Não pretendia voltar a este tópico, mas depois dessa pérola, não me contive. Desculpa cara, mas você vive em uma realidade paralela, onde chutes com o peito do pé causam estrago em lutadores que estão acostumados a levar caneladas e joelhadas em todos os lugares. Muito mais fácil quebrar o pé, se usar a força normalmente usada no MT.Aldebarã escreveu: Man, com todo respeito do mundo ao Thai, mas vi poucas vitorias dessa modalidade num combate valendo ambas. O Thai é relmente mais contundente, bem mais. Mas é infinitamente mais limitado e sem contar os chutes com a canela, que faz voce perder muito da envergdura.
Para acabar com a pseudo polêmica, basta ver quantos lutadores de TKD conseguiram se dar bem no K1 ou mesmo no VT/MMA (sim muitos lutadores de MT/KB tiveram sua origem no TKD, mas tiveram de se adaptar ao novo estilo). Eu treinei por um curto período TKD, mas não curti muito, principalmente porque eu queria uma luta mais completa, que usasse tanto golpes com os braços como com as pernas. Meu primeiro mestre começou no TKD, e ele disse que passou para o MT porque queria treinar uma luta de verdade, acho que isso diz tudo. Abç.Aldebarã escreveu: Maninho, não treino TKD, mas gosto da modalidade como gosto demais do boxe, do Thai, Karatê... cada uma dessas artes tem suas particularidades que devem ser reconhecidas. Com todo o respeito, mas nao acho que você especificamente não acharia uma boa ideia "abafar" um taekwondista bom, pois veria estrelas. E acho que deve estar se confundindo ao dizer que defendia chutes com a canela, pois os ataques são no torax e cabeca. E se tem certeza que o sistema é de pontucao, dispusta uma seletiva, um pre-pan e deixa a lata aberta e espera que o outro manolo busque pontos.
Abs, man.