Mensagem
por Baden » 20 Jan 2016 23:53
Mas quem diz ser cético deveria justamente acreditar na existência de vida extraterrestre, e mesmo vida inteligente- talvez mais que a nossa.
Afinal, por que não?
Qual a garantia de que em meio a tantas galáxias, tantas estrelas, tantos sistemas solares além do nosso, sem falar nos recantos ainda desconhecidos do universo, não haveria mais nenhuma vida além da vida sublunar?
É muito antropocentrismo.
Se o acaso reuniu elementos que geraram vida na Terra, por que não poderia ter ocorrido algo similar em muitas outras regiões do imenso cosmos?
Não é o ceticismo que realmente refuta essa possibilidade e sim certos preconceitos, como o velho dogma de que um deus criou o universo e o homem à sua imagem e semelhança, de modo que uma outra espécie inteligente estaria fora de cogitação.
Mesmo desprovida de seu caráter religioso, essa idéia vigora furtivamente- sugerindo que é impossível que não sejamos os únicos, que nossa vida inteligente não tenha total exclusividade. Ora, nenhum fato pode sustentar essa crença. E o ceticismo deveria levar sempre a duvidar dela.
Já o argumento de que poderia muito bem haver vida extraterrena, e no entanto seria praticamente impossível fazer viagens alienígenas até o nosso planeta, é bem mais consistente.
De fato, segundo dados existentes sobre possíveis planetas habitáveis, somados à leis da física, seria muito remota a possibilidade de uma viagem através do espaço, seria necessário ultrapassar a velocidade da luz ou coisa do tipo...
Só que as leis da física que impedem essa viagem são as leis da física conforme concebidas pela inteligência humana em seu estágio de conhecimento atual. Nada impede que tais leis sejam reformuladas- não há sequer, até onde sei, uma teoria unificada da física-, e mais ainda nada impede que outras formas de inteligência possuam uma ciência muito diferente e mais avançada que a nossa.
Nesse caso, os limites que impomos às viagens extraterrestres refletiriam apenas as limitações de nossas concepções científicas atuais ou mesmo de nossa abordagem do universo.
Enfim, como tendo a ser cético, não consigo duvidar absolutamente do ET de Varginha e nem de qualquer outro alienígena cagão que seja.
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau
Rust never sleeps (Neil Young)
Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden