A ideia é boa desde que não retire da grade, a Europa. Palestra parece ter sido boa mas fica a pergunta: com o nível da educação atual os pontos 4 e 6 seriam ensinados? Eu tenho minhas dúvidas.librarianbjj escreveu:Bacana a proposta.
Semana passada eu assisti a uma palestra de uma historiadora que relatou coisas muito interessantes:
1 - os escravos que chagaram à Bahia sabiam ler e escrever, pois eram árabes, enquanto seus patrões brancos eram analfabetos. Estes escravos eram até mais disputados para exercerem tarefas mais intelectuais.
2 - o turbante que as baianas usam é herança de sua cultura muçulmana.
3 - A África Negra e a América Latina eram menos desenvolvidas porque a geografia não permitia a troca de experiência com outras nações. No caso da África Negra, o deserto do Saara e os oceanos a matinha isolada. Idem o caso das América.
4- Por causa desse isolamento, a única moeda de troca foi oferecer aos futuros colonizadores europeus mão-de-obra escrava que obtinha com as vitórias em guerras com tribos rivais (no caso da África).
5- Os negros trouxeram para o Brasil importantes tecnologias desconhecidas pelos portugueses, como técnicas avançadas em fundição metalúrgica e confecção de cerâmica.
6- Portugueses (europeus em geral) não chegaram dominando índios e negros. Eles chegavam mortos de fome após viagens desgastantes, e em número infinitamente inferior em relação aos nativos, o que os impossibilitaria de travar uma guerra. Eles faziam alianças com as tribos em troca de estadia e comida. Em troca, ofereciam armas às tribos para que pudessem conquistar povos rivais.
7- No Congresso Internacional das Raças de 1911, o diretor do Museu Nacional do Rio de Janeiro João Batista de Lacerda, acreditava que o Brasil era um país atrasado por que possuía muitos negros. Assim foi incentivada a entrada de brancos no país para que ocorresse miscigenação uma medida eficaz para a limpeza étnica, silenciosa e sem confrontos. A idéia era que cem anos depois (2011) não existissem mais negros no Brasil.
A desculpa para a entrada dos emigrantes no Brasil era a ausência de mão-de-obra, mas era sabido que os escravos recém libertos poderiam muito bem exercer as novas tarefas.
Tudo isso cientificamente comprovado e documentado.
Enfim, é lógico que o que eu escrevi acima todo mundo do aqui do fórum já sabia, mas e o cidadão médio? Não seria interessante que ele tivesse acesso a essas informações? A História de nosso país explica muito coisa que está acontecendo hoje.
É claro que não ensinar a história européia seria burrice total.
Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk