Aborto já é livre no Brasil. Proibir é punir quem não tem dinheiro', diz Drauzio Varella
Aborto já é livre no Brasil. Proibir é punir quem não tem dinheiro', diz Drauzio Varella
'Aborto já é livre no Brasil. Proibir é punir quem não tem dinheiro', diz Drauzio Varella
Médico mais popular do Brasil, conhecido por quadros na televisão, vídeos em redes sociais e best-sellers como Estação Carandiru, Drauzio Varella é categórico quando o assunto é a interrupção de gestações. "O aborto já é livre no Brasil. É só ter dinheiro para fazer em condições até razoáveis. Todo o resto é falsidade. Todo o resto é hipocrisia."
Em entrevista por telefone, Varella critica qualquer enfoque religioso sobre o tema -- que voltou ao noticiário junto à epidemia de zika vírus e aos recordes em notificações de microcefalia -- e afirma que o cerne da discussão não está na moralidade, mas na desigualdade brasileira.
"Ninguém pode se considerar dono da palavra de Deus, intermediário entre deuses e seres humanos, para dizer o que todos devem fazer", diz. "Muitos religiosos pregam que o aborto não é certo. Se não está de acordo, não faça, mas não imponha sua vontade aos outros."
Como a BBC Brasil revelou na última quinta-feira, uma ação que pede a descriminalização do aborto em casos comprovados desta má-formação deve chegar ao Supremo Tribunal Federal, nos próximos dois meses. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma brasileira morre a cada dois dias por conta de procedimentos mal feitos e um milhão de abortos clandestinos seriam feitos no país todos os anos.
"A mulher rica faz normalmente e nunca acontece nada. Já viu alguma ser presa por isso? Agora, a mulher pobre, a mulher da favela, essa engrossa estatísticas. Essa morre."
Também segundo a OMS, cerca de 25 países já registram casos de zika. Apenas Brasil e Polinésia Francesa, entretanto, têm dados comprovando o aumento de casos de microcefalia em recém-nascidos.
Varella diz não ter opinião formada sobre o aborto neste caso específico. "Na microcefalia, o diagnóstico definitivo é feito em geral próximo ao 3º trimestre. Você pega um feto aos sete meses e ele está quase nascendo", diz. "Mas é lógico que eu respeito (qualquer decisão)."
"O importante é dar liberdade aos que pensam diferente", afirma o médico. "Essa é a questão fundamental do aborto."
Varella então levanta a pergunta: se a doação de órgãos em caso de inatividade cerebral tem aceitação popular, por que a retirada de um feto igualmente sem atividade cerebral é criticada?
Ele dá o exemplo de uma menina que sofre um acidente de moto e tem morte cerebral. "Ela pode, por lei, ter fígado, coração e rins retirados para doação, porque seu sistema nervoso central não está mais funcionando. O sistema nervoso central é o que determina a vida. Mas até o 3º trimestre de gravidez, não há nenhuma possibilidade de arranjo do sistema nervoso que se possa qualificar como atividade cerebral em qualquer nível, a não ser neurônios tentando se conectar."
Drauzio continua: "Muitos consideram que a vida humana começa no instante da fecundação. Mas, por esse raciocínio, a então vida começa antes, porque o espermatozoide é vivo e o óvulo também."
Religiosos e políticos
O médico faz críticas duras a quem argumenta contra o aborto a partir de princípios religiosos.
"O poder das igrejas católicas e evangélicas é absurdo", diz. "Mas não está certo a maioria impor sua vontade. Respeitar opiniões das minorias é parte da democracia. Tem que respeitar os outros, o modo dos outros de ver a vida."
À reportagem, Varella diz que discorda dos que culpam exclusivamente o governo pela epidemia.
"O Estado brasileiro falha em muitos níveis. Mas não dá para colocar a culpa toda no Estado, essa é uma visão muito passiva. Larga-se o pneu com água armazenada, deixa-se a água acumular na calha... Esta culpa é compartilhada, a sociedade tem uma fração importante nessa luta."
http://noticias.uol.com.br/saude/ultima ... arella.htm
na minha visão, só falou verdades, as pessoas são muito hipócritas
Médico mais popular do Brasil, conhecido por quadros na televisão, vídeos em redes sociais e best-sellers como Estação Carandiru, Drauzio Varella é categórico quando o assunto é a interrupção de gestações. "O aborto já é livre no Brasil. É só ter dinheiro para fazer em condições até razoáveis. Todo o resto é falsidade. Todo o resto é hipocrisia."
Em entrevista por telefone, Varella critica qualquer enfoque religioso sobre o tema -- que voltou ao noticiário junto à epidemia de zika vírus e aos recordes em notificações de microcefalia -- e afirma que o cerne da discussão não está na moralidade, mas na desigualdade brasileira.
"Ninguém pode se considerar dono da palavra de Deus, intermediário entre deuses e seres humanos, para dizer o que todos devem fazer", diz. "Muitos religiosos pregam que o aborto não é certo. Se não está de acordo, não faça, mas não imponha sua vontade aos outros."
Como a BBC Brasil revelou na última quinta-feira, uma ação que pede a descriminalização do aborto em casos comprovados desta má-formação deve chegar ao Supremo Tribunal Federal, nos próximos dois meses. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma brasileira morre a cada dois dias por conta de procedimentos mal feitos e um milhão de abortos clandestinos seriam feitos no país todos os anos.
"A mulher rica faz normalmente e nunca acontece nada. Já viu alguma ser presa por isso? Agora, a mulher pobre, a mulher da favela, essa engrossa estatísticas. Essa morre."
Também segundo a OMS, cerca de 25 países já registram casos de zika. Apenas Brasil e Polinésia Francesa, entretanto, têm dados comprovando o aumento de casos de microcefalia em recém-nascidos.
Varella diz não ter opinião formada sobre o aborto neste caso específico. "Na microcefalia, o diagnóstico definitivo é feito em geral próximo ao 3º trimestre. Você pega um feto aos sete meses e ele está quase nascendo", diz. "Mas é lógico que eu respeito (qualquer decisão)."
"O importante é dar liberdade aos que pensam diferente", afirma o médico. "Essa é a questão fundamental do aborto."
Varella então levanta a pergunta: se a doação de órgãos em caso de inatividade cerebral tem aceitação popular, por que a retirada de um feto igualmente sem atividade cerebral é criticada?
Ele dá o exemplo de uma menina que sofre um acidente de moto e tem morte cerebral. "Ela pode, por lei, ter fígado, coração e rins retirados para doação, porque seu sistema nervoso central não está mais funcionando. O sistema nervoso central é o que determina a vida. Mas até o 3º trimestre de gravidez, não há nenhuma possibilidade de arranjo do sistema nervoso que se possa qualificar como atividade cerebral em qualquer nível, a não ser neurônios tentando se conectar."
Drauzio continua: "Muitos consideram que a vida humana começa no instante da fecundação. Mas, por esse raciocínio, a então vida começa antes, porque o espermatozoide é vivo e o óvulo também."
Religiosos e políticos
O médico faz críticas duras a quem argumenta contra o aborto a partir de princípios religiosos.
"O poder das igrejas católicas e evangélicas é absurdo", diz. "Mas não está certo a maioria impor sua vontade. Respeitar opiniões das minorias é parte da democracia. Tem que respeitar os outros, o modo dos outros de ver a vida."
À reportagem, Varella diz que discorda dos que culpam exclusivamente o governo pela epidemia.
"O Estado brasileiro falha em muitos níveis. Mas não dá para colocar a culpa toda no Estado, essa é uma visão muito passiva. Larga-se o pneu com água armazenada, deixa-se a água acumular na calha... Esta culpa é compartilhada, a sociedade tem uma fração importante nessa luta."
http://noticias.uol.com.br/saude/ultima ... arella.htm
na minha visão, só falou verdades, as pessoas são muito hipócritas
Re: Aborto já é livre no Brasil. Proibir é punir quem não tem dinheiro', diz Drauzio Varella
Esse cara é muito inteligente, e pelo visto tocou o foda-se pra opinião do povo, pq vai ser massacrado por isso. Eu tbem sou a favor do aborto, conheço muitas mulheres que fizeram, proibir só atinge as pessoas carentes.
Re: Aborto já é livre no Brasil. Proibir é punir quem não tem dinheiro', diz Drauzio Varella
Acho que esse raciocínio aplica-se nos casos das drogas.
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.
Moicano wants MONEY!
[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]
Moicano wants MONEY!
[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]
-
- Usuário Fundador
Corrupção já é livre no Brasil também, proibir e punir só vai por na cadeia os menos afortunados, que não tem o sistema a seu favor pra roubar e vai estourar caixas eletrônicos.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Já que não podemos controlar , vamos liberar
esse argumento serve para mtas coisas , todos tipos de drogas , vamos liberar o crack
Serve para o porte de Armas ?!
esse argumento serve para mtas coisas , todos tipos de drogas , vamos liberar o crack
Serve para o porte de Armas ?!
Conheçam o MELHOR e MAIS COMPLETO fantasy de UFC da internet brasileira! Vc nunca viu nada parecido em nenhum outro fantasy.
E o melhor de tudo, com o GARCEZ no comando, o que faz toda a diferença.
http://ufconfantasy.forumeiros.com/
Concordo plenamente.
Sou pessoalmente contra o aborto, mas não acho que deveria ser proibido, tampouco considerado crime.
Sou pessoalmente contra o aborto, mas não acho que deveria ser proibido, tampouco considerado crime.
Ele resumiu tudo que eu penso

A muito tempo ele ja vem dando a cara a tapa falando o que acha correto.
Sou fa desse cara
Sou fa desse cara
It's time for us as a people to start making some changes. Let's change the way we eat, let's change the way we live. And let's change the way we treat each other.
You see the old way wasn't working so it's on us to do what we gotta do, to survive.
You see the old way wasn't working so it's on us to do what we gotta do, to survive.
Eu até hoje NUNCA ouvi uma pessoa dizendo que deixou de fazer aborto porque é crime. As pessoas apresentam razões religiosas, esotéricas e o medo de que algo aconteça na hora do procedimento, mas não o receio de ser punido pela lei.
Alguém conhece uma mãe que tenha sido presa após abortar uma criança?
Alguém conhece uma mãe que tenha sido presa após abortar uma criança?
A diferença é que corrupção prejudica a vida de outras pessoal, o aborto só prejudica a vida dos envolvidos que tomaram conscientemente a decisão de abortar.Chaves 67 escreveu:Corrupção já é livre no Brasil também, proibir e punir só vai por na cadeia os menos afortunados, que não tem o sistema a seu favor pra roubar e vai estourar caixas eletrônicos.
Claro que vc pode argumentar sobre a vida do feto, mas é muito diferente de interferir na vida de uma pessoa já nascida
-
- Usuário Fundador
Re: Aborto já é livre no Brasil. Proibir é punir quem não tem dinheiro', diz Drau...
Você já prévio meu argumento e me poupou algumas linhas. So que no aborto a VIDA do feto é o mais importante. Abortar é sim matar uma VIDA.Tmentira escreveu:
A diferença é que corrupção prejudica a vida de outras pessoal, o aborto só prejudica a vida dos envolvidos que tomaram conscientemente a decisão de abortar.
Claro que vc pode argumentar sobre a vida do feto, mas é muito diferente de interferir na vida de uma pessoa já nascida
Todo mundo sabe como se faz filho, antes de transar o SUS disponibiliza preservativos, e inúmeros outros anticoncepcionais. Depois de transar o SUS disponibiliza PDS. Mesmo assim a mulher preferi esperar meses pra depois MATAR esse feto e ainda quer que isso seja feito pelo SUS?
Só mais uma coisa, se a mulher tem o direito de escolher se esse filho em ao mundo ou não, o pai também tem que ter esse direito. Afinal os dois têm direitos e deveres iguais sobre o bebê.
mas quem define o que é matar no caso do aborto? até que ponto é mesmo uma pessoa aquele feto? a religião que deve decidir isso?uju escreveu:Pra mim seria só mais uma discussão sobre liberdades, diferença de opiniões e blablabla....
Se não estivéssemos falando em matar.
Eu acho uma atitude extremamente fria e egoísta por parte da mulher, fetos com poucas semanas já têm atividade cerebral e formas humanas, falar que não existe vida ali me soa absurdo. Além disso, com toda a informação que existe hoje, facilidade no acesso à métodos contraceptivos, as pessoas continuam sendo irresponsáveis e quem sofre as consequências é um ser indefeso que só deveria encontrar segurança e amor no ventre materno.
claro que é preciso definir, para se matar uma vida humana, esse vida tem que existir, em que momento ela passa a existir, essa é a questão, ninguém sabe a resposta, a não ser por convicção religiosa.Azarias escreveu:O problema é precisar de alguém definindo que "matar não é matar" através de uma canetada.
Complexo demais definir onde começa a vida , mas o feto , a partir de 20 semanas , é bem próximo de criança recém nascida , na minha opinião teria que ter o mesmo direitos e usufruir dos princípios da dignidade humana e respeito a vidaalexvozao escreveu:mas quem define o que é matar no caso do aborto? até que ponto é mesmo uma pessoa aquele feto? a religião que deve decidir isso?
Mas mesmo se definisse que a vida começa no momento da concepção , estariam mta gente cometendo e defendendo o aborto
Acho indefensável o aborto , não tem nada a ver com religião , sou ateu , mas pelos princípios a dignidade e respeito a vida
Vc não pode arrancar o braço , mas pode matar um feto que não faz parte de seu corpo , apenas o abriga
Se fosse uma coisa inevitável a gravidez , mas não é . Sei que a mulher que "paga" por tudo , e ela não é a única responsável , mas nada justifica o aborto , vão usar o argumento de saúde pública e planejamento familiar ,mas não isso não poder ser justificativa , daqui a pouco defenderemos a eugenia , matar todos os sem tetos( esse parte eu exagerei de propósito )
Conheçam o MELHOR e MAIS COMPLETO fantasy de UFC da internet brasileira! Vc nunca viu nada parecido em nenhum outro fantasy.