Sharivan escreveu:
Mais um post absolutamente vago, onde você prioriza a agressividade e não cita sequer uma passagem bíblica! Pior, insiste em colocar tradicionalismos e sistematizações católicas acima, simplesmente, da Palavra de Deus, a Bíblia! Cara, me desculpa, mas você age como uma forma bitolada, que coloca os regramentos da instituição, portanto, humanos, acima dos de Deus, que nos foi dado unicamente por meio da sua Palavra (Bíblia Sagrada), e digo isto partindo da premissa que você seja de fato um cristão e, portanto, deveria colocar a Bíblia em primeiro lugar ("E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32).
Julgar a fé? Estou citando o meu ponto de vista com base nos ensinamentos bíblicos, de Jesus; quer mais autoridade do que a própria Palavra de Deus, que é a Bíblia? Não deturpe as coisas! É mais um exemplo de quão absurdo e vago tem sido nas suas postagens, além da desnecessária agressividade (reveja as expressões que vem usando).
Na boa, mas parece que você sequer leu minhas postagens antecedentes: já disse o que penso sobre igreja e o é com base na Bíblia, onde citei várias passagens que deixam claro que a igreja de Deus nada mais é que o corpo de Cristo na Terra, assim sendo, é representado por todos aqueles que creem e agem verdadeiramente em nome de Deus. Deus não instituiu uma denominação ou templo singular como sendo "a sua igreja" na Terra, ao contrário do que a Igreja Católica por vezes tenta fazer acreditarem. Inclusive, religiosismos e tradicionalismos só geram divisões e afastamentos, justamente o contrário do que igreja de fato significa, até mesmo com vistas à sua terminologia. A propósito, creio em Cristo Jesus como meu Deus e salvador, creio no Evangelho, tenho uma vida espiritual com Deus e procuro me pautar na sua Palavra; não preciso de nenhuma denominação ou instituição religiosa para "validar" a minha condição, que por sinal, trata-se de algo intrínseco.
Deus é a minha autoridade, quem me salvou por meio de seu filho Cristo Jesus, a quem confessei e confesso como meu Senhor e salvador; A minha "igreja" sou eu mesmo (somos a morada, vaso de Deus!) e os meus irmãos, quais seja, todos aqueles que creram e confessaram Jesus Cristo, portanto, o povo eleito por Deus, o corpo de cristo, que tem a sua fundação antes mesmo da fundação do mundo, pois assim está escrito:
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado(...).
Efésios 1:4-6
"Sola scriptura"? Está pondo em cheque a própria Palavra de Deus? A Bíblia é a própria expressão da Palavra Divina aos homens, está acima de qualquer outro regramento ou literatura, sendo que, estas, só são válidas quando absolutamente fundadas nas Escrituras, jamais podendo contrapor ou colocar linhas adicionais ao texto bíblico e é justamente por conta disto que a sua insistência no regramento fundado no catolicismo sequer faz sentido, pois venho defendo justamente o contrário, que o que vale é a Bíblia, e, diga-se de passagem, você sequer se vale de citações da Bíblia. Tudo isto que você teima em colocar no mesmo patamar da Bíblia/Palavra de Deus, em verdade não está, em especial os tradicionalismos, onde a própria Bíblia esclarece o assunto:
Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão. Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição? Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.
Mateus 15:1-9
Não confunda conhecer a história da Igreja Católica, que é bem conhecida por sinal, principalmente por força de eventos como a inquisição, com estudar o que é propagado e seus dogmas (que tenho sim um conhecimento sobre e pude perceber que deturpam muito do que realmente é ensinado na Bíblia, isto é, quando não passam em cima, o que me desmotivou a continuar com o catolicismo); e pelo contrário do que diz, um pouco de conhecimento acerca da história da instituição é mais do que suficiente para qualquer um ser amplamente sabedor dos muitos absurdos que já ocorreram e vêm ocorrendo por parte de tal instituição. E sequer preciso ser "Doutor" no tema ou ir muito longe no tempo: é questão atual as fortes investigações que o Vaticano vem sofrendo sobre corrupção (pesada!) e omissão quanto a largos casos de pedofilia e abusos sexuais por parte de padres.
O final do seu post, insisto que com o devido respeito, é, no entanto, simplesmente o cúmulo do absurdo para qualquer cristão sensato: o maior estudo que um cristão pode fazer é sobre a Bíblia, a Palavra de Deus; é o que vale de forma inabalável. Cartas, concílios e etc.? Absurdo, absurdo, absurdo! Trata-se de convenções humanas, portanto falhas. Veja que só a Palavra de Deus pode testificar a ele mesmo:
Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai que me enviou.
Disseram-lhe, pois: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai.
João 8:18,19
Não é salutar ficar preso a doutrinas e rituais! Muitas pessoas até se afastam de Deus por confundirem religião com Deus e uma vida espiritual. O que Deus realmente quer do homem não são pessoas presas à instituições e suas regras. Uma das maiores "tacadas" do Diabo foi justamente a divisão dos homens por meio das inúmeras religiões, especialmente quando ele consegue dividir cristãos. Repare que isto, todavia, não é o mesmo que uma vida de libertinagem, pois conhecedores da Palavra, viveremos pela fé e andaremos no caminho correto, mesmo quando eventualmente tropeçamos (nos desviamos de Deus). O único intermediador de Deus é Cristo Jesus:
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
1 Timóteo 2:5
Sobre as divergências do catolicismo para com as Escrituras, são muitas, inclusive já apontei algumas nas minhas respostas para você mesmo, como a questão da tradição, veneração a imagens, santos; o papado, celibato; salvação fora da instituição religiosa; veneração à Virgem Maria; oração aos mortos; domingo como dia santo; confissão ao padre; enfim, são várias, todas estas têm amparo nos regramentos DO CATOLICISMO em CONTRAPOSIÇÃO ao que está NA BÍBLIA, portanto, tratam-se de claras divergências, sem falar na forte influência do paganismo, vez que Roma incorporou à sua igreja oficial, a católica, vários rituais de origem pagã a fim de facilitar a adesão do povo à nova religião do Estado.
Por fim, até pela forma como você faz as suas colocações, me parece bem patente que o seu intuito não é o convencimento, mas o mero enfrentamento; seu posicionamento, que não leva em conta as razões bíblicas, aliados ao seu nick, levam à imediata inferência de que a sua posição atual é em todo sectária, evidenciado quem realmente, com todo respeito, deve ter sofrido algum tipo de "lavagem cerebral"; por oportuno, já fui católico! E, cara, não tome essas palavras como uma ofensa, é apenas a impressão que você está me passando.
PS: Se quiser manter uma discussão, mas construtiva e calcada na Bíblia, estou aberto à conversas via MP, até porque já fugimos bastante do tema do tópico. Nobre, não leve a questão para o pessoal, mesmo que jamais venhamos a entrar em acordo de ideias. Tá ok? Uma ou outra colocação mais incisiva se fez necessária a título argumentativo, ainda mais, convenhamos, diante da própria forma de abordagem que você adotou desde o início. Não se trata de "adoçar" o veneno não, estou falando numa boa mesmo, com sinceridade, e o meu interesse, embora seja sim o de te convencer, não o é por meio de "briga". De todo modo, fica aqui os meus sinceros pedidos de desculpas se de algum modo você se sentiu ofendido.
Abraço.