Coletivo Negro invade aula da USP... incitação de ódio

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Anônimo
Contato:

Re: Coletivo Negro invade aula da USP... incitação de ódio

Mensagem por Anônimo » 21 Out 2015 16:30

Se tivéssemos um educação pública de qualidade, não haveria necessidade de tanta gente fazendo faculdade. Com um bom ensino médio, uma pessoa poderia trabalhar em um banco e conseguir promoções. Mais à frente, poderia fazer uma faculdade. O sujeito sai do ensino médio com muitas deficiência e depois conclui uma faculdade sem saber muita coisa.

Eu gostaria de ver pesquisas sobre evasão nas universidades. Vi muitos alunos cotistas que não tinham condições de acompanhar o curso. Analisar o desempenho considerando apenas os cotistas que continuaram o curso acaba distorcendo a realidade.

Tive colegas de graduação que saíram da faculdade porque não queriam estudar, mas se fizessem um esforço maior, teriam concluído.

pauloctba
Contato:

Mensagem por pauloctba » 21 Out 2015 16:41

Andei pensando esses dias: Não seria muito melhor o governo privatizar as universidades e investir num bom ensino de base? Eu sei que é polêmico, mas vejam os motivos:

- O ensino público básico é horrivel, se o cara não correr atrás e se contentar em passar de ano, vai sair do terceirão como um verdadeiro analfabeto funcional.

- Em curso mais concorrido só "rico" entra, cota não resolve coisa nenhuma. Se der um bônus de 100% na nota dos cotistas eles vão entrar mas vão ficar 5 anos tentando passar em cálculo. Não porque são burros, mas porque o atual ensino público básico não dá condições a ninguem de acompanhar uma universidade puxada. Eu estudei engenharia mecânica em uma boa pública e garanto a vocês que quase metade da sala tinha carro, e mesmo quem não tinha vivia relativamente bem. Aluno pobre em faculdade pública se limita a cursos mais leves, que podem acompanhar mas que poucos vão prosperar, ou seja, financeiramente compensaria mais fazer um curso técnico.

- Em compensação nas uniesquinas da vida tem um punhado de gente que trabalha um período e estuda no outro.

- Eu acho que as públicas pioram a qualidade do nosso ensino superior, atraindo bons alunos para faculdades medíocres (por serem de graça) e impedindo instituições que poderiam ser mais sérias de crescer, pois os melhores alunos ficam retidos nas públicas. Se você ver a estrutura de uma PUC e comparar com uma federal, não tem nem graça comparar. Mas a Federal obtêm os melhores indices.

ophoda
Contato:

Mensagem por ophoda » 21 Out 2015 17:01

Guilherme Wolverine escreveu:
Acho que vc entendeu mas vou explicar melhor de toda forma.

Se somente uma pequena parcela da sociedade tem acesso a uma boa educação e a gigante maioria não a probabilidade do Lula, do tiritica, do Malafaia se elegerem é de quase 100%, simplesmente porque o direito e a obrigação do voto é de todos.
Se apenas uma pequena parcela da população tem educação de qualidade, então o governo deveria investir na educação de base (a raiz do problema) e não "consertar" a cagada no ensino superior.

Aliás, isso não conserta nada, só aumenta a evasão, principalmente em cursos de exatas e biológicas onde uma boa base é fundamental. Se alguém precisa de um empurrão pra entrar na faculdade, precisa de vários pra concluí-la.
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!

Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

Platão
Contato:

Mensagem por Platão » 21 Out 2015 17:18

Filho_da_D.Florinda escreveu:
o primeiro e terceiro artigo tratam-se de pesquisas do primeiro semestre da graduação, após a aplicação da lei de 2012. Ou seja, vai avaliar o que? Primeiro semestre é atividade de integracao e disciplinas sem importancias. Alguém aqui teve dificuldade no primeiro semestre de faculdade?

Já no segundo artigo, que, na verdade, trata-se de uma tese de conclusão apenas, somente em arquivologia e gemologia os estudantes cotistas tiveram médias semelhantes em todas as disciplinas do curso nivelado. Já em outras graduações sempre apresentavam médias baixas em determinadas disciplinas, provavelmente aqueles que eles tinham dificuldade na época vestibular.

O quarto não vale a pena comentar sem saber a metodologia e ferramenta de estatística utilizada.
Faz mais sentido avaliar os primeiros semestres por que é onde ocorrem as maiores taxas de evasão em cursos superiores. É nesse período que o universitário se dá conta o quão ruim é a educação básica. Em relação ao comentário do primeiro semestre ser de atividades de integração e disciplinas sem importância... discordo. Nos primeiros semestres da minha graduação só tomei porrada!

Como disse anteriormente, sou contra cotas principalmente raciais, mas achei muito interessante a proposta do Anomimo: "Sou favorável à cota social, mas com algumas limitações. Por exemplo, o aluno que entra por cota não pode tirar uma muito mais baixa do que o que fez o vestibular normal."

Pinel
Contato:

Mensagem por Pinel » 21 Out 2015 17:26

ophoda escreveu:Tem gente falando que cotas é uma medida provisória. Até parece mesmo, cotas é um atestado de incompetência dos governos, principalmente estaduais e municipais. Se um dia tirarem as cotas o pessoal vai chiar tanto que vão ter que colocar de volta, acho que isso não tem mais volta, e as cotas vieram pra ficar e cada vez mais beneficiar certas pessoas.

Sou contra isso, pra mim se um curso disponibiliza 50 vagas, que admita os 50 primeiros, independente de cor de pele, de onde estudou ou de quanto os pais ganham. Não importa se passam 50 japoneses, 50 brancos, 50 zulus ou 50 índios, desde que sejam os 50 primeiros. Pobreza, cor de pele e escolarização ruim não são desculpas, pois quem quer estudar o faz fora da escola.
Não é vc que é professor?

Derfel
Contato:

Mensagem por Derfel » 21 Out 2015 17:45

ophoda escreveu: Se apenas uma pequena parcela da população tem educação de qualidade, então o governo deveria investir na educação de base (a raiz do problema) e não "consertar" a cagada no ensino superior.

Aliás, isso não conserta nada, só aumenta a evasão, principalmente em cursos de exatas e biológicas onde uma boa base é fundamental. Se alguém precisa de um empurrão pra entrar na faculdade, precisa de vários pra concluí-la.
Isso tudo é culpa desse pessoalzinho de humanas! malditos Marxistas!

ophoda
Contato:

Mensagem por ophoda » 21 Out 2015 18:42

Pinel escreveu: Não é vc que é professor?
Sim, e sei do que tô falando.
Derfel escreveu: Isso tudo é culpa desse pessoalzinho de humanas! malditos Marxistas!
Apesar do tom irônico do seu post, isso não deixa de ser verdade.
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!

Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

gnomo
Contato:

Mensagem por gnomo » 21 Out 2015 20:22

Dumog escreveu:
eu chamei alguém de vagabundo?

eu disse anteriormente que o sonho de todo pai eh que os filhos estudem sem precisar trabalhar pra ter uma melhor formação, isso eh o que quero pros meus filhos. mas uma constatação que fiz eh que não há igualdade de condições nos vestibulares sem cota.

no mais, quota aí, ou sai do fórum!

=))
Quiz dizer que você já partiu para esteriótipos. Não que chamou alguém de vagabundo.
E a partir destes esteriótipos, traçou uma visão distorcida de justiça.

Pinel
Contato:

Mensagem por Pinel » 21 Out 2015 20:31

ophoda escreveu: Sim, e sei do que tô falando.
Interessante essa tua opinião. Seus alunos do estado e município devem sofrer na sua mão.

Como vc faz pra driblar a falta de condição do ensino público?

gnomo
Contato:

Mensagem por gnomo » 21 Out 2015 20:41

Dumog escreveu:
cara,

apesar de ser claramente um exemplo, acho que eh possível de ser verdade essa situação.

existem pessoas que trabalham e estudam

e pessoas que só estudam

não usei nenhum adjetivo no exemplo

ainda disse que gostaria muito que meus filhos pudessem estudar sem te r que trabalhar.

não parti para estereótipos.
Partiu sim.
Basta rever sua pergunta e verificar que os adjetivos rico e pobre poderiam ser removidos totalmente sem que o questionamento se perdesse.
A questão que provavelmente vc quis colocar era: quem merece mais. Quem só estuda ou quem trabalha e estuda.
Rico ou pobre foram superfulos, esteriotipos.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 21 Out 2015 20:44

EDIT: Quotei um post de colhões de páginas atrás.
Editado pela última vez por Shin em 21 Out 2015 20:45, em um total de 1 vez.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 21 Out 2015 21:15

Anônimo escreveu:Se tivéssemos um educação pública de qualidade, não haveria necessidade de tanta gente fazendo faculdade. Com um bom ensino médio, uma pessoa poderia trabalhar em um banco e conseguir promoções. Mais à frente, poderia fazer uma faculdade. O sujeito sai do ensino médio com muitas deficiência e depois conclui uma faculdade sem saber muita coisa.

Eu gostaria de ver pesquisas sobre evasão nas universidades. Vi muitos alunos cotistas que não tinham condições de acompanhar o curso. Analisar o desempenho considerando apenas os cotistas que continuaram o curso acaba distorcendo a realidade.

Tive colegas de graduação que saíram da faculdade porque não queriam estudar, mas se fizessem um esforço maior, teriam concluído.
Exato. Se tivéssemos uma educação básica de qualidade não teríamos absurdos como cargos para Oficial de Justiça exigindo diploma de direito.

Nile

Mensagem por Nile » 21 Out 2015 21:21

Dumog escreveu:
dificilmente um jovem trabalha e estuda porque quer antes dos 17 18 anos.

99% faz Pq precisa
Cara , quantos jovens das classe mais baixas que vc conhece que estuda e trabalha antes de ingressar no curso superior ?!
na minha sala tem 40,mais da metade é cotista e ninguém trabalhava e estudava só eu que passei no tradicional
Eu estudei na mesma universidade antes da implementação das cotas e quando entrei tb a maioria nunca tinha trabalhado antes
Conheçam o MELHOR e MAIS COMPLETO fantasy de UFC da internet brasileira! Vc nunca viu nada parecido em nenhum outro fantasy.
E o melhor de tudo, com o GARCEZ no comando, o que faz toda a diferença.
http://ufconfantasy.forumeiros.com/

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 21 Out 2015 21:26

pauloctba escreveu:Andei pensando esses dias: Não seria muito melhor o governo privatizar as universidades e investir num bom ensino de base? Eu sei que é polêmico, mas vejam os motivos:

- O ensino público básico é horrivel, se o cara não correr atrás e se contentar em passar de ano, vai sair do terceirão como um verdadeiro analfabeto funcional.

- Em curso mais concorrido só "rico" entra, cota não resolve coisa nenhuma. Se der um bônus de 100% na nota dos cotistas eles vão entrar mas vão ficar 5 anos tentando passar em cálculo. Não porque são burros, mas porque o atual ensino público básico não dá condições a ninguem de acompanhar uma universidade puxada. Eu estudei engenharia mecânica em uma boa pública e garanto a vocês que quase metade da sala tinha carro, e mesmo quem não tinha vivia relativamente bem. Aluno pobre em faculdade pública se limita a cursos mais leves, que podem acompanhar mas que poucos vão prosperar, ou seja, financeiramente compensaria mais fazer um curso técnico.

- Em compensação nas uniesquinas da vida tem um punhado de gente que trabalha um período e estuda no outro.

- Eu acho que as públicas pioram a qualidade do nosso ensino superior, atraindo bons alunos para faculdades medíocres (por serem de graça) e impedindo instituições que poderiam ser mais sérias de crescer, pois os melhores alunos ficam retidos nas públicas. Se você ver a estrutura de uma PUC e comparar com uma federal, não tem nem graça comparar. Mas a Federal obtêm os melhores indices.
Pois é. O modelo americano é assim. Até debatemos isso em outro tópico um tempo atrás. Por mim privatiza tudo e deixa o ensino de base público. Deixa o estado focar em uma coisa só pra ver se consegue fazer algo que preste. E já que a União tem uma sede voraz pelos impostos de todos nós (70%), que se federalize todo o ensino fundamental e médio - ou que se reveja o pacto federativo e acabe com essa palhaçada.

Se não der pra privatizar tudo, porque esquerdismo é uma desgraça virulenta nesse país, que se cobre mensalidade nas universidades públicas. Só de se cobrar mensalidade muita gente deixaria de ir pra lá e optaria por universidades particulares, o que abriria mais vagas para quem precisa de ensino gratuito.

Universidade pública só tem melhores índices que universidade particular porque os melhores alunos vão pra lá. O ensino na maioria das vezes é pior, o professor é menos comprometido e a faculdade tem menos estrutura, mas como é de graça e dá status por causa da concorrência, as melhores mentes querem estar lá dentro. É o aluno quem faz a faculdade pública ser melhor, e não o contrário.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 21 Out 2015 21:28

Guilherme Wolverine escreveu:
Acho que vc entendeu mas vou explicar melhor de toda forma.

Se somente uma pequena parcela da sociedade tem acesso a uma boa educação e a gigante maioria não a probabilidade do Lula, do tiritica, do Malafaia se elegerem é de quase 100%, simplesmente porque o direito e a obrigação do voto é de todos.

Com relação a medidas populistas basicamente todos os países desenvolvidos utilizaram e/ou utilizam o sistema de cotas em algum momento da sua história.

A gente não vive em uma bolha onde a mazela do outro não me atinge, a vida não se passa dentro do shopping center e pode ter certeza que falo isso não porque eu tenho pena de alguém, eu estou vendo o que é melhor para minha família mesmo.
A parcela da população com educação de qualidade não aumenta por causa das cotas. O que elas fazem é redistribuir uma parte das vagas por critérios outros que não o mérito, mas o número de vagas é o mesmo e, portanto, a parcela da população bem-educada é a mesma, porque é igual à quantidade de vagas disponíveis, logo não muda em absolutamente nada a questão da qualidade dos governantes porque quantitativamente não faz a menor diferença.

Responder