MEC quer alterar grade curricular de história

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
bison
Admin
Admin
Contato:

Re: MEC quer alterar grade curricular de história

Mensagem por bison » 23 Nov 2015 17:35

librarianbjj escreveu:Bacana a proposta.
Semana passada eu assisti a uma palestra de uma historiadora que relatou coisas muito interessantes:
1 - os escravos que chagaram à Bahia sabiam ler e escrever, pois eram árabes, enquanto seus patrões brancos eram analfabetos. Estes escravos eram até mais disputados para exercerem tarefas mais intelectuais.

2 - o turbante que as baianas usam é herança de sua cultura muçulmana.

3 - A África Negra e a América Latina eram menos desenvolvidas porque a geografia não permitia a troca de experiência com outras nações. No caso da África Negra, o deserto do Saara e os oceanos a matinha isolada. Idem o caso das América.

4- Por causa desse isolamento, a única moeda de troca foi oferecer aos futuros colonizadores europeus mão-de-obra escrava que obtinha com as vitórias em guerras com tribos rivais (no caso da África).

5- Os negros trouxeram para o Brasil importantes tecnologias desconhecidas pelos portugueses, como técnicas avançadas em fundição metalúrgica e confecção de cerâmica.

6- Portugueses (europeus em geral) não chegaram dominando índios e negros. Eles chegavam mortos de fome após viagens desgastantes, e em número infinitamente inferior em relação aos nativos, o que os impossibilitaria de travar uma guerra. Eles faziam alianças com as tribos em troca de estadia e comida. Em troca, ofereciam armas às tribos para que pudessem conquistar povos rivais.

7- No Congresso Internacional das Raças de 1911, o diretor do Museu Nacional do Rio de Janeiro João Batista de Lacerda, acreditava que o Brasil era um país atrasado por que possuía muitos negros. Assim foi incentivada a entrada de brancos no país para que ocorresse miscigenação uma medida eficaz para a limpeza étnica, silenciosa e sem confrontos. A idéia era que cem anos depois (2011) não existissem mais negros no Brasil.
A desculpa para a entrada dos emigrantes no Brasil era a ausência de mão-de-obra, mas era sabido que os escravos recém libertos poderiam muito bem exercer as novas tarefas.

Tudo isso cientificamente comprovado e documentado.

Enfim, é lógico que o que eu escrevi acima todo mundo do aqui do fórum já sabia, mas e o cidadão médio? Não seria interessante que ele tivesse acesso a essas informações? A História de nosso país explica muito coisa que está acontecendo hoje.

É claro que não ensinar a história européia seria burrice total.
A ideia é boa desde que não retire da grade, a Europa. Palestra parece ter sido boa mas fica a pergunta: com o nível da educação atual os pontos 4 e 6 seriam ensinados? Eu tenho minhas dúvidas.

Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk
NOVO FANTASY E COMANDADO POR GARCEZ - http://ufconfantasy.forumeiros.com/

Careca do Brazzers
Contato:

Mensagem por Careca do Brazzers » 23 Nov 2015 17:55

Mestre escreveu:O clone que iniciou o tópico colou só o que interessa da reportagem. Leiam a notícia toda, o tom é outro.

Acho que ninguém em sã consciência nega a importância da história europeia. A mudança busca, porém dar ênfase à história local. Pode precisar de reparos, mas a idéia é boa.

Incrivel como o discurso conservador precisa de factoides para manter o clima de medo que o alimenta...
Isso ai é coisa do pessoal da sua laia

Craig Nicholls
Contato:

Mensagem por Craig Nicholls » 23 Nov 2015 18:06

RequintesDePuberdade escreveu:Pode ser boa, vou ler mais a fundo...

Mas alguém viu a prova do enad ontem? kkkaralho, fiquei bolado. A coisa ta passando dos limites. rsrsrsrs
Eu fiz ela ontem kkkk foi engraçado. Primeira questão já basicamente mandava você defender o feminismo nas entrelinhas.

Careca do Brazzers
Contato:

Mensagem por Careca do Brazzers » 23 Nov 2015 18:07

Karamazov escreveu:Óbvio q tirar história da europa seria errado, mas vcs acham q botar história da áfrica e dos povos originários da américa, é um absurdo??? Absurdo é mal e mal estudar os Quechuas, Aimaras, Guaranis, Aztecas, etc, etc, além de todas as civilizações africanas. Querer ampliar o escopo é marxismo cultural??? Ah vá!
Estudamos Egito porque é a origem da humanidade e Grécia e Roma é a origem de toda a base da nossa sociedade ocidental, nossas leis, a democracia e mais uma porrada de coisa.

Agora me diga, o que vai agregar muito estudar um amontoado de tribos primitivas pré-históricas . que só sobrevivem através de mitos e tradições orais? Essa obsessão bolivariana de se afastar da cultura ocidental e criar uma subcultura indigenista/africanista, sempre é uma coisa forçada, sem conteúdo (é claro, não tem nem onde se basear, são centenas de tribos espalhadas nos dois casos, com a maior parte do conteúdo antigo vindo de tradição somente oral).

whiterabbit
Contato:

Mensagem por whiterabbit » 23 Nov 2015 18:18

Tá, mas vamos sinceros: o que precisa mudar não são as matérias; é o método de ensino.

Quantos de vocês realmente aprenderam algo de útil e se lembram até hoje? Quantos de vocês sabe o início e fim de Roma e Grécia, ou então uma diferença qualquer entre Aristóteles, Platão e Sócrates? Qual de vocês sabe ao menos nomear um livro deles? Sem ir procurar na internet eu digo com toda a convicção que eu não fecho cinco dedos de pessoas que comentaram aqui.

Podem ensinar qualquer merda lá que não vai fazer diferença nenhuma; educação de verdade no contexto atual do ensino brasileiro não se dá na escola, se dá em casa. O que qualquer pai nesse Brasilzão nosso quer é que o filho consiga um bom emprego e dane-se os romanos, gregos e seu conhecimento.

Educar as crianças e os filhos de verdade (e não doutriná-los para o próximo vestibular) é uma atividade de ais educados. Quem não se educou é incapaz de educar alguém.

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 23 Nov 2015 18:38

Hägar escreveu:Dar enfoque à ancestralidade do povo eu até concordo, mas daí excluir completamente a história Européia?

Sei lá bixo, MEC só faz merda então nem tem como não ficar com os dois pés atrás
Porra. Acho que realmente devemos saber a história geral. Principalmente aquilo que tenha a ver com os nossos antepassados. Nesse ponto, é acertadíssimo.

No entanto, porra, não dá p abandonar Grécia, Roma, feudalismo etc. eles são a base da nossa cultura. Sou totalmente contra excluir qualquer desses conteúdos.

No mais, que acertem o passo.

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 23 Nov 2015 18:41

Dumog escreveu:Parece que o antigo ministro da educação questionou esse Curriculum que excluía a história da Europa.

Mandou de volta pra comissão reavaliar. A comissão reenviou o projeto e disse que é isso mesmo.

Vai ter muita resistência do pessoal de história Antiga, medieval e moderna essa diretriz, que, convenhamos, torna aleijado o ensino de história no país. Inclua se mais o ensino de história da África e América, sem excluir elementos fundamentais da formação do Brasil, ora.

Eh a velha mania de não corrigir os erros (no caso, o pouco destaque à história da África e América pré colombiana ) mas de começar do zero uma nova política, excluindo totalmente o que era feito até ontem.
Porra, aonde eu assino. Retirar a história da Europa é de cair o cu da bunda.

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 23 Nov 2015 18:44

Semana passada eu assisti a uma palestra de uma historiadora que relatou coisas muito interessantes:
1 - os escravos que chagaram à Bahia sabiam ler e escrever, pois eram árabes, enquanto seus patrões brancos eram analfabetos. Estes escravos eram até mais disputados para exercerem tarefas mais intelectuais.

3 - A África Negra e a América Latina eram menos desenvolvidas porque a geografia não permitia a troca de experiência com outras nações. No caso da África Negra, o deserto do Saara e os oceanos a matinha isolada. Idem o caso das América.

4- Por causa desse isolamento, a única moeda de troca foi oferecer aos futuros colonizadores europeus mão-de-obra escrava que obtinha com as vitórias em guerras com tribos rivais (no caso da África).

5- Os negros trouxeram para o Brasil importantes tecnologias desconhecidas pelos portugueses, como técnicas avançadas em fundição metalúrgica e confecção de cerâmica.

6- Portugueses (europeus em geral) não chegaram dominando índios e negros. Eles chegavam mortos de fome após viagens desgastantes, e em número infinitamente inferior em relação aos nativos, o que os impossibilitaria de travar uma guerra. Eles faziam alianças com as tribos em troca de estadia e comida. Em troca, ofereciam armas às tribos para que pudessem conquistar povos rivais.

7- No Congresso Internacional das Raças de 1911, o diretor do Museu Nacional do Rio de Janeiro João Batista de Lacerda, acreditava que o Brasil era um país atrasado por que possuía muitos negros. Assim foi incentivada a entrada de brancos no país para que ocorresse miscigenação uma medida eficaz para a limpeza étnica, silenciosa e sem confrontos. A idéia era que cem anos depois (2011) não existissem mais negros no Brasil.
A desculpa para a entrada dos emigrantes no Brasil era a ausência de mão-de-obra, mas era sabido que os escravos recém libertos poderiam muito bem exercer as novas tarefas.

Enfim, é lógico que o que eu escrevi acima todo mundo do aqui do fórum já sabia, mas e o cidadão médio? Não seria interessante que ele tivesse acesso a essas informações? A História de nosso país explica muito coisa que está acontecendo hoje.

Sem sombras de duvidas.

Prime
Contato:

Mensagem por Prime » 23 Nov 2015 19:03

aquatico escreveu:devido ao grande numero de asiaticos no brasil, a historia da asia, mais especificamente, do japao tb deveria ser ensinada
Acho que no meu ensino fundamental ou médio , não lembro agora , eu estudei sobre a revolução da China , o período feudal do Japão , revolução russa e também sobre as astecas e maias e revolução cubana , ditadura do Chile , che guevara , acho que isso varia de escola pra escola , na que eu estudava história era dívida em 3 ; história do Brasil , história contemporânea é uma outra que não lembro

Krampus
Contato:

Mensagem por Krampus » 23 Nov 2015 19:18

O Brasil não tem mais de meio século e o estudo começa a partir dali ?

Entendo o princípio da mudança, mas é o empobrecimento do currículo será grande

Na verdade deveriam apenas acrescentar ao currículo
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

aquatico
Contato:

Mensagem por aquatico » 23 Nov 2015 19:51

phpBB [video]

Prime
Contato:

Mensagem por Prime » 23 Nov 2015 20:05

Urso_Verde escreveu: E contaram o que ? Que os humildes proletários cubanos tomaram o destino da nação do malvado e opressor tio sam ou que o movimento comunista inflamado pela união soviética conseguiu derrubar o governo cubano?

PS. Eu não sei se o movimento começou como uma vontade de derrubar o ditador lá que eu também não sei o nome kkk é só depois a união soviética se aproveitou após a oposição do EUA.
Pelo que me lembro que me ensinaram na escola , depois que o fidel tomou o poder os eua foram meio que contra a ele , aí a urss foi lá e apoio o fidel , e os eua fizeram o embargo. A urss só foi ajudar depois de tomarem o poder

SR.SATÃ
Contato:

Mensagem por SR.SATÃ » 23 Nov 2015 20:05

Imagem

PELA PRIMEIRA VEZ SINTO INVEJA DOS ARGENTINOS. CONSEGUIRAM SE LIVRAR DO BOLIVARIANISMO GRAÇAS A ESSA MÁQUININHA!

Imagem
Editado pela última vez por SR.SATÃ em 23 Nov 2015 20:08, em um total de 2 vezes.

Qui-Gon Jinn
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Qui-Gon Jinn » 23 Nov 2015 20:07

Negro e Árabe são coisas diferentes.
Adicione a lista, que o primeiro povo a escravizar por Fenótipo são os muçulmanos árabes.
Toda forma sistemática de escravizar que os espanhóis e portugueses implantaram no Brasil, foram apreendidos com os árabes, na era de ouro onde os árabes conquistaram a península ibérica que durou 800 anos.
E que toda africa era negra ate os jihadistas invadirem a área, massacrarem todos os negros e converterem os outros.
TEAM Sagraódio

SR.SATÃ
Contato:

Mensagem por SR.SATÃ » 23 Nov 2015 20:15

REVOLUÇÕES MEXICANA,BOLIVIANA E CUBANA,IMPERIALISMO?

:fear: :fear: :fear:

Responder