Vamos falar sobre Educação?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9698
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por Anônimo » 17 Dez 2015 14:06

Paulo Freire serve para ensinar agricultor analfabeto a aprender a ler e, no pacote, despertar uma suposta consciência política. Para ensinar derivada e integral, não tem método alternativo que dê jeito. Tem que sentar a bunda na cadeira e estudar.

pauloctba
Mensagens: 1582
Registrado em: 11 Out 2014 22:18
Contato:

Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por pauloctba » 17 Dez 2015 14:34

Baden escreveu:Meu chapa, que visão estereotipada das coisas... Quantos lugares comuns: "ninguém gosta de matemática, só de futebol", "o engenheiro ganha mais que o bailarino". Não é nada disso, as coisas são muito mais complicadas e diferenciadas. A inteligência se desenvolve de várias formas, e não apenas no âmbito de cálculos e abstrações. De fato, apesar de muita ineficiência, nosso ensino acaba deixando de lado o investimento em certas potencialidades humanas, e na ampliação de relações interpessoais. Não sei o quanto interessa a formação de um indivíduo crítico, capaz de questionar os alicerces do sistema social em que vive.

Melhor formar alguém que possa se arrogar a capacidade de criticar a falta de inteligência alheia, ainda que faça isso simplesmente reproduzindo uma visão estreita e já muito batida sobre o problema.
Em primeiro lugar, o lado do calculo e abstracoes e a base pra tudo, alem da memoria, claro. Mais uma vez eu nunca vi um cara com facilidade em exatas penar em prova de historia.
Segundo, que essa " formacao de uma visao critica", demanda o sujeito saber que nao existe milagre e que nao existe possibilidade de desenvolver a sociedade sem um desenvolvimento tecnico e economicos, ou seja, pode por os engenheiros bem a frente da galera de humanas, pois eles sabem que a conta do socialismo nao fecha
Terceiro, me diga um cara que prefere fazer contas do que jogar futebol, dai a gente conversa.

Avatar do usuário
SALINHO
Mensagens: 4727
Registrado em: 01 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por SALINHO » 17 Dez 2015 15:20

Mago escreveu:Vejam esse vídeo, resume tudo q eu penso sobre o assunto.

phpBB [video]
Muito bom. Parece ser exatamente o contrário do que o pauloctba pensa.
BÓ VOVÔ!!!!

pauloctba
Mensagens: 1582
Registrado em: 11 Out 2014 22:18
Contato:

Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por pauloctba » 17 Dez 2015 17:59

SALINHO escreveu:Muito bom. Parece ser exatamente o contrário do que o pauloctba pensa.
Não exatamente, acho que você não acompanhou a discussão direito. Eu tenho outros motivos para discordar, e a resposta vale para o Dumog também.

Para começar, o motivo da discussão não é que eu acho "exatas superiores", a discussão começou porque o nosso colega, na pagina anterior, deu a brilhante idéia de "ensinar menos exatas", pois existem prioridades maiores como dança e filosofia. O campeão fala uma asneira dessas e eu vou fingir que concordo? Engraçado que o dumog não ficou ofendido quando o sujeito falou isso, mas se eu falo um "a" de humanas ele fica todo revoltado :rolleyes:

Claro que existem coisas mais importantes na vida do que polinômios, a questão é que para muitas delas não precisa a escola te ensinar. Eu, por exemplo aprendi a cozinhar e lavar em casa, são coisas que a vida ensina e que a gente muitas vezes acaba fazendo mesmo por prazer. Também aprendi a pagar conta no banco e trocar pneu do carro vendo meus pais, assim como controlar as minha finanças.

Agora procura algum maluco que aprendeu geometria por inércia, ou por boa vontade de ir atrás, praticamente não existe. Primeiro porque é chato pra caralho, e segundo porque é mais difícil do que as demais matérias, então ou a escola ensina e cobra decentemente ou ninguém se sujeita a isso. Por isso que no Brasil entram 50 nego em uma faculdade de engenharia e formam 5, porque é tudo analfabeto funcional sem base. Pode ver que aluno de origem humilde se vira em cursos como história e direito, agora vai ver engenharia, o que tem de aluno que percebe no segundo ano que não vai dar pra ele. Juro que metade da minha turma de mecãnica tinha carro, hoje deve ser mais ainda, o que demostra a bosta que é o nosso ensino básico para exatas.

Outra coisa é que do jeito que o sujeito do vídeo fala, até parece que a escola do país dele ensina só filosofia e culinária e o país é desenvolvido em função disso. Ele exalta o fato de a escola ensinar coisas do dia a dia (o que é realmente interessante), mas ele esquece de citar que com certeza a galera de lá é incomparavelmente melhor em exatas do que a gente. Ele mesmo cita que brasileiro não aprende a calcular juros de banco, mas esquece que o motivo é a galera não saber lidar com potências e muito menos logaritimos, segundo ele teoria inúteis com um pouco de raciocínio lógico.

Avatar do usuário
Mago
Mensagens: 5414
Registrado em: 01 Out 2014 16:48
Contato:

Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por Mago » 17 Dez 2015 19:48

pauloctba escreveu:Não exatamente, acho que você não acompanhou a discussão direito. Eu tenho outros motivos para discordar, e a resposta vale para o Dumog também.

Para começar, o motivo da discussão não é que eu acho "exatas superiores", a discussão começou porque o nosso colega, na pagina anterior, deu a brilhante idéia de "ensinar menos exatas", pois existem prioridades maiores como dança e filosofia. O campeão fala uma asneira dessas e eu vou fingir que concordo? Engraçado que o dumog não ficou ofendido quando o sujeito falou isso, mas se eu falo um "a" de humanas ele fica todo revoltado :rolleyes:

Claro que existem coisas mais importantes na vida do que polinômios, a questão é que para muitas delas não precisa a escola te ensinar. Eu, por exemplo aprendi a cozinhar e lavar em casa, são coisas que a vida ensina e que a gente muitas vezes acaba fazendo mesmo por prazer. Também aprendi a pagar conta no banco e trocar pneu do carro vendo meus pais, assim como controlar as minha finanças.

Agora procura algum maluco que aprendeu geometria por inércia, ou por boa vontade de ir atrás, praticamente não existe. Primeiro porque é chato pra caralho, e segundo porque é mais difícil do que as demais matérias, então ou a escola ensina e cobra decentemente ou ninguém se sujeita a isso. Por isso que no Brasil entram 50 nego em uma faculdade de engenharia e formam 5, porque é tudo analfabeto funcional sem base. Pode ver que aluno de origem humilde se vira em cursos como história e direito, agora vai ver engenharia, o que tem de aluno que percebe no segundo ano que não vai dar pra ele. Juro que metade da minha turma de mecãnica tinha carro, hoje deve ser mais ainda, o que demostra a bosta que é o nosso ensino básico para exatas.

Outra coisa é que do jeito que o sujeito do vídeo fala, até parece que a escola do país dele ensina só filosofia e culinária e o país é desenvolvido em função disso. Ele exalta o fato de a escola ensinar coisas do dia a dia (o que é realmente interessante), mas ele esquece de citar que com certeza a galera de lá é incomparavelmente melhor em exatas do que a gente. Ele mesmo cita que brasileiro não aprende a calcular juros de banco, mas esquece que o motivo é a galera não saber lidar com potências e muito menos logaritimos, segundo ele teoria inúteis com um pouco de raciocínio lógico.
Cara, nego aqui não sabe fazer regra de 3 nem calcular porcentagem simples. Entre outras coisas.

Em exatas, a maioria dos canadenses que conversei, só sabem fazer conta de padaria.

Avatar do usuário
SALINHO
Mensagens: 4727
Registrado em: 01 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por SALINHO » 17 Dez 2015 22:09

pauloctba escreveu:Não exatamente, acho que você não acompanhou a discussão direito. Eu tenho outros motivos para discordar, e a resposta vale para o Dumog também.

Para começar, o motivo da discussão não é que eu acho "exatas superiores", a discussão começou porque o nosso colega, na pagina anterior, deu a brilhante idéia de "ensinar menos exatas", pois existem prioridades maiores como dança e filosofia. O campeão fala uma asneira dessas e eu vou fingir que concordo? Engraçado que o dumog não ficou ofendido quando o sujeito falou isso, mas se eu falo um "a" de humanas ele fica todo revoltado :rolleyes:

Claro que existem coisas mais importantes na vida do que polinômios, a questão é que para muitas delas não precisa a escola te ensinar. Eu, por exemplo aprendi a cozinhar e lavar em casa, são coisas que a vida ensina e que a gente muitas vezes acaba fazendo mesmo por prazer. Também aprendi a pagar conta no banco e trocar pneu do carro vendo meus pais, assim como controlar as minha finanças.

Agora procura algum maluco que aprendeu geometria por inércia, ou por boa vontade de ir atrás, praticamente não existe. Primeiro porque é chato pra caralho, e segundo porque é mais difícil do que as demais matérias, então ou a escola ensina e cobra decentemente ou ninguém se sujeita a isso. Por isso que no Brasil entram 50 nego em uma faculdade de engenharia e formam 5, porque é tudo analfabeto funcional sem base. Pode ver que aluno de origem humilde se vira em cursos como história e direito, agora vai ver engenharia, o que tem de aluno que percebe no segundo ano que não vai dar pra ele. Juro que metade da minha turma de mecãnica tinha carro, hoje deve ser mais ainda, o que demostra a bosta que é o nosso ensino básico para exatas.

Outra coisa é que do jeito que o sujeito do vídeo fala, até parece que a escola do país dele ensina só filosofia e culinária e o país é desenvolvido em função disso. Ele exalta o fato de a escola ensinar coisas do dia a dia (o que é realmente interessante), mas ele esquece de citar que com certeza a galera de lá é incomparavelmente melhor em exatas do que a gente. Ele mesmo cita que brasileiro não aprende a calcular juros de banco, mas esquece que o motivo é a galera não saber lidar com potências e muito menos logaritimos, segundo ele teoria inúteis com um pouco de raciocínio lógico.
Pois eu concordo quase completamente com o cara do vídeo. Eu me formei em direito e desde a adolescência já tinha certeza que não iria fazer nada de envolvesse matemática, física, química ou biologia.
Mesmo assim tive que saber toda a tabela periódica, os polinômios, química orgânica, e outra caralhada de coisas que hoje eu não tenho a menor ideia mais de como fazer e que não me ajuda em nada na minha profissão (nem na minha diversão).
E o que eu achei perfeito no relato do vídeo, é que o cara diz que lá há as matérias avulsas, ou seja, o cara que vai fazer a faculdade de engenharia, ele vai poder fazer várias cadeiras que lhe vão dar uma excelente base pra quando ele chegar na faculdade. Do mesmo jeito quem vai fazer medicina vai fundo na biologia, Farmácia vai fundo na química, etc.
Será que quem vai fazer sociologia precisa ir tão fundo no estudo da química orgânica? Será que quem vai fazer engenharia precisa sair quase um doutor em história?
E aí vão a questão (levantada no vídeo): pra quem quer fazer jornalismo, é melhor o cara sair fera em polinômios, hidrocarbonetos e movimento vertical no vácuo, ou ter visto só o básico de matemática, química e física, tendo tempo pra ver matérias avulsas de fotografia ou edição de vídeo?

Eu acho que o ensino geral mais básico, tendo o aprofundamento já direcionado ao que se quer fazer, seria um evolução ao modelo atual.

Desse jeito até a falta de base das pessoas que fazem engenharia (que você reclamou) seria minorada, pois o aprofundamento direcionado faria com que essas pessoas saíssem do ensino médio mais feras em matemática e física do que saem hoje (mas sabendo menos sociologia, filosofia, música, fotografia, história e geografia, etc, matérias que ele não vai usar profissionalmente).
BÓ VOVÔ!!!!

Avatar do usuário
SALINHO
Mensagens: 4727
Registrado em: 01 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por SALINHO » 17 Dez 2015 22:16

Mago escreveu:Cara, nego aqui não sabe fazer regra de 3 nem calcular porcentagem simples. Entre outras coisas.

Em exatas, a maioria dos canadenses que conversei, só sabem fazer conta de padaria.
Ótimo exemplo, Mago.
Essa conta de padaria (e do banco) é o que as pessoas que não trabalham com matemática precisam saber.

Eu nunca usei um polinômio, nunca usei a tabela periódica, nunca balanceei uma equação. Eu não preciso saber disso, pois não trabalho com isso.
BÓ VOVÔ!!!!

Avatar do usuário
KYO
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 7057
Registrado em: 13 Out 2014 08:16
Contato:

Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por KYO » 17 Dez 2015 22:33

A critica relevante no bideo é justamente a falta de foco no Brasil, e como o cara fala, o mercado de cursinho pré-vestibular demonstra isso

Querendo ou não, praticidade é importante... Ao mesmo tempo que alguns conhecimentos são fundamentais, como reconhecer a tabela nutricional (citado pelos colegas), calcular juros, funcionamento da estrutura política, direito básico, etc Também vivemos na época da especialização

Sem querer entrar nessas picuinhas da época de cursinho de Exatas vs Humanas, mas acho ridículo querer atribuir algum tipo de autoridade a área de Humanas para todo tipo de pensamento critico

Eu não me lembro que site foi, mas quando lançaram o programa Cultura sem Fronteiras, vários sujeitos colocando dessa forma na parte de Comentários... Como se o sujeito fosse viajar para o exterior para ensinar a sociedade a pensar lol

Mas pensamento critico em que? Formar diversos polímatas (no sentido pejorativo)? Ou Leonardo Da Vinci como o Shin colocou :))

Quando você fode o joelho no Jiu, não é um clinico geral que vai resolver a parada, é um médico ortopedista especialista na porra de joelho Assim como tem outros infelizes que estudaram/trabalharam em outra parte especifica

Um empresário que vai efetuar uma fusão, não vai procurar um advogado generalista, é uma porra de uma equipe com advogados tributaristas, ou especialista nessa parte da legislação, e de preferência com experiência no seu ramo de atuação

Imagino que historiador também deve ter a sua área de especialização...

Acho que é justamente esse o ponto, ao mesmo tempo que passa conhecimentos práticos, da oportunidade do guri selecionar as matérias para a especialização no curso de graduação.

Parece um pouco com os colégios técnicos do Brasil, mas sem ficar restrito a profissão apenas, e passando conhecimentos úteis para o cotidiano

E corrige uma distorção também. Gerado pela falta de experiência de vida, ou até mesmo foco, é difícil fazer uma escolha profissional aos 15 anos, e se durante o percurso optar por outra carreira, o sistema da outra chance como citado no bideo

Pô, outro dia estava vendo o material escolar do filho do meu vizinho, e o muleque ia ter mecânica de fluido no último ano do ensino médio Para que isso? Se decidiu por fazer Engenharia, Física, Matemática, etc Pega o básico, e vai aprender essa porra na faculdade

De repente tem nego ai que vai fazer contabilidade... Sabe fazer as operações básicas? Pronto, da para fazer razonetes na faculdade

Avatar do usuário
SALINHO
Mensagens: 4727
Registrado em: 01 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por SALINHO » 17 Dez 2015 22:44

Uma coisa que deve ser estudada a fundo por todos é a língua portuguesa, principalmente a interpretação de texto.
BÓ VOVÔ!!!!

Avatar do usuário
SALINHO
Mensagens: 4727
Registrado em: 01 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por SALINHO » 17 Dez 2015 22:45

Duplicado.
BÓ VOVÔ!!!!

pauloctba
Mensagens: 1582
Registrado em: 11 Out 2014 22:18
Contato:

Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por pauloctba » 17 Dez 2015 23:57

SALINHO escreveu:Pois eu concordo quase completamente com o cara do vídeo. Eu me formei em direito e desde a adolescência já tinha certeza que não iria fazer nada de envolvesse matemática, física, química ou biologia.
Mesmo assim tive que saber toda a tabela periódica, os polinômios, química orgânica, e outra caralhada de coisas que hoje eu não tenho a menor ideia mais de como fazer e que não me ajuda em nada na minha profissão (nem na minha diversão).
E o que eu achei perfeito no relato do vídeo, é que o cara diz que lá há as matérias avulsas, ou seja, o cara que vai fazer a faculdade de engenharia, ele vai poder fazer várias cadeiras que lhe vão dar uma excelente base pra quando ele chegar na faculdade. Do mesmo jeito quem vai fazer medicina vai fundo na biologia, Farmácia vai fundo na química, etc.
Será que quem vai fazer sociologia precisa ir tão fundo no estudo da química orgânica? Será que quem vai fazer engenharia precisa sair quase um doutor em história?
E aí vão a questão (levantada no vídeo): pra quem quer fazer jornalismo, é melhor o cara sair fera em polinômios, hidrocarbonetos e movimento vertical no vácuo, ou ter visto só o básico de matemática, química e física, tendo tempo pra ver matérias avulsas de fotografia ou edição de vídeo?

Eu acho que o ensino geral mais básico, tendo o aprofundamento já direcionado ao que se quer fazer, seria um evolução ao modelo atual.

Desse jeito até a falta de base das pessoas que fazem engenharia (que você reclamou) seria minorada, pois o aprofundamento direcionado faria com que essas pessoas saíssem do ensino médio mais feras em matemática e física do que saem hoje (mas sabendo menos sociologia, filosofia, música, fotografia, história e geografia, etc, matérias que ele não vai usar profissionalmente).
Entendo o que você quer dizer, e com certeza concordo.

Eu sei que muita gente nunca vai precisar calcular um polinômio na vida. Da mesma maneira não muda nada pra mim saber quem foi Pedro Álvares Cabral, ou tutankhamon, ou saber que a capital do Acre é rio Branco. Mesmo em um curso de engenharia eu aprendi muita coisa que não serve pra nada, assim como tenho certeza que você já ouviu muita groselha.

Mas a minha abordagem foi outra, então leia o texto com atenção para a nossa discussão não entrar em um loop.

O meu ponto nesse texto todo foi que ninguém precisa de aula também pra aprender a cozinhar, para bater laje, para trocar pneu e nem para jogar futebol. Todas essas coisa se aprende com a vida, a não ser, claro, que você queira ser um masterchef ou um Neymar.

Outras áreas como como artes e esportes são lazer. 90% das pessoas faz porque curte. Não tem sentido ficar dando aula de futeba se neguinho sai da aula e vai correndo jogar mais. A não ser que queira ser profissional, o que é um em um milhão.

Resumindo, sobram as "obrigações", exatas, biológicas, saúde, humanas e linguas (me lembrem se falta alguma).

Se você pensar que na prática ninguem vai utilizar tudo o que aprendeu e deixar cada aluno escolher o que quiser, pode acabar com o ensino básico. Você com certeza é dos poucos que sabiam desde cedo o que queria fazer da vida, eu, por exemplo, fiz 2 graduações em áreas completamente diferentes, e obviamente não vou exercer a primeira. Dos idiomas que aprendi, só uso efetivamente o inglês, e raramente espanhol. Se eu fosse pensar que "sei lá se isso é util", eu não aprendia nenhuma, porque nunca você vai ter certeza se vai usar.

Porque eu acho que exatas têm que ser mais priorizadas do que são hoje? Porque como eu já disse, é a área mais complicada para quem não tem uma base boa. Aluno de origem humilde, sem base nenhuma se vira em humanas, mas nunca se forma em exatas, a não ser que seja muito acima da média.

"Ah, mas só no Brasil tem esses professores FDP de pública que rodam a turma inteira em cálculo". Verdade, a faculdade também tem que melhorar, mas mesmo assim, aluno que não sabe regra de três tem que se enforcar.

Conclusão: Se for seguir a risca o que você falou, é mais fácil abolir o ensino básico, só ensina matemática pro cara saber calcular o troco do guaraná, e direciona todo mundo para uma área desde o começo, e complementa com uma graduação. Pior que eu não discordo disso, teria que pensar no assunto, mas acho estranho porque vai muito contra todo esse movimento exigir investimentos em educação, sendo que essa só ensina groselha.

pauloctba
Mensagens: 1582
Registrado em: 11 Out 2014 22:18
Contato:

Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por pauloctba » 18 Dez 2015 00:00

SALINHO escreveu:Uma coisa que deve ser estudada a fundo por todos é a língua portuguesa, principalmente a interpretação de texto.
Sem dúvidas, mas a interpretação de texto é basicamente raciocínio lógico. Já o ensino de gramática puro só é realmente útil para quem for professor de português, para a maioria o básico do básico presta.

Victor Martins
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por Victor Martins » 18 Dez 2015 00:16

Dumog escreveu:Nao, cara, segundo o que tenho aprendido aqui, ta tudo errado nesse vídeo.

Tem que tirar todas as matérias de humanas que doutrinal nossas crianças e ensinar só coisas "úteis" para a. "Vida real" : matemática, física, Química e, olhe lá, biologia.
Português o suficiente para se comunicar.

Porque essas disciplinas é que vão ajudar as pessoas a entrar no mercado de trabalho, de preferência sem criar problemas, questionar direitos, etc.

O cara do vídeo tá errado.

:rolleyes:
Vai obrigar os alunos a estudarem esse assuntos ? Vai abrir o cerébro deles com um machado e alterar para todos gostarem de Quimica, Fisica e Matematica que cá entre nós não é nada atrativo


Nego pensa assim e depois reclama que os alunos não querem estudar, vai

Victor Martins
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por Victor Martins » 18 Dez 2015 00:30

Dumog escreveu:Eu estava sendo irônico...
Aff. Desculpe, então. é porque é tanta coisa absurada que se lê nesse off que eu nem consigo distinguir

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9698
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por Anônimo » 18 Dez 2015 10:45

Quando se fala em ensinar matemática, física e química, o que se quer é o básico. Eu aprendi a calcular as raízes de uma equação do segundo grau na oitava série de uma escola pública. Hoje os alunos saem do ensino médio sem saber equação do primeiro grau. É impossível acreditar que um país superará o atraso com tanta gente ignorante.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom, Djair Ferreira e 161 visitantes