[FaçaVocêMesmo] Carne do Sol
-
Chaves Antifa
- Usuário Fundador

Re: [FaçaVocêMesmo] Carne do Sol
Na minha cidade no Nordeste, quando você anda na rua é muito comum vê no quintal das casas carne estendida nos varais, como se fosse roupa. Carne de sol é bom demais, fica bem sequinha, eu comia até sem fritar.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
- Igor Vovchanchyn
- Contato:
Depois de por o sal e por no sol por horas ela fica dura e seca, normalmente o pessoal corta pedaços frita, joga uma cebola dentro e depois uma farinha e faz uma farofa.bigode69 escreveu:Curioso. Nunca comi. É só deixar ela no sal e pronto? Depois não precisa assar? Come crua mesmo?
Vc mesmo pode fazer aí, qualquer carne serve, o método era apenas uma maneira de manter a carne em longas viagens ou por n ter geladeira mesmo.
Normalmente o pessoal pega umas tiras de carne de uns 10cm por 40 e uns 2cm de espessura salgam e mete no sol até ficar marrom e dura, tenta ai que não tem dificuldade e é muito gostoso kkkkk
Aqui no sertao é comum ver carne pendurada em varal igual roupa kkkkkķkk
Vou tentar fazer aqui. Depos posto o resultado.Igor Vovchanchyn escreveu:Depois de por o sal e por no sol por horas ela fica dura e seca, normalmente o pessoal corta pedaços frita, joga uma cebola dentro e depois uma farinha e faz uma farofa.
Vc mesmo pode fazer aí, qualquer carne serve, o método era apenas uma maneira de manter a carne em longas viagens ou por n ter geladeira mesmo.
Normalmente o pessoal pega umas tiras de carne de uns 10cm por 40 e uns 2cm de espessura salgam e mete no sol até ficar marrom e dura, tenta ai que não tem dificuldade e é muito gostoso kkkkk
Aqui no sertao é comum ver carne pendurada em varal igual roupa kkkkkķkk
Valeu!
-
Tico_Bahiano
- Aprendiz

- Contato:
Carai eu sou de Itarantim vizinha de Jordania, mas ja no lado da Bahia.Zé Tempero escreveu:De Jordania. Fica no nordeste de Minas.
Mas a grande maioria mora em BH atualmente.
Somente meu pai que veio pra Salvador.
[quote=Shin post_id=1786949 time=1617017667 user_id=1029]
Votei gostoso 17. Votei e não me arrependo
[/quote]
[/quote]
-
Tico_Bahiano
- Aprendiz

- Contato:
E a melhor carne de sol que conheco vem de Itororo na Bahia.
[quote=Shin post_id=1786949 time=1617017667 user_id=1029]
[/quote]
[/quote]
- Zé Tempero
- Contato:
Conheço Itarantim! Mas tem anos que fui naquela região, inclusive Jordânia.Tico_Bahiano escreveu:Carai eu sou de Itarantim vizinha de Jordania, mas ja no lado da Bahia.
- Queixodevidro
- Contato:
Tem gente que tá confundindo carne seca ou charque com carne de sol.
A carne seca ou charque é uma carne extremamente salgada, usa-se muito sal mesmo, cobre-se toda a peça de carne com sal fino. Salgasse umas 3 vezes assim que a carne perde o líquido. Ela fica exposta ao sol e ao vento. É uma forma antiquíssima de se conservar carne. A palavra charque é mais usada no sul, sudeste centro... carne seca é mais usada no nordeste. É muito usada para fazer o arroz carreteiro dos gaúchos. Antes de preparar é necessário se dessalgar a carne. Esse açougueiro explica direitinho.
Carne de sol é uma carne bovina, normalmente se usa carne de primeira mas se faz com várias, cupim inclusive. A carne é aberta na forma de manta e é apenas temperada com sal que pode ser fino ou grosso. A boa carne de sol nem vai ficar exposta ao sol, mas à sombra. Fica pronta em alguns dias. É uma cultura nordestina. Alguns chegam a expor a carne ao sol, mas ela seca muito e fica ruim.
A carne seca ou charque é uma carne extremamente salgada, usa-se muito sal mesmo, cobre-se toda a peça de carne com sal fino. Salgasse umas 3 vezes assim que a carne perde o líquido. Ela fica exposta ao sol e ao vento. É uma forma antiquíssima de se conservar carne. A palavra charque é mais usada no sul, sudeste centro... carne seca é mais usada no nordeste. É muito usada para fazer o arroz carreteiro dos gaúchos. Antes de preparar é necessário se dessalgar a carne. Esse açougueiro explica direitinho.
Carne de sol é uma carne bovina, normalmente se usa carne de primeira mas se faz com várias, cupim inclusive. A carne é aberta na forma de manta e é apenas temperada com sal que pode ser fino ou grosso. A boa carne de sol nem vai ficar exposta ao sol, mas à sombra. Fica pronta em alguns dias. É uma cultura nordestina. Alguns chegam a expor a carne ao sol, mas ela seca muito e fica ruim.
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER
- Rinoceronte
- Contato:
eu ja fiz essa de geladeira. Ficou bom. Nao ficou igualzinho carne seca, mas ficou gostoso. De tempo em tempo tem que ficar trocando o sal e escorrendo a agua que sai da carne
Site que traz highlights / gifs de lutas, com postagens em tempo real durante eventos:
http://stationfy.com/

-
Chaves Antifa
- Usuário Fundador

Um prato que é bem comum no nordeste com carne de sol é Maria Isabel, é muito bom.
- Queixodevidro
- Contato:
MH92 escreveu:Rapaz, eu sou do nordeste e falo charque. Pra mim carne seca é coisa de gente do sudeste.
Tava dando um confere aqui e charque e carne seca são tipo sinônimos. A carne de sol é que é diferente. O charque ou carne seca no Huehue surgiu no nordeste mesmo. Depois um cearense levou pro Rio Grande do Sul que se tornou o Estado maior produtor. Enfim, tá tudo em casa de fora a fora no Brasil. Tem também o nome jabá no nordeste.
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER
- Igor Vovchanchyn
- Contato:
Pois é conheço exatamente desse jeito, charque é vermelha e seca/sol é marrom acinzentada, sou do sertão baiano então é bem comum por aqui.MH92 escreveu:Rapaz, eu sou do nordeste e falo charque. Pra mim carne seca é coisa de gente do sudeste.
Ilustrando, isso é charque, é a carne que bota no feijão, a cor é vermelha:
E isso é carne de sol, crua ela é meio acinzentada:
Minha avô, aqui no interior de SP, fazia desse jeito. Que saudades, pqp! Vou atrás de fazerIgor Vovchanchyn escreveu:Aqui no sertao(onde nasci) carne do sol é no sol mesmo, salga e depois mete no sol pra secar, deixa umas 5 horas ou até ficar seca, depois prepara do jeito que quer, basicamente é uma desidratação conjunta sal+sol.
meus avós que hoje teriam por volta dos 95 anos faziam Isso pq quando eram jovens n tinham geladeira.
- Igor Vovchanchyn
- Contato:
Pra acabar com as duvidas tirei print do livro que utilizo na faculdade(estudo nutrição), carne de charque e seca São a mesma confome a ultima imagem.

Eu faço carne de sol com contra-filé. Mas dá pra fazer de boas com qualquer carne macia, mas como eu só uso na churrasqueira, faço com os bifes já cortados para grelha.
É bem simples: espalhe sal fino por toda a superfície da carne (é para ESPALHAR, não cobrir!). Faça o mesmo procedimento com sal grosso, usando uma quantidade maior do que se coloca na carne quando vai à churrasqueira. Pendure e deixe descansar pelo menos uma noite. Deixe umas cervas bem geladas. Acho que fica melhor mal passada; alguns temperam com mostarda. Fica dez.
É bem simples: espalhe sal fino por toda a superfície da carne (é para ESPALHAR, não cobrir!). Faça o mesmo procedimento com sal grosso, usando uma quantidade maior do que se coloca na carne quando vai à churrasqueira. Pendure e deixe descansar pelo menos uma noite. Deixe umas cervas bem geladas. Acho que fica melhor mal passada; alguns temperam com mostarda. Fica dez.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.
G.K. Chesterton, Orthodoxy.
CARNE DE SOL
A carne de sol (também chamada de carne de vento, serenada, de sertão e etc) leva esse nome, pois antigamente era feita salgando a proteína ligeiramente e secando as peças ao sol. A carne passa por um leve processo de desidratação e exige um clima seco para ser feita. Essa técnica de conservação é bastante antiga, mas atualmente a carne é salgada ligeiramente, e colocada para secar em local coberto e ventilado, e não mais diretamente exposta ao sol. A secagem é relativamente rápida, deixando-a ainda úmida no interior, e modificando pouco a sua textura e cor originais.
CHARQUE
O charque é um produto tipico do Rio Grande do Sul, sendo diferente que as outras carnes na quantidade de sal usada para seu preparo. Conta a história, que o português José Pinto Martins, produziu o charque pela primeira vez em 1777, usando do seu conhecimento em fazer carne seca que aprendeu quando morou no Ceará. José fez basicamente uma adaptação da receita, para aproveitar o gado que era abatido apenas para uso do couro.
Para preparo de um tradicional charque, é preciso antes de tudo uma carne que tenha gordura considerável. Ao cortar, são feitas mantas, para ajudar no processo de desidratação. É adicionado bastante sal fino (possui mais iodo, sendo mais efetivo) sobre toda a superfície da carne, e levada para descansar durante um bom período. Com a desidratação, uma enorme quantidade de liquido sairá, e depois de repetida várias vezes o processo de tirar e colocar o sal a carne é levada para a secagem, que dura em média 10 dias.
CARNE SECA
Tipica na região norte e nordeste do Brasil, a carne seca (também conhecida como Jabá) é parecida com a carne de sol, mas passa por uma desidratação bem mais intensa. A quantidade de sal usada será maior, e o tempo de cura também. As mantas de carne são empilhadas em local seco para desidratarem-se, e depois são levadas para varais no sol para finalizar a secagem.
Por todos esses motivos, a carne seca é bem mais seca que o charque e a carne de sol, pois o método de produção faz com que a evaporação da água na carne e o tempo ao ar livre secando sejam bem maiores. Ou seja, a carne seca sofre uma mudança de cor maior, é bem mais seca, possui uma textura mais firme, e tem um maior prazo de validade por conta da desidratação.
https://www.petitgastro.com.br/as-difer ... arne-seca/
A carne-seca tem um teor de umidade de aproximadamente 45% e até 15% de sal; a umidade da carne-de-sol atinge 70%, com 5% ou 6% de sal.
http://super.abril.com.br/ciencia/qual- ... carne-seca
Esquematicamente, em niveis de ressecamento e "salgadura":
Carne Seca>>>>>>>>Charque>>>>>>>>>>Carne DE Sol
Isso deve interferir no sabor e no preparo.
Esse site tem boas inforrmações: https://prazernagastronomia.wordpress.c ... arne-seca/
A carne de sol (também chamada de carne de vento, serenada, de sertão e etc) leva esse nome, pois antigamente era feita salgando a proteína ligeiramente e secando as peças ao sol. A carne passa por um leve processo de desidratação e exige um clima seco para ser feita. Essa técnica de conservação é bastante antiga, mas atualmente a carne é salgada ligeiramente, e colocada para secar em local coberto e ventilado, e não mais diretamente exposta ao sol. A secagem é relativamente rápida, deixando-a ainda úmida no interior, e modificando pouco a sua textura e cor originais.
CHARQUE
O charque é um produto tipico do Rio Grande do Sul, sendo diferente que as outras carnes na quantidade de sal usada para seu preparo. Conta a história, que o português José Pinto Martins, produziu o charque pela primeira vez em 1777, usando do seu conhecimento em fazer carne seca que aprendeu quando morou no Ceará. José fez basicamente uma adaptação da receita, para aproveitar o gado que era abatido apenas para uso do couro.
Para preparo de um tradicional charque, é preciso antes de tudo uma carne que tenha gordura considerável. Ao cortar, são feitas mantas, para ajudar no processo de desidratação. É adicionado bastante sal fino (possui mais iodo, sendo mais efetivo) sobre toda a superfície da carne, e levada para descansar durante um bom período. Com a desidratação, uma enorme quantidade de liquido sairá, e depois de repetida várias vezes o processo de tirar e colocar o sal a carne é levada para a secagem, que dura em média 10 dias.
CARNE SECA
Tipica na região norte e nordeste do Brasil, a carne seca (também conhecida como Jabá) é parecida com a carne de sol, mas passa por uma desidratação bem mais intensa. A quantidade de sal usada será maior, e o tempo de cura também. As mantas de carne são empilhadas em local seco para desidratarem-se, e depois são levadas para varais no sol para finalizar a secagem.
Por todos esses motivos, a carne seca é bem mais seca que o charque e a carne de sol, pois o método de produção faz com que a evaporação da água na carne e o tempo ao ar livre secando sejam bem maiores. Ou seja, a carne seca sofre uma mudança de cor maior, é bem mais seca, possui uma textura mais firme, e tem um maior prazo de validade por conta da desidratação.
https://www.petitgastro.com.br/as-difer ... arne-seca/
A carne-seca tem um teor de umidade de aproximadamente 45% e até 15% de sal; a umidade da carne-de-sol atinge 70%, com 5% ou 6% de sal.
http://super.abril.com.br/ciencia/qual- ... carne-seca
Esquematicamente, em niveis de ressecamento e "salgadura":
Carne Seca>>>>>>>>Charque>>>>>>>>>>Carne DE Sol
Isso deve interferir no sabor e no preparo.
Esse site tem boas inforrmações: https://prazernagastronomia.wordpress.c ... arne-seca/