Para NYT, Globo é a TV irreal que ilude o huezil

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Latino
Mensagens: 5617
Registrado em: 03 Out 2014 08:40
Contato:

Para NYT, Globo é a TV irreal que ilude o huezil

Mensagem por Latino » 11 Nov 2015 09:14

Jornal diz que novelas são vazias e telejornais tem conversa de tia velha



No ano passado, a revista "The Economist" publicou um artigo sobre a Rede Globo, a maior emissora do Brasil. Ela relatou que "91 milhões de pessoas, pouco menos da metade da população, a assistem todo dia: o tipo de audiência que, nos Estados Unidos, só se tem uma vez por ano, e apenas para a emissora detentora dos direitos naquele ano de transmitir a partida do Super Bowl, a final do futebol americano".

Esse número pode parecer exagerado, mas basta andar por uma quadra para que pareça conservador. Em todo lugar aonde vou há um televisor ligado, geralmente na Globo, e todo mundo a está assistindo hipnoticamente.

Sem causar surpresa, um estudo de 2011 apoiado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que o percentual de lares com um aparelho de televisão em 2011 (96,9) era maior do que o percentual de lares com um refrigerador (95,8) e que 64% tinham mais de um televisor. Outros pesquisadores relataram que os brasileiros assistem em média quatro horas e 31 minutos de TV por dia útil, e quatro horas e 14 minutos nos fins de semana; 73% assistem TV todo dia e apenas 4% nunca assistem televisão regularmente (eu sou uma destes últimos).

Entre eles, a Globo é ubíqua. Apesar de sua audiência estar em declínio há décadas, sua fatia ainda é de cerca de 34%. Sua concorrente mais próxima, a Record, tem 15%.

Assim, o que essa presença onipenetrante significa? Em um país onde a educação deixa a desejar (a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico classificou o Brasil recentemente em 60º lugar entre 76 países em desempenho médio nos testes internacionais de avaliação de estudantes), implica que um conjunto de valores e pontos de vista sociais é amplamente compartilhado. Além disso, por ser a maior empresa de mídia da América Latina, a Globo pode exercer influência considerável sobre nossa política.

Um exemplo: há dois anos, em um leve pedido de desculpas, o grupo Globo confessou ter apoiado a ditadura militar do Brasil entre 1964 e 1985. "À luz da História, contudo", o grupo disse, "não há por que não reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisões editoriais do período que decorreram desse desacerto original".

Com esses riscos em mente, e em nome do bom jornalismo, eu assisti a um dia inteiro de programação da Globo em uma terça-feira recente, para ver o que podia aprender sobre os valores e ideias que ela promove.

A primeira coisa que a maioria das pessoas assiste toda manhã é o noticiário local, depois o noticiário nacional. A partir desses, é possível inferir que não há nada mais importante na vida do que o clima e o trânsito. O fato de nossa presidente, Dilma Rousseff, enfrentar um sério risco de impeachment e que seu principal oponente político, Eduardo Cunha, o presidente da Câmara, está sendo investigado por receber propina, recebe menos tempo no ar do que os detalhes dos congestionamentos. Esses boletins são atualizados pelo menos seis vezes por dia, com os âncoras conversando amigavelmente, como tias velhas na hora do chá, sobre o calor ou a chuva.

A partir dos talk shows matinais e outros programas, eu aprendi que o segredo da vida é ser famoso, rico, vagamente religioso e "do bem". Todo mundo no ar ama todo mundo e sorri o tempo todo. Histórias maravilhosas foram contadas de pessoas com deficiência que tiveram a força de vontade para serem bem-sucedidas em seus empregos. Especialistas e celebridades discutiam isso e outros assuntos com notável superficialidade.

Eu decidi pular os programas da tarde –a maioria reprises de novelas e filmes de Hollywood– e ir direto ao noticiário do horário nobre.

Há dez anos, um âncora da Globo, William Bonner, comparou o telespectador médio do noticiário "Jornal Nacional" a Homer Simpson –incapaz de entender notícias complexas. Pelo que vi, esse padrão ainda se aplica. Um segmento sobre a escassez de água em São Paulo, por exemplo, foi destacado por um repórter, presente no jardim zoológico local, que disse ironicamente "É possível ver a expressão preocupada do leão com a crise da água".

Assistir à Globo significa se acostumar a chavões e fórmulas cansadas: muitos textos de notícias incluem pequenos trocadilhos no final ou uma futilidade dita por um transeunte. "Dunga disse que gosta de sorrir", disse um repórter sobre o técnico da seleção brasileira. Com frequência, alguns poucos segundos são dedicados a notícias perturbadoras, como a revelação de que São Paulo manteria dados operacionais sobre a gestão de águas do Estado em segredo por 25 anos, enquanto minutos inteiros são gastos em assuntos como "o resgate de um homem que se afogava causa espanto e surpresa em uma pequena cidade".

O restante da noite foi preenchido com novelas, a partir das quais se pode aprender que as mulheres sempre usam maquiagem pesada, brincos enormes, unhas esmaltadas, saias justas, salto alto e cabelo liso. (Com base nisso, acho que não sou uma mulher.) As personagens femininas são boas ou ruins, mas unanimemente magras. Elas lutam umas com as outras pelos homens. Seu propósito supremo na vida é vestir um vestido de noiva, dar à luz a um bebê loiro ou aparecer na televisão, ou todas as opções anteriores. Pessoas normais têm mordomos em suas casas, que são visitadas por encanadores atraentes que seduzem donas de casa entediadas.

Duas das três atuais novelas falam sobre favelas, mas há pouca semelhança com a realidade. Politicamente, elas têm uma inclinação conservadora. "A Regra do Jogo", por exemplo, tem um personagem que, em um episódio, alega ser um advogado de direitos humanos que trabalha para a Anistia Internacional visando contrabandear para dentro dos presídios materiais para fabricação de bombas para os presos. A organização de defesa se queixou publicamente disso, acusando a Globo de tentar difamar os trabalhadores de direitos humanos por todo o Brasil.

Apesar do nível técnico elevado da produção, as novelas foram dolorosas de assistir, com suas altas doses de preconceito, melodrama, diálogo ruim e clichês.

Mas elas tiveram seu efeito. Ao final do dia, eu me senti menos preocupada com a crise da água ou com a possibilidade de outro golpe militar –assim como o leão apático e as mulheres vazias das novelas.

*(Vanessa Barbara é uma colunista do jornal "O Estado de São Paulo" e editora do site literário "A Hortaliça".)

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... brasil.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Flamengo


Avatar do usuário
federer
Mensagens: 3000
Registrado em: 10 Out 2014 19:10
Contato:

Re: Para NYT, Globo é a TV irreal que ilude o huezil

Mensagem por federer » 11 Nov 2015 09:22

Mas tipo os outros canais não são muito diferentes, tirando que o jornalismo da globo anda muito muito ruim mesmo, acho ate que tem coisa mais bem feita no jornalismo das outras emissoras.

Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 22206
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

Re: Para NYT, Globo é a TV irreal que ilude o huezil

Mensagem por kyo_spirit » 11 Nov 2015 09:28

Globo tem tantas coisas que merecem críticas pesadas.....mas a crítica dessa mina foi tão vazia que cheguei a ficar com dó.
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Avatar do usuário
TuPeT
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 4688
Registrado em: 14 Jun 2014 15:19
Contato:

Re: Para NYT, Globo é a TV irreal que ilude o huezil

Mensagem por TuPeT » 11 Nov 2015 09:42

kyo_spirit escreveu:Globo tem tantas coisas que merecem críticas pesadas.....mas a crítica dessa mina foi tão vazia que cheguei a ficar com dó.
Pois é, depois vou ler a reportagem original porque a notícia é bem mais ou menos.

No mais, nem TV eu tenho mais aqui no Rio, mesmo se tivesse seria só pra ver jogo ou espelhar o note.
“Go then, there are other worlds than these.”

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9697
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Para NYT, Globo é a TV irreal que ilude o huezil

Mensagem por Anônimo » 11 Nov 2015 09:43

federer escreveu:Mas tipo os outros canais não são muito diferentes, tirando que o jornalismo da globo anda muito muito ruim mesmo, acho ate que tem coisa mais bem feita no jornalismo das outras emissoras.

TV é entretenimento de massa e, infelizmente, a massa é ignorante. As coisas estão mudando. Vejo pela minha filha de 10 anos e as amigas. Elas passam mais tempo na internet do que diante da tv e, quando assistem algo, é no canal a cabo. Ontem a Record ganhou a Globo na audiência com uma novela bíblica. Vejam que há ano a Record tem tentado enfrentar a Globo. O que difere ambas é que a verba da Globo vem da publicidade, enquanto a da Record vem da igreja. Reparem que a Globo, para ser derrotada, é só por programas trashes (ex: Gugu e Ratinho), realities shows (Casa dos Artistas e MasterChef), futebol ou novela (bíblica ou com mulher pelada- Dona Beja e Pantanal).

Avatar do usuário
gus77
Mensagens: 3251
Registrado em: 05 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Para NYT, Globo é a TV irreal que ilude o huezil

Mensagem por gus77 » 11 Nov 2015 09:54

Isso só vai mudar com novas gerações que tem mais costume de assistir outras coisas. Muitas pessoas que assistem à décadas não querem mudar, reclamam que a novela atual é ruim, mas continua assistindo, tem tv a cabo e o canal mais assistido continua o mesmo.

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9697
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Para NYT, Globo é a TV irreal que ilude o huezil

Mensagem por Anônimo » 11 Nov 2015 10:06

Pois é Requintes, a tv é uma merda porque é isso que o povão quer ver. Da mesma forma, entre comer uma refeição saudável e uma outra cheia de frituras, açúcar e carboidratos, a maioria das pessoas tende a escolher a segunda opção.

Brasileiro gosta de terceirizar tudo. A tv e a escola devem educar os filhos. O restaurante deve fornecer apenas opções saudáveis, e assim por diante. Minha ex-esposa trabalhava em uma academia que tinha uma lanchonete que vendia salgadinho do tipo coxinha e enroladinho de salsicha. Quando perguntei, ela comentou que a dona até tentou oferecer opções saudáveis, mas as pessoas pediam salgados gordurosos e refrigerantes.

Não existe oferta sem demanda. Você pode até tentar lançar coisas boas, mas se o público não quiser adquirir, terá que mudar a estratégia.

andre and
Mensagens: 281
Registrado em: 20 Nov 2014 19:12
Contato:

Re: Para NYT, Globo é a TV irreal que ilude o huezil

Mensagem por andre and » 11 Nov 2015 10:27

querendo ou não a Globo tocou na ferida

"personagem Romero Rômulo, da novela "A Regra do Jogo", irritou Anistia Internacional"

globo imitando a U.N

https://news.vice.com/article/the-uns-w ... on-a-plane" onclick="window.open(this.href);return false;

http://news.yahoo.com/un-staff-fired-ov ... 28683.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Resumo: Trafico de maconha, pornografia infantil, tudo cometido pelos funcionários da U.N que utilizavam a imunidade diplomatica para cometer crimes, parecido com a novela.

Avatar do usuário
JackmAtAll
Admin
Admin
Mensagens: 27285
Registrado em: 20 Jan 2015 22:55
Contato:

Re: Para NYT, Globo é a TV irreal que ilude o huezil

Mensagem por JackmAtAll » 11 Nov 2015 10:41

hahah primeiro coisa que eu pensei ao ler o titulo do tópico era que ia aparecer o Anônimo para defender a globo desesperadamente. =))

Sobre o conteúdo desse canal, não falou nenhuma mentira, globo tem ótimo padrão de qualidade para produzir lixo e até poderia ir além, mas sempre será pautada por: novela bosta para tiazonas, programas esportivos piadex bajulador e narradores e comentaristas bosta, filmes que todo mundo já viu e jornalismo "em cima do muro".
Tapirus terrestris

Avatar do usuário
Lee Jun-Fan
Mensagens: 9869
Registrado em: 26 Out 2014 15:04
Contato:

Re: Para NYT, Globo é a TV irreal que ilude o huezil

Mensagem por Lee Jun-Fan » 11 Nov 2015 11:41

E Roberto Marinho riu por trocentos anos da insatisfação de alguns com a qualidade da sua empresa, emprega milhares direta e indiretamente e rendendo bilhões.

Não sei porque tanta revolta de alguns (não falo daqui, necessariamente) com a emissora. Para mim, esse tipo de insatisfação é fácil de resolver: não gosta? Troca de canal ou não assiste - como faço.

Só não entendo o "chupa Globo". Igual quando as pessoas falavam mal e torciam pela derrocada do Eike Baptista, um cara que empregava e gerava muitas oportunidades - mas que, infelizmente, fez merda.

No mais, a tal repórter daria a rabeta para trabalhar na Globo, como ninguém deve ter comido, parou na UOL.
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! ⚫🔴

Zico: GOAT Eterno!

Avatar do usuário
terroso
Mensagens: 12276
Registrado em: 11 Set 2014 09:48
Contato:

Re: Para NYT, Globo é a TV irreal que ilude o huezil

Mensagem por terroso » 11 Nov 2015 11:49

Lee Jun-Fan escreveu:E Roberto Marinho riu por trocentos anos da insatisfação de alguns com a qualidade da sua empresa, emprega milhares direta e indiretamente e rendendo bilhões.

Não sei porque tanta revolta de alguns (não falo daqui, necessariamente) com a emissora. Para mim, esse tipo de insatisfação é fácil de resolver: não gosta? Troca de canal ou não assiste - como faço.

Só não entendo o "chupa Globo". Igual quando as pessoas falavam mal e torciam pela derrocada do Eike Baptista, um cara que empregava e gerava muitas oportunidades - mas que, infelizmente, fez merda.

No mais, a tal repórter daria a rabeta para trabalhar na Globo, como ninguém deve ter comido, parou na UOL.

X_____________

Avatar do usuário
RFAbdo
Mensagens: 5638
Registrado em: 01 Out 2014 20:23
Contato:

Re: Para NYT, Globo é a TV irreal que ilude o huezil

Mensagem por RFAbdo » 11 Nov 2015 12:02

Daqui uma década vamos começar a ver o tamanho da culpa real da Globo na imundície que é este país. A geração que não assiste TV, muito menos TV aberta, está crescendo. Talvez ela não seja tão culpada quanto parece. Aguardemos.

Avatar do usuário
jj4life
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Jun 2014 09:25
Contato:

Re: Para NYT, Globo é a TV irreal que ilude o huezil

Mensagem por jj4life » 11 Nov 2015 12:08

RFAbdo escreveu:Daqui uma década vamos começar a ver o tamanho da culpa real da Globo na imundície que é este país. A geração que não assiste TV, muito menos TV aberta, está crescendo. Talvez ela não seja tão culpada quanto parece. Aguardemos.
Mas a Globo tem a mesma política de governismo a várias décadas.
Imagem

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiit´s time!
Pegaleve escreveu:Nossa , ja vi buceta acabar com muita coisa , com um forum de lutas eh a primeira vez !

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9697
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Para NYT, Globo é a TV irreal que ilude o huezil

Mensagem por Anônimo » 11 Nov 2015 12:09

Jackman escreveu:hahah primeiro coisa que eu pensei ao ler o titulo do tópico era que ia aparecer o Anônimo para defender a globo desesperadamente. =))

Sobre o conteúdo desse canal, não falou nenhuma mentira, globo tem ótimo padrão de qualidade para produzir lixo e até poderia ir além, mas sempre será pautada por: novela bosta para tiazonas, programas esportivos piadex bajulador e narradores e comentaristas bosta, filmes que todo mundo já viu e jornalismo "em cima do muro".

Os haters da Globo têm como a opção as novelas evangélicas da Record, o programa do João Kleber ou o Pânico na TV. Só atrações de altíssimo nível. Além disso, o telespectador é soberano. Ninguém aponta uma arma e o obriga a ver um programa de tv. Até para enganar e manipular o povo, o programa tem que ter alguma forma e "conteúdo". As outras até tentam, mas a Globo sempre se supera.

O pior é que mesmo quando se fala em tv por assinatura, a Globo domina. Os canais mais assistidos são dela: Sport TV, Globo News, Multishow e GNT. Creio que a Globo só é derrotada quando comparamos o Telecine com a HBO.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Begege, Djair Ferreira, Sagramor, Sarruf 84 e 142 visitantes