. Videos curtos, a depender do tempo que você para apresentar. Pode ser algo pessoal ou algo para quebrar o gelo. Importante é contextualizar o video/imagem/som etc pra plateia e explicar o porque (tem que fazer sentido, senão melhor nem por). Não confunda isso com animações. Evite as animações dos slides, pra mim são uma bosta, ou use pouco.
- Menos é mais. Cuidado para não deixar a apresentação com muito slides. Não existe regra tempo/quantidade de slide. Tente manter um logica do tempo total pela quantidade de slide, o importante é não passar 10 min em slide e 10 segundos em um outro.
- Meio obvio, mas verificar ortografia e gramatica. Se tiver um erro grotesco eu diria que já era pra vc.
De resto, relaxa, fazer uma apresentação sobre você mesmo ajuda, afinal é um tema que você esta familiarizado com ele. Vai tranquilo que o esperado é ver seu comportamento, como se porta apresentando e se consegue passar a mensagem com clareza. Não querem saber se você sabe fazer animaçao ou se seu ppt é o mais lindo. O importante é a postura mesmo. Fique o mais calmo possível (sei que pode parecer difícil) e faça isso como se tivesse apresentando para conhecidos, sua familia etc. Se puder apresentar antes pra eles e pegar feedback é uma boa.
Abs e boa sorte.
- Mantenha o padrão - isso vale para cor, fonte, fundo, etc, o melhor é saber configurar o slide mestre, porém caso não saiba, a observação dos slides já vale. Isso vale para as transições tb. Nada de diferente. Prefiro o padrão mesmo. Na d'úvida usa sempre fundo branco e letra preta mesmo, sem frescurinhas. Se puder compor com o logo do local onde vai apresentar ou algo contextualizado em todos os slides é bom tb.
- Mantenha o slide "clean". Nada de entupir de texto. O texto que você vai falar NUNCA deve estar totalmente descrito no slide. Pontue, de preferencia, somente os tópicos q pretende falar como um referência. Como é sobre você é mais fácil ainda, afinal ninguém te conhecer melhor que você mesmo, basta um pequena frase, uma palavra ou duas e você já sabe sobre o que queria falar. Letra grande, justamente porque não ter q escrever muito. NÃO LEIA A APRESENTAÇÃO, NÃO TEM O PORQUÊ DE FAZER ISSO.
- Imagens são uma boa. O ditado "uma imagem valem mais que mil palavras" se aplica perfeitamente em apresentação. Se conseguir substituir os tópicos por um imagem ou duas em cada slide, ótimo. Use sempre com parsimonia. Não vá exagerar.
-Saiba quem será o publico da sua apresentação. Dependendo da platéia você pode e deve entrar em detalhes mais técnicos sobre o que quer falar, o inverso também vale. Por exemplo, se o publico é de gestão, não entre em detalhes técnicos.
- Vídeos / Imagens / Sons - já que é ppt não tem problema você usar recursos multimida. Videos curtos, a depender do tempo que você para apresentar. Pode ser algo pessoal ou algo para quebrar o gelo. Importante é contextualizar o video/imagem/som etc pra plateia e explicar o porque (tem que fazer sentido, senão melhor nem por). Não confunda isso com animações. Evite as animações dos slides, pra mim são uma bosta, ou use pouco.
- Menos é mais. Cuidado para não deixar a apresentação com muito slides. Não existe regra tempo/quantidade de slide. Tente manter um logica do tempo total pela quantidade de slide, o importante é não passar 10 min em slide e 10 segundos em um outro.
- Meio obvio, mas verificar ortografia e gramatica. Se tiver um erro grotesco eu diria que já era pra vc.
De resto, relaxa, fazer uma apresentação sobre você mesmo ajuda, afinal é um tema que você esta familiarizado com ele. Vai tranquilo que o esperado é ver seu comportamento, como se porta apresentando e se consegue passar a mensagem com clareza. Não querem saber se você sabe fazer animaçao ou se seu ppt é o mais lindo. O importante é a postura mesmo. Fique o mais calmo possível (sei que pode parecer difícil) e faça isso como se tivesse apresentando para conhecidos, sua familia etc. Se puder apresentar antes pra eles e pegar feedback é uma boa.
Abs e boa sorte.
Muito obrigado pelas dicas pessoal, admito que fiquei muito nervoso quando recebi o chamado, até considerei não ir pela situação.
Amanha leio com calma tudo e vou anotando o principal.
Amanha leio com calma tudo e vou anotando o principal.
parabéns cara, eu já desistiria só por causa dessa história de power point 
- Krlos Eduardo
- Contato:
Re: RE: Re: Entrevista de emprego
bixo você programando, dando aula de lógica, iniciação científica procurando estágio?MãoDeMacaco escreveu:Po mano, passei em uma entrevista de estágio esses dias atrás, era bem isso que você falou, apresentar um "Quem sou eu" para todos os candidatos + gestores + pessoal do RH em 4 minutos e mostrar uma foto que marcou sua vida, depois os selecionados foram pra entrevista individual, foi bem bacana, achei que não iria ficar com a vaga porque os outros candidatos eram melhores que eu e esse sentimento de derrota antecipada fez com que eu me soltasse durante a seleção, o que resultou na minha aprovação, lol. Todos os outros candidatos tinham experiência na área (TI), alguns tinha intercâmbio e outros estavam fazendo o segundo curso superior na área, eu fiz iniciação científica na faculdade, monitoria, fui finalista da maratona de programação BR e ano passado estava dando aula de lógica de programação para ensino médio/fundamental. Contei isso na apresentação e fui pra entrevista individual, fiz duas. Ao final de cada entrevista eu fiz perguntas aos gestores e achei as respostas interessantes:
Boa sorte.
cara você está bem capacitado, não seria o caso de procurar vagas de emprego efetivas?
que mau me pergunte, ainda está estudando? quantos anos?
"Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science
boa sorte
faz com atenção e disposição o que você tem que fazer
e não fica se avaliando durante a apresentação
já vai ter muita gente ganhando pra fazer isso
(em power point tbm não sei mexer...)
faz com atenção e disposição o que você tem que fazer
e não fica se avaliando durante a apresentação
já vai ter muita gente ganhando pra fazer isso
(em power point tbm não sei mexer...)
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau
Rust never sleeps (Neil Young)
Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden
Rust never sleeps (Neil Young)
Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden
- MãoDeMacaco
- Aprendiz

- Contato:
Re: RE: Re: Entrevista de emprego
To no 4 ano de eng. de computação na federal de sp e faço 21 esse ano.Krlos Eduardo escreveu:bixo você programando, dando aula de lógica, iniciação científica procurando estágio?
cara você está bem capacitado, não seria o caso de procurar vagas de emprego efetivas?
que mau me pergunte, ainda está estudando? quantos anos?
- malucovisk
- Contato:
Pior ainda é ter que fazer a facul no estilo PBL. Basicamente uma dinâmica em grupo na qual é apresentado um tema aos alunos e o tutor apenas guia a discussão caso exista fuga do tema.
2x na semana, por 3 horas. Finaliza um problema (tem que discutir com embasamento, paper, artigos cientificos), abre outro problema e discute o problema com conhecimentos prévios, finaliza o problema...
2x na semana, por 3 horas. Finaliza um problema (tem que discutir com embasamento, paper, artigos cientificos), abre outro problema e discute o problema com conhecimentos prévios, finaliza o problema...
- Zero gas Hero
- Apoiador

- Contato:
Pegaso, apresentacao em powerpoint eh algo bem rotineiro na minha area. Faco umas duas por mes.
Algumas dicas:
1) todo mundo fica nervoso, eh normal.
2)Treine a apresentacao varias vezes antes. Exatamente como vc vai fazer na hora. Fique em pe, fale em voz alta, marque o tempo, mostra oq vc tem q mostrar no slide com o pointer, etc. Sua apresentacao eh de 5 min, em 1hr vc consegue treinar 10 vezes. Treine o quantas vezes vc precisar.
Voce tem dificuldade de falar em publico ? Chama a familia inteira, cachorro, papagaio e da uma previa pra eles tb.
3)Vc tem q montar a apresentacao pra dar suporte aquilo q vc vai falar, em uma ordem logica e fluida. Nao faca o contrario, isso eh, fazer todos os slides e depois fazer seu discurso baseado nos slides.
4)A apresentacao tem q fluir, tem quer ter uma ordem logica. Vc tem q saber sempre qual eh o proximo slide e fazer a transicao deles bem.
5) Nao preencha todo o slide com texto. Apresentacao nao eh uma leitura de slide. Se vc colocar muito texto no slide, paragrafos inteiros, a pessoa nao vai prestar atencao no que vc fala e nem vai ler o texto direito.
6) Nao deixa pra improvisar aquilo q vc vai falar.
7) Use o maximo de figura q vc puder. Em relacao ao texto no slide, coloque so alguns pontos e informacoes chaves pra ser seu guia. Vc vai falar uns entre 10 a 30s sobre esses "bullet points".
Algumas dicas:
1) todo mundo fica nervoso, eh normal.
2)Treine a apresentacao varias vezes antes. Exatamente como vc vai fazer na hora. Fique em pe, fale em voz alta, marque o tempo, mostra oq vc tem q mostrar no slide com o pointer, etc. Sua apresentacao eh de 5 min, em 1hr vc consegue treinar 10 vezes. Treine o quantas vezes vc precisar.
Voce tem dificuldade de falar em publico ? Chama a familia inteira, cachorro, papagaio e da uma previa pra eles tb.
3)Vc tem q montar a apresentacao pra dar suporte aquilo q vc vai falar, em uma ordem logica e fluida. Nao faca o contrario, isso eh, fazer todos os slides e depois fazer seu discurso baseado nos slides.
4)A apresentacao tem q fluir, tem quer ter uma ordem logica. Vc tem q saber sempre qual eh o proximo slide e fazer a transicao deles bem.
5) Nao preencha todo o slide com texto. Apresentacao nao eh uma leitura de slide. Se vc colocar muito texto no slide, paragrafos inteiros, a pessoa nao vai prestar atencao no que vc fala e nem vai ler o texto direito.
6) Nao deixa pra improvisar aquilo q vc vai falar.
7) Use o maximo de figura q vc puder. Em relacao ao texto no slide, coloque so alguns pontos e informacoes chaves pra ser seu guia. Vc vai falar uns entre 10 a 30s sobre esses "bullet points".