Hans, sei q vc eh mais voltado a esquerda, mas creio q criar sistemas de cotas não seja solução para acabar com o racismo. Mto pelo contrário, vejo o sistema de cotas como uma ofensa aos negros, dizendo de certa forma, q eles não tem capacidade de estar numa faculdade.Hans de Sulivan escreveu:
1- baseado em que que vc diz que gerou tensão racial que não existia. A- vou citar o caso da UERJ, onde eu estudei. Todo mundo junto e misturado se ajudando e tentando concluir a faculdade, que e uma grande pauleira.
Jornalistas da Veja, Globo e outras pestes cansaram de ir lá perguntar sobre essa tensão racial e não achavam nada. A primeira aula que o professor Nilo Batista (um dos maiores penalistas do Brasil e do mundo) deu na turma de direito lá ele disse o seguinte: " agora estou vendo a cara do Brasil, pois antes parecia que estava na Noruega."
Óbvio que devem existir casos isolados que não devemos tratar como regra.
2- as cotas sozinhas não resolvem o problema da educação, mas ajudam a inserir nos locais de destaque, aonde existem os formadores de opinião, gente de várias visões diferentes. Torna a sociedade mais eclética.
3- antes, na época dos nossos pais, o ensino básico era bom, foi sucateiro pos ditadura e isso e fato. Mas antes as coisas eram mais acessíveis, porque quase ninguém tinha nem ensino médio. Vc já deve ter ouvido a seguinte frase: quem tinha ensino médio antigamente, era Rei.
Então quem queria estudar conseguia. Até porque o custo de vida era muito mais baixo. ex: meu avô era operário na shell e com o seu salário criou 4 filhos e nos deixou uma puta casa num bairro bom do RJ.
Hj está muito mais difícil, muito mais gente concorrendo ao nível superior e entrando no mercado de trabalho. As elites sempre fizeram nível superior e foram bilíngües. Ocorre que agora, só assim para vc arrumar algo bom aqui.
Falei em um tópico uma vez, não sei mais qual, q temos q criar pontes e não barreiras. Fazendo o q essa galera q invadiu a sala, não estão aproximando uns aos outros, não estão incluindo o negro, estão apenas separando-os mais, criando mais ódio entre um grupo e outro.