Zico Facts

Notícias e temas relacionados a maior paixão nacional - Futebol de campo, salão, areia, etc.
Marcial
Contato:

Re: Zico Facts

Mensagem por Marcial » 25 Abr 2015 17:48

Baden escreveu:Não acho que a Itália tenha jogado melhor que o Brasil naquela fatídica partida. Apenas foi mais efetiva.

Futebol tem dessas coisas. Um time pode pressionar um outro, que se mantém o tempo todo na retranca pra então fazer um gol no final e vencer a partida. Jogou melhor? Não. Foi mais efetivo, mesmo impondo um antijogo.

E o futebol é um esporte muito propício a isso. Essa é basicamente a tática de muitos times medíocres que acabaram levando a libertadores- na retranca e na porrada.

A Itália não chegou a fazer isso, mas também não demonstrou mais futebol que o Brasil.
A Itália jogou melhor. Foi um jogo duríssimo, o Brasil atacou mais, mas os italianos tiveram o controle sempre.
O placar era pra ser 4 x 2. Os italianos tiveram um gol mal anulado no fim, quando o Brasil nem chutava a gol.
É triste, mas é a realidade. Sou fascinado por esse jogo. Os caras ganharam na tática, na técnica e efetividade.

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 25 Abr 2015 17:48

Nile escreveu:
Essa Baden é doido , só pode !!
Cruyff ´é considerado o jogador mais inteligente da história , com um classe refinada !!!

Hahahaha!

tbm tenho direito a fazer minhas piadas com os ídolos dos outros...

mas, falando sério, eu prefiro o estilo do Zico mesmo. E até do Maradona (estilo foca, como dizem...)

Outra coisa, não posso falar nada do Cruijff, que não vi jogar. Só uma curiosidade: não me lembro de existir todo esse destaque individual com relação a ele. O que ficou muito famoso foi o 'carrossel holandês' como um todo.
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

Leo Ipanema
Contato:

Mensagem por Leo Ipanema » 25 Abr 2015 17:52

Fu Manchu escreveu:Que o Zidane foi melhor que o Zico, não cabe nem discussão. Não precisa ter birra com o Zico pra pensar isso. O mundo inteiro segue essa linha, exceto torcedores do Flamengo.
Not, eu acho que o zico mesmo sendo mais talentoso na condução de bola, mais goleador e improviso de jogada ,ele esta atras do Zinedine na historia do futebol...

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 25 Abr 2015 17:53

Marcial escreveu:
A Itália jogou melhor. Foi um jogo duríssimo, o Brasil atacou mais, mas os italianos tiveram o controle sempre.
O placar era pra ser 4 x 2. Os italianos tiveram um gol mal anulado no fim, quando o Brasil nem chutava a gol.
É triste, mas é a realidade. Sou fascinado por esse jogo. Os caras ganharam na tática, na técnica e efetividade.
Sério? Não estou duvidando... apenas vou ter que rever esse jogo. Faz tempo...
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

Marcial
Contato:

Mensagem por Marcial » 25 Abr 2015 17:53

Baden escreveu:Achei interessante esse texto que encontrei outro dia. O João Saldanha tenta explicar porque o Brasil foi aquela decepção em 82. Curioso é que pra ele não teve nada a ver com falta de sorte ou falhas imprevisíveis, não. A seleção de fato tinha problemas graves de ordem tática. Telê mandou mal...

Comentário na Rádio Tupi, 5 de julho de 1982
Clique aqui para ouvir o comentário em Real Audio (409k)

Bom. Como é agora, eu não sei, é... campeão moral? Esse troço de campeão moral eu já estou cheio. De qualquer forma, eu espero que o futebol brasileiro tenha dado uma demonstração ao seu público de que é um futebol de primeira qualidade. Faltou comando e faltou modéstia.

A Itália jogou um futebol trancado, jogando bola pro alto e fazendo cera. O tempo inteiro. Tentando passar, pudera. Recebeu dois gols de presente. Assim é muito fácil. Espero que sejam banidos do nosso futebol todos esses inventores que desafiam as leis lógicas, as leis mais simples da geometria. Estamos jogando num retângulo, de ângulos perfeitos. Como é que se entorta o jogo? Se a bandeirinha do corner fosse a baliza, então sim, junta o bolo, naquela direção, torta, enviesada. Mas não. A distribuição dos homens tem que ser em toda a dimensão do gramado. Nosso time pegava a bola e não tinha jogada pro lado direito. Tinha que esperar o Leandro vir lá de trás. Ora bolas. O macaco, macaquinho, deixou de namorar a girafa por causa disso. E' muito penoso ir lá em cima dar um beijo. Vir cá em baixo e pegar a mãozinha dela. Ir de novo. E cá. Não dá. O Leandro podia fazer duas ou três vezes, mas não fazer o ano inteiro.

Quer dizer, tantos crimes, tanta burrice, tanta teimosia, tanta empáfia, tanta falta de modéstia. Apesar da estrondosa habilidade. Apesar de podermos chamar o nosso time o "time-admiração". Apesar disso tudo, nós entregamos a rapadura. A burrice, a teimosia, a falta do menor discernimento do que é o jogo. A competição permanente entre jogadores, criando um ambiente que não é bom. Até hoje não se sabia quem era quem. "Todos jogam; todos são efetivos; todos são reservas". Isso são palavras vãs. Enfim, há o merecimento da justiça, da técnica moderna, que ocupa todos os espaços do campo, aproveita tudo, que a moderna preparação física dá aos jogadores uma vitalidade tamanha, que qualquer espaço tem que ser aproveitado. Nós jogamos sobrando em qualidade, mas dando vantagens táticas fabulosas. Assim não é possível.

Perdemos, paciência. Campeão moral? Pra mim não me serve. Campeões da burrice. É, campeões da burrice tática. Esse título me parece mais apropriado. Era o que eu tinha a dizer.

http://www.netvasco.com.br/mauroprais/f ... danha.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Acho que Saldanha tinha metade de razão nesse comentário, mas peca por uma pitada de ressentimento.
Acerta quando diz que a vantagem tática era dos italianos, e que nossos jogadores competiam entre si...
Mas dizer que a Itália só tinha bola pro alto, cera e futebol trancado é romantismo incurável e paradoxal.

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 25 Abr 2015 17:55

Leo Ipanema escreveu: Not, eu acho que o zico mesmo sendo mais talentoso na condução de bola, mais goleador e improviso de jogada ,ele esta atras do Zinedine na historia do futebol...

Pode até ser. Mas dizer que não cabe discussão é um puta exagero. Estão discutindo isso aqui e em vários outros lugares do mundo. Muitos, inclusive, dando vantagem pro Zico. Basta dr uma googlada pra comprovar...

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 25 Abr 2015 18:00

Marcial escreveu:
Acho que Saldanha tinha metade de razão nesse comentário, mas peca por uma pitada de ressentimento.
Acerta quando diz que a vantagem tática era dos italianos, e que nossos jogadores competiam entre si...
Mas dizer que a Itália só tinha bola pro alto, cera e futebol trancado é romantismo incurável e paradoxal.
Pode ser. Mas acho que o futebol italiano não era exatamente favorito naquela copa, não provocava grande admiração. Era um coletivo que funcionava, sem grandes destaques. A brutalidade do Gentile era uma espécie de símbolo da seleção da Itália- ou pelo menos se tornou.

O que achei interessante no comentário dele é que aponta uma falha precisa e concreta no jogo do Brasil, pelo lado direito. Se a seleção estava realmente capenga dessa forma, sobrecarregando o Leandro, qualquer adversário com boa visão de jogo ia fazer miséria com isso.

Marcial
Contato:

Mensagem por Marcial » 25 Abr 2015 18:03

Leo Ipanema escreveu: Not, eu acho que o zico mesmo sendo mais talentoso na condução de bola, mais goleador e improviso de jogada ,ele esta atras do Zinedine na historia do futebol...
Sou outro Flamengo que acha Zidane maior. A personalidade desse magrebino é de outro mundo.
Em 98, furou o Brasil duas vezes, de cabeça. Em 2006, foi uma aula completa, um esculacho...
E o cara ainda teve o sangue frio de cobrar um pênalti em final de Copa daquela forma humilhante.
A Itália tem erguer um monumento pro Materazzi, que sacou que tinha que tirar o Zidane pra ganhar.
Em todos os times que jogou, foi líder. Ganhou uma porrada de títulos, fazendo gols decisivos. Monstro.

Marcial
Contato:

Mensagem por Marcial » 25 Abr 2015 18:09

Baden escreveu:
Pode ser. Mas acho que o futebol italiano não era exatamente favorito naquela copa, não provocava grande admiração. Era um coletivo que funcionava, sem grandes destaques. A brutalidade do Gentile era uma espécie de símbolo da seleção da Itália- ou pelo menos se tornou.

O que achei interessante no comentário dele é que aponta uma falha precisa e concreta no jogo do Brasil, pelo lado direito. Se a seleção estava realmente capenga dessa forma, sobrecarregando o Leandro, qualquer adversário com boa visão de jogo ia fazer miséria com isso.
Esse comentário é perfeito. O próprio Zico disse pro Telê no intervalo que se o time não jogasse pela direita, era melhor tirá-lo, o que eu considero uma bola fora do Galinho. Não que ele estivesse errado, mas ali era pra chamar a responsa e escalar o time. Telê até tentou, tirando o Serginho para colocar o Isidoro. O time melhorou, mas os nervos já estavam em frangalhos. Cerezo ameaçou chorar quando errou, levou um esporro do Junior. Leandro ficou sobrecarregado. Além de não ter um Tita pra jogar com ele, ainda teve que aturar um cara bola como o Cabrini subindo toda hora. Era a primeira vez que o Brasil pegava uma marcação forte, homem a homem, e o sonho virou pesadelo.

Num time que tinha Zoff, Scirea, Antognoni e Conti, Gentile só foi símbolo porque parou Zico, quando o mundo todo achava que seria um atropelo. O maior responsável por aquele timaço se chamava Bearzot.

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 25 Abr 2015 20:10

Marcial escreveu:
Esse comentário é perfeito. O próprio Zico disse pro Telê no intervalo que se o time não jogasse pela direita, era melhor tirá-lo, o que eu considero uma bola fora do Galinho. Não que ele estivesse errado, mas ali era pra chamar a responsa e escalar o time. Telê até tentou, tirando o Serginho para colocar o Isidoro. O time melhorou, mas os nervos já estavam em frangalhos. Cerezo ameaçou chorar quando errou, levou um esporro do Junior. Leandro ficou sobrecarregado. Além de não ter um Tita pra jogar com ele, ainda teve que aturar um cara bola como o Cabrini subindo toda hora. Era a primeira vez que o Brasil pegava uma marcação forte, homem a homem, e o sonho virou pesadelo.

Num time que tinha Zoff, Scirea, Antognoni e Conti, Gentile só foi símbolo porque parou Zico, quando o mundo todo achava que seria um atropelo. O maior responsável por aquele timaço se chamava Bearzot.
Não sabia dessa história... Mas ia ser complicado escalar time do Telê. Não ia rolar mesmo, todos os jogadores que bateram de frente com o Telê foram simplesmente cortados. Sem falar que o Zico sempre foi respeitador dessas hierarquias.. Lembro dessas confusões. Ele ainda cismava de colocar uns caras que não jogavam nada... Lembra do Elzo? Parecia o único titular absoluto em 86...

De fato, o Bearzot fez com muito menos aquilo que era pro Telê ter feito. Em 82 começou a famosa desilusão com o futebol arte e um certo domínio do modo europeu de jogar, baseado em força, marcação e muita tática. Pode ser um mito, mas o que se dizia era que isso servia pra compensar o talento individual que eles não tinham.

Aí o rei do Mineirão falando:

phpBB [video]

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 25 Abr 2015 20:33

Os 10 melhores CAMISAS 10 segundo o próprio ZICO.

1 Pelé (Brasil): três vezes campeão mundial (1958,1962,1970)

2 Diego Maradona (Argentina): Campeão do Mundo 1986 – Vice-campeão do Mundo de 1990

3 Zinedine Zidane (França): Campeão do Mundo de 1998, Campeão Europeu 2000, Melhor Jogador do Mundo (1998, 2000, 2003)

4 Johan Cruyff (Holanda): Vice-Campeão do Mundo 1974 Futebolista Europeu do Século (1999)

5 Michel Platini (França) – Campeão Europeu/França (1984), três vezes Futebolista Europeu do Ano (1983-1985)

6 Roberto Rivelino (Brasil): Campeão do Mundo (1970)

7 Ferenc Puskas (Hungria): Vice-Campeão do Mundo (1954)

8 Lionel Messi (Argentina): Desde 2009, quatro vezes consecutivas Melhor Jogador do Mundo

9 Roberto Baggio (Itália): Vice-Campeão do Mundo (1994) Melhor Jogador do Mundo (1993)

10 Wolfgang Overath (Alemanha Ocidental) – Campeão do Mundo (1974)

http://blogs.lancenet.com.br/fastfut/no ... enas-o-8o/" onclick="window.open(this.href);return false;

Marcial
Contato:

Mensagem por Marcial » 25 Abr 2015 21:50

Baden escreveu:
Não sabia dessa história... Mas ia ser complicado escalar time do Telê. Não ia rolar mesmo, todos os jogadores que bateram de frente com o Telê foram simplesmente cortados. Sem falar que o Zico sempre foi respeitador dessas hierarquias.. Lembro dessas confusões. Ele ainda cismava de colocar uns caras que não jogavam nada... Lembra do Elzo? Parecia o único titular absoluto em 86...

De fato, o Bearzot fez com muito menos aquilo que era pro Telê ter feito. Em 82 começou a famosa desilusão com o futebol arte e um certo domínio do modo europeu de jogar, baseado em força, marcação e muita tática. Pode ser um mito, mas o que se dizia era que isso servia pra compensar o talento individual que eles não tinham.

Aí o rei do Mineirão falando:

phpBB [video]
Telê era bom técnico, mas era uma mula de teimoso. Em 86, tinha uns 5 ou 6 melhores que o Elzo.
E aquele lance de cortar o Renato, na melhor fase da carreira, que acabou levando o Leandro junto.
Mas ali no Sarriá não tinha essa. Tinha que fazer como em 70, quando o grupo escanteou o Zagalo.
Esse perfil respeitador do Zico só era perfeito pro Flamengo, pois a liderança dele era indiscutível.

Sobre o Bearzot, ninguém lembra que na Itália queriam a cabeça dele, considerado muito "ofensivo"!
Os italianos desejavam a volta do "catenaccio", um ferrolho que não dava espaço pra ninguém jogar.
A ideia que a Itália de 82 só tinha força é um equívoco de saudosistas rancorosos e mal informados.

PS: Essa lista de camisas 10 do Zico que você postou é perfeita. O Galo sabe reconhecer o mérito.

Leo Ipanema
Contato:

Mensagem por Leo Ipanema » 26 Abr 2015 01:28

Baden escreveu:

Pode até ser. Mas dizer que não cabe discussão é um puta exagero. Estão discutindo isso aqui e em vários outros lugares do mundo. Muitos, inclusive, dando vantagem pro Zico. Basta dr uma googlada pra comprovar...
discussão até cabe, mas com uma galera que tenha no minimo 38 anos né? mas como falei se fossemos camparar os skills eu votaria no zico, agora nas conquista não dá...
no top 10 do galinho,olha onde ele coloca o Zidane...
Editado pela última vez por Leo Ipanema em 26 Abr 2015 15:53, em um total de 1 vez.

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 26 Abr 2015 13:24

Leo Ipanema escreveu:
discussão até cabe, mas com uma galera que tenha no minimo 38 anos né? mas como falei se fossemos camparas os skills eu votaria no zico, agora nas conquista não dá...
no top 10 do galinho,olha onde ele coloca o Zidane...
Eu já acho que cabe uma discussão entre Zico, Iniesta e Rivaldo.
BÓ VOVÔ!!!!

DOSTRY
Contato:

Mensagem por DOSTRY » 26 Abr 2015 13:29

Rapaz, Zico foi um Iranildo com time bom e só.

Responder