Galera me ajudem a resolver essa duvida com curso superior.
- Malandrosp
- Contato:
Galera me ajudem a resolver essa duvida com curso superior.
To na duvida galera.
Tenho duas opcoes.
1 - Voltar e terminar o curso de sistemas de informacao, que eu fazia aqui na minha cidade, falta 1 ano e meio, 2 anos.
2 - Fazer um curso de licenciatura em matematica, e me tornar professor, levo jeito para o coisa e tenho interesse nisto.
O que seria mais viavel? Fazer Sis Info e mais rapido, mais fiquei sabendo que a area esta saturada e prostituida, e muita gente tem saido dela.
Tenho duas opcoes.
1 - Voltar e terminar o curso de sistemas de informacao, que eu fazia aqui na minha cidade, falta 1 ano e meio, 2 anos.
2 - Fazer um curso de licenciatura em matematica, e me tornar professor, levo jeito para o coisa e tenho interesse nisto.
O que seria mais viavel? Fazer Sis Info e mais rapido, mais fiquei sabendo que a area esta saturada e prostituida, e muita gente tem saido dela.
Re: Galera me ajudem a resolver essa duvida com curso superior.
Grana a curto prazo, sistemas. Satisfação e provavelmente sucesso profissional, matemática. Porém, considere no mínimo um mestrado, depois de formado.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin
- Malandrosp
- Contato:
Agora que eu vi aqui na minha cidade nao tem matematica, mais tem quimica sera que seria uma boa?
Você tem qntos anos?
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
Matemática é bem difícil e não tem nada a ver com o que vc aprendeu no colégio. Se vc era bom no colégio não necessaiamente se dará bem com matemática a nível superior.
Vc pode fazer direito ou física
aos mestres com carinho: kozak (RIP), molotov (RIP), brunologo (RIP), blake (RIP)
- Malandrosp
- Contato:
brunodsr escreveu:Você tem qntos anos?
Tire suas conclusoes eu ja fiz um curso e parei, eu conheco jaspion e jiraya. menos os de 20 anos eu nao tenho.
Nao deu muito certo o curso, eu ate entrei na area, mais depois vi que se tem que ter muitos cursos de certificacao para se conseguir alguma coisa. da mesma forma que eu entrei acabei saindo, posso ate voltar no mesmo curso mais nao sei se seria uma boa.Química é uma boa se você gostar, pode ser professor e trabalhar com muitas outras coisas...
Acho melhor ir para uma área que se goste, se você largou o curso algum motivo deve ter tido
Tenho vontade de virar professor.
- Malandrosp
- Contato:
rockit escreveu:Vc pode fazer direito ou física
Pior que aqui na minha cidade nao tem fisica, so quimica ou biologia.
Direito, o mercado nao ta saturado?
-
Re: RE: Galera me ajudem a resolver essa duvida com curso superior.
.
Editado pela última vez por Matemático em 04 Jan 2019 01:47, em um total de 1 vez.
Re: RE: Galera me ajudem a resolver essa duvida com curso superior.
Tem diferença do bacharelado para licenciatura em questão de dificuldade em matérias em comum tipo cálculo, análise na reta, álgebra, etc.Matemático escreveu:Se ele quiser fazer licenciatura, o curso é mais fácil que dar tapa em bêbado. É só levar a sério.
Agora se quiser seguir uma carreira acadêmica, o ideal é fazer bacharelado e o curso é um pouquinho mais difícil, mas nenhum drama também. O segredo é um e é muito simples, qualquer um que seguir destrói. Resolver todos os exercícios das listas de exercícios.
Digo isso pq a dificuldade e abordagem de cálculo para matemática é diferente do cálculo dado para engenharia, por exemplo.
Em questão de grade, a diferença seria que na licenciatura tem aquelas matérias de didática e pedagogia?
-
Re: RE: Re: RE: Galera me ajudem a resolver essa duvida com curso superior.
.
Editado pela última vez por Matemático em 04 Jan 2019 01:46, em um total de 1 vez.
Re: RE: Re: RE: Galera me ajudem a resolver essa duvida com curso superior.
Realmente eu tinha uma idéia errada então em relação aos 2 cursos. Fiz muita matéria com o pessoal do bacharelado e alguns deles também fizeram algumas optativas conosco (álgebra 2, análise numérica, inteligência artifical e otimização, por ex) que para nós era obrigatória. E o que vc falou é real. Geralmente quem resolve a lista vai bem na prova na graduação. Fiz matemática industrial (se parece um pouco com mestrado em matemática aplicada).Matemático escreveu:Tem diferença sim. Com relação aos cálculos, na UFPE, por exemplo a diferença é explícita. Na UFPB, a diferença existe na prática (o curso é noturno, com duração menor, e portanto a cobrança é num nível inferior), embora as disciplinas possuam o mesmo nome.
Já nas disciplinas de análise na reta e álgebra, a diferença é enorme. O nível de dificuldade é muito inferior. Além disso, disciplinas básicas (e obviamente obrigatórias) de um curso de bacharelado como, por exemplo, geometria diferencial e topologia, não são obrigatórias para a licenciatura.
Fora isso, tem as disciplinas pedagógicas como você falou, que são muito bestas.
Finalmente, as optativas do bacharelado costumam ser bem interessantes, tais como análise no R^n, mais cursos de álgebra, um curso de comportamento das soluções de EDOs, às vezes teoria da medida, etc..
Já na licenciatura costumam ser todos pedagógicos ou com assuntos básicos revisitados.
É claro que é possível um cara da licenciatura fazer as mesmas opcionais de um cara do bacharelado. Já vi acontecer, mas isso ocorre em situações adversas. Ou seja, em geral temos um cara muito bom, que gostaria de mudar para o bacharelado, mas está numa situação em que seria perda de tempo. Que o ideal é fazer as optativas certas, se formar, e seguir no mestrado ou doutorado (se o cara for bom mesmo e tiver uma boa base).
-
Re: RE: Re: RE: Re: RE: Galera me ajudem a resolver essa duvida com curso superior.
.
Editado pela última vez por Matemático em 04 Jan 2019 01:46, em um total de 1 vez.
Re: RE: Re: RE: Re: RE: Galera me ajudem a resolver essa duvida com curso superior.
Quando entrei só tinha na ufpr esse curso. Um chinês (yuan) trouxe ele de fora. Esse cara era foda. Dava aula de análise numérica de cabeça. Isso é praticamente impossível sem seguir um livro ou cola para ir conferindo. Chegou até a ganhar uma medalha de honra ao merito do Lula. O curso é bem teórico e aborda uma infinidade de ferramenta matemática (métodos e algotitmos) para aplicar em outras áreas (engenharia, pesquisa operacional, computação, simulação numérica, estatistica, etc).Matemático escreveu:Ahh, que legal. Não conhecia esse curso de matemática industrial não. Seria algo como uma engenharia onde a matemática é aplicada decentemente?
Com relação às listas, essa mesma receita vale até para o doutorado em matemática. E o motivo é muito simples. O Elon até escreve no livro dele de análise na reta. A pessoa não pode ler um livro de matemática como se tivesse lendo um romance. Não tem como realmente aprender matemática sem praticar. O cérebro precisa do treino pra entender o que está acontecendo é se adaptar nas situações parecidas, mas diferentes das apresentadas, e isso só se consegue treinando, ou seja, resolvendo às listas de exercícios.
Engraçado é que enquanto eu escrevia isso, me pareceu muito com o Jiu-Jitsu, no sentido de que não adianta muito o cara ficar vendo um monte de aula sem treinar. O cara pode ver o diabo de vídeoaulas, mas enquanto o cara não chegar lá é fazer ele mesmo ao vivo várias e várias vezes, o cara não terá aprendido o Jiu-Jitsu.
A matemática segue o mesmo princípio. Você lê, vê o que as outras pessoas fizeram, mas até você chegar lá é fazer várias e várias vezes você mesmo, você pode até achar que sabe, mas aí você vai chegar na prova e vai descobrir da pior forma que não sabe.
Concordo com o Elon. Aliás, meu professor usou o livro dele e eu estudava somente lendo ele e não me ative aos exercícios. Chegava na prova e dava aquele nó e me perdia todo, pois faltava o treino, as vezes era uma coisa muito parecida do livro texto mas pegava para resolver na hora e descobrir isso durante uma prova não é algo agradável. Parece besta mas da resultado.
Por outro lado, no mestrado (fiz eng mecanica) as listas na maioria serviam como uma espécie de "trote", do que outra coisa. Gigantescas e didaticamente inúteis. Era mais sadismo dos professores. Acho que porque eles foram estuprados quando fizeram seus mestrados e doutorados querem dar o troco nos seus orientandos. Esse tipo de coisa não leva a nada, na minha opinião. Fora arrogância também e particularmente comigo por eu não vir da Engenharia. Mas isso acho que tem em todo lugar.
Sobre o jiu eu não sei dizer pq só fiz duas aulas práticas. Na teoria (anos vendo mma) achei que iria me sair melhor mas quando chega na hora vc trava tudo e depois fica com aquela sensação que poderia fazer vários movimentos e transições mas na hora não deu.
-
.
Editado pela última vez por Matemático em 04 Jan 2019 01:45, em um total de 1 vez.