Instrumentos musicais \ Home studio

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Arbiter
Contato:

Instrumentos musicais \ Home studio

Mensagem por Arbiter » 10 Jul 2015 11:33

Dei uma procurada no off e não achei nada parecido então estou criando esse espaço
para troca de informações entre músicos profissionais, músicos de fim de semana,
e para qualquer um que produz qualquer tipo de som ou podcast.

Imagem
"O segundo lugar fede"

leofla

Re: Instrumentos musicais \ Home studio

Mensagem por leofla » 10 Jul 2015 11:45

tu é produtor arbiter?

Arbiter
Contato:

Mensagem por Arbiter » 10 Jul 2015 11:50

Produtor de fim de semana rs, na verdade estive afastado por anos da música, recentemente comprei um teclado controlador
e estou fazendo gravações amadoras. Mas como a tecnologia mudou bastante de uns 6/7 anos pra cá tem muita coisa que é novidade para mim.

Estou querendo comprar uma mesinha com uns 4/5 canais caso alguém tenha uma dica será de grande ajuda.
"O segundo lugar fede"

leofla

Mensagem por leofla » 10 Jul 2015 12:29

reaper acho q é a unica daw que tem q é 0800 né? hj em dia tem essas paradas de instrumentos virtuais(vsti´s) alguns bem reais mas dificil achar algum que preste e seja de gratis.

eu ja pensei em montar home studio mas desisti por falta de tempo e $ mas vou acompanhar o topico.

acho q tinha alguem aqui no topico sobre instrumentos q tinha um certo conhecimento sobre o assunto...

Arbiter
Contato:

Mensagem por Arbiter » 10 Jul 2015 12:50

Eu uso uma versão jack sparrow do reaper, e as vezes uso o cubase 5 ele é mais completo porém o reaper é bem mais prático.

Quanto aos vsts dá para encontrar muita coisa boa na net.

O tempo é sempre um grande inimigo para esse tipo de coisa, mas como eu toco um pouquinho e a dona mineira canta muito bem, vou investir um pouquinho nessa brincadeira. Mas para o meu set inicial não penso em gastar mais de 3k. Como já tenho o teclado o pc e um violão elétrico tá faltando uns 2 mics e uma mesinha.
"O segundo lugar fede"

Holden
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Holden » 10 Jul 2015 13:53

Eu sou dj e to começando a me arriscar na produção musical, mas por enquanto meu "estúdio" se resume a uma audio 6, um macbook e o Ableton Live. Sou louco pra comprar um par Rokits da KRK e um tecladinho midi, mas por enquanto ta só no sonho mesmo. :/
Alguém aqui manja legal do Live? Eu vejo que tem muita coisa boa na internet mas acho meio difícil filtrar e seguir um caminho linear de aprendizado, se alguém souber de bons tutoriais, estou aceitando :)
Imagem

"The fundamental cause of the trouble is that, in the modern world, the stupid are cocksure while the intelligent are full of doubt."

We're not here to take part, We're here to take over!

Arbiter
Contato:

Mensagem por Arbiter » 10 Jul 2015 14:55

Fala Holden
Eu assino um canal do youtube (em inglês) onde o cara faz reviews e tutorias sobre o tema.
dá uma olhada talvez possa te servir.

phpBB [video]
"O segundo lugar fede"

leofla

Mensagem por leofla » 10 Jul 2015 16:19

cunecao escreveu:Opa, assunto interessante, vou acompanhando.. Em relação a equipamentos para produção não estou muito por dentro, mas eu construí um home estúdio com nível de isolamento absurdo e com tratamento acústico muito bom tendo em vista o cômodo disponível, então nessa parte talvez possa dar uma força.
o que tu usou e quanto aproximadamente gastou?

abçs.

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 11 Jul 2015 00:15

Mais um aqui acompanhando e o tópico já está favoritado.

Guitarrista ruim e frustrado... mas um dia ainda corro atrás disso, só ter tempo!

Alemartins
Contato:

Mensagem por Alemartins » 11 Jul 2015 10:14

Já produzi algumas coisinhas, hoje não trabalho mais com isso. Mas o primordial e prioridade pelo objetivo que a galera apresenta no tópico aqui é ter fidelidade sonora. E sem uma sala tratada um bom kit de monitoração, bom cabeamento e conversor analógico digital bons, a coisa não rende. O primeiro foco deveria ser esse. Se não tem condiçõe$ de tratar o espaço, aconselho trabalhar com fones mesmo primeiro. A stereofonia e a profundidade ficam um pouco comprometidas (se aprender a perceber isso cedo dá pra compensar), mas o timbre e o equilibrio não. E timbre e equilíbrio de volumes não tem compensação que resolvam.

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 11 Jul 2015 14:59

Boas dicas do AleMartins.

Eu já toquei em vários tipos de banda, sempre curti produzir o som até mais do que tocar. Normalmente eu pré-produzia o som da banda e levava quase 100% para o estúdio para gravar. O lance com a galera que tem um trampo mais ralado, independente é fazer isso. Ter alguns bons equipamentos para fazer uma pré-gravação descente, isso até ajuda na hora que você estiver em um studio completo e pode escolher a forma como você deseja que sua música soe. Deixar tudo nas mãos de técninos de som ou produtores é furada.

Atualmente eu dei uma parada pra seguir outro caminho na minha vida, mas ainda tenho alguns equipamentos que não vendi para gravar.

Recomendo para a galera:

- Controlador Akai 61 teclas, muito bom para pré-produção (vendi)
- Pedaleira POD HD 500 (eu ainda tenho uma, é excelente para gravação. A minha nunca deu pau, funciona no talo sabendo configurá-la direitinho - tanto para studio, quanto para palco). Pra quem curte customizar sons, ela é excelente.
- Mesa Behringer PmPo 6000 (vendi)
- Microfone condensador pra voz Akg C4500b Studio. Compre com popfilter.
- Headphone Sennheiser HD 280.
- Macbook Pro com Logic instalado ou Pro Tools (eu gostei mais do Logic)
Com o teclado controlador você grava qualquer coisa. Pra pré-produção é excelente nesses equipamentos. Pra gravar batera e baixo a parada é ir pra um studio, mesmo. Mas voz, guitarras, piano, arranjo de cordas você pode conseguir gravar com um bom fone de ouvido.

Depois quando eu tiver um tempo eu posto uns livros de edição e mixagem pros parças.

CassioBJJ
Contato:

Mensagem por CassioBJJ » 15 Jul 2015 10:25

Aproveitando o conhecimento da galera.... quero comprar um headphone de até 200 reais. Qual seria a melhor a opção?

Valeu!!!

Holden
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Holden » 15 Jul 2015 10:43

Vou fazer um edit e colar aqui um post meu mais aintigo aqui respondendo um cara com uma dúvida parecida
Depende do uso que voce vai dar para o fone, os sennheiser em geral tem uma qualidade de som boa e são highlanderzão, esse modelo é um dos melhores do mercado na faixa de preço mas eu acho meio feioso e grande demais pra usar fora de casa:

Sennheiser HD 202-II R$ 115,00
Imagem

Então se fosse pra usar mais em casa pra games, internet e ate uma produção sem muito compromisso eu pegaria o sennheiser pela qualidade sonora mas se fosse pra usar na rua eu pegaria alguma outra marca, quem sabe um philips ou um sony de entrada, que são normalmente sólidos porém sem tanto compromisso com a fidelidade sonora.

Eu uso esses 2 no meu dia a dia porque não gosto muito de fones in-ear:

um philips citiscape downtown e não tenho do que reclamar, som bem equilibradinho e limpo, é leve e ainda é bonitão:
Imagem

e o outro é um Klipsch Image One II, que é um pouco mais carinho mas eu gosto mais do som, acho que tem um pouco mais de personalidade por ter um bass mais forte, mas isso é pessoal, tem gente que não curte muito justamente por isso:
Imagem
Imagem

"The fundamental cause of the trouble is that, in the modern world, the stupid are cocksure while the intelligent are full of doubt."

We're not here to take part, We're here to take over!

CassioBJJ
Contato:

Mensagem por CassioBJJ » 15 Jul 2015 10:49

Holden escreveu:Vou fazer um edit e colar aqui um post meu mais aintigo aqui respondendo um cara com uma dúvida parecida
Obrigado pelas dicas. Você conhece o JBL J55i? É bom?

LucasYeahNegoMariano
Contato:

Mensagem por LucasYeahNegoMariano » 15 Jul 2015 10:50

Eu já fiz algumas coisas com minha banda, mas beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem amador, tipo plugando a guitarra direto na entrada mic do pc e gravando direto no reaper (ou até gravando a banda toda com um mic só mesmo).

Já notei q eu curto brincar de editar as músicas ... mas é mto caro montar tudo ai fico só na batera mesmo (q já é cara por si só).

Vou acompanhando o tópico.
...

Responder