A Comissão Atlética de Nevada aprovou, nesta sexta-feira, um novo modelo de punições mais severas para atletas que caírem no antidoping. Em reunião na sede do órgão, em Las Vegas, os comissários discutiram uma tabela que servirá de base para a análise de cada caso, que continuará sendo julgado separadamente. Com o novo modelo, a punição mínima para um atleta flagrado em um exame antidoping será de um ano e meio. As multas também serão mais salgadas e terão valor mínimo de 30% da bolsa. As mudanças devem entrar em vigor a partir do dia 1º de setembro.

Durante a reunião, a entidade ressaltou que continuará seguindo o protocolo da WADA (Agência Mundial Antidoping) para substâncias proibidas e metodologia, e afirmou que vai intensificar os testes antidoping fora de competição (sangue e urina), cujos custos devem ser de responsabilidade dos promotores dos eventos. A entidade ainda vai solicitar a outras comissões localizadas nos EUA que sigam o mesmo modelo de punição.
O órgão também aprovou, por unanimidade, uma moção para que o resultado de um duelo que contenha um lutador flagrado no antidoping seja alterado para derrota e não mais para “No Contest”, como acontece hoje. Além disso, a entidade decidiu deixar de seguir as normas da WADA para diuréticos e estimulantes, que passam a constar na lista de substâncias proibidas, em vez da lista de “proibidos em competição”.
A audiência desta sexta-feira também deveria ter ouvido o lutador Nick Diaz, que testou positivo para metabólitos de maconha em seu exame após o UFC 183. Apesar do nome do lutador constar na agenda oficial da reunião, seu julgamento foi adiado e deve ser reagendado em um prazo de até dois meses. O julgamento de Anderson Silva, flagrado por uso de substâncias ilegais antes e depois do mesmo evento, também deve acontecer no mesmo período.
Veja como ficaram as punições:
Sedativos, relaxantes musculares, remédios para dormir, ansiolíticos, opiáceos e metabólitos de maconha (cannabis)
1º caso: 1 ano e meio, 30% a 40% da bolsa
2º caso: 2 anos, 40% a 50% da bolsa
3º caso: 3 anos, 60% a 75% da bolsa
4º caso: banimento, 100% da bolsa
Diuréticos utilizados para perder peso
1º caso: 2 anos, 30% a 40% da bolsa
2º caso: 3 anos, 40% a 50% da bolsa
3º caso: banimento, 100% da bolsa
Estimulantes (anfetaminas, cocaína, etc)
1º caso: 2 anos, 35% a 45% da bolsa
2º caso: 3 anos, 50% a 60% da bolsa
3º caso: banimento, 100% da bolsa
Esteroides Anabolizantes (incluindo testosterona, HGH)
1º caso: 3 anos, 50% a 75% da bolsa
2º caso: 4 anos, 65% a 100% da bolsa
3º caso: banimento, 100% da bolsa
Evitar/fugir do teste, trocar amostra de urina, adulterar, fazer uso de agentes mascarantes (incluindo diuréticos):
1º caso: 4 anos, 75% da bolsa
2º caso: banimento, 100% da bolsa
http://sportv.globo.com/site/combate/no ... oping.html








