Menino amputa própria mão para se 'desculpar' por insulto a Maomé e vira 'herói' no Paquistão [+Islã é amor news]

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Sharivan
Contato:

Re: Menino amputa própria mão para se 'desculpar' por insulto a Maomé e vira 'herói' no Paquistão [+Islã é amor news]

Mensagem por Sharivan » 26 Jan 2016 14:50

thiagobjj escreveu:Sim. A igreja católica tem influencia pagã sim.

O próprio sinal da cruz remete a cruz cabalistica saudando as esferas da arvore da vida.

A história de Jesus é obviamente baseada no mito de Osíris ressuscitado.

Nossa Senhora é uma referência a Deusa Isis.

Por aí vai..
Só discordo da parte que diz que "a história de Jesus é obviamente baseada no mito de Osíris", vez que a Bíblia narra a vida de Jesus do seu nascimento até a sua ressurreição, portanto, há claro e amplo amparo bíblico para toda a história de Jesus. Por outro lado, a influência pagã no catolicismo é latente em tradicionalismos que não possuem respaldo bíblico, que na maioria dos casos são adaptações de rituais precedentes dos pagãos, meio adotado pela Igreja Católica antiga a fim de converter com mais facilidade o povo da época, quando Roma veio a adotar o cristianismo como religião oficial. São vários os exemplos e inclusive já citei alguns em outro post; não vou reincidir porque rende "pano pra manga" e não tenho a intenção de "brigar" com ninguém por aqui, muito embora alguns visem tão somente a provocação e fomentação de intrigas. Por fim, gostaria de dizer que o paganismo está presente em muitas coisas nas nossas vidas, assim sendo, é simplesmente impossível se desvincilhar por absoluto e acredito que Deus vê o coração das pessoas, razão pela qual ele não deve de condenar quem está praticando algo sem sequer ter a real noção do significado ou origem daquilo. Mas não há como deixar de destacar que, no entanto, muitos cristãos têm sim o conhecimento de várias práticas que não só não têm fundamentação na Bíblia como também são confrontantes e ainda assim persistem no engano.
Editado pela última vez por Sharivan em 26 Jan 2016 14:54, em um total de 3 vezes.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Sharivan
Contato:

Re: Menino amputa própria mão para se 'desculpar' por insulto a Maomé e vira 'herói' no Paquistão [+Islã é amor news]

Mensagem por Sharivan » 26 Jan 2016 14:51

Dumog escreveu:lembre-se que no judaísmo era proibida a auto mutilação por qualquer motivo que seja, e que o próprio Jesus (um judeu) falava muitas parábolas, ou metáforas, para tornar mais fácil a compreensão dos conceitos que ele estava passando a uma população majoritariamente caponesa.

não existeuma seção para parábolas (histórias metafóricas) e outra para textos literais, estão todos no mesmo texto, mas ao ler os evangelhos fica claro o que é metáfora no discurso e o que é relato histórico.

Jesus chorou. joão 11.11. literal

Eu sou o pão da vida joão 6.35 . claramente uma metáfora

"Ainda disse: A que assemelharemos o reino de Deus, ou com que parábola o representaremos? É como um grão de mostarda, que, quando semeado na terra, embora seja menor que todas as sementes que há na terra, contudo depois de semeado, cresce e se torna a maior de todas as hortaliças, e deita grandes ramos, de tal modo que as aves do céu podem pousar à sua sombra. " marcos 4 30-32 - parábola

a história do filho pródigo - parábola sobre perdão divino

.....

No contexto desse texto ele fala: "Não precisa consumar o ato, se vc olhar para uma mulher com desejo, vc adultera". E dá um conselho: "se teu olho te faz pecar, arranca-o, pois é melhor entrar no reino de Deus com um só olho, que ser lançado no inferno com os dois"

Ele fazia muitas referencias à origem do pecado no coração do homem. Ele alertou os seus discipulos (discutindo sobre alimentos impuros) de que não é a comida que torna o homem imundo, mas o coração imundo torna as coisas em pecado.

Não é o olho que faz pecar, mas o "coração" (fonte dos desejos humanos para o povo judeu daquela época). então vc pode trocar a passagem pelo seguinte:

se vc tem vontade de (pecado que vc quiser, adultério, por ex.), lembre-se que é melhor abrir mão disso ou enfrentar a ira de Deus, da mesma maneira que vc também preferiria ir para o paraíso maneta ou cego de um olho do que arder no inferno

:-bd
Concordo!
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 26 Jan 2016 15:05

Karamazov escreveu:Ok, entendo perfeitamente. Mas aí temos dois juízos: um que é o de interpretar oq é parábola e oq não é; e dois de interpretar a própria parábola/metáfora. A partir disso a coisa fica bastante subjetiva, e todos os argumento são, a prióri, válidos. Não vejo como dizer definitivamente q interpretar literalmente necessariamente seja errado.
Mas veja só,

Mesmo que não venha a ser "errado", será algo desnecessário e que pode, até mesmo, não ter a efetividade esperada: o cara arranca os olhos para não cobiçar mais uma determinada mulher alheia, porém, continua mantendo o desejo; sua própria mente mantém a chama pecaminosa, por assim dizer. Ou seja, no final das contas, acabara sendo, de um jeito ou de outro, uma atitude equivocada, afinal, a pessoa fica cega mas persiste a cometer o pecado.

Penso que seria interessante um tópico próprio para discutir as questões que estão fugindo deste; eu mesmo acabei voltando a postar por aqui fora do essencial contexto do tópico.

Desde já, coloco-me à disposição via MP.

Abraço.

Celão
Contato:

Mensagem por Celão » 26 Jan 2016 15:17

Karamazov escreveu:Ok, entendo perfeitamente. Mas aí temos dois juízos: um que é o de interpretar oq é parábola e oq não é; e dois de interpretar a própria parábola/metáfora. A partir disso a coisa fica bastante subjetiva, e todos os argumento são, a prióri, válidos. Não vejo como dizer definitivamente q interpretar literalmente necessariamente seja errado.
Não é questão de interpretação e subjetividade. Veja isso:

"Então lhes falou muitas coisas por parábolas, dizendo: "O semeador saiu a semear." Mateus 13:3

Aí Jesus conta uma parábola. Ao terminar...

"Os discípulos aproximaram-se dele e perguntaram: "Por que falas ao povo por parábolas?" Ele respondeu: "A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não"" Mateus 13:10,11

Ou seja, em muitos casos fica formalizado o uso das parábolas por Jesus. Era o jeito que ele usava para ensinar.

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 26 Jan 2016 15:42

Sharivan escreveu:Só discordo da parte que diz que "a história de Jesus é obviamente baseada no mito de Osíris", vez que a Bíblia narra a vida de Jesus do seu nascimento até a sua ressurreição, portanto, há claro e amplo amparo bíblico para toda a história de Jesus. Por outro lado, a influência pagã no catolicismo é latente em tradicionalismos que não possuem respaldo bíblico, que na maioria dos casos são adaptações de rituais precedentes dos pagãos, meio adotado pela Igreja Católica antiga a fim de converter com mais facilidade o povo da época, quando Roma veio a adotar o cristianismo como religião oficial. São vários os exemplos e inclusive já citei alguns em outro post; não vou reincidir porque rende "pano pra manga" e não tenho a intenção de "brigar" com ninguém por aqui, muito embora alguns visem tão somente a provocação e fomentação de intrigas. Por fim, gostaria de dizer que o paganismo está presente em muitas coisas nas nossas vidas, assim sendo, é simplesmente impossível se desvincilhar por absoluto e acredito que Deus vê o coração das pessoas, razão pela qual ele não deve de condenar quem está praticando algo sem sequer ter a real noção do significado ou origem daquilo. Mas não há como deixar de destacar que, no entanto, muitos cristãos têm sim o conhecimento de várias práticas que não só não têm fundamentação na Bíblia como também são confrontantes e ainda assim persistem no engano.

Veja, a história de Osiris é mto "semelhante" a história de jesus. A biblia não narra a vida de jesus inteira, pelo contrário, há uma lacuna gigantesca entre a infancia de jesus e o jesus adulto que procura joão batista.

A idéia é só demonstrar como as religiões, todas elas, baseiam-se mais ou menos nas mesmas coisas. No fim das contas são meros detalhes. Acho que os crentes de todas as religiões são mto apegados aos dogmas e meio que "jogam com a regra embaixo do braço". E isso não agrega nada. Isso não é religião no aspecto de religação com o Espiritual.

Na verdade o que acontece é mais ou menos assim, o cara que vai pra igreja (ou pro terreiro, ou pro centro, ou pra sinagoga, tanto faz), geralmente não o faz por coração ou por motivos mais nobres. Simplesmente ele assume pra si que é importante ter uma religião (qualquer uma) e frequenta o templo. Muitas vezes o cara vai anos numa instituição e não faz idéia alguma do que está acontecendo ali. Minha ex noiva por exemplo, a familia dela é super católica. Vai na missa todos os finais-de-semana, no entanto nunca nenhum deles ali da casa teve o menor interesse de abrir a biblia, ou então entender certos aspectos da missa por exemplo. Sempre que eu perguntava alguma coisa era cara de paisagem.

A biblia é como um conjunto de regras de RPG, e quem tem a regra faz o que quiser no jogo. Não interessa pro cara que algo está escrito no velho testamento e é desmentido ou alterado no novo pensamento, o cara não tem consciencia pra ler interpretar e etc. Mas a consciencia dele diz que ele deve acreditar em algo, mas geralmente não se acredita em nada. Vão por comodismo, vão pq foram criados assim, vão pq é politicamente correto e principalmente, vão por que tem medo da morte e a garantia de um "céu" se faz necessária, como se a religião fosse um plano de saúde ou um seguro de carro.

Sobre os ateus, eu respeito com toda a sinceridade, mas devo reconhecer que existem neo-ateus que simplesmente ignoram o fato de existir mais de 4000 religioes no mundo e eles próprios nunca tiveram um tipo qualquer de vivencia espiritual.

Veja que com vivencia espiritual, não estou falando do cara começar a se forçar em acreditar em alguma coisa, mas ir além da igreja católica e evangélica, ir além da página 2 e tirar eles mesmos as conclusões, pois do contrário eles apenas acreditam em algo que um cara disse. Igualzinho um crente.

Eu não acho que a ciência por si só seja a ferramenta adequada para investigar estes fenômenos espirituais, e veja, não estou falando de provar a existência de um criador ou não.

Lembro também que a alquimia que foi tão desacreditada, hoje em dia é perfeitamente possível. Não transformar chumbo em ouro, mas hoje há como sintetizar elementos que não existem naturalmente na natureza.

A cabalá judaica cita o big bang desde antes de cristo, no entanto o big bang é chamado por um fenômeno chamado Tzim Tzum.

Crença? Invencionismo? Sei lá. Só ler os livros e o conceito está lá.

O que eu quis dizer com tudo isso é que sim, há influencia pagã na igreja católica, mas isso nem é uma coisa importante. O importante seria se qualquer crente, de qualquer religião (cristã ou não) pudesse absorver a idéia central de caridade, fraternidade e liberdade e se apegar menos a bobagens do tipo arrancar um braço pra não haver mal entendido com a galera da mesquita.
Imagem

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 26 Jan 2016 16:05

thiagobjj escreveu:Veja, a história de Osiris é mto "semelhante" a história de jesus. A biblia não narra a vida de jesus inteira, pelo contrário, há uma lacuna gigantesca entre a infancia de jesus e o jesus adulto que procura joão batista.

A idéia é só demonstrar como as religiões, todas elas, baseiam-se mais ou menos nas mesmas coisas. No fim das contas são meros detalhes. Acho que os crentes de todas as religiões são mto apegados aos dogmas e meio que "jogam com a regra embaixo do braço". E isso não agrega nada. Isso não é religião no aspecto de religação com o Espiritual.

Na verdade o que acontece é mais ou menos assim, o cara que vai pra igreja (ou pro terreiro, ou pro centro, ou pra sinagoga, tanto faz), geralmente não o faz por coração ou por motivos mais nobres. Simplesmente ele assume pra si que é importante ter uma religião (qualquer uma) e frequenta o templo. Muitas vezes o cara vai anos numa instituição e não faz idéia alguma do que está acontecendo ali. Minha ex noiva por exemplo, a familia dela é super católica. Vai na missa todos os finais-de-semana, no entanto nunca nenhum deles ali da casa teve o menor interesse de abrir a biblia, ou então entender certos aspectos da missa por exemplo. Sempre que eu perguntava alguma coisa era cara de paisagem.

A biblia é como um conjunto de regras de RPG, e quem tem a regra faz o que quiser no jogo. Não interessa pro cara que algo está escrito no velho testamento e é desmentido ou alterado no novo pensamento, o cara não tem consciencia pra ler interpretar e etc. Mas a consciencia dele diz que ele deve acreditar em algo, mas geralmente não se acredita em nada. Vão por comodismo, vão pq foram criados assim, vão pq é politicamente correto e principalmente, vão por que tem medo da morte e a garantia de um "céu" se faz necessária, como se a religião fosse um plano de saúde ou um seguro de carro.

Sobre os ateus, eu respeito com toda a sinceridade, mas devo reconhecer que existem neo-ateus que simplesmente ignoram o fato de existir mais de 4000 religioes no mundo e eles próprios nunca tiveram um tipo qualquer de vivencia espiritual.

Veja que com vivencia espiritual, não estou falando do cara começar a se forçar em acreditar em alguma coisa, mas ir além da igreja católica e evangélica, ir além da página 2 e tirar eles mesmos as conclusões, pois do contrário eles apenas acreditam em algo que um cara disse. Igualzinho um crente.

Eu não acho que a ciência por si só seja a ferramenta adequada para investigar estes fenômenos espirituais, e veja, não estou falando de provar a existência de um criador ou não.

Lembro também que a alquimia que foi tão desacreditada, hoje em dia é perfeitamente possível. Não transformar chumbo em ouro, mas hoje há como sintetizar elementos que não existem naturalmente na natureza.

A cabalá judaica cita o big bang desde antes de cristo, no entanto o big bang é chamado por um fenômeno chamado Tzim Tzum.

O que eu quis dizer com tudo isso é que sim, há influencia pagã na igreja católica, mas isso nem é uma coisa importante. O importante seria se qualquer crente, de qualquer religião (cristã ou não) pudesse absorver a idéia central de caridade, fraternidade e liberdade e se apegar menos a bobagens do tipo arrancar um braço pra não haver mal entendido com a galera da mesquita.

Novamente concordo, mas apenas em partes...

Também penso que o mais importante é a vida espiritual da pessoa, mas a fé deve estar calcada em algo, se não, seria uma esperança vã. Eu sou cristão e a minha fé está calcada em Cristo Jesus, logo, sigo a sua Palavra, que, por sua vez, está expressa na Bíblia Sagrada. Assim sendo, com o máximo de coerência possível, busco seguir os ensinamentos de Deus/Jesus. Não são simplesmente regras como num jogo, vejo mais como um grande manual para ser vitorioso espiritualmente, onde, consequentemente, acaba sendo também a promessa de Deus. Enfim, do alto da minha fé, não posso encarar a Bíblia como algo tão restrito.

Novamente acerca da história de Jesus, não posso concordar que seja, de modo algum, decorrente de inspiração, por menor que seja, numa história diversa. É simplesmente o que consta na Bíblia! Não consta detalhes da sua infância ou situações meramente humanas porque o ponto crucial é tratar de Deus se fazendo homem, mas ainda Deus, e que, por amor, morreu por todos nós.

No mais, concordo com a parcela na qual você enxerga, em outras palavras, a religião como algo meramente metódico, vazio, segregador e, melhor dizendo, meramente humano. Contudo, particularmente entendo que não preciso deixar de ser cristão e abandonar a Palavra de Deus para ter uma vida espiritual verdadeira, pelo contrário, acredito que o amadurecimento espiritual é enxergar na própria Palavra Sagrada que o importante para Deus não é a religião, denominação, templos ou mesmo as nossas obras neste e/ou para este mundo, mas sim, o que fazemos visando a vida com Deus.

Abraço.

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 26 Jan 2016 16:12

Sharivan escreveu:Novamente concordo, mas apenas em partes...

Também penso que o mais importante é a vida espiritual da pessoa, mas a fé deve estar calcada em algo, se não, seria uma esperança vã. Eu sou cristão e a minha fé está calcada em Cristo Jesus, logo, sigo a sua Palavra, que, por sua vez, está expressa na Bíblia Sagrada. Assim sendo, com o máximo de coerência possível, busco seguir os ensinamentos de Deus/Jesus. Não são simplesmente regras como num jogo, vejo mais como um grande manual para ser vitorioso espiritualmente, onde, consequentemente, acaba sendo também a promessa de Deus. Enfim, do alto da minha fé, não posso encarar a Bíblia como algo tão restrito.

Novamente acerca da história de Jesus, não posso concordar que seja, de modo algum, decorrente de inspiração, por menor que seja, numa história diversa. É simplesmente o que consta na Bíblia! Não consta detalhes da sua infância ou situações meramente humanas porque o ponto crucial é tratar de Deus se fazendo homem, mas ainda Deus, e que, por amor, morreu por todos nós.

No mais, concordo com a parcela na qual você enxerga, em outras palavras, a religião como algo meramente metódico, vazio, segregador e, melhor dizendo, meramente humano. Contudo, particularmente entendo que não preciso deixar de ser cristão e abandonar a Palavra de Deus para ter uma vida espiritual verdadeira, pelo contrário, acredito que o amadurecimento espiritual é enxergar na própria Palavra Sagrada que o importante para Deus não é a religião, denominação, templos ou mesmo as nossas obras neste e/ou para este mundo, mas sim, o que fazemos visando a vida com Deus.

Abraço.
Exatamente, não é minha intenção fazer ninguem acreditar mais ou acreditar menos. Cada um crê no que crê, com base na sua cultura e nas suas experiências pessoais.

Acho importante a espiritualidade para cada um, somente quis demonstrar que as influencias pagãs existem, porém não acho que isso diminua a religião que você segue nem um pouco. O importante é a idéia central da religião (pra mim).

Acho engraçado por exemplo na época que saiu o livro do Código Da Vinci e começaram a aparecer cientistas afirmando que maria madalena era esposa de jesus, e enquanto isso os crentes e católicos se debatiam.

Veja, se vc acredita na história de Jesus, se ele foi casado ou não, na minha opinião isso não influencia em nada a mensagem passada e o exemplo dado, que mesmo que seja um mito é com certeza inspirador e exemplar.

Abrs.
Imagem

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 26 Jan 2016 16:15

Celão escreveu:Mas de novo esses "zeitgeists" ?

O que são "zeitgeists"?
Imagem

Celão
Contato:

Mensagem por Celão » 26 Jan 2016 16:24

thiagobjj escreveu:O que são "zeitgeists"?
zeitgeist é um filme com esse tipo de comparação que vc citou (Jesus - Horus). Mas relaxa, man, não acho que seja interessante retomar esse assunto pela enésima vez. Só usei o "de novo", pois isso já foi exaustivamente debatido anos atrás.

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 26 Jan 2016 16:26

Celão escreveu:zeitgeist é um filme com esse tipo de comparação que vc citou (Jesus - Horus). Mas relaxa, man, não acho que seja interessante retomar esse assunto pela enésima vez. Só usei o "de novo", pois isso já foi exaustivamente debatido anos atrás.

Bem, nunca vi o filme e não acompanhei estas discussões passadas. Só dei minha opinião com base no q eu li.

Abrs.
Imagem

Celão
Contato:

Mensagem por Celão » 26 Jan 2016 16:34

thiagobjj escreveu:Bem, nunca vi o filme e não acompanhei estas discussões passadas. Só dei minha opinião com base no q eu li.

Abrs.
É um filme ateu que viralizou entre a moçada na época. Trazia comparações do tipo "Horus nasceu no dia 25 de dezembro de uma virgem" (como se Jesus tivesse nascido no dia 25 de dezembro rsrs) e coisas desse naipe. Mas depois o próprio pessoal que se valeu desse vídeo nos incansáveis debates de internet entre teístas x ateístas deixou de lado.

Abs

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 26 Jan 2016 17:08

thiagobjj escreveu:

Veja, a história de Osiris é mto "semelhante" a história de jesus. A biblia não narra a vida de jesus inteira, pelo contrário, há uma lacuna gigantesca entre a infancia de jesus e o jesus adulto que procura joão batista.

Você tem indagações interessantes e que mereceriam uma resposta mais adensada. Infelizmente estou sem tempo e espero não trazer mais dúvidas. Vamos lá.

Primeiro, parabéns. O sr. sabe que a Bíblia relata o nascimento de Jesus e sua vida pública, ou seja, dos 30 aos 33 anos. Além de alguns poucos episódios narrados em Lucas, como a Consagração no Templo. Vários que se dizem "crentes" sequer sabem disso e acham que a Bíblia relata a vida TODA de Jesus. Bem, mas vai saber... Depois que fui alertado que tem usuário dotado da autoridade de Deus, possuir documentado os outros 30 anos da vida de Jesus seria só um mero "detalhe". Pena não ser compartilhado com os relés mortais. :rolleyes:

Segundo, ao dar créditos a comparação entre Jesus e o mito egípcio, lamento informar, mas o senhor caiu no conto do protestante. O que os protestantes tem em comum? Tentam a todo custo desabonar a Igreja Católica. A comparação estapafúrdia surgiu com o intento de aproximar a Transubstanciação Eucarística a um rito egípcio semelhante que sequer existiu. Algumas narrações bíblicas são "comuns" em outras religiões como a criação do homem feito a partir do barro e a destruição do mundo pelas águas. Você pode consultar a mitologia egípcia, mesopotâmica e grega. São elementos comuns em todas elas. Até algumas tribos amazônicas tem seu mito da destruição pelas águas. MAS, voltando a Osíris, tais desinformações são apenas fruto maldoso de alguém mal intencionado; inventam a miúde várias "semelhanças" entre Osíris, Hórus e Cristo, dotando os dois primeiros de características e estórias que só eles "conhecem". No mais, existe uma diferença abismal entre o Cristianismo e as diversas religiões orientais (e outras influenciadas por estas): a gnose. (Assunto para outra ocasião).

Terceiro, os motivos que levam uma pessoa seguir determinada religião é algo particular e extremamente genérico. Eu não entendo o que o sr. quer dizer com "motivos mais nobres". É caridade? É compaixão? É empatia? É para aprender? É por acreditar que assim terá mais chance de salvar sua alma imortal? É por arrependimento? É em busca de redenção? Disse certa vez Dom Irineu: pior que uma igreja vazia é uma igreja cheia de gente vazia. E não estão hoje as igrejas cheias de gente vazia? Certamente, pois basta observar os "valores" e as prioridades. Missa não é compromisso social, e quem vai à igreja reparar no comportamento alheio melhor faria se ficasse em casa.

Finalmente, ninguém odeia mais o Catolicismo do que o orgulhoso que, tentando praticá-lo, fracassou, e desistiu de continuar suplicando a misericórdia de Deus. Conheci na vida vários sujeitos com este perfil; o fenômeno é recorrente.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 26 Jan 2016 17:25

Montfort escreveu:Você tem indagações interessantes e que mereceriam uma resposta mais adensada. Infelizmente estou sem tempo e espero não trazer mais dúvidas. Vamos lá.

Primeiro, parabéns. O sr. sabe que a Bíblia relata o nascimento de Jesus e sua vida pública, ou seja, dos 30 aos 33 anos. Além de alguns poucos episódios narrados em Lucas, como a Consagração no Templo. Vários que se dizem "crentes" sequer sabem disso e acham que a Bíblia relata a vida TODA de Jesus. Bem, mas vai saber... Depois que fui alertado que tem usuário dotado da autoridade de Deus, possuir documentado os outros 30 anos da vida de Jesus seria só um mero "detalhe". Pena não ser compartilhado com os relés mortais. :rolleyes:

Segundo, ao dar créditos a comparação entre Jesus e o mito egípcio, lamento informar, mas o senhor caiu no conto do protestante. O que os protestantes tem em comum? Tentam a todo custo desabonar a Igreja Católica. A comparação estapafúrdia surgiu com o intento de aproximar a Transubstanciação Eucarística a um rito egípcio semelhante que sequer existiu. Algumas narrações bíblicas são "comuns" em outras religiões como a criação do homem feito a partir do barro e a destruição do mundo pelas águas. Você pode consultar a mitologia egípcia, mesopotâmica e grega. São elementos comuns em todas elas. Até algumas tribos amazônicas tem seu mito da destruição pelas águas. MAS, voltando a Osíris, tais desinformações são apenas fruto maldoso de alguém mal intencionado; inventam a miúde várias "semelhanças" entre Osíris, Hórus e Cristo, dotando os dois primeiros de características e estórias que só eles "conhecem". No mais, existe uma diferença abismal entre o Cristianismo e as diversas religiões orientais (e outras influenciadas por estas): a gnose. (Assunto para outra ocasião).

Terceiro, os motivos que levam uma pessoa seguir determinada religião é algo particular e extremamente genérico. Eu não entendo o que o sr. quer dizer com "motivos mais nobres". É caridade? É compaixão? É empatia? É para aprender? É por acreditar que assim terá mais chance de salvar sua alma imortal? É por arrependimento? É em busca de redenção? Disse certa vez Dom Irineu: pior que uma igreja vazia é uma igreja cheia de gente vazia. E não estão hoje as igrejas cheias de gente vazia? Certamente, pois basta observar os "valores" e as prioridades. Missa não é compromisso social, e quem vai à igreja reparar no comportamento alheio melhor faria se ficasse em casa.

Finalmente, ninguém odeia mais o Catolicismo do que o orgulhoso que, tentando praticá-lo, fracassou, e desistiu de continuar suplicando a misericórdia de Deus. Conheci na vida vários sujeitos com este perfil; o fenômeno é recorrente.
Item um OK

Item dois: acho q não cai no conto dos protestantes. Sei q o mito de Osíris é mto mal documentado, mas acho estranho dizer q sequer existiu, uma vez q possui elementos presentes nos ritos funerários egípcios onde faraós se identificavam como Osíris .

Item três: motivos mais nobres pra mim são a caridade a fraternidade e o auto aperfeiçoamento. Algo mais adulto do que: se eu n for crente vou para o inferno.

Desculpem os erros. Estou digitando no celular dentro do ônibus.
Imagem

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 26 Jan 2016 18:24

Dumog escreveu:Dá-me paciência, e não força, para aturar os xaropes :ympray:

Em vê de ficar procurando briguinha, porque vc não se esforça em colocar um pouco da apologética católica defendendo se das acusações de mescla com as religiões ao longo dos anos em vez de ficar nesse mimimi de conspiração protestante .... :-@

Eh muito fácil posar de sabichao mas nunca desmonstrar todo o conhecimento que te faz superior ao restante dos mortais.
"Superior" fica por sua conta.

Caso o senhor não saiba, o "ônus da prova cabe a quem acusa". Como eu disse, é simplesmente impossível fazer uma comparação que não existe. Tenho alguns livros sobre mitologia e ciências egípcias (entre eles, o obra mestra La Révélation d'Hermès Trimégiste, de A.-J. Festugière) e, em nenhum deles há sequer algo que se aproxime das acusações (Exatamente, pois a única coisa que li foram acusações, e a única comparação aproximada foi eu quem forneci, de resto, só :-@ ). Muito pelo contrário...

Se quiser, mais acessível e direto, o sr também pode consultar o parecer do perito em história antiga Fustel de Colanges e sua obra clássica "A cidade Antiga". O cap. III, livro V versa todo ele sobre o rompimento que o Cristianismo causa aos antigos ritos pagãos. (Só lembrando que, apesar desse livro ser sobre as cidades grego-romanas, essas civilizações muito se influenciaram pelo paganismo oriental).

E antes q surja a dúvida, alguns católicos proeminentes eram envolvidos com o paganismo egípcio, como Cosimo de Medici, que aplicou grande fortuna nas traduções de Hermes Trimegisto (Thot, para os egípcios) e, com isso e outras contribuições financeiras (há um grande mosaico de Hermes T. no solo da catedral de Siena. Veja a imagem), foi o grande patrono do Renascimento italiano. E as crenças de alguns homens (por mais poderosos que sejam) afetaram em quê a ortodoxia católica? ABSOLUTAMENTE NADA!

De resto, peça a Deus mais paciência e também um pouquinho de boa vontade.

Imagem
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

Responder